26  10
2011
piso | porcelanato

Porcelanato no APê?

Olá meus queridos e queridas!

Peço zilhões de desculpas pelo sumiço aqui no blog, mas foram muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, mudança de prédio no trabalho, ficamos sem internet por um bom tempo, eu estava atolada estudando e fazendo provas no curso, mas enfim tudo está se estabilizando e estou de volta!

Atendendo a pedidos, aqui vão algumas fotos do novo prédio da agência onde trabalho. Ficou tudo lindo, muito inspirador para os nossos trabalhos criativos do dia-a-dia! Só tirei foto de uma pequena parte da copa onde tomamos café (área de convivência) e do andar onde eu fico, mas fora o meu, ainda tem mais 2 andares e o térreo.

Área do café. Viram essas lindas pastilhas? A verdade é que não são pastilhas! É piso cerâmico, acreditam?!

Minha mesa!

Eu sento ali no meio! E fora essa parte ainda tem uma outra igual a esta do lado esquerdo. A equipe da criação é grandinha né hehehehe


Agora voltando ao assunto principal do blog: o meu APê…

Gente, eu estava muito em dúvida em optar por laminado ou porcelanato lá no APê. Qual seria o mais adequado? Qual compensaria mais em questão de preço x durabilidade? Qual fica mais bonito e aconchegante? Enfim… eram muitas as dúvidas, então fui atrás de pesquisar mais a fundo sobre o assunto, e no post de hj vc vai saber tudo o que eu aprendi nas minhas pesquisas! No próximo post eu falo sobre o laminado, ok?

PORCELANATO
O porcelanato é um tipo de cerâmica produzida com matérias-primas nobres. Ele tem baixa absorção de água, maior resistência mecânica e menor dilatação térmica, portanto sua resistência é superior ao desgaste e manchas. Além disso, eles são mais leves, tem espessuras menores e a variação de cores entre as placas quase não existe.

Para conseguir um branco uniforme como no quarto acima, somente com piso porcelanato, pois cerâmicas comuns tem maior possibilidade de variação de cores entre as placas e a área de rejunte é mais grossa.

Existem porcelanatos de diversas cores, texturas e até os que imitam mármores, granitos, couro, metal, tecidos e até madeira. Particularmente eu estou até pensando em usar o que imita madeira nos quartos do APê por serem mais resistentes que um laminado e por não fazerem aquele barulho de oco tbm, mas é importante saber que o rejunte é necessário e ficará visível. Se as placas forem menores ou o ambiente maior, os rejuntes vão aparecer mais ainda, e talvez podem dar a impressão de que vc queria um piso de madeira mas não tinha dinheiro pra fazer, então usou uma imitação rsrs, além deles serem pisos frios e o laminado neste caso deixaria os quartos mais aquecidos.


Mas tudo depende de onde e como vc pretende aplicar esse piso, por exemplo, num deck de uma piscina por exemplo, eu já acho legal, pois dá um visual bacana, e alia a praticidade e a durabilidade em relação a absorção de água que o porcelanato possui.
Abaixo um exemplo de uma varanda com porcelanato imitando um deck de madeira, esse eu usaria na minha com certeza!


Outra dica importante, para quem curte o piso super liso e brilhante, muito cuidado, só os coloque em locais que não sejam de alto tráfego, eles riscam mais facilmente que os foscos e polidos. Então em casas de praia por exemplo, onde cai areia no chão, jamais usem o piso brilhante!!!
Mas para salas, quartos em casas residenciais na cidade é tranquilo!

Vi uma dica de uma arquiteta onde ela diz que sempre aconselha o uso do porcelanato acetinado ou acetinado anticato em projetos residenciais. Segundo ela, o aspecto de um piso fosco gera menor desconforto visual de frieza do que um polido que reflete e é escorregadio. E ela aconselha também a usar um piso de PEI 4 ou superior. Mas como eu sou fã do polido brilhante e liso, eu vou resolver o problema do desaconchego com tapetes felpudinhos, almofadas, enfim a decoração vai dar um jeito nisso!

Compare essa imagem com a primeira foto do quarto e veja a diferença!

Agora vamos as dicas técnicas!

Para que servem as juntas de assentamento do piso?

a) Absorver a dilatação que há nas peças de cerâmica. Essa dilatação é provocada pelo calor e quando a temperatura fica mais amena as peças de cerâmica se contraem, então, sendo assim, o rejunte age como um amortecedor evitando que os pisos trinquem ou se soltem empinando as peças;
b) Atender a estética, harmonizando o tamanho das peças cerâmicas e as dimensões do plano a revestir com as larguras das juntas entre as peças cerâmicas;
c) Facilitar o perfeito preenchimento da argamassa;
d) Facilitar a troca de peças cerâmicas em eventual necessidade.
Como rejuntar o porcelanato?
Para realizar o processo de rejuntamento, utilizar as ferramentas adequadas. Rejuntar somente depois de 72 horas após o assentamento das peças. Para serviços urgentes utilizar rejuntamento rápido, após 3 a 4 horas do assentamento das peças.
As juntas de assentamento devem estar limpas. As áreas externas devem ser protegidas com uma lona para impedir a incidência direta do sol e da chuva. As juntas de até 3 mm de largura devem ser umedecidas antes da aplicação do rejuntamento.
Aplicar o rejuntamento com uma desempenadeira de borracha, evitando o atrito com as superfícies das peças. Pressionar o rejuntamento para dentro das juntas, preenchendo-as completamente. Esperar no mínimo 15 minutos e no máximo 40 minutos antes de remover o excesso de rejuntamento com uma esponja macia e úmida.
O revestimento só deve ser liberado ao tráfego de pessoas preferencialmente sete dias após o rejuntamento e de automóveis quatorze dias após. Nos casos normais, o revestimento de piso deve ser protegido com aplicação de serragem, sacos de estopa e retalhos de madeira compensada.
Para rejuntar o Porcelanato, deve-se utilizar rejuntes flexíveis à base de epóxi, que sejam hidro-repelentes e tenham tratamento antifungos. Quanto à cor, prefira os que sejam da cor do produto. O rejunte deve ser aplicado em pequenas áreas de cada vez e limpos em seguida com um pano limpo, evitando-se com isso possíveis manchas. É aconselhável aplicar o rejunte 72 horas após o assentamento das peças. Aguardar mais 72 horas de rejuntado para liberar o tráfego para pessoal da obra e 14 dias para tráfego total.
A largura do rejunte pode variar para menos de 3mm se a peça comprada for retificada, neste caso a colocação se assemelha quase a pedra natural, o acabamento fica muito melhor.
Escolha um profissional que já assentou muito porcelanato e seja uma pessoa minuciosa e limpa, já vai ser meio caminho andado pra ter o seu porcelanato dos sonhos! (Espero encontrar esse profissional quando entregarem minhas chaves!)

Piso retificado
Ahhh, isso é muito importante, principalmente para a estética do ambiente, o acabamento lateral de cada peça pode ser retificado ou não. Quando não são, as peças apresentam aquela curvinha perto do rejunte, como nos azulejos de antigamente, sabem?
Eu particularmente não gosto! Então quem não gostar tbm, fiquem atento nas laterais, que devem ser retinhas assim:


Como limpar porcelanatos
Não é difícil manter um porcelanto limpo e bonito, inicialmente utilize uma vassoura de pelos para a retirada da sujeira  mais pesada, após o processo de varredura é simples, utilize a solução a seguir  com o auxilio de um rodo e um pano macio. 
– Dilua em 5 litros de água uma colher de sopa de detergente neutro ou sabão de coco liquido.
Não exagere no detergente a proporção sugerida é o ideal para que a oleosidade superficial seja retirada sem deixar a superfície do porcelanato opaca.

Tirar manchas de porcelanato
É recomendado pelos fabricantes o uso de produtos específicos para limpeza de porcelanatos  mas segue algumas dicas caseiras que podem ser feitas.

Para retirar manchas de:

  • Bebidas alcoólicas, café e ferrugem: dilua uma tampa de água sanitária em um copo com água, embeba uma esponja nessa mistura e coloque sobre a mancha deixando agir por 5 minutos. Depois esfregue o local manchado e passe um pano úmido;
  • Graxas e óleos: diluir duas colheres (de sopa) de detergente neutro em um copo com água morna, aplicar sobre a mancha, deixar agir por 5 minutos e passar um pano molhado.
  • Marca de pneus: esfregue um pano com um pouco de sapolio liquido diluido em água.
  • Rejunte: misturar um copo de vinagre branco em um copo com água. Embeba uma esponja nessa mistura, despeje um pouco de detergente sobre ela e esfregue a mancha. Deixe agir durante cinco minutos, depois passe um pano molhado.
  • Tintas: remova com acetona, inclusive as manchas de tinta de caneta.
  • O porcelanato apesar de ser super resistente e ter um baixo índice de absorção de água nunca use:
  • Sabão em pó;
  • Ceras e produtos para realçar o brilho;
  • Escovas abrasivas;
  • Qualquer espécie de ácido;
  • Produtos multiuso e detergentes fortes que possuam ácidos em sua composição;
  • Soda cáustica.

Para mais informações técnicas, visite este site http://www.sosporcelanato.com.br


Ahh pessoal, desculpem não ter colocado os créditos, mas isso foi uma pesquisa que fui fazendo de pouquinho em pouquinho e não guardei as referências. Se alguém for o dono da foto ou algum dado que citei, me avise que eu faço questão de colocar os créditos, ok?!

Quem tiver mais informações a acrescentar sobre o porcelanato é só deixar um comentário, ok? Vai ser de muita ajuda para a galera da blogosfera!!!

Bjs!
E até o próximo post!

POST ATUALIZADO: Gente, já me decidi e comprei o piso, vejam a continuação neste outro post: AQUI!

72 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 26.outubro.2011

    Oi Bruna!!!
    Eu te sigo a algum tempo, cheia de curiosidade sobre esse apê, mas desde que te sigo essa é a primeira vez que vejo vc postar!
    Posta mais???!!!

    curiosa de maissss hahaha

    bjooo

  2. 26.outubro.2011

    Ok, não é desculpa o sumiço pq. eu pego bastante no pé dela pra postar aqui viu, gente!

    E mew, eu até que gostei daqui, tirando que tem muita escada. Mas enfim… rs

    Pretendo colocar porcelanato não só na minha sala, como na cozinha, lavanderia e sacada. Sim! Pq. nós sabemos que na sacada é proibido, mas eu vou colocar. E que se danem os vizinhos! VIVAAAA… \o/

    Não é possível que alguem vai me dedar pro síndico né, amiga? Se bem que nesse aspecto você tem bem mais sorte, uma vez que eu sou do PRIMEIRO andar.

    Huahauhauhauhauhauahua…

    Porcelanato é tudo! Coloca sim, só não faça isso nos quartos…

    Bjssss

    • Bia
      19.novembro.2014

      Oi. Não sabia que na sacada o porcelanato era proibido. Sabes me explicar o motivo?

  3. 26.outubro.2011

    Oi sumida senti sua falta… lindo seu ambiente de trabalho….
    Em particular acho lindo o porcelanato, na minha casa não deu pra colocar…. mas é lindo!!! bjsss

  4. 26.outubro.2011

    Otimas dicas para os iniciantes em reforma hein!!! Eu escolhi o porcelanato para a sala que imita madeira. Pros quartos optei pelo laminado mesmo, pois no outro ape era todinho em porcelanato e ficava muito friooooo! bj

  5. Anonymous
    26.outubro.2011

    ola, boa tarde
    adorei a area onde vai tomar o cafe , principalmente o revestimente que imita pastiha , amei, qual a marca usada por favor
    desde ja obrigada

    Barbara
    e mail- camilsat@ig.com.br

  6. 26.outubro.2011

    Menina, que cozinha chic essa que você ganhou!! hahaha.
    Coisa chata ter que tomar café nela… hehehe

    Beijos

  7. 26.outubro.2011

    adorei seu post hj!! coloque porcelanato na sala, cozina e terraço, ainda esta sujinho!! Portanto vou seguiur suas dicas. bjus

  8. 26.outubro.2011

    Adorei o post, mega explicado! Parabéns! bjus

  9. 26.outubro.2011

    Adorei as dicas do porcelanato, muito boa.

    Seu ambiente de trabalho é lindo mesmo, e é muito gostoso trabalhar em um lugar novinho, já tive a experiência, e é bom demais.

    Quanto aos porcelanatos retificados, é lindo, fica bem mais homogêneo, mas é mais caro em torno de 10 a 15 reais por mt2 no mesmo produto, grande diferença.

    Bjs

    http://umlarumsonhoeumdesafio.blogspot.com/

  10. 26.outubro.2011

    Oi Bruna!!
    Adorei ver seu local de trabalha, achei linda a mesa que vc fica e seu monito é show, vou dar umas sugestoes no meu escritorio rsrs quem sabe né! rs

    Ficou otimo o post, tem piso que dá muito trabalho na manutenção da limpeza depois de pronto!
    Bjo Bjo

  11. 26.outubro.2011

    Oi Bruna!
    Menina, ameeeeei esse “piso cerâmico” preto que está no café da sua agência! Please, conte-me qual é! como andei fazendo umas mudanças no meu banheiro, ia adorar colocar um desses!
    Muito boas a s dicas sobre porcelanato! Eu queria muito ter colocado esse porcelanato que imita madeira no meu apê, era um sonho antigo, mas o preço era muito além do que o meu bolso permitia. Tive a idéia de colocar piso vinílico, pois tem uns lindos que imitam madeira, mas eu muito burra não sabias que tinha aqui em Santos…devia ter colocado pelo menos no quarto, mas…agora já foi…
    Vê se não some, hein?
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

  12. Adorei tudo.
    Realmente tudo é de muito bom gosto…obrigada pelas dicas!!!

    Xelim…=’.’=!!!

  13. 27.outubro.2011

    Oi Bruna! Adorei a cozinha do escritorio…. que revestimento lindo, hein!?
    Quanto ao piso, coloquei porcelanato na sala e nos quartos, laminado. Acho que aquece mais o ambiente.
    Beijinhos,
    Fer

  14. 27.outubro.2011

    Oi flor!
    Que bom que você voltou e voltou com tudo!
    Valeu pelas dicas!

    Abraço, Erika (kit)

  15. 27.outubro.2011

    Oi Bru!!!! Muito chique seu ambiente de trabalho, parabéns para Agência.

    Nossa acho lindo esse tipo de piso, só acho que deve deixar o ambiente gelado, acho legal para cozinha e banheiro. Em casa é taco na sala e nos quartos é um
    Piso retrô e sempre tem que encerar.

    Nossa estou pintando em casa e inventando moda rsrsrs é gostoso ficar procurando novidades para casa né, imagino vc como deve estar hehehe.

    Beijos
    Renata

  16. 27.outubro.2011

    Oi Bru, q saudades !!
    Olha, rejuntei o meu porcelanato branquinho com esse epóxi odioso e ficou amarelado, parecendo piso velho e encardido, horrível !!
    Assim que passar esse trânsito intenso de pessoas no apê,vou rejuntar novamente,mas agora com rejunte comum branco mesmo!!
    Ai, q raiva !!
    Beijos.

  17. 28.outubro.2011

    Oi!!!! Bruna…
    Quanto tempo, heim!!!
    OLha só, eu nunca curti muito porcelanato, e pelo que ouço por aí, as opinões se dividem mesmo, uns amam o aspecto clean, outros odeiam e dizem que suja muito, arranha fácil e tal. Mas acho que é questão de deixar aconchegante como tu disseste, com tapetes fofinhos, etc e escolher o piso certo para cada ambiente mesmo!
    Aqui em casa é piso frio comum, não quisemos mudar ($$$), mas se mudasse, escolheria porcelanato só para cozinha e banheiro, de resto usaria laminado, que sou apaixonada, sempre digo que um dia vou ter um apê que possa colocar um laminado.

    Menina, tem um mês já que nos mudamos, tá tudo meio caótico por aqui, resolvemos reformar só o banheiro assim “de cabo a rabo”, de resto estamos só trocando os móveis e com o tempo vamos dando nosso toque! Ontem montaram a cozinha, a impressão que tive é que nunca fica exatamente como planejado, mas talvez eu seja muito, muito exigente, né… hahaha! Agora as coisas começam a ficar mais divertidas, pois vamos poder começar a decorar! Tu vai ver quando chegar esse momento, acho que é o melhor!

    Mil beijos, bom findi!!!

  18. 29.outubro.2011

    Oi Bruna!
    Lindos os pisos e as fatos do seu trabalho! dá gosto né de trabalhar num lugar bonito e aconchegante!
    Passa lá no meu cantinho pra conhecer…

    http://www.cadecamila.blogspot.com

    bjks

  19. Anonymous
    30.outubro.2011

    oi bruna! meu nome renata amei seu revestimento da area de cafe , voce pode por favor colocar em seu blog , o nome , marca etc obrigada que jesus te abençoe . bjs

  20. 30.outubro.2011

    Bru,
    Que delicia seu ambiente de trabalho, assim dá gosto heim!
    Ai menina, estou muito ansiosa pela casa mas esta dando tanto problema, enfim, uma hora sai rsrs.
    Bjs

    Eli

  21. 31.outubro.2011

    Passar pelo seu blog sempre me deixa inspirada. hehe. Beijos!

  22. 31.outubro.2011

    Este comentário foi removido pelo autor.

  23. 31.outubro.2011

    Adorei ver as fotos do seu local de serviço.
    Eu fiz a bobagem de colocar porcelanato branco no quintal! Vive sujo e está manchando com folhas das árvores e móveis de metal.
    Gosto muito do porcelanato brilhante (não é o do meu quintal), para casa, mas acho que ele fica melhor em locais amplos.
    Tem sorteio de um “kit de beauté” lá no blog, se vc ainda não estiver participando, vou ficar feliz se participar.
    Beijos 1000 e uma semana maravilhosa para vc.

    http://www.gosto-disto.com/2011/10/sorteio-de-beaute-beautys-giveway.html

  24. 31.outubro.2011

    Oi Bruna adorei o post sobre porcelanato!! Quero colocar na minha casa toda, só estou em dúvida que tipo escolher, meu noivo gosta muito do polido, mas tenho medo de ser muito escorregadio!

    Vou te seguir!!

    http://www.daconstrucaoadecoracao.blogspot.com/

  25. Oiii Bruna la em casa usei porcelanato so na cozinha, As e banheiros no restante da casa colocamos laminado e acredito q fiz uma boa escolha alem de minha cidade ser frio quase o ano todo heheh fica mais quentinha e facil de manter limpo e respondendo sua perguntinha a linha é da Forthfoor Acustic, Cor Ipê Rustic é um piso ótimo a cor não aprece sujeira, de facil manutenção e garantia de 15 anos bjinhos flor qdo fizer a escolha conta pra gente ok

  26. 01.novembro.2011

    Teeeeenho que confessar… adoro porcelanato. Coloquei em várias partes da casa. Mas, ai, como eu amoooooo aquele piso de tacos dos anos 40. Não troco por nada nesse mundo. Paixão extrema.

  27. 01.novembro.2011

    Bruna, temos que começar! A gente tenta se alimentar o melhor possível de segunda a quinta. Na sexta a gente começa a enviar o pé na jaca… hahahahaha

  28. 01.novembro.2011

    menina quero muito colocar porcelanato na parede do meu banheiro acho que ia ficar mara mas no piso acho que não dá muito certo pq escorrega né?
    um ótimo feriado
    =*

  29. 01.novembro.2011

    Este comentário foi removido pelo autor.

  30. 01.novembro.2011

    Oi Bruna.. apaguei o outro comentário pq estava errado…
    Vim aqui lembrar que ainda esse mês vai ter sorteio lá no blog… alanatenorioarquitetura.blogspot.com
    Bjus

  31. 02.novembro.2011

    Adorei seu post! Como ja disse antes, a ideia do blog é otima!
    li tudinho, mas ainda tenho um pouco de medo desse piso, da uma sensação tão de frio! mas aquele que imia madeira é incrivel!
    No mais, adorei seu post, muito esclarecedor
    beiijos

  32. 02.novembro.2011

    Oi, Bruna! Vim retribuir a visitinha, obrigada!

    Menina, isso que eu chamo de pesquisa!rs Desse jeito vc vai decidir sem nenhum pingo de dúvida!

    Vou voltar sempre, espero que vá me visitar tbm!rs

    Bjs!

  33. 03.novembro.2011

    Oiiiiiiii,
    Estive um pouco sumida. Estava de férias, e um pouco relaxada (rs). Mas, eu tive um probleminha com meu blog e tive que mudar para http://www.apedabarbarella.blogspot.com. Se puder me adicionar novamente…
    Bjos
    Bárbara

  34. 03.novembro.2011

    Bruna, esse seu novo ambiente de trabalho é um show! Fiquei pasma de não serem pastilhas na área de convivência!
    Bom, vamos ao ap… Eu gosto muito do piso de madeira. Já tive a época de querer um piso frio na casa toda, mas isso passa, te garanto. Não sei qual o melhor tipo de piso, se o carpete de madeira, ou o laminado, ou outro qualquer, mas eu colocaria madeira nos quartos sim! Quanto ao brilho, estou com você! É pra reluzir mesmo!
    Beijos e boa sorte no novo endereço!

  35. Adoramos o seu blog,é maravilhoso e sempre estamos por aqui conferindo todas as novidades.
    bjs da Glorinha.
    http://sbrincos.blogspot.com

  36. 06.novembro.2011

    Oi Bruna, adorei a visita e comentário lá no blog. E adorei seu blog. Já virei seguidora pra acompanhar tudo e dar muitos palpites.
    Pra começar, eu acho que laminado é lindo e traz sensação de aconchego. Mas são tantas coisas pra se levar em conta.. muito bom os detalhes de cada um que vc postou… difícil é escolher.
    bjo

  37. 06.novembro.2011

    Tô doida atras desse piso que imita deck… só achei de uma marca chamada tecnogress que não encontro em lugar nenhum… vc viu por aí???

    bjjjj

  38. 08.novembro.2011

    menina, coloquei porcelanato em tudo lá em casa, tudo retificado e muito brilhante… se com o tempo vai ficar feio, riscado ou sei lá o que não sei, mas por hora realizei o meu desejo e estou amando!!
    tenho laminado aqui no apê e também adoro, mas pra casa nova nem cogitei a idéia, queria mesmo um porcelanato!
    ah! adorei o espaço de convivência do seu trabalh! por acaso sabe que cerâmica é aquela que parece pastilha? tô precisando revestir o balcão lá em casa e achei lindo o resultado!?
    bjs

  39. 11.novembro.2011

    Bruna, que legal esse post. Compramos o nosso porcelanato e revestimento retificado, porém é bem mais caro que o de borda arredondada. A nossa cerâmica preta é bem parecida com a da copa do seu trabalho, que lindo ficou!!!
    Um beijão

  40. 11.novembro.2011

    Oi!

    Acho lindo porcelanato, fico em dúvida entre ele e o laminado sempre…

    Bjs!

  41. 12.novembro.2011

    Oi, estou na mesma saga que vc, comprei um apê na planta e vi seus planos sobre a cozinha, tb quero fazer a mesma coisa, ai vi este blog http://reformapartamentoll.blogspot.com – parece um pouco com sua planta na parte da cozinha. Espero que ajude. Meu apê só fica pronto daqui a uns 2 anos, queria saber como vc conseguiu convencer a construtora de trocar o encanamento. beijo, e parabens pelo blog.

  42. 12.novembro.2011
  43. Michelle Abreu
    13.novembro.2011

    Oi, Bruna!

    Achei o seu blog por acaso, fazendo uma busca por porcelanato x laminado, que é a minha maior dúvida no momento, pois acabei de comprar um ap e não gostei do piso dele… por isso quero IMPLORAR QUE FAÇA LOGO O POST TÃO COMPLETO COMO ESSE, MAS FALANDO DOS LAMINADOS!!! rs

    Obrigada e bjs!

  44. 18.novembro.2011

    Olá, tudo bem?! Eu vim trazer boa notícia: no meu blog – http://www.apedabarbarella.blogspot.com estou fazendo um sorteio bem bacana. Não tem regras e é super fácil de participar. Aproveite e divulgue!!! Bjosssssssss

  45. 19.novembro.2011

    Que saudades deste blog, fiquei um tempo sem tempo, rsrrs. Mas hoje estou fazendo o que mais gosto, visitar. Lindo o seu post como sempre.
    bjocas
    Quejinho

  46. 23.novembro.2011

    Oi Bruna, desculpe a demora na resposta, mas vc me perguntou sobre o preço das cortinas: paguei R$ 192,00 tanto na do quarto quanto da sala. As medidas são: a da sala(5,30m x 2,70m) e a do quarto (4,00m x 2,60).
    Beijos

  47. 28.novembro.2011

    Nossa Bruna quantas dicas! hehehe
    Achei muito legal a ideia do porcelanato com textura de madeira! Na piscina fica show mesmo!
    Parabens pelo blog que está muito bom!
    Achei o seu ambiente de trabalho muito bom tambem. É confortável e muito bonito!
    Abraços!
    Leandro
    http://www.adesivosartisticos.com

  48. 11.dezembro.2011

    Oi flor!
    Tô com saudades!

    Tem selinho pra voce neste post:
    http://kiteriaeseudiario.blogspot.com/2011/12/ganhei-um-selinho-eeee.html

    Abraços, Erika (kit)

  49. 04.janeiro.2012

    Oiee!!

    Lindo seu blog!! Boa sorte com se Apê!!!

    Usei porcelanato na minha sala e cozinha, sendo que na sala quem colocou, deu uma vacilada, 2 pisos ficaram com nivelamento mais baixo! Mas da pra dsfarçar!

    To te seguindo..

    Me visite!

    http://umcharmedelar.blogspot.com/

  50. 07.janeiro.2012

    OII flor passei aqui p avisar q o end do meu blog mudou tá, mudou layout, dominio, tudooo…

    Aparece para conferir.

    http://www.ascoisasdaki.com

    Beijos

  51. 07.janeiro.2012

    Parabéns! Nem todos conseguem realizar este sonho, que não é impossível, mas em nosso país chamado Brasil, não é nada fácil,rsrsrs!Eu já tentei e ainda não consegui! Mas se chega lá! Tô te seguindo! Te convido a visitar meu blog(apê)e seguir meu mosaico de seguidores também! Ótimo FDS! Bjo no coração!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

  52. 26.janeiro.2012

    Parabens pelo blog…
    Para quem ama comida japonesa como eu, tenho que compartilhar!
    Aproveite… Está com um super desconto: http://www.rededobairro.com.br/compracoletiva/oferta.php?id=1325

  53. 26.janeiro.2012

    Oi!! ^^

    Vim te convidar a participar do sorteio que está rolando lá no blog!
    Espero você lá…

    Bjus
    @OMundoDeCaliope

  54. 27.janeiro.2012

    Olá flor! Tô com saudades!

    Tem selinho pra você no diário, aqui:
    http://kiteriaeseudiario.blogspot.com/2012/01/ganhei-mai-um-selo.html

    Abraços, Erika!

  55. 02.fevereiro.2012

    Oi Bruna!!!

    Tudo bem?

    Esse mês o blog Vista a Casa! está completando 1 ano! E tem sorteios todas as sextas feiras do mês!

    É só se inscrever no link da imagem no topo na lateral direita do blog até as quintas feiras a meia noite!!

    Os presentes são lindos!! Não vai perder hein!!

    Beijocas!

    Cris Araujo
    http://vistaacasa.blogspot.com

  56. 12.fevereiro.2012

    Amei o blog, lindo seu apê, parabéns.

    ontendency.blogspot.com

  57. Anonymous
    05.junho.2012

    VOU COLOCAR PORCELANATO 50X50. GOSTARIA DE SABER SE O ESPASSADOR PODE SER DE 1MIM ?

    • Pena que vc não deixou nem o seu nome, nem o seu email para eu responder!
      Mas espero que vc passe por aqui pra ver a resposta então =\

      Pode colocar sim, já vi projetos em que o azulejista colocou o espassador de 1 mm até em pisos de 60 x 60. Claro que o fabricante não recomenda, mas particularmente não vejo nenhum problema e acho que fica mais elegante e junta menos sujeira no rejunte rs!

      Abraços!
      Obrigada pela visita =)

  58. Anonymous
    13.setembro.2012

    Oiii Bruna td bem?

    Eu estava procurando revestimento para o balcão da cozinha e vi seu blog, fiquei encantada com o piso cerâmico que imita pastilha simplesmente ameeeeeei =)… Quero um assim também!rsrs… Se puder me informar o nome e a marca agradeço muitooooooo \o/

    Parabéns pelo blog que está lindo!

    Bjs

    Thaís
    thizinha1@gmail.com

  59. Anonymous
    04.outubro.2012

    Amo todas as suas dicas..gostaria de saber o melhor para colocar no canto da minha sala, na entrada é tipo corredor…quero colocar uma planta alta, seria melhor artificial ou natural? Vc tem um modelo..

    Quero dar uma dica.. apos limpar a minha casa incluindo janelas..eu uso querozene e alcool misturado..otimo , a limpesa dura mais e fica um brilho marav. bjs!
    Tania tassiscosta@hotmail.com

    • Oi Tania,
      obrigada pela dica =)

      Se for no final da sala e não for na passagem das pessoas, uma planta alta ficará lindo mesmo, de preferência uma natural mas que possa ficar em ambiente fechado sem ter problemas de morrer por causa da falta de luz. De vez em quando coloque ela em um lugar aberto com luminosidade.

      Bjs Obrigada pela visita ;-)

  60. 04.abril.2013

    Oi Bruna! Adorei esse post ! No meu ap o piso da sala e quartos é taco… estou pensando em fazer uma cozinha americana e mudar o piso da sala e da cozinha para porcelanato. Acho lindo demais esse piso branquinho! Beijos

  61. […] pessoal,Há um tempinho atrás fiz um post falando sobre o piso porcelanato, mas hoje vou falar deste material de um outro ponto de vista.Vcs sabiam que ele pode ser usado de […]

  62. Ruy
    07.março.2014

    Bruna,

    Você poderia informar o fabricante do procelanato imitando madeira cuja foto está logo abaixo do texto:

    “Abaixo um exemplo de uma varanda com porcelanato imitando um deck de madeira, esse eu usaria na minha com certeza”

    Obrigado.

    Ruy

  63. […] queridos e queridas! Há um tempinho atrás falei sobre as diferenças entre o Piso Laminado e o Piso Porcelanato. Como venho falando nos posts, pretendo colocar porcelanato na sala (se possível banheiros e […]

  64. Ana Paula Ponce
    21.agosto.2014

    Olá Bruninha querida.
    Super acompanho seu blog e amo d+ seus posts, está de parabéns! Mil vezes Parabéns!

    Gostaria de uma opinião: Minha cozinha tem 2.85, lavanderia 1,32 por 1,63 de largura, totalizando uma área de 6,36 (acho rs), a mesma será com cooktop e coifa em ilha, e minha intensão é colocar porcelanato preto, com os armários num tom mais claro, pastilha em cima da pia (http://www.leroymerlin.com.br/pastilha-vidro-brilhante-colorida-003460-6-idesign-21-30×30-cm-colortil_89063254) e bancada do cooktop em marmore preto… Vc acha que para uma cozinha pequena ficaria legal?

    Bjos e muito obrigada!

  65. marcelo
    09.dezembro.2015

    Ola bom dia gostaria de saber se posso aplicar porcelanato liquido em taco de madeira .obrigado.

  66. Fabiano
    15.agosto.2016

    Ola gostaria de saber onde eu compro o porcelanato que imita deck?
    Muito obrigado. ..