27  09
2012
Burocracia

Chegou a hora da VISTORIA!

Oi galera!

Tenho notícias do apê!
Estou na contagem regressiva para pegar as chaves como vcs já sabem.
Mas agora está muito mais perto mesmo, pq a primeira torre já foi entregue este mês (setembro/2012) e então acho que a minha vai acabar sendo entregue dentro do prazo também (março/2013)! o/o/o/

Estou muito ansiosa já pensando na reforma, nos acabamentos e na decoração, mas antes disso tudo preciso colocar os pés no chão, pq uma coisa muito mais importante que isso tudo será a HORA DA VISTORIA!

Já li e assisti algumas reportagens com dicas de engenheiros para saber o que fazer na hora de vistoriar e assinar, aprovando o que foi entregue pela construtora. E como sei que muita gente que lê e segue o blog está vivenciando isso também, então quero compartilhar o que aprendi com vcs!

Como realizar a vistoria do apartamento novo
Antes de receber as chaves do apartamento os proprietários devem olhar cada detalhe do imóvel, isso pode evitar dores de cabeça e gastos com reparos futuros.


Faça um check list
Leia, antes de ir pra vistoria, todos os manuais de proprietário, especificações técnicas e contratos que você tiver feito com a construtora e anote tudo o que você terá que verificar no dia da vistoria!
Geralmente as construtoras fornecem uma lista com os itens a serem verificados, mas acho muito bom você fazer a sua própria lista e levar. Vá marcando o que já verificou, o que foi aprovado e os defeitos que encontrou.

Agendamento da vistoria
Caso a construtora agende para o horário noturno, não aceite! Visite o apartamento durante o dia e se possível em um dia ensolarado para que vc possa identificar com mais facilidade algum problema que possa existir.

O que levar?

  • Papel e caneta para anotação
  • Máquina fotográfica para registrar tudo
  • Trena, fita métrica, régua e espelho pequeno
  • Lâmpada para teste dos bocais
  • Aparelho bivolt para teste de tomadas
  • Balde para teste de escoamento e vedação
  • E o check list!

Nada de empolgação!
Chegou o tão esperado dia, mas o primeiro passo para realizar a vistoria corretamente é deixar a empolgação de lado! Isso mesmo! Eu sei muito bem como é, ainda mais quando é o primeiro apartamento, vc fica vislumbrado, sonhando e planejando e esquece de olhar os detalhes práticos! Tente ser o mais racional possível e se atente aos itens que precisam ser vistos!

Peça a ajuda de um profissional
Se possível, leve um especialista, pode ser engenheiro civil, arquiteto ou alguém que entenda de obras. E se tiver amigos pedreiro, pintor, eletricista, leve também, pois cada profissional poderá avaliar melhor devido a sua experiência.

O que verificar?
Pintura
Verifique a pintura da parede e onde termina a guarnição das portas, pois são tipos diferentes de tintas. Veja se não respingou a tinta da porta na parede e vice-versa. Verifique também com o espelhinho em cima e embaixo das portas, elas devem estar pintadas totalmente, assim como próximo às ferragens e maçanetas, e também ao redor de acabamentos de elétrica como espelhos de tomadas, etc.
Se as paredes estão niveladas, sem barrigas ou irregularidades. Veja se foi dada a segunda mão de tinta ou se tem falhas de pintura.

Portas
Abra e feche todas as portas e fechaduras para ver se funcionam, inclusive as portas internas também e veja se não há frestas grandes demais ou se a porta não fecha com muito esforço. Veja estão com algum barulho fora do normal.

Revestimento Cerâmico
É importante verificar se não houve nenhum dano nos pisos e revestimentos causada por alguma queda de ferramenta ou se o revestimento tem algum lascadinho. Verifique tbm se os pisos foram bem assentados ou se estão ocos batendo levemente com um cabo de madeira fino ou um salto de sapato.

Louças
Verificar se não tem nenhum defeito, lascado ou algo do tipo nas cubas, pedra da pia, vasos sanitários, etc. Verifique se estão bem vedados nos cantos e rejuntes.

Metais
Verificar se não tem nenhuma cuba de pia ou torneira riscada ou manchada decorrente de algum produto químico.

Esquadrias e persianas
Verificar se janelas estão bem vedadas, se estão fechando e travando. Teste as persianas várias vezes. E principalmente verificar a vedação, se foi feita com silicone.

Vidro
Verificar se tem algum vidro riscado ou quebrado.

Parte elétrica
Veja se o quadro está identificado com adesivos, veja todos os circuitos. Verificar toda a parte de iluminação, por isso leve as lâmpadas. Leve uma lâmpada ou algum aparelho de teste para 220v, para saber se não tem nenhum circuito trocado com 110v. E não esqueça da campainha e do interfone!
Aproveite para perguntar onde ficam as tomadas 110v e onde são as 220.

Hidráulica
Abra todas as torneiras e chuveiros, deixe um certo tempo a água correndo para verificar se não tem nenhum vazamento. Feche os registros enquanto as torneiras estão abertas a fim de verificar se estão realmente fechando. Veja se as torneiras não ficam pingando.
Verificar se a altura do cano do chuveiro (onde sai a água) está muito perto do teto pois pode dificultar a instalação de um chuveiro elétrico por exemplo. Verificar a descarga da privada.

 

Ralos
O balde com água é muito útil nessa parte. Verifique o caimento e o escoamento da água no ralo da sacada e nos box dos banheiros. Veja se a água corre no sentido correto.
Pergunte se pode molhar o banheiro todo, pois na maioria dos apartamentos, ACREDITE SE QUISER, mas ninguém pode lavar o banheiro todo, somente a área do box, pois onde tem o vaso sanitário não é impermeabilizado e se vc ficar lavando, pode infiltrar para o apartamento de baixo!

Nivelamento de piso
Faça a verificação do nivelamento do contra-piso usando uma régua. Isso é muito importante, pois dependendo da escolha de piso que vc fizer isso fará toda a diferença. Por exemplo, piso vinílico e laminado não podem ter o contrapiso irregular pois as tábuas não terão o encaixe correto, e no caso do vinílico ficará mais evidente ainda já que ele tem uma espessura em torno de 3mm.
Dica: se você realizar a compra do piso um pouco antes de realizar a vistoria, geralmente os vendedores se comprometem a ir no dia para verificar o contrapiso pra vc!

Medidas
Verificar as medidas das paredes assim como a metragem quadrada do imóvel todo. Veja se está dentro da margem de erro estipulada em contrato. Não esqueça também da medida das passagens e largura das portas.

Áreas Comuns
Não esqueça de olhar as áreas de lazer e sociais do condomínio também, e caso tiver algo que não está de acordo com o descritivo, não deixe de reclamar!

Registre as reprovações

Sempre é preciso materializar as reclamações. Mesmo o que foi comunicado ao profissional da construtora que acompanha a vistoria deve constar no laudo. Não se esqueça de solicitar uma cópia para você. Se o representante da construtora impedir que alguma de suas observações seja documentada no laudo de vistoria, exponha o problema em uma carta com confirmação de recebimento encaminhada à empresa de preferência no mesmo dia da vistoria.

Este mesmo procedimento pode ser usado para documentar os defeitos que são conhecidos como vícios ocultos, aqueles que são percebidos com o tempo e utilização do imóvel. A garantia dos imóveis costuma ser de 90 dias, mas o Código Civil trabalha com prazo de cinco anos para a detecção de vícios estruturais. Os defeitos aparentes apontados no dia da vistoria precisam ser corrigidos pela construtora em até 30 dias.
Os consumidores podem negociar descontos ou a inclusão de novos itens no imóvel quando não valer a pena consertar o defeito, como no caso de um modelo de revestimento colocado errado. Ao assinar o laudo de vistoria do imóvel os consumidores devem acrescentar a expressão “com ressalvas relacionadas ao uso do imóvel” para se precaver.
É muito importante que as empresas disponibilizem o manual de uso do imóvel no momento da entrega das chaves e que o consumidor, ao recebê-lo, verifique se as instruções são claras e não geram dúvidas.

No caso de qualquer reprovação, de acordo com o Procon, a construtora tem o prazo de até 90 dias para a reparação dos problemas. Maiores informações, vc pode consultar o Procon no telefone 151.

Levar a máquina fotográfica, é uma ótima forma de ter registros e provas em formato imagem ou vídeo e fazer o seu direito valer!

E lembre-se:
Não tenha medo nem vergonha de reprovar a vistoria!
Se você não exigir as correções agora, elas vão ficar por sua conta, e vai sair bem caro! Então, exija até que seja feito, afinal estamos no nosso direito, só queremos receber algo de acordo com o que estamos pagando!

Espero que o post de hoje tenha ajudado vcs tbm!

Aqui no blog tem um check list para download: clique aqui.

Para ajudar ainda mais a esclarecer sobre finanças pessoaisinvestimentos e compra de imóveis, criei uma comunidade que se chama #RumoAoMeuApê. Lá eu envio conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail, totalmente focados em te ajudar na conquista dos seus maiores sonhos. Para fazer parte basta se cadastrar clicando aqui!

Imagens: Reprodução

57 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 27.setembro.2012

    Ai amiga obrigada adorei seu post, estou com a minha marcada pra segunda e roendo as unhas de ansiedade, kkkk.
    bjs

  2. 27.setembro.2012

    Bruna, belo post, bem completinho! Ótimo pra quem está passando por essa fase.
    A minha principal dica é colocar a ansiedade de lado e agir com o bom senso, com calma e ficar de olho em tudo. Assim você evitará os prejus futuros. Preciso confessar que mesmo assim algumas coisinhas ainda acabam passando, paciência. Ah, essa época chuvosa é ótima para pegar as infiltrações e afins.
    Boa sorte, ta chegando hein! Nessa época eu estava surtando! =P
    To doida pra ver sua reforma.
    Beijos

  3. 27.setembro.2012

    Dicas sagradas heim!
    Boa sorte no novo apartamento!!
    Tenho certeza de que ficará show!!!
    bjs

    http://www.casapapeletesoura.blogspto.com.br

  4. 27.setembro.2012

    Bruna eu tbm encontrei as dicas num blog…só não me lembro qual…mas então, no nosso caso, não tínhamos como testar nada de eletricidade, pois não havia energia no prédio ainda e nem tinham bocais para testar nada, mas se der problemas nisso depois, vc tem um prazo para solicitar reparos à construtora. BJs e parabéns, olhe cada cantinho viu!

  5. 27.setembro.2012

    Mas que checklist mais completo! O duro é manter a calma e lembrar de verificar tudo quando vai fazer a vistoria… é duro aguentar a emoção! Beijocas… e boa sorte em março!!!

  6. 27.setembro.2012

    Ainda bem q casa n tem naaaada disso mas dei uma lida pq achei o post bastante útil em coisas q vou ter q verificar com os pedreiros mesmo hahahahah bjinhos Gily

  7. 27.setembro.2012

    Isso é que é ser uma verdadeira mulher prevenida!!!! Parabéns pelos detalhes do post… bem completo!
    Mais é assim mesmo, quanto mais cautela e calma vc tiver nessas horas, é melhor!
    Construtoras normalmente dão muita dor de cabeça, então preveni-las é a melhor coisa a se fazer…

    Bjus
    Thaty
    http://www.grupomodernagesso.blogspot.com.br

  8. 27.setembro.2012

    Bruninhaaaa ótimas dicas! Nesse momento a gente fica tão ansiosa que sempre deixa passar algo. Aeeee ta chegando o dia… O meu só no final do ano ai que ansiedade. Qdo fizer a minha vou levar o meu vizinho que é engenheiro. Bjux e obrigada pelas dicas!

  9. 28.setembro.2012

    Parabéns pelo post, ficou ótimo, bem completo. E é uma coisa bem importante mesmo, no meu ap achamos vários defeitos na vistoria. Beijos

  10. 28.setembro.2012

    Oi Bruna! Imagino sua ansiedade, mas vai na fé amiga, exemplos vc já tem de um monte das amigas aqui. Volte par nos contar como foi tá? Ehhhh ki diliça!! Bjssss

  11. 28.setembro.2012

    Bruna, é tão boa essa fase. Comigo não tive problemas já que acompanhei a obra e quando tinha algo errado já dizíamos que estava. É muito bom ficar atento mesmo. Recebi as chaves no início do mês e fiz os testes no apê que ficou aprovado.
    Ah, geralmente as construtoras dão um prazo de 90 dias depois da entrega das chaves para reclamar sobre algum defeito, pois as vezes só descobrimos quando estamos morando ou reformando, no meu caso tenho esse prazo para reclamação.
    bjusssssssss

  12. 28.setembro.2012

    Adorei o post. Dicas super importantes principamente para mim que sou marinheira de primeira viagem rsrsrs.
    Bjs

  13. 28.setembro.2012

    Oi Bruna!

    Seu blog foi realmente um achado pra mim! Tirou algumas dúvidas que eu nem sabia que tinha!! hahaha
    Meu ap vai ser entregue em junho do ano que vem e eu estou super ansiosa!!! Eu e o noivo já compramos algumas coisitas e ficamos fazendo planos para a decoração. hehehe.

    Parabéns pelo blog e sucesso com o novo ap!

  14. 29.setembro.2012

    Bruna você tá ficando perita em!
    Capriche na sua vistoria e depois conte pra gente.
    Ótimo fim de semana!

    Fica com Deus!
    Erika (kit)

  15. 29.setembro.2012

    Olá Bruna, que post completo hein! :)
    Minha vistoria está mais longe que a sua, mas já fiz algumas em apês alugados. Fotografar tudo é sempre uma boa dica mesmo.
    Tenho certeza que fará sua vistoria super detalhada.

    Ah, estou seguindo seu blog, tudo bem?

    Bjus
    Suzana (http://oapeenosso.wordpress.com)

  16. 30.setembro.2012

    Oie Bruna, vim agradecer seu carinho viu!
    Estou de volta e com novidades!
    Bjaum

  17. 06.outubro.2012

    Oi Bruna.. Acabei de comprar meu apê novinho também, porém comprei de investidor (que consegui mais barato do que com a construtora). Ou seja, ele que fez a vistoria e não eu.. que raiva.. Nem me mudei ainda e já achei alguns defeitinhos desses discritos no teu blog.. Não posso reclamar depois.. =/

    Bom, comecei ontem meu blog.. Preciso muitooo da ajuda tua e de todas as blogueiras na mesma situação..

    http://onossoap.blogspot.com.br/

    Bjsss

  18. 08.outubro.2012

    Excelente post, Bruna! Muito completo!
    Beijos.

  19. 11.outubro.2012

    puxa!!! cheguei ao blog do nada, e amei!! parabéns, super detalhado, um verdadeiro guia!!
    tb estou comprando o meu 1o ap na planta, mas o meu já está atrasadérrimo! enquanto não entregam, vou sonhando com a decoração… bjs

  20. Anonymous
    15.outubro.2012

    Olá Bruna adoreei seu blog,também comprei o meu “apertamento” na planta e será entregue só em março assim como o seu (espero). mais enfim estava eu pensando na decoração quando me deparei com uma informação que me deixou bastante preocupada é um tal de igpm que é corrigido no final da obra, tentei saber mais ou menos quanto me custará isso. Dê uma olhadinha nessa informação para gente. segundo especialista é o que mais assusta o comprador,que por sinal compram sem ter noção disso, meu caso rsrsrs.
    beijoooo e parabéns pelo seu blog.

    • Oi “anônimo” que pena que não deixou seu nome e email para eu responder como faço com todos que comentam aqui!
      Mas espero que volte aki pra ler a resposta!
      Obrigad apelo elogio ao blog, fico muito feliz que tenha gostado!

      Quando ao igpm, eu fiquei sabendo dele depois que havia comprado, depois que as chaves são entregues, o valor começa a ser corrigido por ele. Ahh, mas fora este, ainda tem o INCC que me assustou tb, durante a construção ele faz o montante devedor final crescer pra caramba tbm… é fogo! Impostos e mais impostos!
      Bjsss

    • Quanto* (ops!)

  21. 16.outubro.2012

    Muito bom!!!
    Difícil mesmo é segurar a empolgação num momento desse, né?
    Já nos preparativos para o casamento eu via como os possíveis fornecedores me tratavam e ficavam surpresos quando a empolgação ficava de lado para tratar das questões práticas. Eles logo perguntavam se eu era advogada. Adivinha? kkkkk
    Chato é você fazer uma vistoria dessa quando o apê é usado. No nosso caso até criamos laço de amizade com os moradores e aí fica mais delicado, mas tem que ser, né?
    Beijo

    Ps. Acompanho seu blog desde que comprei meu apê e estou adorando.
    Dá uma passada no meu quando tiver tempo. http://www.legalmenteesposa.blogpos.com

  22. 17.outubro.2012

    Que post legal, Bruna. Eu nem sabia q tinha check list pra vistoria acredita. Quando o construtor entregou a minha casa, simplesmente entregou a chave e ponto. E claro já tive que fazer váááárias reforminhas por aqui.

    Parabéns pelo post, super dicas pra galera.

    beijos.

  23. 18.outubro.2012

    Oi Bruna.

    Achei seu blog e gostei muito.

    Meu apartamento é bem parecido com o seu, mas tem 68 m2. Eu vi que vc está mudando a planta e eu pensei em colocar o meu aqui para vc ver o que escolhemos.
    Nosso tinha 3 quartos, que viraram 2. No meu quarto consegui colocar dois armários bons e o segundo quarto que será do bebê, eu coloquei uma parede e porta de correr, tudo de madeira, assim fiquei com um cantinho para o escritório, pois precisamos, mas caso vc não precise, dá para deixar um espaço para a tv, por exemplo.

    A planta original é essa:
    http://www.centralparkimoveis.com.br/wp-content/uploads/2012/08/Ideale-3-dorms1.jpg

    E a que pegamos foi essa:
    http://www.centralparkimoveis.com.br/wp-content/uploads/2012/08/Ideale-1-dorm1.jpg

    Note que onde tem a divisão do que seria uma parede no segundo quarto, perto do vaso, foi onde colocamos a parede e porta de correr em madeira.

    Outra coisa. Se vc precisa de seus móveis logo, leve o marceneiro com vc na vistoria, assim ele mede tudo.
    Nós não levamos, porque disseram que não podia, e nos prejudicamos, pois o apartamento foi entregue após meu casamento e o marceneiro só pôde entrar depois, assim atrasou a entrega dos meus móveis.
    A maioria levou e não teve problema.

    Qualquer dúvida fale comigo. Posso te mandar fotos de casa.
    Vai que vc mora perto de mim.

    Felicidades e sucesso.
    Andreia

    • Nossa Andreia fiquei encantada com o seu comentário!
      Amei o novo layout da planta do seu apê… mudanças significativas ein!
      Mas deixa eu te perguntar, foi vc que fez a mudança na planta?
      Já realizou isso no seu apê?
      E quanto as paredes? Não teve problema em quebrar? O engenheiro da obra permitiu?
      Me conte tudo! Fiquei muito curiosa!

      Bjs

  24. 19.outubro.2012

    Oii Bruna, boas dicas!!!
    Lá no condominio que irei morar tem 6 torres e sabe oq eles fizeram? A primeira torre tinha dado trabalho, problemas com vazamento seila… essa outra torre que foi entregue, os moradores tiveram a ideia de contratar um profissional para vistoria, acho q é engenheiro.. não é barato, parece que cobrou 10 mil reais, uma coisa assim… mas dividindo entre todos os moradores saiu bem baratinho, pois são 16 andares e 6 por andar. Enfim.. ele foi marcando tudinho e ja foram arrumando tudo. Achei interessante a ideia.. não sei se vão ter essa ideia no meu, vou esperar pra ver.

    Bjinhos

  25. 23.outubro.2012

    Ola! passadinha pra desejar uma linda semana! Vê se manda noticias hein!
    Bjaum

  26. 05.novembro.2012

    Olá Bruna.

    Eu lhe mandei um e-mail. Vc viu?

    Bjs

  27. 24.janeiro.2013

    oiii, tudo bemm?
    adoreii seu blog, incrivel…
    varias dicas super legais
    e é claro que ja estou te seguindo,
    me segue tbm > http://danihmalvas.blogspot.com.br/

    Beiijos ;*

  28. Anonymous
    01.março.2013

    Olá Bruna, boa noite!
    tb montei um blog do meu 1º ap que fica em SBC-SP, nossa depois que ví seu blog hummm vou considerar o meu como blog_amador heheheehh.
    Ficou show de bola, PARABENS! Criei o meu blog com o intuito de reunir todos os proprietários de apartamentos, para que juntos possamos acompanhar o andamento da obra lá podemos tirar dúvidas, fazer perguntas, informar novidades e também conhecer os futuros vizinhos. Enfim e por coincidência tb vai ser entregue março/2013.

  29. Acaica
    02.março.2013

    OLá Bruna
    Achei seu blog por acaso. Achei muito bom seu texto,bastante henriquecedor para quem estar no mesmo caminhho da vistoria do seu imovél. Sou engenheira civil e como sou da área vejo muita falha em construção. Agora imagine quem não é da área. Vamos trocar sugestões pois participo de um blog da tecpro engenharia Deu na telha, muito bom com varios texto na area de construção. Muito bom para quem não tem conhecimento e para quem é da area e esta semana lá foi colocado um texto como receber seu imovel. Aqui deixo o site do engenheiro Marcelo Guido, http://www.tecproengenharia.com.br ao entrar no site ao lado tem o blog deu na telha. Aproveite faça seu comentario, tire sua duvida e veja meu comentario também em diversos temas. Vamos trocar ideia. Parabens pela seu blog. É isso ai.
    Enga Acácia

  30. Acacia
    02.março.2013

    OLá Bruna
    Achei seu blog por acaso. Achei muito bom seu texto, bastante enriquecido para quem estar no mesmo caminho da vistoria do seu imóvel. Sou engenheira civil e como sou da área vejo muita falha em construção. Agora imagine quem não é da área. Vamos trocar sugestões, pois participo de um blog da tecpro engenharia Deu na telha, muito bom com vários textos na área de construção. Muito bom para quem não tem conhecimento e para quem é da área e esta semana lá foi colocado um texto como receber seu imóvel. Aqui deixo o site do engenheiro Marcelo Guido, http://www.tecproengenharia.com.br ao entrar no site ao lado tem o blog deu na telha. Aproveite faça seu comentário, tire sua duvida e veja meu comentário também em diversos temas. Vamos trocar ideia. Parabéns pelo seu blog. É isso ai.
    Enga Acácia

  31. 01.abril.2013

    Nossa,tô chegando agora,fazendo uma busca sobre vistoria em imóveis achei seu Blog!Uhul nada é por acaso!Eu e meu esposo estamos prestes a adquirir um imóvel (casa colonial) e a documentação só está aguardando aprovação na Caixa mas tem um porém,rondamos na vizinhança de lá e fizemos várias perguntas a um morador que disse que aquelas casinha bonitas são pura ilusão,o reboco se você enfiar o dedo sai,está aparecendo rachadura em algumas partes da casa e do terreno,o solo nos fundos estava ficando com desnível de alguns centímetros e etc.Resolvemos dar uma fuçada na casa onde vamos morar que é nova mas já apresenta alguns desses defeitos que o “vizinho” discriminou pra gente. Estamos a procura de um Engenheiro Civil que possa estar avaliando o imóvel junto com a gente.

    Sou Débora Abreu, meu e-mail é deby.help@hotmail.com

  32. 05.abril.2013

    Amei o seu blog! Estou quase na mesma situação… saindo da casa dos pais, casando e entrando no apt comprado na planta (previsto para março/2013). Ah, e mudando de cidade…saindo de Natal, indo pra Campo Grande e de lá pra Mogi das Cruzes, onde vou morar.

    Eu e meu noivo estamos fazendo tudo sozinho, o que é bem complicado. Estou terminando o mestrado agora, naquela loucura… sem tempo… então seu blog está ajudando muito para nos preparamos. Vou ler tudinho e quando tiver dúvida escrevo.

    beijão

  33. Jones
    15.abril.2013

    Olá!

    Será q eu sou o único homem empolgado com o primeiro apartamento? rsrs…

    Seu blog é muito massa. As dicas e informações são sempre muito úteis.

    Esperamos, eu e minha noiva, receber nosso apartamento em outubro desse ano, mas sempre buscamos informações de decoração, documentação necessária etc.e seu blog tem ajudado bastante.

    Tenho uma dúvida com relação ao habite-se. O imóvel de vocês já possui? Caso positivo, demorou quanto tempo?

    Abraço!

  34. 21.maio.2013

    Ótimas dicas,
    Vou fazer a vistoria de meu ap essa semana, e os pontos levantados no post são bastante úteis pra quem não sabia o que esperar da vistoria, como eu!!!

    Abraço!!

  35. Anonymous
    27.maio.2013

    Seu blog foi realmente pra mim! Tirou algumas dúvidas que eu nem sabia que tinha!! hahaha Meu ap vai ser entregue em junho dia 20 adoreii seu blog, incrivel…
    varias dicas super legais
    e é claro que ja estou te seguindo,Bjs linda ……….. Obrigada pela ajudar *_*

  36. 10.junho.2013

    conheci seu blog hoje, muito bom esse post sobre a vistoria do ap. abs.

  37. 05.julho.2013

    Este comentário foi removido pelo autor.

  38. 05.julho.2013

    Ótimo seu post! Estou exatamente nessa fase! Valeu!

  39. Ótimas dicas Bruna, mas confesso que agora fiquei mais nervosa porque hoje, 07/08 será a pré-vistoria. Confesso que se o engenheiro da construtora ficar longe de mim enquanto observo as coisas eu ficaria bem mais tranquila. Uma colega que tem o olhar bem crítico e é atenta a tudo vai me acompanhar e talvez o dono da loja de modulados, pois ele mesmo me disse alguns defeitos que as pessoas que compraram no mesmo empreendimento tem encontrado. Bom, desejem-me sorte!!!

  40. Anonymous
    23.agosto.2013

    Bruna,
    Dá pra fazer testes na parte elétrica ?

  41. Anonymous
    23.agosto.2013

    Bruna,
    Adorei esse post, estou com a vistoria agendada para próxima semana, estou a mil !!! Acho q se tudo correr bem na vistoria já posso pegar as chaves !!!
    Drica

  42. […] como eu já tinha falado sobre como realizar a vistoria aqui no blog, aproveitei para fazer um check list que eu possa levar e ir anotando o que está ok e […]

  43. Ângela Souto
    29.janeiro.2014

    Olha, parabéns! Não estou comprando nem vistoriando nada, mas achei suas dicas maravilhosamente úteis. Anotei tudo, Vai que um dia…

  44. 14.maio.2014

    Oi, linda!

    Adorei seu post!

    Indiquei hoje no meu blog: http://www.sabrinamix.com/2014/05/manualdavistoriaimobiliaria

    Beijos e sucesso!!!

  45. William Joenck
    22.maio.2016

    Boa tarde Bruna, tudo bem? Fiquei com uma duvida com relação a vistoria. Você já teve que assinar o laudo logo na primeira vistoria, porém colocando a frase de ressalvas? Ou por ter itens à resolver você não assinou o laudo? Como foi exatamente esta parte de assinar o laudo? Obrigado!

  46. 16.julho.2017

    Extremamente útil! Estou prestes a fazer a vistoria do meu primeiro apartamento e essas dicas foram extremamente valiosas!!!