01  05
2013
dicas | DIY | faça você mesmo | PAP | paredes | pintar paredes | pintura | Reforma

Como pintar paredes: faça você mesmo!

Para quem está tentando economizar na reforma ou acabamento do seu apartamento ou casa, nada melhor do que colocar a mão na massa ao invés de contratar um profissional para alguns determinados serviços. Mas sempre nos perguntamos: como fazer? Será que dou conta?

Hoje vamos ver algumas dicas de como pintar as paredes e deixá-las quase tão perfeitas quanto a de um profissional!
A primeira dica é: antes de sair comprando a tinta, decida o acabamento (fosco, acetinado ou brilhante) e qual a finalidade dela (aguentar exposição ao Sol, maresia, fuligem, água, sujeira, área externa ou interna). Tudo isso você encontra na própria embalagem da tinta!
A segunda dica é proteger o chão, rodapés, batentes e móveis. O papel ou papelão são os mais indicados, pois absorvem os respingos de tinta e seca rapidamente, mas você pode usar lonas de plástico também, só fique atento para não deixar nada sem cobrir.
Lembre-se que a parede deve estar seca e limpa. Se precisar de correção de infiltração ou aplicação de reboco, a espera é de 30 dias para secagem completa.
Caso a parede seja de gesso, é preciso aplicar fundos e tintas específicas.
Primeiro lixe bem a parede com uma lixa mais grossa e vá mudando para lixas mais finas. Depois não esqueça de deixar superfície limpa.
A hora da pintura!
O segredo de uma boa cobertura é fazer um “N’ do chão ao teto e em seguida voltar preenchendo os espaços, assim o resultado será uniforme. Outro truque é misturar toda a tinta de uma só vez para que a cor e textura não sejam diferentes. Aquela bandejinha de plástico faz muita diferença, pois nela você passa o rolinho tirando o excesso e evita camadas muito espessas.
E já que você economizará com o profissional, sugiro que invista em tintas que trazem a palavra “premium” na embalagem pois são as de melhor qualidade e farão a sua pintura durar muito mais tempo.
O rendimento das tintas está ligado às cores escolhidas. Quanto mais clara ela for, mais ela irá render!
As cores intensas exigem mais de uma demão e por isso rendem menos.
Se sobrar tinta que já foi diluída, jamais misture com a tinta original, pois isso fará antecipar o vencimento do restante do produto!
E se a tinta cair no piso de madeira, cerâmica ou porcelanato, use acetona ou solvente à base de acetona e álcool etílico. Deixe agir por alguns segundos e esfregue com um pano. Após feito isso, lave com espuma de sabão e água morna. Mas não faça isso em pisos laminados! Neste caso é melhor umidificar um pano com água e limpar o mais rápido possível.

AHH! E uma dica importantíssima: deixe para tirar a fita crepe somente no dia seguinte para não manchar e porque em alguns pontos a tinta pode vir junto com a fita!

Pintar a casa cansa muito, mas acho que vale o esforço de ver o resultado de algo feito por você, sabe?

E aí quem já se aventurou a pintar a casa?
E quem está com planos de botar a mão na massa, ou melhor, na tinta?!

Beijos

Fontes de pesquisa:
Revista Decorar mais por menos
Revista Minha Casa
Tintas Suvinil

24 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 01.maio.2013

    muito legal a dica!!!! Já já vou pintar a minha… aproveitar o dia do trabalho para trabalhar muitooooooooooo rsrsrs. bjs.
    Renata Martins Ferreira
    mfrenata@gmail.com

    • 01.maio.2013

      Hahahahahah por isso mesmo que eu resolvi dar essas dicas, imaginei que o dia do Trabalho iria ser pra trabalhar em casa pra muita gente hahahahah
      Beijãooo
      Obrigada!

  2. 01.maio.2013

    Boas dicas, eu já estou preparando meu quarto para pintá-lo.

  3. Ah, Bruna, tu se inspirou na matéria da Decorar desse mês, hahahahahaha , linda a revista menina, tu não achou também?
    Eu já andava pesquisando como pintar paredes há um tempinho pois tem 2 aqui no apê que receberão cor logo logo e eu mesma quero pintar, aí fui juntando tudo que era “dica”. Aí quando saiu essa matéria eu falei: pronto!!!!!! é agora que eu tomo coragem!!!!!!!!
    Ficou linda a sua matéria, super explicada e eu amo as imagens que vc coloca!
    bjs e ótimo feriado

    • 01.maio.2013

      Siiiim Rê! Esse post já estava programado pra ir ao ar essa semana, mas quando chegou a revista eu fiquei super feliz, foi bem na hr! E tbm me basiei na Minha Casa e nas dicas da Suvinil, é sempre bom ter uma base pra nortear os posts e passar algo mais concreto né ;)
      Como sei que muita gente no Brasil não tem acesso a essa revista, nada melhor do que passar o que aprendi!
      Obrigadaaaa, um beijo!

  4. 01.maio.2013

    Putz… vivo pintando a casa com meu pai… inclusive meu último post no blog foi sobre colorir tinta pra economizar. Fizemos a cor pra casinha que ele aluga e ficou bem legal. Beijinhos.

    • 01.maio.2013

      Que legal Fran!
      Nada como nós mesmas fazermos, eu por exemplo sou muito crítica e perfeccionista, prefiro eu mesma fazer o que dá hahahahahah
      Beijoooo

  5. 01.maio.2013

    Bruninha, estamos (eu e mamis) pintando a lavanderia aqui de casa! Na verdade mais ela do q eu, já q estou e trabalho tomam boa parte do meu tempo… Mas acabo me sujando de vez em quando. rs Nós optamos por comprar uns itens a mais para facilitar o trabalho, como lixadeira e compressor, já que a área é relativamnete garnde… Mas mesmo assim tá um trabalhão! Em m pedaço estamos pensando em fazer textura… Vou fazer umas fotos e depois te mando. Bjos e boa sorte para quem tb for se aventurar nessa missão!

    • 01.maio.2013

      Obaaa manda sim Paula! Se puder mandar fotos do processo (antes,durante e depois) vai ser bem legal tb!
      Beijoooo

  6. 01.maio.2013

    Optamos por assumir a tarefa pq tá impossível achar profissionais bons e responsáveis em SP. Os caras marcam e não aparecem, começam o serviço e te abandonam na metade, fazem mal feito, estragam o piso, vixe! Um monte de dor de cabeça que fala sério…

    • 01.maio.2013

      É verdade Paula, o que mais tem por aqui são profissionais irresponsáveis. E quando achamos um bom ele cobra uma fortuna! Então melhor nós mesmos colocarmos a mão na massa!
      Beijossss

  7. 01.maio.2013

    Legalll Bru!!! Adorei as dicas, desse jeito até eu me atrevo.. kkkkkkkkk
    Ta tudo bem explicadinho aqui! ^^

    Bjuuuuus

  8. 01.maio.2013

    Ps: Amei a seção apartamento da leitora, adoro ver a casa dos outros para ter ideias, e o legal é que são ideias REAIS e não aquela coisa de revista. Amei messsssssmo, faça sempre que possivel, rsrsrsrsrs. Parabens

  9. Que incrível essa postagem Bruninha!! Millll parabénsss pela iniciativa ;) Agora vou saber como deixar meu cantinho mais lindo de forma profissa! haha

    beijos mil <3

    http://www.uzeabuze.com

  10. 01.maio.2013

    A minha casa fui eu que pintei, todinha! Eu só ouvia as pessoas dizendo “você não vai conseguir”, “é muita coisa”, “menina, pintar uma casa não é pintar uma parede só”. Peguei todos esses “incentivos” e mostrei que sou capaz! Levei uma semana para pintar a casa inteira, mas ficou perfeito e como sobrou tinta!!! Ninguém teria a paciência nem o esmero que eu tive. Sem contar que os outros não ligam para economizar, já que não é o dinheiro deles que está sendo gasto com tinta… Para mim as melhores tintas são as “laváveis”, aquelas que você pode passar um pano úmido e limpa. Eu usei num dos quartos, na varanda, na cozinha e na área e não me arrependo. Valeu o investimento.

  11. Ana Luiza
    01.maio.2013

    Ola Bruna, gostaria muito que fizesse um post sobre como combinar a decoração, papel de parede com tecido do tapete e td maiss… Comprei um apartamento e estou com algumas dificuldades em relação a isso. Beijos, Ana Luíza

  12. 02.maio.2013

    Que massa! Amei! Vc está demais com seus posts, viu?! Arrasando amiga!!! Bju grandeeee

  13. Olá!
    Gostei muito do seu post…
    Mas eu gostaria de saber como pintar letras na parede. Você tem alguma dica legal?
    Estou montando uma escolinha e gostaria de pintar alguns nomes… Nunca pintei nada, mas optei por tentar fazer sozinha, até mesmo pra que eu valorize bastante o ambiente! =]
    Por favor, me ajude!!! Qualquer dica é válida!
    Beijos
    Renata Mundim
    renata.mundim@gmail.com

  14. 03.junho.2013

    Oi… Amei seu blog.
    Quanto esse post de pintura, eu me aventurei nas férias do ano passado a pintar minha sala. Pintei sozinha. Coloquei fita,forrei o chão,etc. Foi super cansativo, mas muito prazeroso tbm. Quem quiser economizar nesse ponto pode tentar sim, não é um bicho de 7 cabeças. Entro no youtube,pegue dicas de como pintar e coloque a mão na massa. Ninguém vai se arrepender.
    Bjão

  15. Verônica
    14.setembro.2013

    E que a força esteja comigo!!! Comprei td hj e 2ªF começo a pintura do eu espaço de atendimento. Acho que essas dicas me ajudarão muito!

  16. Rufino
    04.julho.2014

    Pintei, estou extremamente cansado, mas vale a pena o esforço. Ficou lindo e ao meu gosto.

  17. 28.fevereiro.2016

    Usei todas as suas dicas na hora que fui pintar o meu quarto e ficou lindo. Obrigado

  18. 20.setembro.2017

    Excelentes dicas. Parabéns pelo artigo!!!