28  05
2013
apartamento | cooktop | cooktop à gás | cooktop elétrico | cooktop por indução | cooktop vitrocerâmico | cozinha | Decoração | fogão

Como escolher um cooktop?

Só para começar o assunto, decidi que não terei um fogão convencional no apê, nem o tradicional de embutir, muito menos o que tem pés. Quero o meu tão sonhado cooktop!

Mas qual a vantagem de ter cooktop e forno elétrico, ao invés de um fogão convencional?
Como o cooktop é um fogão de mesa e é separado do forno, então podem ser instalados onde for mais prático para quem irá usar. O espaço abaixo do cooktop fica vago para armários, enquanto o fogão convencional não permite isso por causa do forno. E o legal é que se a pessoa optar por um forno a parte, ela pode posicioná-lo de modo que não precise se abaixar para colocar ou retirar pratos.

Como no meu caso a cozinha é no modelo corredor e tenho pouco espaço, cada milímetro vale ouro! E então agora começa a minha saga da procura pelo modelo e pela marca.
Mas antes de me decidir pela marca, preciso escolher que tipo de cooktop quero comprar!

Existem três tipos de cooktops:

1. Cooktop à gás: 
É o modelo mais comum nas cozinhas contemporâneas e ele funciona praticamente igual ao fogão convencional que já estamos acostumados. O gás pode ser encanado ou usando botijões, e ele possui queimadores de chama viva. Eles podem ter tampa de inox ou vidro temperado e geralmente os fogareiros são de material esmaltado resistente.

2. Cooktop elétrico:
Este modelo é ótimo para quem ama cozinhar porque oferece precisão total de temperatura. As resistências ficam posicionadas abaixo da mesa de vidro e a potências são ajustadas com controles eletrônicos. Neste sistema elétrico, o cooktop usa a energia elétrica para aquecer as resistências, que geram o calor necessário para o cozimento. Diferente do modelo à gás, este cooktop não gera fogo (chama) e dispensa a instalação do gás. O único ponto baixo deste modelo é que tem alto consumo de energia elétrica.

3. Cooktop por indução:
Este é o mais moderno e o mais desejado dos três! O sistema por indução gera calor quando acontece o contato das panelas de metal sobre a tampa vitrocerâmica através de correntes eletromagnéticas. A vantagem é que não existe perda de calor para o ambiente, pois toda a energia vai somente para o alimento, e o melhor, se você encostar a mão sobre o queimador não irá se queimar! Vale lembrar que este modelo requer que as panelas sejam em aço, multicamada/fundo triplo ou ferro fundido, pois este sistema não funciona com panelas de alumínio, vidro, cerâmica e itens com a base de cobre ou pirex, por não serem materiais magnéticos.

Provavelmente a melhor opção no meu caso será o cooktop à gás, já que meu prédio tem toda a instalação já pronta para o gás encanado, e além disso, esse modelo é o mais em conta dos três.
Meu sonho mesmo era ter o modelo por indução, mas quem sabe no futuro. No momento, tenho que ser mais racional e ver o melhor custo-benefício pra mim :)

Alguém aí já tem cooktop?
Me contem as experiências de vocês, afinal preciso escolher a marca para o meu!

Beijo <3

Não deixe de curtir a página do facebook para acompanhar o conteúdo extra:

146 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 28.maio.2013

    Oi Bruna, eu tô numa dúvida cruel. Devido a falta de $$$ no momento tô pensando num fogão convencional, não é meu sonho, mas sabe como é né?
    Meu maior problema é que lá no prédio o gás não é encanado e pra ser sincera, não sei onde vou enfiar um botijão de gás na cozinha/lavanderia minúscula.
    Tô quase me rendendo ao cooktop e tentando convencer o namorado a comprar um forno elétrico ((ou ficar sem forno mesmo))

    • 29.maio.2013

      Oi Sara!
      No seu caso então os elétricos e por indução são ótimas opções ein!
      Bjs

      • Isabella Fernandes
        05.janeiro.2015

        O cooktop por indução gasta muita energia?

  2. 28.maio.2013

    Também to nessa dúvida, Bruna…

    Valeu pelo post, ajudou bastante! Bjo

  3. 28.maio.2013

    No meu apê tenho um a gás de 4 bocas da Brastemp. Ele é ótimo em relação ao custo benefício.. meu único problema com ele é a limpeza, qualquer coisinha já aparece a sujeira.. meu sonho também é esse por indução.. e esse com certeza deve ser bem mais prático..

  4. 28.maio.2013

    Oi Bruna,

    Lá em casa tinhamos um da marca Fogatti, não indico! Ele simplesmente derreteu uma boca (boca quadrichama – acho que é isso). Ai compramos um Fisher, muito bom mesmo!!!

    Adoro seu blog, estou na fase de decoração e compra de móveis e eletros para minha casa nova, e suas dicas são sempre bem vindas.

    Vou optar no cooktop à gás também.
    Beijos

    • 29.maio.2013

      Oi Pamy!
      Ja ouvi falar bem do Fischer mesmo, bom saber ;)

    • William
      27.fevereiro.2014

      Estou pensando seriamente em adquirir o modelo Fogatti 5 bocas inox, modelo 500i. Já tenho um modelo 4 bocas da Fogatti há quase 10 anos e nunca tive problemas. Quero passar para um de cinco bocas e o único que a profundidade do corte na bancada coincidente é o da mesma marca.

      Pode por gentileza me informar se esse era o seu modelo, o defeito ocorrido (a trempe derreteu, foi isso?) e esclarecer ainda: se a assistência/ empresa não trocou, consertou o produto e qual foi a causa/parecer da(s) mesma(s) para o fato ocorrido?

      Muito obrigado

  5. 28.maio.2013

    o meu com certeza será à gáz pelo mesmo motivo, mas também quero muito o por indução, quem sabe mais tarde né??

    bju bju
    http://noivadeatitude.blogspot.com.br/

  6. 28.maio.2013

    Oi Bruna,
    Sempre quis saber se para os cooktops precisa de uma bancada com material específico ( mármore) ou pode ser adaptado em balções de cozinhas normais ( MDF)?

  7. 28.maio.2013

    Lá pro Apê vou optar por Cooktop a gás, só tem um problema neles, o tampo de vidro é muito reto não tem nenhum relevo na parte dos botões ai qualquer coisa que derrame em cima do fogão entra para dentro deles. Mas mesmo assim acho a melhor escolha!

    Beijos

    Meu Palácio de 64m²

    .

    • 29.maio.2013

      Oi Cris,
      Eu imaginei isso mesmo, mas ainda prefiro eles do que um fogão rsrs
      Bjs

      • Jaque Schiavini
        16.maio.2015

        Cris e Bruna, isso não é problema, pois no momento da instalação, o ideial é q seja feita a vedação da base do fogão junto à base de mármore/granito/MDF, com silicone, preto ou incolor, depende da cor da mesa do fogão, para um perfeito acabamento! Pelo menos o meu foi instalado assim! Nunca tive problemas!
        O meu modelo é o cooktop a gás, 5 bocas com tripla chama, mesa de vidro preta, acendimento super automático da marca Fischer!
        Espero ter ajudado meninas!

        • Ludmila
          12.dezembro.2016

          Olá, estou estudando para comprar um cooktop e vi que muitas pessoas compram fischer, mas fiquei receosa pois dizem que as trempes descascam em um mês e as panelas não ficam firmes. Procede? Aconteceu com alguém aqui? Obrigada!

  8. 28.maio.2013

    Oi Bruna….no meu apê tenho um a gás de 5 bocas da Tramontina…comprei pelo site do ponto frio,é ótimo e paguei barato..rs

    Quando me mudei já tinha os armários embutidos no apartamento, mas o espaço era para um fogão convencional, fui pesquisar quanto ficaria para fazer um armário planejado e quase morri de susto com o preço…rs Depois de várias “fuçadas” pela internet achei um balcão em mdf para cooktop….saiu muito mais barato, só tive que levar em um marceneiro para cortar na medida que eu precisava e ele me entregou montado. =)

    Por enquanto tenho um forno simples, mas muito em breve quero adquirir um de embutir‼ =D

    Beijinhoss…

    E esse é o cooktop –> http://www.tramontina.com.br/produtos/4020-brasil-5gg-70

  9. 28.maio.2013

    Olá!
    Em relação aos cooktops à gás, recomendo o da Brastemp.
    É o único do mercado que possui trempe de piatina, que é um ferro “achatado” que permite melhor acomodação da panela sobre o queimador. Os outros normalmente são arredondados ou até pontudos, o que facilita que a panela se desloque. Outa coisa incrível é que as trempes são abaoladas, então ela acomoda melhor aquela panela velha que já ficou torta ou as famosas wok. Os manípulos que definem a intensidade do fogo são removíveis, o que facilita e muito a limpeza, e no caso deste da foto, ele tem a quadrichama, que é tem melhor eficiência de cozimento, melhor que a tripa e quintupla chama. Comprei o meu e estou muito feliz, comparei e pesquisei muito antes de optar pelo modelo Ative! da Brastemp. Abs, Sheila – sheila_capra@yahoo.com.br

    • 29.maio.2013

      Hummm, que demais Sheila, não sabia disso! Amei, vou dar uma olhada nele!
      Bjsss obrigadaaa!

    • Patricia
      07.abril.2015

      Oi, Sheila!
      Parabéns pelo seu comentário! Já me convenceu a comprar um cooktop Brastemp Ative! Rsrsrsrs
      Posso abusar da sua boa vontade?
      – Qual é o modelo do cooktop que você comprou?
      – Qual é o modelo do forno elétrico que você comprou para a composição da cozinha?
      Se puder me enviar a resposta por e-mail (patriciacguedes@hotmail.com), ficarei extremamente agradecida!
      Aproveito para agradecer a Bruna pelo conteúdo do Comprando meu Apê. Estou entrando em período de reformas, e estou simplesmente devorando o blog!
      Beijos a todas!

    • Carolina
      11.novembro.2015

      Oi Sheila e o seu é com a quinta boca no meio ou ao lado? Estou na dúvida pq dizem q ao lado é melhor no caso de colocar uma panela maior pq sendo no meio ele atrapalha as outras panelas. O que acha?

    • Carolina
      11.novembro.2015

      Oi Patricia, o seu é com a quinta boca no meio ou ao lado? Estou na dúvida de qual modelo comprar…

  10. 28.maio.2013

    Oi Bruna,
    Tenho um cooktop a gás de 5 bocas da Tramontina, paguei super barato em uma promoção do site do ponto frio, eu simplesmente amo‼

    O meu dilema foi que o apartamento que comprei já tinha os armários embutidos e quando fui pesquisar o preço pra fazer o armário do cooktop quase morri de susto…rs
    Depois de muita pesquisa no “Sr. Google” achei um balcão para cooktop de mdf que daria para adaptar para o meu cooktop (o espaço que encaixa o cooktop é maior que a maioria, então tive que levar para um marceneiro cortar e montar o balcão).
    Enfim, deu tudo certo e como os armários são brancos quase passa despercebido..rs
    Ainda estou com o forno elétrico convencional, próximo passo é comprar um forno de embutir. =)

    Beijinhoss‼

    E o cooktop é esse –> http://www.tramontina.com.br/produtos/4020-brasil-5gg-70

  11. 28.maio.2013

    SHow Bruna *-*

    O cooktop a gás que está instalado na primeira foto mto combinará com meu cafofô novo ♥
    só não gosto da ideia de ter um forno elétrico a parte sabe.. tenho sempre a sensação que o forno elétrico gasta mta energia.

    Beijos ♥

    • 29.maio.2013

      Oi Ca!
      É lindo mesmo!
      Eu pretendo colocar forno a gás, espero que dê tudo certo!
      Bjss

      • Clarissa
        05.junho.2014

        Bruna, você sabe se para usar forno e fogão a gás da para usar uma única saída de gás do apartamento?

    • 03.junho.2013

      Oiii meninas, eu tenho um forno elétrico, e não gasta muita energia não, pois o cozimento é mais rápido do que o a gás, eu adoro, super indico! bjs

      • Julia Palhares
        16.março.2015

        Qual o forno eletrico que vc comprou Liliane?

  12. 28.maio.2013

    amei as dicas Bruna me ajudou bastante.
    brigadinho

  13. 28.maio.2013

    eu já tive um cooktop por indução em outro país que morei (é mais comum) e me apaixonei muuuuito, é uma pena que aqui o preço seja tão salgado…é tudo de bom, fácil de usar, excelente qualidade, fácil de limpar.. enfim… ainda terei um novamente <3

  14. 28.maio.2013

    Bruna os 3 itens mas “importantes” e complicados para minha casa nova são os lava roupas, foção e lava louças agora falta escolher a lava louças, suas dicas são preciosas em breve mostrarei aqui minhas fotos da casa nova com suas dicas bjs.
    PS: faz uma visitinha na minha loja vai ser um prazer te atender.
    http://meubrilho.lojaintegrada.com.br/

    • 29.maio.2013

      Nossa se no meu apê couver uma lava louças, ficarei muito feliz heheheheh
      Obrigadaaaa!
      Manda sim, vou amar!
      Vou olhar sua loja tb!
      Bjs

  15. 28.maio.2013

    Nossa, amei o post. Muito bom mesmo, serviu para que eu tirasse muitas dúvidas. Eu queria um cooktop elétrico, mas seu post me ajudou muito. As panelas próprias para o cooktop por indução são mais caras né? Por se tratar de panelas específicas, acho que o custo sai um pouco maior. Mas pelo seu post, retratei que é melhor o cooktop a gás mesmo. Muito bom, parabéns. Beijos

    http://bonecasdeatitude.blogspot.com.br/

  16. Anonymous
    28.maio.2013

    O cooktop por imducao eh a gas ou eletrico?
    Penso em comprar um cooktop, mas instalar um abaixo do outro mesmo…
    Abracao
    Rany

    • 29.maio.2013

      Oi Rany, é elétrico, mas o fogão por indução ganha dos outros em questão de economia da energia, pois tem uma eficiência de 84%, ele não deixa que o calor se perca como no caso do gás ou o elétrico.
      Só não entendi pq vc disse de instalar um abaixo do outro.
      Bjs

  17. oii Bruna o meu é a gas e amooo ele heheh super pratico pra limpar

  18. 28.maio.2013

    Não indico o forno elétrico. Além do consumo altíssimo de energia, os pratos não ficam tão bons qto aos feitos no forno a gás. Vc paga a “buniteza”, pq no dia a dia, bate um arrependimento…

    • 29.maio.2013

      Eu não pretendia mesmo comprar um elétrico, prefiro à gás, mas obrigada pela dica!

    • Laine
      18.novembro.2013

      Realmente, conheço pessoas que disseram que o forno elétrico não assa o alimento tão bem como o a gás.

  19. 28.maio.2013

    Oiiiieeee … Você já pensou no forno??? Me disseram que esses fornos para cooktop são hiper pequenos, que não chegam aos pés do fogão convencional … Que tal uma matéria sobre isso????
    Abraço!

  20. 28.maio.2013

    Bruna,
    Tenho um cooktop da brastemp e adoro. Minha cozinha é corredor como a sua e eu fiz o furo do cooktop na bancada de granito e fiz uma torre de mdf onde embuti o forno e em cima ficou o microondas. Uma super economia de espaço.
    Quanto ao forno decidi comprar a gas ja que o elétrico gastaria muita energia para as minhas necessidades(adoro cozinhar e uso bastante o forno). O instalador do gas do prédio colocou um relógio com dupla saída ficando uma mangueira pro cooktop e outra pro forno. Ambas podem ser fechadas separadamente.
    Adoro o cooktop, mas acho que n tem a estabilidade do fogão tradicional ja que a grade é muito menor. Mesmo assim n me arrependo, acho ele lindão e super fácil de limpar.

  21. 28.maio.2013

    O cooktop por indução é mais econômico em relação ao consumo de energia?

  22. 28.maio.2013

    Bruna:
    Na reforma que fizemos ano passado aqui em casa trocamos o fogão de chão por um cooktop. Eu adorei, a cozinha fica muito mais bonita. Porem quando recebemos visitas pro almoço o cook já não é tão legal pois ele não cabe panelas muito grandes. A marca do meu é Brastemp, comprei pela assistência técnica que tem em todo o Brasil, e pela qualidade que é muito boa.

    • 29.maio.2013

      É eu imagino que para panelas grandes é mais complicado, mas no meu caso acho que ainda é válido um cooktop!
      Bjusssss obrigada Fe!

  23. 29.maio.2013

    Oi queridona!
    Esse por indução é um luxo!!!
    Amei o post…
    Beijos!

    “Construindo Minha Casa Clean”

  24. 29.maio.2013

    Bru, estou no terceiro cook, e os três foram da Casavitra… depois entra no site deles, um mais lindo que o outro, e eles tem também “tábua” de carne (que não é tábua, e sim de vidro) e bandejas nas mesmas cores e desenhos que o cook. O meu primeiro foi totalmente preto – não compre, pois mancha fácil, a limpeza é um porre, tem que ficar lustrando, pq se não ficam aquelas marcas que o pano úmido deixa, o meu segundo foi branco de bolinhas pretas, ótimo pois não precisa ficar lustrando como o todo preto precisa, um paninho ja é o suficiente, e agora tenho um de 5 bocas preto com xadrez cinza… se vc for ter ilha, melhor que seja de 5 bocas, pq coifa de ilha só tem de 90 cm, que é para os cooks de 5 bocas… acho que ficaria estranho uma coifa tão grande com um cook tão pequeno… Não sei se vc ja postou sobre os móveis para o apê… Vocês já pesquisaram, compraram? tenho umas dicas do que fazer e o que não fazer, material, lojas, marcas… experiencia propria… bjinhos… P.S. Ah!, me mudo amanhã, feriadão prolongado, e eu ajeitando as coisas pela casa… depois te mando mais fotos de como ficou.

    • 29.maio.2013

      Bruna, lembrei de uma coisa sobre a coifa que me deixou muito brava…. As vezes compramos as coisas com antecipação por conta de preço, etc, ou até por ansiedade, mas enfim… Comprei minha coifa no começo do ano (fevereiro), na webcontinental (ja tinha comprado la, e tem o preço “muito bom”)… só que de ilha é o dobro do preço, paguei 1600 na minha, super feliz, pq por ai é 1800/2000… entrei esses dias no site, e estava em promoção: 1380 (que raiva!), e no final de semana fui na leroy merlin, e estava com um mega promoção, mais barato aindaaa, 1100… quase infartei… kkk, isso é pra dizer que as vezes não compensa comprar tão antes assim como as pessoas dizem… pq ocupa espaço e ainda vc pode encontrar promoções melhores ainda.. bjs

      • Maria Eliza
        14.agosto.2015

        Oi Ju, gostaria muito que vc postasse suas dicas pois estou reformando meu Ap, obrigado

    • 29.maio.2013

      Nossa Ju, amei as suas dicas viu!
      Ah se quiser me dar dicas dos móveis aceito tbm, ainda preciso ir atrás, mas tô esperando pegar as chaves!
      Bjuuuus obrigadaaa!

    • nayara
      06.fevereiro.2014

      Junovaga é bom os cooktops casavitra?

  25. 29.maio.2013

    Eu tenho o elétrico! A melhor parte é a facilidade para limpar o fogão depois de cozinhar!
    Bjs

    • 29.maio.2013

      Ai que demais Carla, eu querooo! rs

    • 11.setembro.2015

      Carla Torci, tenho um cooktop á gás, e gostaria de comprar um elétrico, mas tenho medo de consumir muita energia, de quaanto foi o aumento na sua energia?
      Desde de já agradeço.

    • 11.setembro.2015

      Bom dia, Carla Torci, Eu tenho um cooktop á gás, mas sonho com um elétrico, mas tenho medo de consumir muita energia, de quanto foi o aumento na sua conta de energia?
      Desde de já agradeço.

  26. Thais A.
    29.maio.2013

    Eu já decidi que vou querer o cooktop a gás, além de achar muito bonito e custo x benefício hoje para mim é mais interessante!! Acho o cooktop por indução liiiindo, mas além de ser beeeem mais caro essa questão de ter que usar panelas específicas atrapalha bastante, deixa o custo dele muito mais elevado!!

    Aproveitando que você falou do cooktop pq não falar tb sobre forno??! Nossa tô tão em dúvida sobre qual escolher, se o a gás ou o elétrico, queria muito saber a opnião de quem tem!! Nos comentários o pessoal sempre deixa informações valiosas!! rsrs

    Bjos

    • 29.maio.2013

      Pois é Thais, só dá pra comprar no dia que o custo dele baixar assim como as panelas tbm!
      Vou fazer o post sobre o forno sim, pode deixar!
      Bjusss

  27. 29.maio.2013

    oi tudo bem?
    hoje é meu primeiro comentario, acompanho a muito tempo seu site.
    Eu e meu namorado estamos planejando comprar um apto e ate vimos um bem parecido com o seu.
    Queria agradeçer pelas dicas e que estou muito empolgada para comprar o meu!
    porem acho que ainda vai levar um tempo,devido a entrada que tem que dar.. e tambem pq queremos um com mais de 70m.

    bjao!! e parabens pelo site

    • 29.maio.2013

      Oi Carolina, ai que bom que vc deixou um recadinho aqui, obrigada! <3
      Tenha paciência, na hr certa aparece o ideal, comigo foi assim!
      Bjsss

  28. 29.maio.2013

    Oie Bruna, super aprovo o uso do cooktop! Inclusive, fiz um post sobre o meu que vc pode acessar por este link: http://www.dicasdonovoape.com/2013/01/dia-dia-cooktop.html
    É o modelo Ative! de 4 bocas da Brastemp, pretinho básico.
    Eu adoro e recomendo!
    Ah, esses por indução parecem sonho né?! No meu caso, ficou para o lindo sobrado de condomínio que terei na fase 2 da vida.. hehehehe
    Beijossss

  29. 29.maio.2013

    Oi Bruna, adorei o post. Como o meu forte não é muito cozinhar, pensei em um elétrico ou por indução, apenas devido a aparece facilidade de limpeza, afinal limpar fogão ninguém merece rs.

    Meu apê é super minusculo, a cozinha então nem se fala, então cheguei a cogitar a possibilidade de comprar um cooktop e um forno/micro-ondas 2 em 1, assim não preciso perder espaço para o microondas e para o forno. Colei o link do modelo abaixo, seria pedir muito para inclui-lo, caso venha a falar de forno elétrico?

    Obrigada.
    Beijos e parabéns pelo blog.
    Ana

    http://www.magazineluiza.com.br/forno-eletrico-com-micro-ondas-brastemp-gourmand-bmd35at-31l-inox/p/2001441/ed/mond/

  30. Anonymous
    29.maio.2013

    Oi Bruna..

    Vou ser sua vizinha rsrs..Como sou a ansiedade em pessoa já comprei meu cooktoop á gás da marca Brastemp Ative e meu forno da Electrolux lindo de morrer, todo espelhado porem ele é elétrico. Percebi que o forno a gás é muito mais difícil de achar porque procurei muito e o que achei ou era grande demais ou era feio demais rsrs..Acabei comprando o meu no Fast Shop por um preço bom com 02 anos de garantia e ouvi falar muito bem sobre forno elétrico. Embora algumas pessoas fale que seu consumo de energia elétrica é alto, pra mim que não sou tão adepta de cozinhar não faz diferença e um amigo do meu marido comprou para a casa dele e disse que não consome tanto como as pessoas dizem. A opinião dele foi fundamental para minha compra.

    Bjuss

  31. 29.maio.2013

    Olá, vim falar da minha escolha…rs

    Tenho o cooktop de vidro preto da Fischer. Ja falei la no blog dele. To muito satisfeita com o rendimento dele e o custo vale muito. Mas tb concordo com outro comentário do seu blog, ele mostra muito a sujeira. Tipo: vc esta cozinhando batatas e se espirrar água pro vidro vai marcar muito. Mas no mais ele é ótimo.

    O de indução eu tb tenho, um de uma boca. Portátil. que é bem útil. Mas se eu tivesse uma cozinha americana de certo ele ficaria embutido no balcão/passa pratos pra servir pra aquecer algo em dia de festa por exemplo.

    Ja viu a cozinha da Rita Lobo? do Cozinha Prática/Blog Panelinha? é assim, o fogão cooktop ao lado da pia, e no balcão outro cooktop que não sei se é elétrico ou indução, é bem legal tb.

    Bjs

  32. 30.maio.2013

    meu pai vende na loja dele, mas a gente nao tem não hahahaha minha mãe nao curte D:

  33. Anonymous
    31.maio.2013

    Bruna,
    moro na Alemanha e aqui fogao chique é a gás!
    Eu tenho agora um elétrico normal (que pertence ao ape alugado) e pro apê novo queríamos o de inducao. O que nos fez desistir dele (além do preco) foi o fato das panelas que, além de serem magnéticas, NAO podem ser maiores que a boca. Ou seja, iria perder as minhas frigideiras e minha enorme panela de pressao.
    O vendedor deu a dica de testar com um ima. Se grudar na panela pode usar no inducao.
    Nao tinha como colocar o forno embutido num armário mais alto, daí vou comprar um modelo que é forno de embutir no armário embaixo do cooktop (que fica embutido na pedra). Eles sao ligados eletricamente entre si e os botoes do cooktop ficam no painel do forno. Nao me importei porque até gosto do visual fogaozinho.
    No início me perdia de cozinhar no fogao elétrico, assim que a comida estiver pronta tem que tirar de cima da boca, nao basta só desligar porque a boca ainda fica um tempao quente.
    Ah, essa semana fui visitar as obras do meu apê. Já tenho paredes e janelas. Muito emocionante :D
    Bjs,
    Elisa

    • Salete
      07.janeiro.2015

      Uma dica pra vc, pense como proxima aquisição. Ao cansar-se da sua panela de pressão grande, compre uma eletrica da Walita … é tuuudo de boooom. pratica antiaderente, vc pode sair e quando voltar seu feijão e outras coisas, milho mandioca, legumes sopa até polenta kkkk estão feitos pois ela é automárica e desliga sozinha. Muito melhor que a panela de arroz, Que tambem a de pressão eletrica faz, fique de olho sempre entra em promoção na Casa Bahia.

  34. 03.junho.2013

    Olá bruna, gostei muito do seu post…eu comprei um cooktop brastemp clean 5 bocas e estou amando!! Tem só uma semana que estou com ele.
    Vi os comentários de que ele suja muito…claro, preto e branco são cores que aparecem logo a sujeira, porém no meu caso, acho que vai demorar mtooo pra ficar sujo, já que eu não costumo fazer fritura.
    Eu super indico você comprar um, vai amar!! Fora que a cozinha fica um charme de linda!

  35. 03.junho.2013

    Menina essa materia sobre cooktop caiu do céu, pois estava precisando saber mais sobre eles, eu to ligadona no Electrolux de 5 bocas superautomatico, foi amor a primeira vista, mas nao vi nenhum comentario sobre ele e sendo assim tenho receio de comprar.Eu pretendo um de 5 bocas e quero tbem um forno a gas que combine com ele, vc tem alguma sugestão?Quanto litros o forno tem que ter pra um cook de 5 bocas?Obrigada..Bjão

  36. Anonymous
    17.julho.2013

    Bruna, também gostei muito do seu post. Me ajudou bastante.

  37. 19.julho.2013

    Olá, Bruna, amei seu blog. Vc é super criativa, inteligente, está de parabéns!! Entao, eu morei na Espanha, voltei no ano passado e lá tínhamos o cooktop todo de vidro (lá se chama vitroceramica, naum sei se aqui se chama assim) e o forno elétrico. O cooktop desse tipo eh uma maravilha. Fikei com saudades deles,hehehe…Tanto para cozinhar quanto para limpar.. É nota mil…Muita sorte, vc merece pois eh muito simpática.

    Um abraço
    Eulália

  38. 20.julho.2013

    Oiiii, Bruna!
    Foi mtmt bom esse post pois t, estou na saga de reforçar todo o ap e havia optado pelo fogao de embutir. Mas eu e meu marido amamos o cooktop por induçao pq eh um charme, neh? rs E descobri que ele nao usa gás, nao sabia. Não existe nenhum modelo que usa gás desse? Não existe um fogao de embutir com a parte de cima assim, por inducao? Isso eh o que eu MAIS QUERIA ACHAR!! Mas acho q realmente nao deve vender aki no Brasil…. vc sabe de algo sobre isso???? Muitissimo obrigada!
    Bjsss!

  39. 20.julho.2013

    Bruna, seu post foi mtmt bom pra mim! Tava na verdade procurando um fogao de embutir com a parte de cima com o fogo por inducao! Ms acho q nao vende mesmo aki no Brasil neh?? Queria saber se ja viu esse modelo… Eu e meu marido amamos e queríamos um! Porderia nos ajudar? Super obrigada!!
    Ah, e os cooktops por inducao sao SOMENTE eletricos???? Caramba, nao sabia…
    Bjaao!!

  40. 21.julho.2013

    Oi Bruna! Pode falar de cozinhas planejadas para apês pequenos? Vi umas gavetas de cozinha que deixam a cozinha bem arrumada! Show! Bjao

  41. Laís Martins
    09.agosto.2013

    Olá, boa noite!
    Bruna, eu gostaria de saber qual a marca do cooktop que você comprou?
    Ando muito na duvida sobre qual vou comprar. Estou quase comprando um da Fischer.

  42. 27.agosto.2013

    Bruna…eu to numa duvida em relaçao ao cooktop…eu cozinho bastante…sera que é pratico? no dia-dia…ele é igual ao convencional?

  43. Carla Mendes
    10.setembro.2013

    Olá Bruna,
    Estou pretendendo comprar um cooktop pois minha cozinha no apê é bem pequena. Mas eu precisava saber se posso instalar o botijão de gás embaixo dele, pois meu gás não é encanado.
    Você sabe me responder isso?
    Adoro seu blog, me identifico bastante com seus posts..
    Beijos

  44. 24.setembro.2013

    Oi Bruna,

    Em casa temos o da Brastemp, o pretinho da primeira foto. Ele é ótimo, aquece muito bem e é muito facil de limpar. Ele tem um brilho natural muito bonito (:

  45. 24.setembro.2013

    Oi Bruna, eu já tive o cooktop por indução da Brastemp. Ele cozinha muito rápido e isso é bom porém levei um tempinho até acostumar a cozinhar com ele. Outra coisa é que a panela tem q ser de fundo triplo q é bem mais cara. Quanto a limpar realmente é muito prático.
    Hoje eu tenho um cooktop a gás e na minha opinião ele é mais lento e por isso acho que a comida fica mais gostosa. Penso q é como um fogão a lenha q a comida fica mais gostosa q o fogão a gás.
    Eu prefiro o cooktop a gás e ele é tbm bem prático para limpar.
    bjs

  46. 30.setembro.2013

    Quero um cooktop todo elétrico, sem gás e não por indução….Poderiam me ajudar me indicando lojas, se possível virtuais ( estou em Belo horizonte), pois já procurei desesperadamente e não encontrei

  47. Anonymous
    14.outubro.2013

    Tem o da Fischer Vidro Cerâmico !!! Bjs

  48. SURAMA FONSECA BUENO PINHEIRO
    16.novembro.2013

    oi Bruna
    ,montei meu apartamento a três meses,e optei por um fogão 5 chamas da Brastemp,estou amando pois o fogo é ótimo para cozinhar e é fácil de limpar,coloquei sobre o fiz os armários planejados e o balcão de granito,o forno optei por um comum Layr Joy,com o espaço embaixo do fogão bem planejado pelo marcineiro.Adorei tudo.

  49. 16.novembro.2013

    Adorei o post, aqui em casa acabamos de reformar a cozinha, e vamos comprar também um cooktop, como ainda não pesquisamos os modelos, o seu post já me ajudou muito, o por indução é maravilhoso, mas deve ser bem salgado, como ainda vai demorar para os armários planejados ficarem prontos, creio que só vou atrás de um cooktop no ano que vem, mas o a gás deve ser a melhor opção ($$$).
    Beijos!!

  50. […] que eu falei sobre as diferenças entre o cooktop a gás, elétrico e por indução (neste post aqui), tomei minha decisão pensando em custo-benefício já que são muitos itens pra comprar ao mesmo […]

  51. 25.novembro.2013

    Oi! Parabens pelo blog!
    Fui numa feira de noivas e tinha um stand divulgando o a loja virtual de fábrica GE, Continental e Dako.
    Comprei cooktop, Coifa e geladeira no site. Tipo uns 30% mais barato.

    Link: http://www.lojamabecorp.com.br/noivas

    Espero que a dica ajude alguem!

    Beijos

  52. Marcinete
    01.dezembro.2013

    Olá,
    Tenho um cooktop Fischer de 5 bocas e adoro. Vou colocar outro no meu espaço gourmet. Indico está marca é muito prático para limpar. Agora, preciso de dicas de um forno de embutir. Não sou muito de assar alimentos o básico mesmo, tipo pão de queijo, lazanha e carne. Quem puder me ajudar.

  53. JC
    19.dezembro.2013

    Oi, olha eu vi um comentário que o forno elétrico não assa como o forno a gás, com todo respeito, é o mesmo que dizer que fogueira é melhor. Sou formado chef de cozinha e o que prepara alimentos é calor, seja lá de que forma vier. Dá pra assar de qualquer jeito. Uma se seu forno elétrico não está assando bem, ou o calor não esta sendo suficiente ou o tempo não está sendo suficiente. Em cozinhas profissionais mais de 90% delas usam forno elétrico, podendo escolher calor vindo de várias direções como em cima e em baixo o cozimento fica té mais uniforme do que só embaixo. E para quem gosta de indução, fiquem atentos às informações, muitos deles não podem ser usados com panela de pressão e não se podem usar com panelas de fundo arredondado, eu sou mais a velha chama viva.

    • Manu
      05.janeiro.2014

      JC
      Ainda bem…alguém experiente…para quem gosta de cozinhar e receber pesssoas, cooktops são indicados?? Tenho um fogão de 6 bocas Brastemp e queria trocá-lo por cooktop. O que acha??

    • Lorena Ribeiro
      14.março.2015

      JC!!!! Obgada por comentar, vc me ajudou mtooooo pq quero um cooktop de indução e tb quero usar a panela de pressão…rsrrsrs sabe qual posso comprar? Gostei do da tramontina (square touch 4ei 60) Vc conhece?

  54. Ione
    17.fevereiro.2014

    Olá, gente, adorei o blog! Creio que o melhor para um cozinha doméstica (para quem gosta mesmo de cozinhar) é um bom cooktop a gás e um bom forno elétrico. Se o forno elétrico não assou direito, pode ser apenas a marca. Alguns são bem ruins mesmo. Pq não tem como ser pior do que a gás por uma questão de Física, até onde eu sei. É o que melhor distribui o calor e vc controla como vai querer o ponto e a direção do calor. Concordo plenamente com o JC ai em cima. Exemplo, se vc quiser uma lasanha gratinada, aumenta a resistência de cima e embaixo ela vai se manter úmida. Não conheço nenhum forno à gás que faça uma cobertura gratinada tão linda, qto a de um forno elétrico. Claro, com a temperatura adequada na parte de cima. Se o forno elétrico for pequeno, igual forninho, aí não é bom. Só pra esquentar pão e pequenos assados mesmo. Espero ter ajudado. :-)

  55. Mônica
    22.fevereiro.2014

    Alguém conhece a marca Venax de forno de embutir? Pois eu quero um forno a gás e vi esse num site, com preço bom. Gostaria de saber se alguém tem ou conhece quem tem esse forno para fornecer indicações. Bjss a todos.

  56. Cesar
    25.fevereiro.2014

    Eu também gostaria de ter informações sobre o forno de embutir da Venax, preciso de forno a gas de 90 litros e não estou encontrando, tudo muito caro´, os da venax tem um preço bom…e agora…qual deles éu coloco. Apareceu aqui um comentário que eles esquentam o ambiente e o calor passa todo para as paredes laterais…alguém tem alguma dica?

  57. cintia raposo
    05.março.2014

    Boa tarde. Gostaria de saber qual o melhor tamanho para um forno a gás. Obrigada!!

  58. Rosa Maria
    12.maio.2014

    Gostaria de sua opinião : minhA cozinha e tipo
    Corredor e optei inicialmente por fogao de embutir de 4 bocas para nao perder espaço dos armários com o forno elétrico. Agora soube se for cooktop dará pra ser 5 bocas. Ficaria antiestetico colocar um cooktop na bancada e embaixo dele um forno a gás já que tenho gás encanado no apartamento e como os moveis já foram todos comprados nao poderei mudar o projeto. Muito grata

  59. 19.maio.2014

    Bom dia Bruna,

    Tenho uma dúvida, em uma promoção comprei um cooktop da brastemp de cinco bocas e preciso comprar o forno, vou optar pelo modelo à gás, pois minha cozinha é grande, de quantos litros compro o forno?
    Bjs
    Sandra

  60. 27.maio.2014

    Obrigado pelas informações Bruna! :)

    Na minha opinião, os cooktops por indução são os melhores. Pena que são mais caros.

  61. Clarissa Bernardo
    05.junho.2014

    Oi gente…
    O Fogão aqui da casa dos meu pais é eletrolux, cinco bocas ( 75 cm), de vidro. Cozinha super bem, o problema maior dele são as pecinhas ( não sei o nome correto) de apoio da panela. Algumas não aderem bem à panela, e fica meio bambo na hora de mexer a comida, mas fora isso o funcionamento é ok.
    O forno também é eletrolux, elétrico ( 60cm, fica em uma ilha, de MDF e funciona normal em questão de calor, não tem problema). Porém já não é tão legal quanto um forno á gás. O preparo não sai legal, e pretendo ter na minha nova casa forno á gás mesmo. Alguma sugestão?

  62. silvia
    09.junho.2014

    Cooktop 5 Bocas Casavitra Excellence E10E55.501 – a Gás com Acendimento Superautomático (cód. magazineluiza.com 0888072)
    alguma informaçao sobre essa marca por favor, estou a procura de um cooktop bom.

  63. Vivian Santos
    22.junho.2014

    Oi Bruna…

    Acho muito elegante o cooktop, mas nao sei direito qual a base que preciso, pode ser em qualquer base de marmore, se a instalaçao do gas é igual no fogão normal. Minha duvida mesmo, é onde colocar mesmo. Bjosss obrigada.

  64. Renye
    29.junho.2014

    oi queria tirar uma duvida, estou querendo comprar um cooktop a gás, mas n tenho bancada fixa na minha cozinha e nem qro mexer nela agora, tenho um balcão d inox a mais aki, será q pode só mandar fazer o tampo dele em granito com o corte para colocar o cooktop e usar assim ou tem algum problema fazer isso? vi alguns modelos d balcão na net mas são em MDF q nao gosto desse material, acho frágil! aguardo resposta!

  65. Nane
    17.agosto.2014

    Eu tinha um cooktop Electrolux, 5 bocas. Um espetáculo. Vendi meu apê e ele ficou (snifffff), mas já to agilizando pra reformar a cozinha atual e comprar outro igual, hehe :)

  66. Bruna espindola
    08.novembro.2014

    Bruna tenho uma super dúvida. Meu cooktop é o ative da Brastemp e foi instalado no mármore. Minha dúvida é a seguinte: o que posso colocar embaixo ( no armário de baixo)?
    Pratos, copos?? Juro, tenho medo de estourar pelo calor, ainda não cheguei a usar pq foi instalado ontem. Mas To com essa dúvida agora nessa arrumação dos armários!!
    Se alguém souber me avisem!

  67. Gisele
    17.novembro.2014

    Olá, gostaria de saber se para o uso do cooktop por indução é necessário panelas especificas ou pode ser qualquer panela?! E o manuseio, é muito complicado?!

    • 18.novembro.2014

      Sim Gisele, precisam ser específicas se não o cooktop não aquece corretamente. ;)

  68. Kel
    28.novembro.2014

    Reforma envolve tantas decisões… socorro! rsrs Acho lindo o cooktop cpm mesa de vidro, mas vi tantas reclamações de vidro estourado que estou desanimando e quase comprando um de inox. Comecei a reparar nos programas culinários e todos os chefs/cozinheiros e aprendizes usam cooktop com mesa de inox. Não sei se são produtores querendo alavancar a venda dos encalhados ou se é pela robustez do produto. Que dúvida! :(

    • Havana
      01.janeiro.2017

      Tbm estou com essa duvida

  69. Regina
    02.dezembro.2014

    Posso usar o cooktop à gás encanado juntamente com o forno (à gas?)
    Bjs

    • sandra
      19.dezembro.2014

      Pode sim tem um cano de 3 saídas uma fica no encanamento e as outras duas para o cook e forno, tomara que vc entenda! rsrsrrs

  70. Salete
    07.janeiro.2015

    Tambem estou nas mesmas duvidas de voce. Estou construindo uma casa, do meu gosto, porem tenho vontade do cooktop por indução, pois nao estou mais afim de lavar grelhas e bocais kkkk que é um saco !!! tenho instalação para todas as opções. Forno não uso muito, pois tenho forninho e tambem em meu espaço gourmet tenho churrasqueira com forno de ferro fundido, para assar carnes. Mas ainda nao estou certa de quais e qual marca. Voce já decidiu? SE puder me ajudar !!!!

  71. Mayara Rodrigues
    09.março.2015

    Ameeeeei este blog! Parabéns e muito obrigada! :*

  72. Lorenzo
    02.abril.2015

    Bom dia ! estou querendo comprar um cooktop de 5 bocas estava na duvida entre brastemp e electrolux , mas entrei em um sito de reclamações e descobri que as reclamações em major numero eram referente a manutenção e instalação e o vidro explodindo :0 ( que medo!!!!!!!!! ) Tem alguma outra marca mais interessante sempre no mesmo nível de preço ? Agradeço pela ajuda….

  73. claudia
    14.julho.2015

    Bruna, eu queria saber se voce ja usou seu cooktop da casavitra, vi no video que vc postou de cmo ficou sua cozinha que vc optou por essa marca, estou super a fim de um mas consultei o reclame aqui e vi algumas reclamações de encaixe das bocas, vazamento degas e ate de vidro que estourou.. pode me dar sua opiniao de usuraria dessa marca já?

  74. Mariana
    22.julho.2015

    Também gostaria que falasse sobre seu cooktop, estou na dúvida se compro dessa marca ou não

  75. Pâmella
    04.agosto.2015

    Oi Bru !
    Eu ganhei meu cooktop da Fisher junto com a compra dos móveis planejados. Super legal né ?
    Mas agora estou no dilema para instalar…. A Fisher ou a COMGAS estão cobrando muito caro apenas para fazer a instalação… Ah, e temos o mesmo problema com a coifa que também ganhamos..
    Você tem alguma indicação ? Sera que a gente mesmo consegue fazer essas instalações ?
    Beijo grande ! =*

  76. Rafael Henrique
    09.outubro.2015

    Estou na duvida desse dois cook top:

    1 – Cooktop à Gás Fischer Vidro Temperado 1519-5713 4 Bocas Bivolt Preto
    R$ 397,00
    2 – Cooktop à Gás Electrolux 4 Bocas GC60V Bivolt Preto
    R$ 579,00
    Minha duvida é, o da Electrolux é muito bonito; mas será que o Fischer por ser mais barato me atenderia também?

    Obrigado

    • Daniel
      15.julho.2016

      Sem duvida os cooktop´s da Consul trazem melhor custo beneficio, além de ter uma assistência técnica que funciona… muitas vezes o barato sai caro….

  77. Rosana
    25.novembro.2015

    Qual é melhor? Cooktop de vidro ou inox?

  78. Geisi
    10.dezembro.2015

    Olá meninas alguém sabe me dizer se tem problema por o gaz em baixo do fogão. .. estou sem opções. ..

  79. Marcio Aparecido Pereira
    16.dezembro.2015

    Muito bom o site. Estou montando meu apartamento e estou em dívidas se compro um cooktop com mesa inox ou de vidro.

  80. Daniela Lima
    11.julho.2016

    Estou querendo um cooktop e o forno embutudo, porém estou com um enorme duvida, será se é uma boa opção? e qual melhor escolha? desde já Obrigado

  81. Jonatas
    02.agosto.2016

    Bruna, adorei seu post. Pode me indicar algum bom modelo de cooktop a gás com forno embutido? beijos

  82. Rose
    29.novembro.2016

    Oi, Bruna… Estou numa dúvida cruel. Comprei o cooktop, mas me incomoda muito o pó que fica sobre ele, porque não tem tampa. Então vi que tem tampa para vender separada. Mas aqui vai minha dúvida: será que vale a pena ou o fogão vai continuar empoeirado, já que a tampa é solta e não presa como nos fogões convencionais?

  83. Karla
    28.março.2017

    Boa tarde tenho Cooktop​ dá Consul as tampinhas de cima derreteram e o suporte das tampinha não areiam ficam escuras parece ser ferro não alumínio alguém tem uma dica pra me ajudar??

  84. Karla
    28.março.2017

    Boa tarde meu Cooktop e dá Consul ! As tampinhas derreteram e as bocas escureceram não areiam parece ser de ferro não alumínio!! Alguém pode me ajudar??

  85. magda
    22.setembro.2017

    Oi tb gostaria de um cooktop por indução mas estou pesquisando e so vejo 220v .sera q ñ tem no 110v ?

  86. Elisangela Oliveira de Lima
    04.dezembro.2017

    Tenho cooktop algum tempo já. Mudei para o meu ap com o cooktop a gás. Acho interessente ser a base de vidro porém as panelas não ficam firmes, acho isso um defeito bem grande desses cooktops populares.

  87. marcia goldoni kunzler kunzler
    25.junho.2018

    oi Bruna tudo bem . fui orientada a comprar o cook top de uma chama para ter uma chama forte e potente. .
    acabei comprando mas fica dificil usar so uma chama para cozinhar ne
    ate agora so usei para fazer pizza de frigideira
    mas quando resolver fazer risoto mesmo usando uma panela principal, vou precisar de caldo quente etc
    como tu faria nesse caso ?

  88. Flavia de Oliveira
    18.agosto.2018

    Nossa, tanta informação interessante e deu por acabada a postagem???