08  10
2015
Finanças | Organização

Dicas de planejamento e controle financeiro pessoal

Formas de economizar e manter um controle financeiro!

(via)

(via)

Quem se casa ou sai da casa dos pais se vê com um novo desafio a frente: como controlar os gastos?

“Como lidar com as contas da casa?”, “Será que meu dinheiro vai dar pra pagar tudo?”, “Quanto posso gastar com passeios com os amigos?”. Essas são apenas algumas das perguntas que passam na cabeça da gente, mas para ajudar vocês, vou dar algumas dicas de como organizar as contas básicas para começar uma vida nova sem preocupações!

Quais são as contas básicas e fixas do mês?

Isso depende muito do estilo de vida do casal, se moram em casa própria ou aluguel, a cidade que moram (o custo de vida varia de uma cidade para outra), dentre outros fatores.

A lista abaixo irá ajudar você a lembrar quais são as contas básicas de uma casa. Anote as que fazem parte da sua vida e não se esqueça de fazer uma planilha para controlar todos os gastos (aqui no blog existe uma pra você baixar!).

  • Prestação de financiamento da casa própria ou aluguel;
  • IPTU;
  • Condomínio;
  • Energia Elétrica;
  • Gás (Se não for encanado, calcule 1 botijão por mês. Com o passar do tempo você saberá quanto dura um botijão na sua casa e controlará melhor esse gasto);
  • Água (Se não for junto com o condomínio);
  • Internet;
  • Telefone Fixo e/ou Celular;
  • TV a cabo;
  • Supermercado (Com o passar do tempo você saberá a média de gastos com alimentação e poderá se organizar melhor. Isso depende muito se os dois trabalham fora o dia todo e almoçam no trabalho, se algum de vocês almoça todos os dias em casa e assim por diante);
  • Locomoção (Podem ser inclusos gastos com ônibus ou carro, incluindo o valor do combustível, seguro, IPVA e financiamento do automóvel);
  • Plano de Saúde.

Ser gente grande não é fácil! rs

(via)

(via)

Quais os gastos extras relacionados ao estilo de vida de cada um?

As contas básicas de uma casa e as que são impossíveis de eliminar já estão ali em cima, mas às vezes acabamos esquecendo que gastamos com outros itens. O pior é quando esquecemos de anotar esses gastos e na hora de fazer as contas do mês eles não são inclusos, podendo gerar “surpresinhas” no final do mês.

  • Diversão em família (Aqui você pode incluir aquela pizza do final de semana, uma viagem no feriado prolongado ou um jantar com os amigos)
  • Educação e Cursos (Se alguém da casa faz faculdade, curso de inglês ou se o casal tem filhos que estudam em escola particular, pode-se incluir aqui no estilo de vida)
  • Compras extras (Vocês compram roupa frequentemente? Não caiam na tentação de usar o cartão de crédito que vem como uma “surpresinha” na fatura do próximo mês. É mais inteligente reservar uma pequena quantia por mês para comprar uma coisinha ou outra, assim sempre terá roupas novas e não terá dívidas que não acabam nunca!)

Como me organizar com todas essas contas?

  • Tenha uma ferramenta de controle financeiro: pode ser uma planilha no Excel, uma planilha online ou um caderninho em casa mesmo. Escolha qual funciona melhor para você.
  • Não se esqueça de anotar pequenos gastos para somar no fim do mês o que você anda gastando com extras. Inclua um cafezinho do final da tarde, um pastelzinho de feira ou pequenas compras, como a de uma revista, por exemplo.
  • Organize as datas de pagamento das contas. Se for preciso, mude os vencimentos para uma data próxima ao pagamento do seu salário e tente colocar todas para um mesmo dia.
  • Deixar as contas principais (como água, luz, telefone ou TV a cabo) em débito automático. Assim você não corre o risco de esquecer e acabar tendo um gasto extra com juros.
  • Se você utiliza cartão de crédito e percebeu que isso é um obstáculo para o seu controle financeiro, elimine-o aos poucos da sua vida. Conforme for pagando a fatura, não utilize mais o cartão e se for possível, ao sair de casa, não o leve com você.
  • Faça uma reserva de caixa para gastos eventuais.
  • Se os gastos superarem os ganhos, pare e avalie quais são os gastos que podem ser cortados ou repensados.
(via)

(via)

Como economizar?

  • Economize energia elétrica: apague as luzes ao sair de um cômodo, tire os aparelhos das tomadas quando não estiverem em uso, reduza o tempo do banho, use lâmpadas fluorescentes.
  • Economize nas compras: Jamais vá ao supermercado com fome e sempre faça uma lista de compras antes para não sair comprando coisas a mais que podem até acabar estragando por não usá-las.
  • Pense bem antes de comprar algo que está fora do seu orçamento. Às vezes, na empolgação, compramos algo que não será realmente útil.
  • Não se esqueça de sempre ter o pé no chão e se tiver planos futuros que envolvam gastos, inclua nas suas contas uma reserva financeira para isso. Uma viagem em família, por exemplo, pode ser bem planejada com antecedência e vocês podem guardar dinheiro alguns meses antes para poderem viajar com tranquilidade e sem dívidas.

Agora me contem o que vocês fazem aí para economizar! ;)

 Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin ❤ Snapchat: bruna_dalcin

16 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. Patricia
    08.outubro.2015

    Oi Bruna…ótima dicas!! Lá em casa deixamos tudo fora da tomada e quando saiu de casa sempre levo pouco dinheiro pra não correr o risco de gastar muito.
    O legal tb é a pessoa estabelecer uma meta para colocar na “poupança”, assim ela sabe que precisa guardar aquele dinheiro e não vai gastar com besteiras.

    Bjus!!

    • 08.outubro.2015

      Tem que colocar em débito automático, pq muita gente se compromete a colocar X reais na poupança todo mês, mas desiste em pouco tempo e acaba gastando hahahaha

  2. 08.outubro.2015

    Amei as dicas Bruna,

    Com o tempo a gente acaba descobrindo o valor desses gastos por mês mesmo…varia bastante

    Lá em casa por exemplo, cozinhamos bem pouco, por isso um botijão de gás as vezes dura um ano kkkkkkkkkkk

    Bjosss

    • 08.outubro.2015

      Aline, acredita que meu condomínio tá cobrando quase 100 reais de gás… to entrando em pânico, eu não uso isso e é rateado com todos… snif snif :(

      • 09.outubro.2015

        Caramba :O
        Quase dá pra comprar 2 botijões rs

  3. Isis
    08.outubro.2015

    Economizar e necessário para garantir um futuro tranquilo mas não e tarefa simples!!! E preciso muita consciência e controle pra q tudo seja como planejamos!!!bjos!!!

  4. 08.outubro.2015

    No começo e bem dificil ne… pq normalmente solteiro so gasta com roupa… ai quando casa nao da conta de pg as contas de casa kkk
    Organização e tudo….
    bjs
    http://detalhesminhacasa.blogspot.com.br/

  5. 09.outubro.2015

    Oi Bru!
    Adorei as dicas! Casei há poucos meses, e vou mostrar esse seu post para meu marido quando chegar em casa!
    Dicas muito úteis!
    Adoreeiii!!

    Beijus Linda!

    Fraan
    fraanmeirelesblog.blogspot.com

  6. Jéssica
    09.outubro.2015

    Meu noivo e eu, já usamos desse sistema de controle financeiro á 4 anos e foi assim que conseguimos comprar nosso apartamento, não foi nada fácil.
    Precisa realmente de muita disciplina e força de vontade.
    Precisamos pensar que estamos fazendo isso por nós e não apenas por si mesmo.
    Após a compra do imóvel continuamos com esse controle agora para mobiliar nosso tão sonhado lar.
    O próximo passo é o casamento xD

    Sempre pensando duas vezes antes de gastar cada real rs.
    Como é difícil isso gente.

  7. Adriana Dias
    13.outubro.2015

    Obrigada, Bruna! Estou há um ano tendo que organizar as finanças aqui em casa, e ô trem difícil de fazer! Levo um choque a cada mês, e só agora estou tendo problemas em controlar o cartão. E não é comprando coisas supérfluas, é por não saber administrar o dinheiro vivo, ai acaba que no finzinho do mês acabou a grana e lá vou eu no supermercado pagar com crédito. É uma bola de neve! Ótimas dicas, já estou começando a implantar.

  8. Camila
    15.outubro.2015

    Oi Bruna!! Adorei as dicas!! Ainda não consigo levar um planejamento financeiro e de projetos a fio por meses, acabo desanimando!!
    Gostaria de saber se você ainda usa o caderninho ou outro método para organização financeira e de projetos que seja mais animador, porque tá feio o negócio aqui =[

    Beijos :*

    • 15.outubro.2015

      Oi Ca, uso sim e ainda incluí o planner e uma planilha de contas que inclusive tem pra baixar aqui no blog! :)

  9. thamires
    08.junho.2016

    Casei há 10 meses, e nos primeiros meses foram dificeis, mas agora ja nos adequamos e conseguimos guardar dinheiro, somos muito murrinhaskkkkkkk, sinto muita dó em gastar dinheiro.
    E o canal Bruna, saudades dos videos.

  10. ALINE
    23.outubro.2016

    Otimas dicas