12  12
2012
apartamento | cortina de vidro | Decoração | varanda | varanda com vidro

Vamos fechar a varanda com cortina de vidro?

Oiiiee!

Quem acompanha o blog, já sabe que daqui uns meses eu vou quase conseguir encostar os dedos no céu rsrsrs, meu andar é o 25º com sensação de 27º já que ainda tem dois pavimentos de estacionamento! E uma das primeiras coisas que planejo fazer antes da reforma é colocar tela em tudo, e a segunda coisa é: fechar a varanda com vidro!

Mas antes de fazer isso, preciso esperar a reunião de assembléia do condomínio para ver o que decidem. Como isso acarreta uma mudança na fachada do prédio, então tem que ser decidido em comum acordo, tanto o fato de poder ou não poder fechá-la e a cor dos vidros e perfis também. Manter a unidade visual do prédio, faz valorizar o seu imóvel e fazendo isso, vc evita o questionamento dos vizinhos. Mas creio que isso não vai ser um impecilho, pois está super na moda e fica tão chique né!

A minha não é nem um terço dessa foto aí de cima kkkkkkk, então pelo menos não vou gastar taaaanto (assim espero!). Quando a varanda é bem grande, o valor pode chegar em torno dos R$ 12 mil. Pois é, o preço é bem salgado mesmo, mas acho que vale o investimento. Vamos ver os benefícios?

Vantagens de fechar a varanda com vidro

  • Diminui o acumulo de poeira;
  • Vc pode colocar móveis e objetos na sua varanda e ficar tranquilo pois ela não irá mais molhar;
  • A varanda passa a ser parte da casa. Muita gente acaba usando este espaço até para um escritório, para aumentar a área da sala de estar ou simplesmente para fazer uma varanda bem aconhegante;
  • Ela fica a salvo do vento e do barulho! Essa é a melhor parte!
Vc sabia?
A varanda não é computada como área útil do imóvel, por isso ela tem um peso menor no cálculo do IPTU do imóvel. Quando vc escolhe fechá-la, pode mudar e desequilibrar essa conta!
Esse é um dos motivos pelo qual há tanta discussão sobre o que pode e o que não pode ser feito nesta área. Essas leis são municipais, quero deixar claro que NÃO HÁ um consenso nacional sobre o tema.
No Rio de Janeiro, por exemplo, alterar projetos de varanda é algo bem delicado.
Já em São Paulo, a política é mais maleável, mas mesmo assim é preciso estar atento ao que foi decidido na convenção do condomínio, ok?
Dúvidas
Muitas pessoas acham que se fechar a varanda, irão perdê-la, não terá mais aquela brisa ou a brisa será reduzida. Mas com as cortinas de vidro isso não acontece mais, ela abrem por completo. Vejam!

Aqui tem dois vídeos mostrando como elas correm com facilidade no trilho. É muito fácil de abrir e fechar. Ahh e super fácil de limpar também, pois vc não precisa se pedurar pra fora da varanda!

Quais os tipos de cortinas de vidro?

1. Sistema europeu. É o mais vendido atualmente. Permite a abertura total do vão e se adapta a todos os formatos de varanda. As folhas de vidro ficam alinhadas num único trilho por um pivô central. Com um giro de 90 graus, elas se recolhem por completo num dos cantos. A vedação contra água é pouco efciente.
2. Sistema Stanley. De acordo com o tamanho do vão, acrescentam-se mais trilhos por onde as lâminas de vidro podem correr. Assim, a abertura fica quase completa: todas as folhas se escondem atrás de um painel fxo. A distribuição versátil controla o vento de forma especialmente efcaz.
3. Sistema versatik. Funciona como uma grande janela, com duas laterais fxas e as lâminas centrais móveis correndo por um único trilho. A desvantagem está na limitada abertura do vão, a menor entre os sistemas. Por outro lado, apresenta a mais alta capacidade de vedação da chuva.
Fonte: casa.com.br
Vou poder ter uma horta ou jardim na varanda fechada por vidros?
Claro que vai! Olha que lindos estes exemplos!
Basta vc escolher plantas que não necessitem tanto do sol ou ventilação em excesso. Mas como as cortinas abrem, vc pode abrir e deixar as suas plantinhas respirarem melhor de vez em quando né!

E vcs vão fechar a varanda por aí? Alguém já tem cortina de vidro instalada?
Se puderem contar a experiência de vcs com marcas e nomes de lojas eu agradeço, principalmente se for em São Paulo e Grande ABC! Preciso de indicações heheheheh
Espero que tenham gostado do post de hj!
Bjs
Bruna Dalcin
Fontes de imagens:
google images
casa cláudia
casa.com.br

Curta a fanpage do Comprando meu APê no FACEBOOK e receba as atualizações do blog e conteúdo extra!
Inscreva-se no Canal do Youtube para receber em primeira mão os próximos vídeos em sua página inicial!
Estamos no TWITTER também!
E no Instagram é só procurar por @brunadalcin
33 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 12.dezembro.2012

    Oi, Bruninha! Acho demais essa ideia de fechar a varanda com vidro! Se morasse em ap com certeza seria adepta! Tento convencer minha sogra a fechar a deles, pois é uma varanda grande e seria bem melhor aproveitada, mas esse lance de condomínio e IPTU está atrapalhando! Bjos!!

  2. 12.dezembro.2012

    Oi Bru! Os preços variam muuuito, por exemplo, minha varanda é bem grande, tem mais de 12 mts de comprimento, e eu coloquei fechamento com vidro retratil, e custou 5.800,00 a vista. O custo não é tão alto assim não, claro que existem aquelas empresas que querem cobrar a marca. A minha tem 5 anos de garantia, e ainda posso solicitar que limpem os trilhos quando necessario! Aqui no meu condominio os preços das empresas variaram de 5800,00 a 8000,00.
    Bjaum

  3. 12.dezembro.2012

    Ah! E a minha é com fechamento de cima a baixo, e não metade como nas fotos que publicou.
    Bj

  4. 12.dezembro.2012

    Ótima postagem, adorei, lá na minha varanda será o stanley, mas vai demorar para instalar.

    Bjs.

  5. 12.dezembro.2012

    Bru, minha vizinha que tem a casa igual a minha (mesma construtora, planta, etc) fechou a dela. E ficou lindo! Eu vou fechar a minha também, mas só quando voltar ao Brasil. Minha arquiteta está bolando uma área com espelho, penteadeira e closet de sapatos para a varanda. Ela é a varanda do quarto no segundo andar. Acho que vai ficar bonito, e funcional. Mas confesso que fiquei assustada com o valor rs… Beijos!!!

  6. 12.dezembro.2012

    Mais uma vez arrasou no post!
    Super útil, gosto da Estilo Europeu. E aproveita e faz uma hortinha =]

    Beijos

  7. 12.dezembro.2012

    Nossa Bruna muto bom esse post!
    Aqui no meu apê não tem nenhuma sacada fechada com vidro…
    eu acho que fica mto bonito e a gente ganha um espaço legal
    quando a sua ficar pronta vc mostra pra gente
    agora fiquei curiosa rs

    Bjo Bjo

  8. 12.dezembro.2012

    Oi Bruna, lá no meu apê também estou planejando fechar sacada, e tinha dúvida de como funcionava esse sistema Europeu, adorei o post ficou bem explicado!!
    Beijos :)

  9. 13.dezembro.2012

    Aqui em casa “tinha” 2 varadas fechadas nesse sistema versatik, digo que tinha pq a da sala nós resolvemos integrar então virou um “janelão”, rsrs. E a do quarto virou home office. :)
    No apê do Rio a varanda não era fechada (o condomínio ainda não tinha decidido sobre), e era um saco pq sempre que chovia ficava toda molhada (e não tinha ralo na bendita).

  10. 14.dezembro.2012

    Bruna, depois compartilha os fornecedores que achar… rs… Tb pretendo fechar a varanda do meu ape…
    Mas só ano que vem… rs

  11. Anonymous
    12.abril.2013

    Bruna, vc já tem os orçamentos da varanda? Qual a metragem da sua? Obrigada Anuncia.

  12. 07.maio.2013

    eu vi seu post de vidro na sacada hj, desde q comprei o meu to pensando em fechar…aliás sonhando… mas percebi q no manual descritivo diz q não pode e falando com outros vizinhos, o pessoal comentou q tem q ser bem estudado pelo condomínio por causa do peso, que já aconteceu de ter predio novo com rachadura por causa do peso do vidro.. triste né?! vc já ouviu falar disso? bjs

  13. Anonymous
    28.maio.2013

    nunca vi um sistema desses funcionar direito, sugiro que vocês visitem seus vizinhos pra ver se há problemas de funcionamento. tenham muito cuidado antes de comprar.

  14. 04.junho.2013

    Bruna,

    Vc recebeu muitos contatos de empresas que fazem esse serviço? Pode dividir comigo, por favor? Quero pedir orçamentos.

    Obrigada,
    bjs

  15. 21.agosto.2013

    Oi Bruna, por favor se você ainda tiver os contatos me envie por email! É danielape18@gmail.com, obrigada

  16. Anonymous
    04.setembro.2013

    Bruna, eu gostaria de opiniões sobre o fechamento de sacadas que têm churrasqueira! A dúvida é sobre ficar com uma churrasqueira fazendo parte da sala… Isso porque o fechamento da sacada seria pra aumentar a sala e torná-la parte integrante… Mas se tem churrasqueira, será uma boa ideia?

  17. Renata Fabiela
    12.maio.2015

    Ola Bruna!
    Voce tem indicaçao de empresas que fazem envidraçamento de sacada aqui no ABC? Obrigada

  18. Fabiana
    13.julho.2015

    Oi Bruna!
    Fiz uma busca sobre inducacao de empresas que fecham varandas e vi seu blog. Vc ja fez no seu ape? Teve inidicacao de quem gostou do servico? Vi os comentatios mas nao apRecem indicacoes, poderia me passar por favor?
    Muito obrigada!

    Fabiana

  19. Priscila
    15.agosto.2015

    Olá, será que você pode repassar o contato da empresa que realizou o serviço no apartamento da Sessa? Obgda.

  20. Silvana
    29.agosto.2015

    Olá amigos preciso da ajuda de todos pois coloquei o cortina de vidro no fechamento da minha varanda só que quando chove entra agua e fica pingando e escorrendo , já te pensei em colocar alguma coisa para absorver esta agua que fica pingando so que não sei o que , poderiam me ajudar se alguém tiver alguma ideia.

  21. Davidson
    09.julho.2016

    Eu tenho uma microempresa so de manutenção em cortinas de vidros .. gostei muito das sua publicação perfeitas top de mais

  22. cléo
    21.outubro.2016

    gostaria de saber em média quanto tempo vocês levam para entregar a cortina de vidro, 15 dias ou mais?