20  01
2013
animais | apartamento pequeno | apartamentos pequenos | cachorrinho | cachorro | cão | cãozinho | Decoração | Pets | Vídeos

Como ter um cachorrinho em apartamento pequeno?

Sugiro que primeiro vocês assistam ao vídeo abaixo e depois leiam o restante do post!




Espero que tenham gostado do vídeo!
E lembrem-se mantenha a caminha/casinha e a água/comida do seu bichinho longe de onde ele faz suas necessidades!

Principais raças pequenas mais indicadas para apartamento

  • que tem baixo nível de ansiedade quando fica sozinho;
  • que não tem tanta tendência a latir;
  • são mais independentes;
  • nível de atividade diária menor, ou que pelo menos possa ser satisfazer com períodos regulares de exercícios.
 
 

 

 
 



Ainda temos o Yorkshire Terrier, Chihuahua, Jack Russel Terrier, Spitz Alemão Anão e Spitz Japonês (não vou colocar fotos de todos se não o post ficará enorme!). O Lhasa apso e o Shih tzu são as raças mais independentes, eles conseguem ficar um pouco mais de tempo sozinhos, mas por favor ein, não vale deixar o dia todo!
Claro que tudo vai depender da educação que você vai dar pra ele, pois essas raças possuem essas características mas se não for bem adestrado, pode se tornar um cãozinho agressivo ou barulhento!

Brinquedos inteligentes!

Existem algumas maneiras fáceis de entreter o cachorro na ausência do dono, ou quando este não tiver disponibilidade para lhe dar atenção, mas antes devemos lembrar que o cão deve ficar em local arejado, com luz, espaço para se exercitar, comer e fazer suas necessidades.
• Busca por Alimento – esconder petiscos e deixar que o cão vá procurá-los. Com o tempo ele fará uma verdadeira “caça ao petisco” pelo apartamento, na esperança de encontrar algo muito apetitoso. Procure com o passar do tempo modificar os “esconderijos” e tornar a busca mais difícil gradualmente;
• Gelo – congelar alguns pedaços de petiscos dentro de tigelas ou embalagens com água, também pode proporcionar diversão, principalmente nos dias de calor e para os cães que estão trocando os dentes;
• Garrafa Pet com petiscos – faça furos laterais numa garrafa pet vazia, coloque alguns pedaços de ração ou petiscos. Conforme o cachorro vai rodando e empurrando a garrafa, os pedaços que estão dentro cairão pouco a pouco. Inicialmente faça buracos maiores facilitando a saída da comida e depois diminua os furos para dificultar. O mesmo pode ser feito com caixas de ovos ou caixas de papelão. Existem também no mercado vários brinquedos de formas, tamanhos e texturas diferentes que liberam alimentos;
• Roer e Destruir – talvez estas atividades sejam as que mais entretém os cachorros. Muitos gostam do desafio de arrancar pedaços de um bichinho de pelúcia, afinal a sensação é a mesma de quando caçam e comem a sua presa. Despedaçar uma bola, destruir um coco verde também é um excelente passatempo para eles. Não se incomode se ele destruir todos os brinquedos que tiver. Este é um sinal de que adorou o brinquedo e de que esta bastante feliz com ele. Mesmo que a destruição dos brinquedos seja algo positivo para o cão, tome muito cuidado para que ele não engula objetos que possam causar obstrução gástrica ou possam machucá-lo. Os ossinhos também são uma ótima pedida!
• Brinquedos em geral – existem milhares de tipos diferentes de brinquedos a venda no mercado. Mas os melhores brinquedos são os indestrutíveis e interativos, confeccionados de borracha, que duram mais e não se despedaçam;
• Sociabilização – um dos enriquecimentos mais completos para os cachorros, é estar em companhia de outros cães. Eles brincam entre si, testam forças e se estimulam. Relacionar-se com outras espécies, como gatos, e também com os humanos é muito importante;
• Esconde-esconde – quando estiver em casa, e quiser participar das brincadeiras com seu cão, brincar de esconde-esconde também é uma ótima atividade para ele;
• Esportes – permitir que o cão pratique esportes, como agility, freestyle, frisbee, natação, entre outros, também é uma boa opção de atividade em um ambiente externo.
Para os donos de cães que vivem em apartamentos, o mais valioso é assumir o compromisso de proporcionar a eles um ambiente que atenda suas necessidades e que estimule o seu bem-estar físico e mental.

Blogs legais sobre pet
Dr. Pet
Meu amigo pet
Bitcão

Fonte texto: blog Dr. Pet.
Imagens: Google images
Vídeo: Canal do blog Comprando meu APê!

Se vcs gostaram do post, tem alguma dúvida ou sugestão, não deixe de escrever nos comentários!
Até mais!

Bjs

40 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Anonymous
    20.janeiro.2013

    SOU SUSPEITA PARA FALAR DE ANIMAIS!!!
    Oi Bruna,então eu e o meu marido adotamos um animalzinho!Aqui no Rio tem uma instituição mt CARENTE, CHAMADA SUIPA. Lá mais de um animal fica preso no mesmo canil.Ou eles morrem de briga ou de doença, pois não tomam banho NUNCA!Eles tem aproximadamente 4000 animais…Não tem como dar conta…E qd compramos um animal de pet shop FAVORECEMOS A FABRICA DE CACHORROS, ou seja, eles destinam um pai e uma mãe para ficarem presos dentro de um canil apenas para procriação (eles tb nunca brincam, passeiam…)Fazendo com que eles tenham vários tipos de problemas,por apenas só procriarem…
    A ADOÇÃO É MARAVILHOSO!!!! Qd vc compra um bonitinho de lacinho é ótimo, mas qd vc ADOTA UM CARENTE, maltratado, sujo, deprimido, e FAZ ELE FELIZ, É MARAVILHOSO!!!Eles ficam tão agradecidos!!!A minha foi assim…ela veio mt suja(nunca tinha tomado banho),com vários problemas de pele, epilética, e ainda por cima libera uma glândula anal mt fedorenta( isso devido ao medo que ela sentia, mas nem todo cão libera).Hoje ela está COMPLETAMENTE REABILITADA, não tem mais nenhum dos problemas acima, e o melhor, É MT FELIZ!!!
    Venho aqui compartilhar minha história para fazer um APELO AOS ANIMAIS QUE SÓ QUEREM UM LAR FELIZ.CORRER, BRINCAR, E TE AGRADECER POR TD Q VC PODE DAR A ELES!
    Um bjs grande para todos e PARA VC BRUNA PELA MATÉRIA!
    MARIANNE (MARI)

    • 21.janeiro.2013

      Oi Mari!
      Amei o seu comentário. Eu tbm acho que a adoção é a melhor forma.
      Para quem mora em casa fica mais fácil adotar um cão maior, mas infelizmente fica inviável em um apartamento pequeno, por isso falei hj das raças menores específicas para apto. Mas existem os vira-latas menores como disse no vídeo!
      Bjsss

      • Greice
        06.dezembro.2013

        Sim, existem vários vira-latas de pequeno porte pra adoção, inclusive de raça para adoção, pois como a colega acima mencionou, existem as matrizes (cadelas escravas para procriação e venda de seus filhotes) que geralmente são descartadas nas ruas quando não servem mais aos propósitos humanos: lucrar.
        Então sugiro que vc pesquise MUUUUUITO antes de escolher um animalzinho, pois existem pequenos sim para apartamento vira-latas ou de raça para ADOÇÃO em muitos lugares!
        E quanto à questão comportamental, é tudo questão da educação que vc dá ao cão, como vc bem disse “Claro que tudo vai depender da educação que você vai dar pra ele”. Por exemplo, um animal bem ensinado e CASTRADO não marca território, não pega doenças, nem crias, então o animal adquire hábitos estimulados pelo tutor.
        Por favor, não pense que sou uma leiga no assunto, sou protetora de animais aqui em minha cidade em RS, e o que mais ocorre, que vejo, é mta gente que mora em apartamento comprando animais com a falsa ideia de que “existe o cão que nasce com determinado comportamento” ou que “não existe cão pequeno para adoção para apartamento”, são dizeres de pessoas mal informadas que buscam apenas mais comodidade! No bairro onde moro, diga-se de passagem bem pobre, tem inúmeros animais de raça pelas ruas, maltrapilhos, sujos, de pequeno porte e de “raça”!!!!! Então peço que, por favor, se vc diz gostar de animais PESQUISE antes e NÃO CONTRIBUA AO SOFRIMENTO DESENFREADO DAS MATRIZES, é uma indústria cruel e triste, que trata animais como objetos!
        Sei que como vc é uma pessoa especial, tem um lindo cãozinho esperando por vc para que possa adotá-lo e dar todo amor e carinho que merece!

        • 06.dezembro.2013

          Olá Greice, obrigada!
          Este post é bem antigo, depois disso eu acabei ganhando um cãozinho de uma leitora! <3
          Dá uma procurada aqui no blog!
          Bjs

        • Greice
          06.dezembro.2013

          Ah, eu vi sim, depois de procurar achei! Que bom que vc tem um filho cão agora! Não posso deixar de dizer que prefiro os vira-latinhas, sei lá, sempre gosto daqueles que mais necessitam, seja bichos ou pessoas!!!
          Gostaria de agradecer pois suas ideias e as da Franciele do blog Morando Sozinha, me fizeram acordar pra vida e agora to correndo atrás de um sonho antigo que é ter uma casa. Já vou começar a juntar os dinheiros pra comprar o terreno (precisa ser grande, tenho 3 cães, 2 de médio porte).
          É isso, mt obrigada!
          Abraço

    • Anonymous
      21.janeiro.2013

      É VERDADE!Para adoção fica um pouco difícil um cãozinho pequeno.A minha é de pequeno a médio, que seria uma boa opção para apartamento!
      Um bj!
      Mari

  2. 20.janeiro.2013

    Aqui temos a “guarda compartilhada” do shi tzu, as vezes ele vem e dorme aqui em casa, mas o maior problema é na hora de fazer as necessidades, como ele tá acostumado com casa, não adianta insistir que ele só faz pipi da porta pra fora, esses dias ele não aguentou esperar a chegada do elevador e fez no hall, me deu até dó do bichinho! Bjs.

  3. 20.janeiro.2013

    Bruna… Nem me fale de beagle… Eu tenho um… Mas ele é bonzinho. Tá velhinho já… Esse ano ele faz 11 aninhos…
    Olha só que fofo:

    http://youtu.be/k5UjygB1QjI

    http://youtu.be/rDFUOzTCudg

    • 21.janeiro.2013

      Ai eles são tão lindos! Amooo! Todos eles são muito bonzinhos, mas fazem muitas artes heheheh
      Amei os vídeos Fran… to aqui babando nele hahahahahahah Ounnn!
      Bjs

  4. 21.janeiro.2013

    Oi Bruna, adorei conhecer seu blog!Estou começando nesse mundo da blogosfera,e espero a sua visita! http://www.idealizaredecorar.blogspot.com.

  5. 21.janeiro.2013

    Sou suspeita de falar em cachorro, adoro todos kkkkk acabei de pegar um, mas é p a guarda da casa heheheheh bjinhos Gily

  6. 21.janeiro.2013

    Realmente Bruna! É muito importante saber que um cachorrinho é como um filho! É parecido com uma gravidez. Quando estava grávida da Gabi (atualmente com 3 meses), participava de vários fóruns na Web. Lá as grávidas e as tentantes compartilhavam as maravilha de estar grávida, tudo de bom que elas sempre escutavam, e quando algo não tão esperado acontecia elas ficavam péssimas! As noites sem dormir, a dedicação total, a dor nos seios ao amamentar… É muito importante que todos saibam do trabalho, dos custos e da dedicação! É como um filho, você vai amá-lo demais, mas tem que cuidar! Eles merecem o nosso aconchego!
    Bjos!

    http://www.lutandopeloideal.blogspot.com

  7. 21.janeiro.2013

    Otimas dicas Bruna, mas o Chihuahua late demais (então não serve para apartamento), o buldog frances é terrivel (uma amiga tem e ate coco na cama ele fez pra chamar a atenção!). Acho que o poodle, o maltes, o shitzu são os mais indicados ate o york late que é uma loucura, teem 2 no meu andar e ninguem pode sair pra jogar o lixo que eles começam a sinfonia! Tive a 6 meses uma Sharpei, e tive que doá-la para um casal pois ela nao fica sozinha de jeito nenhum, o casal tb esta sofrendo!
    Bjaum

    • 21.janeiro.2013

      Oi Sessa!
      Então, alguns latem mesmo, mas acho que vai muito mais do adestramento do que da raça sabe… conheço uma yorkshire que nem faz barulho praticamente, então depende muito… mas estes cãozinhos da lista são indicados pra apartamento em primeiro lugar por serem menores e não tão agitados quanto um labrador ou o beagle por exemplo! rs
      Bjs

  8. 21.janeiro.2013

    Estou adorando suas dicas. Perfeito o post.
    Bjs

  9. 21.janeiro.2013

    Bruna, que fofa, achei um mimo esse post e vc falou muito bem no vídeo. Adoro animais!!! Realmente tem que ter muitos cuidados com o bichinho, como sabe não tenho cachorro (já tive um que viveu 16 anos, meu bolinha lindo), mas tenho uma gatinha que ganhei do meu aluno – a Luna (ahhhhhhhh vc poderia fazer um vídeo sobre os gatinhos que moram em apartamento, né rsrsrs…)e uma coisa que me chamou atenção no vídeo foi vc ter falado das gravidas que os bichos podem passar doenças, aff pra mim é mito. Como sabe eu estive grávida, infelizmente perdi o bebê mas fiquei revoltada com os comentários assim: nossa vc já ouviu falar em toxoplasmose??? vc pode pegar??? dá a gata embora!!! Aff, ainda tem muita gente sem informação,e só de imaginar que existe muitas pessoas que fazem isso, é triste mesmo! Se vc cuida do seu bichinho, dá ração boa (o bicho não pode comer comida estragada, carne crua…), dá vacina, leva ao veterinário regularmente não tem que se preocupar. Lembro que na época conversei com a veterinária da Luna Dra Juliana da Pet Lovers ali do bairro Assunção e ela me disse que só contrai a doença se deixar as fezes por muito tempo na caixinha – uns 6 dias sem recolher, é claro que limpo a caixinha dela todo dia ou se comer o cocô, ninguém faz isso né, e sempre lavar as mão após recolher as fezes (noções básicas de higiene)!!! Essas informações são muito importantes, não basta ter um pet por ter, tem que ter muitos cuidados, desembolsar muito dinheiro sim (aqui gastei mais de R$500,00 colocando as telas na janela para segurança dela já que moro no 3º andar)sempre vejo notícias de gatos que pularam da janela e se machucam ou morrem pois eles não tem sete vidas isso é apenas um dito popular. As vacinas são caras, a ração tem que ser boa para não ter problema renal… e muito mais além de muito carinho, amor e paciência… ah não é só cachorro que passeia, levo minha gata pra passear no prédio (pelo menos aqui pode) senão ela fica miando na porta haja paciência mesmo. Uma dica é a castração, deixa os pets bem mais calmos.
    Vamos fazer a campanha “Bruna quer um cachorro”. Sabe, eles dão trabalho, mas ter um bichinho em casa não tem preço! Eu me divirto muito com a Luna aqui. Ela é minha alegria. Vc vai gostar!
    Bjsssssssss

    • 21.janeiro.2013

      Ah, comentei e não assinei rsrsrs…
      Beijokas

      Flávia – oambienteideal.blogspot.com

    • 21.janeiro.2013

      Flavinha lindaaa!
      Amei o seu relato! É bom que muita gente leia para ver se conseguimos quebrar esses mitos!
      Não vejo a hora de ir para o apê menina, quero esse cãozinho bolinha de pêlo pra eu amassar muito kkkkkkkkkkkkk Bjão!!!

    • 22.janeiro.2013

      Bruna, olha eu de novo aqui hehehe… adoro cachorro, tive o Bolinha, era um super cachorro,ele tinha todas as qualidades de um bom cão. Eu posso dizer que realmente é amigo do homem.Quando ele faleceu sofremos muito, pois era meu irmão caçulinha rsrsrs… Eu queria ter um aqui no apê mas já tenho a gata, só ela já dá trabalho, pois mesmo castrada é ligada no 220 rsrsrs…quer brincar toda hora,sair no corredor do prédio (minha visinha tem uma cachorrinha linda, a MEG e a Luna vai lá na porta dela cheirar, fazer uma visita) nossa tem que ter pique mesmo, eles são elétricos, vou postar um vídeo dela brincando, subindo nas paredes eu me divirto, fica uma correndo atrás da outra…rs tenho muito amor por ela. Não contei, ela ficou doente com a mudança, teve febre, dor de barriga,é comum pois os bichinhos não gostam muito de mudanças, eles estranham… eu fiquei preocupadíssima, nunca vi a Luna doente. Levei na veterinária, ela disse que eles estranham muito a mudança. Depois de 10 dias ela melhorou, ufa!!! Quando pequena eu adestrei a gata, dizem que é difícil, mas criei algumas regras com ela usando um borrifador de água (gatos odeiam água, mas ela adora um banho quentinho no chuveiro). É incrível como eles aprendem com condicionamento, se vai fazer algo errado só mostro o borrifador e pronto! Ah, gato gosta de altura e de subir nas coisas, é instinto, mas eu ensinei a Luna não subir na mesa e na pia, quando subia, borrifava água nela e dizia NÃO bem forte, ela aprendeu. Também não arranha o sofá pq compramos arranhador, se ensinar o animal desde bebê a não fazer coisas erradas não terá problemas, eles aprendem rápido.
      Bom agora chega né escrevi d+!
      Beijosssss

  10. 21.janeiro.2013

    Oi Bru muito legal este post, é muito importante deixar as pessoas cientes que animal não é brinquedo e tem sentimento.

    Bjs
    http://detudoumpoucobyrenata.blogspot.com

    • 21.janeiro.2013

      Oi Re!
      Verdade, pq hj a gente vê tanto bichinho sendo despejado das casas… dá tanta raiva disso!
      Bjss

  11. 22.janeiro.2013

    Oi Bruna! Amei seu post e gostaria de dar algumas sugestões:
    1)Gostaria de indicar a raça que eu tenho, se chamam galgos italianos (italian greyhound) http://www.galgos.com.br/cms/index.php/menracas/italian-greyhound
    São pequenos, dóceis, não tem cheiro (JURO), e diferente do que pensam, não são cães de corrida que precisam ser criados livres. Precisam de exercícios como qualquer outro cão. São fofos demais. Como faço para te mandar uma foto? Ah, mando pelo facebook rsrs

    2) Sei que muitas pessoas encontram problemas para ter cães em condomínios. Então gostaria de indicar esse site, onde advogados fizeram um documento escrito e um vídeo informando e esclarecendo a população sobre esta questão. Nenhuma regra de condomínio pode se sobrepor a nossa constituição e ter um animal em apartamento, desde que não seja um boi ou vaca, é direito de propriedade de todo cidadão brasileiro.
    http://www.terraverdeviva.com.br/

    É isso! Bjs p você

    • 22.janeiro.2013

      Oi Érika, obrigada linda!
      Nossa não sabia que era este o nome dessa raça! Acho tão adoráveis qdo vejo!
      Ótima dica do vídeo!
      bjs

  12. 24.janeiro.2013

    Oi Adorei seu blog,e seu canal lá no youtube.Lá no video eu escutei falando que você gostaria de ter um lhasa apson ou um shih tzu,se eu fosse você eu escolheria o shih tzu.Porque eu tenho um lhasa e ele é um pouco arisca,pelo menos a minha late bastante,e o shih tzu ele é bem mais dócil,e gosta de crianças e tal!Mas o lhasa não é tão chato,o shih tzu ele gosta de brincar também.

    Quando eu vou passear com a minha cachorrinha que chama Sophya,todo mundo pergunta se ela tem um problema no olho,porque ela tem um olho azul e o outro castanho,se você quiser eu mando uma foto,para você ver!

    bjs!!

    • 28.janeiro.2013

      Hummm adorei as dicas Gi!
      Obrigada mesmo!!!
      Estou quase indo pro shih tzu, muita gente tem falado o mesmo!
      bjs

  13. 03.março.2013

    Ai que legal esse post amei, tenho uma Shith tzu esta com 4 meses e meio, e ela e super boazinha, educadinha e amorosa,,moro em apartamemto tb e ela fica o dia todo sozinha, morro de dó mais não tem outro jeito, mais ela fica quietinha não destroi nada em casa faz a sujeirinha dela na lavandeiria no jornal, eu amo demais.

    Adorei seu blog vou seguir vc

  14. 06.março.2013

    todos lindos amei demais esse post beijoss

  15. Anonymous
    18.maio.2013

    amei a ideia de movel e cama eu tenho u porta livro que vai servi direitinho ! vc é dez ;)

  16. 10.junho.2013

    Olá,

    Amo cães,mais não posso ter em apartamento.
    Qual a raça que vc indica para apartamento, menos a raça Shitzu( não gosto
    muito da raça)?

  17. 12.setembro.2013

    Oi, eu amo um Shih tzu, ele é calmo, cão que todos gostariam de ter em um apartamento.
    Gostei da matéria! Por mim adotaria um cão vira-lata, mas não sei o temperamento dele…

  18. Jacqueline Santos
    20.novembro.2013

    Adorei o assunto ! Sempre morei em apto. e tenho meu bebezinho lhasa apso.Indico que procure também as creches para cães, sim, estão cada vez mais populares e proporcionam socialização com outros cachorrinhos,afinal,eles também merecem diversão fora de casa, eles possuem pacotes de 1,2 3 x na semana, não é só a gente que gosta de passear e fazer amizades : )

  19. Stefany Candido
    22.julho.2014

    Oi Bruna.
    Eu queria saber se da para criar pincher em apartamento?

  20. 24.outubro.2014

    Muito bacana o seu texto. É interessante ressaltar também que cães de grande porte podem se adaptar a apartamentos (desde que saimos com eles para andar/correr) como o caso do American Staffordshire Terrier ;-)

    Abs.

  21. Maria José
    25.agosto.2016

    Adorei o vídeo! Tenho um pug de 6 meses, ele veio para a minha casa com 4 meses e fazia as necessidades no jornal, acontece que ultimamente passou a fazer em todos os lugares da casa! O que devo fazer?

  22. Graciellidelima
    04.setembro.2016

    Eu ganhei um puldo mais Eu e meu marido trabalha das 1 da tarde até 3da manha e quando Eu sai ele fica latindo oq eu Faso