22  01
2013
apartamento decorado | Apartamento na planta | apartamento pequeno | Decoração | living ampliado | living room | primeiro apartamento | sala de jantar

20 salas de jantar para apartamentos pequenos

Inspirações de livings e salas de jantar para ambientes pequenos

Atendendo a pedidos, hoje trago pra vcs ideias de decoração para um dos lugares mais importantes de um lar: a sala de jantar. Além de ser o local onde a família se reune, também acaba sendo usado para diversas funções: usar o notebook quando o apartamento não tem espaço para um home-office, fazer a lição de casa com as crianças ou algum artesanato, realizar anotações e até mesmo apoiar a bolsa quando chegamos em casa (o correto não é fazer isso, mas muita gente faz, eu inclusive!).

Quando eu fechei o contrato do apê em novembro de 2010, era tudo novidade pra mim, então fiquei encantada com o modelo decorado (lembram dele?). Na minha cabeça eu iria fazer apenas algumas modificações, mas a essência dele serviria de exemplo para o meu.

Mais de 2 anos se passaram e hoje estou achando tão monótonas as decorações dos apartamentos decorados das construtoras no Brasil, é sempre a mesma coisa, os mesmo acabamentos, as mesmas ideias e agora estou dando muito mais valor à uma decoração mais simples, muitas vezes com detalhes feitos por nós mesmos. As imagens que eu ando buscando de referência, tem sido em sua grande maioria de sites e blogs internacionais. Não acredito que eles sejam mais criativos que os brasileiros, mas talvez o que falte aqui é um olhar mais atento à simplicidade, estética e ao bom gosto. Os ambientes não precisam ser totalmente planejados com móveis caros, bastam que em alguns tenham o seu toque pessoal. (Bom esta é somente a minha opinião sincera).

Então vamos às maravilhosas salas de jantar que separei para mostrar à vcs!

Atualmente há uma liberdade muito grande na decoração dos ambientes, principalmente para compor a mobília da mesa nas salas de jantar, desde um conjunto de cadeiras iguais, até cadeiras diferentes no modelo ou nas cores, passando por uma composição com bancos e cadeiras ou até mesmo sofá de um lado e cadeiras do outro. Basta a gente colocar a imaginação pra funcionar! =)

Para equilibrar a disposição do mobiliário selecione móveis de apoio que facilitam muito a organização.
Dê preferência para uma mesa menor com poucas cadeiras a fim de otimizar o espaço. Na hora de comprá-la, nada de ficar empolgada com as promoções da loja e levar pra casa uma mesa sem ter as medidas exatas do seu espaço!


A vedete de uma sala de jantar, sem dúvida é o lustre central, ele dá o tom cênico ao ambiente. Então capriche na escolha ou na hora de fazer um!

Imagens: Ikea e Add Simplicity 

Eu achei todas as imagens lindas, mas qual vcs gostaram mais?

30 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 22.janeiro.2013

    um mais fofo que o outro… rs… os planejados tem tudo a mesma cara porque é mais fácil de vender dessa forma… explico… não tem como fazer “personalizado” ou com “a cara do dono” porque tem que agradar a maior quantidade de pessoas. Mas na nossa casa é importante ter “a nossa cara”. Beijinhos…

    • 22.janeiro.2013

      Oi Fran!
      Ah sim, não tem como planejado ser personalizado, afinal os acabamentos são fabricados em série. Mas mesmo o ambiente sendo com móveis planejados, podemos dar um toque pessoal! Acredito que a cozinha e os armários dos quartos realmente não tem muito como fugir dos planejados, ainda é uma melhor forma de aproveitar os espaços, mas nos demais dá pra fazer algo mais gracioso, né!
      bjs

    • Bruna, a cozinha e os quartos planejados que a gente que vai morar em apê é meio que obrigada a adotar, podem ser destacados com objetos que tenham significado pra gente ou que sejam coloridos, né?! Para deixar bem a nossa cara *-*

      Beijos

      Amanda

  2. 22.janeiro.2013

    Fica um charme…
    Bjs

  3. Concordo com vc, Bruna!
    Os apês decorados são sempre iguais, do mesmo estilo. Isso não quer dizer que eles não são liiiindos, mas como vc disse, se formos copiar vai sair caro.
    Sou a favor da simplicidade e um toque pessoal e colorido em cada canto da casa, para deixar com a nossa cara, principalmente pra gente que vai casar, é muito fofo misturar o estilo e as ideias dos dois e deixar o ambiente exclusivo! :D

    Beijos

    Amanda

    • 22.janeiro.2013

      Oi Amanda, verdade eles não deixam de ser lindos, mas não tem tanta novidade, acho tudo muito padronizado como falei, mas claro lá no apê vou ter que colocar os planejados em alguns ambientes, principalmente na cozinha para aproveitar os espaços, mas em uma sala de jantar por exemplo não precisa ser uma mesa básica retângulas de loja de planejado com as cadeiras do conjunto, sabe? É disso que falo, dá pra gente usar a criatividade e até reformar móveis antigos que estejam bons!
      Bjs

  4. 22.janeiro.2013

    Que lindas!!

    Confesso que tenho uma queda por mesas redondas, acho bonitas e pro espaço mínimo no meu apto, seria ideal. Só que pra variar namorado prefere as retangulares…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Tô pra achar algo que a gente concorde, mas segue…

  5. 22.janeiro.2013

    Bruna, linda suas inspirações. Realmente concordo quando vc diz sobre os modelos de aptos planejados, estão monótonos mesmo, não tem muitas novidades, opções caríssimas… estou aqui decorando meu apê aos poucos e confesso que não está fácil, tudo muito caro, domingo sai decidida pra comprar a mesa de jantar e cai dura pra trás de tão caras que são, não comprei né, aff não dá. Decidi que vou reformar a minha do apto antigo ela é retangular, estou inspirada em vc, reformando tudo, vamos ver o que aconteceqquer coisa peço um help rsrs. Acho que só vou comprar as cadeiras, estou pesquisando modelos coloridos pra dar uma vida aqui, espero que fique legal.
    Bjs e boa sorte pra nós, nós iremos conseguir deixar nossos aptos lindos com ideias simples e baratinhas rsrsrs…

    • 22.janeiro.2013

      Oi Flavinha!
      Monótonos e muitíssimo caros e além de tudo a qualidade nem é lá essas coisas. Minhas amiga fez a cozinha dela na Todeschini e onde ela guarda pratos acabou ficando abaloado com o peso e olha que ela pagou bem caro na cozinha dela!
      Boa sorte pra nós mesmo Flavinha, vou tentar gastar o menor possível, até mesmo pq meu foco maior é quitar o apê o mais rápido possível!
      Bjs

    • 22.janeiro.2013

      *menos possível

    • Thais Casagrande
      28.maio.2013

      Eu prefiro desenhar no CAD, plotar e mandar pra um marceneiro de confiança.

  6. 22.janeiro.2013

    Amei as inspirações, cada uma mais linda que a outra!
    Tô te seguindo!!

    Beijos!

  7. 22.janeiro.2013

    Oi Bruna, eu sô bem básica, então gostei dos modelos menos coloridos. Não que os ache feio, mas não combina comigo. Eu estou lendo o livro digital – ” O livro Negro dos imóveis” – Muita coisa que diz ali eu não sabia! Inclusive que no decorado, eles fazem todos os móveis sobre medida que é para aproveitar ao máximo cada cm! E realmente sai muito caro! Ótimo post. Bjos

    • 22.janeiro.2013

      Oieee!
      Pois é menina, no decorado é tudo sob medida e além disso eles fazem móveis menores que os padrões viu! Fui olhar a cama do decorado e o quarto parecia até razoável, depois q vi que uma cama de casal já vai ficar estreita, nem vai sobrar muito espaço pra criado-mudo! É mole!
      Bjs

  8. 23.janeiro.2013

    Adorei as fotos! Conta pra gente de onde vc tira esses inspirações..
    Também gosto das mais simples e menos rústicas. Acho estilo rústico um charme mas para casa na fazenda, sítio, montanha…não pra um lar na cidade rs
    Bom saber isso que vcs comentaram no comentário acima do Lutando pelo meu Ideal, eu não sabia disso e vou observar quando começar a olhar meu apê.

    Beijos Bruna, muito bom seu blog!
    http://coisademenina-nat.blogspot.com.br/

    • 23.janeiro.2013

      Oi Natália!

      Eu tiro de alguns blogs e sites gringos que amo… tem muita inspiração!
      Observe sim, é sempre bom não se iludir com os decorados na hr de fechar o contrato ;-)
      Bjs

  9. 23.janeiro.2013

    Adorei esse post! Que vontade de ter minha casinha… :)

  10. 07.abril.2013

    Oi Bruna!! Muito muito legal seu blog viu!? Peguei altas dicas, estou aos poucos decorando meu apê e seu blog tem dicas preciosas, através dele que decidi pelo vinilico na sala e corredor, se der tudo certo ate o meio do ano troco meu piso. Minha duvida agora é pintura. Minha sala é sala de jantar/estar e quero muito destacar a parede da de jantar (onde a mesa encosta), tô na duvida entre textura, papel de parede ou adesivo sobre uma pintura mais forte. E que cor? Meus moveis são escuros (tabaco o rack e bege escuro o sofa), o piso vou colocar claro (proximo ao seu), será q vermelho na parede destacada fica feio? E nas demais, um salmao bem clarinho? Me da uma sugestao! Tenho medo de errar e ficar tudo papagaiado! =/
    Obrigada!! Tamar – Bahia – tamar.gm.reis@gmail.com

  11. Caroline Façanha
    20.abril.2013

    Caroline Façanha, 20 de abril de 20013.

    Oi Bruna!

    Meu a apê fica pronto no início do ano que vem, e fico dias pesquisando formas de decoração que tenham nossa cara e se encaixem em nosso orçamento.
    Adorei suas dicas.
    Parabéns pelo blog.

  12. Anonymous
    25.abril.2013

    ola bom dia na minha sala de jantar tenho uma mesa de vidro quadrada de vidro com 08 cadeiras e quero um arranjo qual seria melhor o artificial ou natural do tipo jibóia
    abraços Rosangela

    • Anonymous
      08.junho.2013

      Nem artificial nem a gibóia. Compre um vaso de cerâmica e coloque gibs brancos ou astromérias. Ficará lindo!

  13. Anonymous
    08.julho.2013

    oi eu estou com uma duvida cruel me chamo paula eu comprei um lustre da sala de estar igual a de jantar a difrença é q o da sala é com 3 lampadas e da sala de jantar e com 2 mais queria colocar outro na cozinha american vc acha deixa sem ou compra de outro modelo sera q fiacar bomm espero sua resposta. email:paula_bela3@hotmail.com me responde por favorrrr

  14. Anonymous
    08.julho.2013

    oi estou esperando a resposta por favorrr help help email: paula_bela3@hotmail.com

  15. 12.julho.2013

    Parabéns pelo artigo, gostaria de deixar algumas dicas sobre mesa para ambientes pequenos.

    http://www.casabelainteriores.com/2013/07/mesa-pequena-para-sala.html

  16. 28.agosto.2013

    oi boa noite ! qual a nelhor forma de decorar uma sala com Mesa e sofa e a cor q fica bom

  17. 28.agosto.2013

    como devo decorar uma sala com sofa e mesa e qual melhor cor?.