10  05
2013
Apartamento na planta | apartamento novo | arquiteto | arquitetura | cozinha com ilha | Decoração | Design | home office | living ampliado | photoshop | planta | quarto de casal

Mudanças que fiz na planta do meu apartamento!

Acho que eu deveria ter estudado arquitetura e não design gráfico, pois estou amando brincar de arquiteta por aqui! Mas enfim, eu também amo ser designer e graças a isso eu sei alterar imagens no Photoshop! êêê :)

Abaixo vou colocar as alterações que eu fiz na minha planta para vocês verem!

Duas delas foram sugestões da própria construtora:
• eliminar o quarto 3 para ampliar o living.
fazer passa-pratos na parede da cozinha para a sala de jantar (um “buraco na parede em torno de 0,60 x 1,20m).

PS: Deixando claro que não sou arquiteta e que foram apenas algumas ideias que tive até agora! ;)

Bom, vocês notaram que antes ficava difícil para distribuir os móveis na sala? Toda vez que alguém entrasse teria que passar na frente de quem estivesse vendo tv.

A mesa da sala de jantar era longe da cozinha e ia acontecer o mesmo impecilho todas as vezes que alguém estivesse sentado no sofá!

Ahh! E vocês perceberam a mudança que fiz na porta e parede da cozinha? Eu adoro ilha na cozinha, acho lindo demais! Vocês acham que ficou melhor? Vou consultar um engenheiro ou arquiteto pra ver se pode fazer isso!

E os dormitórios vocês gostaram?
Se quiserem me ajudar com outras dicas para a distribuição dos móveis, paredes e tudo mais eu agradeço muito! :)

Beijos

60 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Anonymous
    10.maio.2013

    Acho lindo cozinha no tipo americana, eu tenho, mais no dia a dia nao gosto, qualquer comida que se faz o apto inteiro fica cheirando. Compramos outro apto e nesse nao vou errar. Minha opiniao ta?!

    • 10.maio.2013

      Ah sim, se fizer fritura ou comidas fortes cheira mesmo, mas minha vontade é de ter uma coifa em cima da ilha, vamos ver se rola! rs Mesmo sabendo disso, ainda prefiro a americana pois o apê fica mais amplo e eu gosto de conversar com quem está na sala enquanto cozinho!
      Beijos e obrigada!

  2. 10.maio.2013

    Oiee Brunaaa…

    Meu ap é bem parecido com a sua planta com modificações… mas a minha tv é na parede onde esta o sofa e vice-versa, não sei não entendo muito mais eu prefiro pq acho q se estivermos em um jantar em casa e alguém ficar no sofá essa pessoa não ficará de costas pro pessoal da mesa e nem do sofá perto da varanda… mas estou em um dilema pq meu namorado gosta de jantar assistindo TV, dai teríamos que colocar um suporte que movimente pra poder conseguir assistir da mesa de jantar.
    Porém na minha planta não tem esse corredor igual o seu, pois o minha suite fica aonde é o quarto dois bem onde fica o guarda roupa, então virando o suporte da TV já dá certinho direto na mesa de jantar.

    Beijos

    • 10.maio.2013

      Acho o máximo esse suporte que vc pode virar a tv… talvez eu coloque no meu, aí eu posso trocar o sofá com o rack mesmo!
      Beijos obrigada Tah!

  3. Anonymous
    10.maio.2013

    Oiee, lindo seu apartamento viu!!! Mas olha, nem sempre é bom abrir mão de um quarto. É muito bom receber as pessoas bem em nossa casa, imagina você arrumando o sofá-cama pra sua mãe, vó.. dormir. Pense também, que poderá ter filhos.
    Minha dica é: não derrube a parede do quarto.Nele, deixe igual na figura 1 (aquelas camas de solteiro cheias de almofadas que parecem sofá) e para a sala ficar mais transitável.
    Deixe o sofá igual na figura 2, coloque a TV na parede pequena em frente o sofá (TV na parede ganha espaço).
    Permaneça com sua cozinha e home office do mesmo jeito (achei ótimo).

    Bjusss, te acho linda!!!!!!!

    • 10.maio.2013

      Olá,
      Então eu não precisei do quarto 3 pq minah mãe mora muito perto, nem vai precisar dormir lá… rs
      O apartamento é bem pequeno, se não tirasse essa parede iria ficar muito apertado mesmo…
      Beijosss e obrigada!

  4. 10.maio.2013

    No quarto eu colocaria a TV, e se você tirar o armário ao lado da mesa de jantar, não ganha mais espaço para colocar uma mesa com outra dimensão que tenha mais lugares, no lugar desse armário na horizontal, se você fizer um na vertical ganhará mais espaço… beijus http://aesperadoprimeiroape.blogspot.com.br/

    • 10.maio.2013

      Oi Carla, eu terei noção apenas quando receber as chaves pra ver se cabem 6 cadeiras, mas coloquei 4 para não deixar muito apertado mesmo!
      Beijosss obrigada!

  5. Anonymous
    10.maio.2013

    Ah Bruna, ficou show!!!

    Se puder eliminar aquela paredinha da cozinha, vai ganhar um belo espaço!
    E já que você permitiu a manifestação dos palpiteiros, lá vai a minha:

    Achei que a área da sala de estar ficaria bacana do jeito que está no projeto original. Como a parede da cozinha vai sair, uma poltrona só seria suficiente ao invés daquelas duas, ou então, um sofá em L.
    A mesa de jantar ficaria paralela com a parede onde está o sofá verdinho. Acho que assim cabe até uma mesa maior, e a porta da varanda poderia ser aberta dos dois lados.
    É só um palpite mesmo, não entendo nada de decoração!

    E qualquer que seja o projeto escolhido, certeza que seu apê vai ficar lindo porque você tem um super bom gosto.

    Beijos,

    Daniela
    dani_redhaired@hotmai.com

    • 10.maio.2013

      Oi Dani,
      Obrigada pelas dicas!
      Eu só fico na dúvida de manter o projeto original pq não gosto de passa-passa na frente da tv toda hora… é chato demais pra quem está assistindo!
      Beijosss e obrigada!

    • Anonymous
      10.maio.2013

      Concordo plenamente!
      Achei perfeito o lugar que você escolheu pra assistir tv.
      Não expliquei direito, me desculpe!
      Estava me referindo àquele outro sofá, o verdinho.
      Achei que ele ficou meio solitário, já que o living, mesmo pequeno, é um cantinho ótimo pra bater um papo sem atrapalhar quem está vendo tv.
      Assim, só esse sofá e uma poltrona ficariam na mesma posição do projeto original.

      Beijos,
      Dani

  6. 10.maio.2013

    gente achei q vc conseguiu dar uma boa respirada, circulada na sua planta!!! nem parece q só tem 62 m²… acho q vou te mandar a minha pra vc abrir uns espaços!!!

    • 10.maio.2013

      Obrigada Lu!
      A gente vai tentando de uma forma ou de outra heheheheh vamos ver no que dá!
      Beijoooo

  7. 10.maio.2013

    A sua planta é igual a minha vizinha ahahaha!
    Estou perdida em relação a sala de jantar, não ampliei a sala pois já tenho uma filha… Minha sala de jantar vai ser mais ou menos como está no decorado, porém não sei se consigo por uma mesa quadrada… Acredito que terá que ser retangular e fixa na parede, o que eu não queria, porém acho que não terei outra opção né?
    Adoro o seu blog, sempre que posso acompanho, estou fazendo reformas já, assim que terminar mando as fotos para vc ok!!! Bjo

    • 10.maio.2013

      Oi Jany, quando tem filhos realmente aí não tem como mexer muito para tirar o quarto rs
      Se um dia eu tiver um, vou ter que voltar com o quarto 3 ou partir para um novo!
      Manda as fotos sim, vou adorar ver!
      Beijooo

  8. 10.maio.2013

    Eu giraria o sofá com a tv ali onde era o quarto antigo, por dois motivos:

    Primeiro q vc ganha mais espaço, segundo q se vc recebe mta gente, ninguem fica de costas, dá pra ver a mesa e quem está no outro sofá

    • 10.maio.2013

      Boa Paula!
      Achei muito legal essa ideia! Ainda dá pra colocar o suporte pra girar a tv para os dois lados! ;)

  9. 10.maio.2013

    E eu compraria uma mesa extensivel… deixaria fechada normalmente e qdo viesse mais gente, é só abrir :)

  10. 10.maio.2013

    Bruna, achei mt bacana as mudanças q vc fez. Criou maior liberdade na sala, maior movimento. So fico pensando nos quartos (se fosse meu caso), pq vc deixou apenas 1 como dormitório e no caso de vir os filhos? Digo isso, pq o escritorio deverà ser todo remodelado novamente e onde colocar guarda-roupa??

    Claro, sao duvidas no caso de nao se mudar..

    bjssss

    • 10.maio.2013

      Então Dani, na verdade o quarto 2 já está decidido, não será para um futuro filho mesmo, pq eu já fui ver o apê e o quarto de casal não tem nada a ver com o decorado, aliás uma assunto para ser falado aqui no blog, o quarto só cabe uma cama, acredita? Se duvidar nem os criados vão caber… é revoltante a diferença que deu.
      Então caso eu tenha um filho um dia, ou eu volto com o quarto 3 ou vou para um apê maior, não tem jeito :(
      Beijos.. obrigada!!!

    • 11.maio.2013

      Me ocorreu um pitaco agora, ja pensou na possibilidade de abrir o quarto de casal com o escritorio? E quem sabe colocar uma divisoria movel ou falsa entre a parte do quarto e escritorio? Ja vi divisorias falsas mt chiques e discretas em projetos de quarto de irmaos, por exemplo, podendo deixar um ambiente mt amplo durante o dia e dividido durante a noite, dando a impressao de ter uma parede.. Depois vou ver se acho e te passo. Bjsss

  11. 10.maio.2013

    Bru o meu ape é exatamente como o seu, só difere na cozinha que a pia é na outra parede e não dá pra fazer ilha. Tbm tenho living ampliado, mais não ficou legal colocar a tv e sofá aonde seria o quarto 3 pq quisemos um sofá retrátil e quando aberto batíamos os pés o rack. O jeito foi fazer uma sala de jantar naquele espaço. Então vc tá na vantagem por nâo ter móveis ainda, se quiser manter a idéia de deixar um home ali, opte por não colocar rack prendendo a tv na parede e um sofá simples. Acho que medida é a mesma tbm 65m. Caso queira saber alguma coisa enquanto não pega as chaves e quiser o meu ape como referência é só falar que te mando fotos se necessário pra vc ter uma noção. Bjo

    • 10.maio.2013

      Oi Patty!
      Ah o sofá retrátil é ótimo mas para apês pequenos é um problema mesmo infelizmente :(
      Se quiser mandar as fotos, pode mandar sim, aliás se vc deixar eu publicar aqui no blog, vai ajudar muita gente!
      Beijoooo

  12. 10.maio.2013

    Oii Bruna, adoro seu blog me inspira pra preparar meu casamento e planejar minha casa.
    Eu sou projetista, vendo seu projeto pra você ganhar espaço na sua suite seria interessante eliminar a porta do closet, e alinhar a porta da suite na parede entre o closet x sala de TV ou seja so vai puxar o vão de porta pra frente, com fechamento em dry wall é super rapido pra fazer isso . Olhando a planta foi minha primeira visão já que você tera um dormitório só e outro é closet e escritório pode unir os dois mudando apenas as portas.

    Só uma sugestão.

    Parabéns pelo Blog ele é super interessante e bem organizado.

    Beijo

  13. 10.maio.2013

    Bruna, primeiramente, adoro seu blog! Faço arquitetura e to no 6º semestre, mais um motivo pra viciar no blog! To aprendendo muito de como funciona imobiliaria/incorportadora/comprar apartamento aqui! :)
    Pelo desenho dessas plantas, as paredes externas tem maior espessura que as internas, e, se o prédio não for de alvenaria estrutural (o que acho difícil ser, não é muito usual hoje em dia), é bem provável que você possa sim tirar essa parede da cozinha, mas só vendo o desenho técnico pra ter certeza!
    Adorei as mudanças que você fez na planta, e o closet pode ser facilmente revertido num 2º quarto quando/se você tiver um baby né? =)
    Boa sorte com o apê, to torcendo que entreguem no prazo pra ver ele mobiliado e decorado! :D
    Ah, e usei sua ideia de forrar a mesa com papel contact na minha e uma amiga viu e fez o mesmo! hehehehe Só não faço no armário porque meu apê é alugado :/
    Beijos!

    • 13.maio.2013

      Obrigada Carol! Que legal que vc faz arquitetura, eu adoraria fazer tbm!
      Que legal que vc se inspirou na minha mesa!
      Beijoooo e obrigadaaa!

  14. Anonymous
    10.maio.2013

    Tbm to nessa fase de obra e uma coisa que eu acho é que não devemos decidir a planta, o layout e móveis por conta das “visitas”. Quem deve ser atendidos são os moradores da casa. Se vc quer muito uma coisa (por exemplo, um closet) não tem cabimento deixar de transformar um quarto em closet pra usá-lo como quarto de hóspedes.
    No meu são vários quartos, mas eles são pequenos pro tamanho do apartamento. Daí vou quebrar uma parede e fazer meu quarto virar um quartão. Também vou unir a cozinha com a área de serviço e fazer um cozinhão!

  15. Anonymous
    11.maio.2013

    Oi Bruna, gostei demais das suas alterações, mas sou suspeita pois muitas de suas mudanças eu tambem realizei no meu….em relação à cozinha também deixei a minha aberta com ilha, mesmo correndo o risco de cheiros (importei uma coifa poderosa, com a vantagem que ela é retrátil, fica no próprio móvel da ilha quando vai usar ela sobe), mas a dica que gostaria de te passar é em relação a mesa de jantar, eu fiz um banco com almofadas (que ainda não chegaram), em toda volta da parede e da bancada, ganhei mais lugares para sentar e também para armazenagem pois coloquei gavetas em baixo. Também vou mandar no seu e-mail para você ver… mas não repare que ainda não tem as almofadas… resumindo: ótimas idéias, vai ficar lindo. bjs
    Márcia Maltempi

  16. 11.maio.2013

    Oi Bruna, adorei as modificações. Minha sugestão seria trocar a tv com o sofa. Como a parede onde esta o sofá é menor, ficaria melhor o painel com TV ali e o sofá na outra parede. E tbm usaria uma mesa maior, tiraria aquele sofá e colocaria a mesa paralela à parede com um lustre bonito, ficaria uma linda sala de jantar. E onde é a ilha até caberia um buffet com espelho e umas banquetas. Bjinhos

  17. 11.maio.2013

    Bruna ficou joai. Mas me tira uma duvida: vc ficou com dois quartos, tirando o seu resta o home office, e seus filhos? Vc pretende ter filhos? Bjus

    • 13.maio.2013

      Ainda não sei Nathalya, mas se tiver, acho que eu volto com o quarto 3 ou mudo de apê!
      Beijooo

  18. 12.maio.2013

    Oi Bruna, já te respondi aqui algumas vezes, mas nunca me apresentei, me chamo Mari(apelido), moro em Fortaleza (quando você vem por aqui?) e também estou comprando um apto com meu namorado. Olha, a metragem do meu é parecida com o seu, só que os banheiros são distribuídos como se fosse no meio dos seus dois quartos maiores. O meu também tem só dois quartos, mas o correspondente aos seus dois do lado esquerdo da planta de quem olha o desenho. Você tem que ver se realmente pode mudar/derrubar paredes, porque as modificações não podem comprometer a estrutura do prédio. Mas ficaram bem legais suas ideias..aumentou o espaço da sala, o que fica bem interessante em um apto pequeno como o nosso!

    • 13.maio.2013

      O meu apê não tem paredes estruturais, ainda bem! :)
      Mas algumas realmente não podem!
      Beijooo

  19. 12.maio.2013

    Nossa, meu ape e o seu são bem parecidos… só que o meu não tinha o terceiro quarto.. já veio com uma sala maior…
    muuuito bom esse momento neh?? Estou contando os dias!!!

    bjo

    http://www.enquanto-isso.com

  20. 13.maio.2013

    Realmente estava meio esquisita essa disposição de móveis da sala… mas a solução da sala ampliada parece que ficou bem interessante :)
    Beijinhos…

  21. Anonymous
    13.maio.2013

    Bruna, também vou ter cozinha aberta com ilha e coifa. Nao fazemos fritura em casa e definitivamente nao teremos empregada, entao estou feliz com a cozinha aberta. As vezes fritamos bife, mas dá pra colocar uma tampa na frigideira. Quero achar geladeira e coifa silenciosas.

    Teu ape ficou ótimo, vai atender as necessidades direitinho, realmente 62 m2 é pouco pra acomodar 3 quartos, melhor ter uma sala mais confortável. Olha mesmo se vocês tiverem filho enquanto for bebe tá tranquilo, coloca moises no quarto de casal, depois coloca berco no lugar da escrivaninha e leva o escritório pra tua penteadeira ou pra sala de TV (como era a idéia em uma das antigas plantas). Vocês tem um banheiro “sobrando” dá pra colocar banheira/trocador dentro do box. As pessoas superestimam as reais necessidades dos bebes. Na boa, eles só precisam de muito amor, peito e fralda limpa, o resto é resto.

    Eu sou contra TV no quarto e tenho restricoes quanto ao laptop (tenho insonia e quanto menos eletrônicos no quarto melhor eu durmo), aliás temos e só uma TV em casa. Se os dois querem assistir coisas diferentes na mesma hora gravamos um dos programas pra ver depois ou ele vai ver futebol online (normalmente fica na sala mesmo com fones de ouvido). Mas né, isso é a gente, só quero dar meu depoimento de que é possível.

    Só te aconselho a nao engessar muito quando for comprar os móveis, procura solucoes que possam ser desmembradas e remontadas num outro apartamento (ou numa outra peca) sem problemas. Os sofas compraria mais leves que possam ser facilmente deslocados em uma festa.

    Bjs,
    Elisa

  22. Anonymous
    13.maio.2013

    Bruna, vi que algumas pessoas estão sugerindo colocar a TV na parede menor, invertendo assim com o sofá.
    Não faça isso. Um painel grande fica muito mais bonito do que um exprimido, e atrás do sofá você pode colocar um aparador (até com banquetas para comer vendo TV – costumo colocar nos meus projetos)ou móvel legal.
    Outro detalhe, cozinha americana é uma coisa, “ilha” na cozinha é outra. “Ilha” é quando todos ou os três maiores lados da bancada estão soltos da parede. No seu caso você tem balcão para refeições.
    A mesa próximo a cozinha ficou boa, e ainda pelos desenhos parece que cabe uma mesa de 6 lugares (180x90cm), caso você se interesse em ter mais lugares a mesa.
    Espero ter ajudado!
    Arquiteta

  23. Mirela
    14.maio.2013

    Oi Bru!!!
    qual o programa que voce usa para fazer esses esboços?

    quero para aprender a ter noção da disponibilidade do meu ape tb!!!

    Super beijo!!!

  24. 20.maio.2013

    Oi Bruna, gostaria de saber como vc faz para modificar o layout da planta, vc baixou algum programinha pra fazer a modificação? preciso muito de ajuda com isso, obrigadaa!

    Bjãooo

  25. 20.maio.2013

    Oi Bruna,
    gostaria muitooo de saber como vc faz pra fazer essas mudanças no layout da planta, é no auto cad, ou outro programa? fico no aguardo esperando sua resposta.

    Bjão pra vc!

  26. 31.maio.2013

    Oi Bruna,

    Acabei de ver que vc está me seguindo no twitter e cai no seu blog. Parabéns está muito legal, meu ap entrega ano que vem então adorei varios posts.

    Deixa eu te perguntar, com qual programa vc fez essa alteração na planta?

    obrigada :D

  27. 16.junho.2013

    Parabens pela criatividade

  28. 23.julho.2013

    Bruna, talvez a sugestão chegue um pouquinho atrasada, só conheci seu blog hoje.
    Mas vou te dar uma sugestao que vou fazer no meu ap que tambem eh pequeno.

    Acho que vc pode remover a porta do closet+escritorio para o corredor, pra dar mais privacidade. Imagine seus amigos, ou alguem em casa, e vc ainda esta no banheiro tomando banho e qd sai vai passar de toalha ou roupão pelo corredor, mesmo que pequeno, enquanto tem alguem por la… ja que esta tudo ampliado e aberto na sua sala.

    É o que vou fazer no meu.

    Bjs e boa sorte.

  29. Anonymous
    01.setembro.2013

    Bruna,
    Parabéns pelo site. É incrível, e caí por aqui pesquisando sobre tendências de gesso no Google.
    Vendo sua planta, pensei que você poderia fazer do seu home office/closet dois ambientes. Separá-los com drywall, e abrir uma porta de correr para acesso ao closet pela suíte.
    Moro em Ribeirão Preto, e também estou aguardando a entrega do apê.

    Parabéns novamente, beijo,
    Eduardo

  30. Anonymous
    26.outubro.2013

    Oi gostaria de uma dika,o quarto do meu filho fika em frente a cozinha,queria saber como posso mudar ñn tenho como mudar de lugar pois minha casa è pequena!!!agradecida

  31. Thalita
    20.abril.2016

    Bom Dia!

    Gostaria de saber qual programa você utilizou para mexer na sua planta.
    Estou doida pra fazer essa mudança no 3 quarto pra sala tbm… A minha planta é praticamente igual a sua.
    Porem eu tenho uma viga bem na junta dessas duas paredes que você quebrou, não sei se ficaria legal mante-lá.

    Beijos… Ficou lindo seu apartamento.

  32. Maria Eduarda
    14.outubro.2016

    Oi Bruna! Teu apê é lindooo! Gostaria de saber as dimensões da tua sala de home ( pelo menos a largura), pois tb estou pensando em fazer isso no meu apt ??