22  07
2013
Arquitetura e Decoração | combinar | cores | Decoração | estilo | textura

Combinando elementos na decoração

É tão gostosa a fase da decoração dos nossos lares, não é?
Designers de interiores ou arquitetos fazem verdadeiros milagres nessa hora, eles sabem as cores que podem integrar um mesmo ambiente, as texturas etc sem contar as ideias de aproveitamento de espaço.

Mas quando não podemos ter um profissional da área, nós mesmos acabamos dando o nosso jeitinho e pra ser sincera não sei se eu gostaria que a minha casa inteira fosse decorada como capa de revista. Ainda prefiro dar o meu toque pessoal, sabe, pelo menos nos detalhes eu acredito que só o dono da casa saberá como deixar a marca dele!

Vamos ver alguns exemplos de combinações de cores, texturas e estilos em ambientes?

Listras, poá e floral tudo reunido em um só canto e mesmo assim não ficou over. O segredo está em eleger uma palete de cores principais, neste caso o azul, e contrapor com pequenos detalhes em tons de vermelho. Detalhe para a tampa do móvel que desce e pode virar um home-office pra quem não tem espaço! <3

Na mesma sala temos cadeiras mais rústicas que geralmente fazem parte do quintal ou da varanda. Temos também um aparador que na verdade deve ser uma cômoda de quarto!
E não é que ficou lindo? O sofá de tecido de cor neutra e uma poltrona na cor da cômoda fez o conjunto todo ficar bem equilibrado.

As cores neutras não deixaram que as diversas estampas diferentes brigassem entre si. Os móveis tem linhas clássicas, mas tem um ar mais zen como se fossem móveis de jardim, e como foram pintados de branco, ficou perfeito para uma sala de entrada por exemplo!

O lustre e o jogo de cama com este ar mais barroco não deixou com cara de antigo em nada este quarto. O segredo está nas cores bem frescas, vaso de vidro com flores e o quadro maravilhoso que dispensa maiores apresentações!

Quem diria que tantas cores e estampas ficariam tão legais em um mesmo ambiente?
Mas reparem que o quadro preto chama mais atenção que todas as cores juntas! Então quando há muitos elementos que podem causar uma certa confusão visual, um elemento neutro de grande destaque deve ser eleito!

Atualmente usar uma ou mais cadeiras diferentes umas das outras está super em alta. E neste caso nenhuma delas tem o mesmo material ou cor da mesa. Fica lindo e moderno!

Usar tudo branco do teto ao chão é ótimo pois você terá livre escolha para os objetos decorativos e sem falar que pode mudar mais facilmente do que se tivesse que mudar a cor de uma parede por exemplo!

As fibras naturais combinam com vários tipos de decoração pois elas vão bem com qualquer cor. A chance de errar é bem menor!

Espero que tenham gostado deste post e que eu tenha inspirado vocês aí! ;)

Obrigada por cada comentário que vocês deixam aqui.
Vocês não fazem ideia de como é gratificante quando gasto horas escrevendo um post e depois recebo retorno de vocês! <3 Quem quiser acompanhar o blog nas redes sociais é só seguir: Twitter  Fanpage ❤ Instagram  Youtube

15 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Mari MM
    22.julho.2013

    Bem bacana as dicas…eu já vi bastante as cadeiras diferentes, bem como estilos, que muitas vezes parecem opostos…estas fotos que você postou foram ótimas…

  2. Ah, Bruna, tudo tão lindo, tão perfeito. Amo coisas delicadas, ambientes com florais discretos, em tons pasteis. Amo também, suas postagens, e mesmo com a minha Mãe muito amolecida hoje, estou passando por aqui, para afastar a tristeza de vê-la sofrendo tanto. Tadinha. morrendo de medo de perdê-la. Triste! Bjs. [email protected]

    • 23.julho.2013

      Obrigada Teresa!
      Nossa, melhoras pra sua mamis, que Deus a abençoe e ela fique bem logo!
      Um beijo

  3. 23.julho.2013

    Ótimas dicas, concordo com você, também não ia querer minha casa toda decorada parecendo capa de revista, acho que tem que ter muitos toques pessoais, rsrs

    • 23.julho.2013

      Eu tb acho Fabiola!
      Claro que eu não ligaria nenhum pouco de ter um profissional que projetasse tudo heheheh, mas os toques pessoais gostaria que fosse por minha conta mesmo!
      Bjs

  4. 23.julho.2013

    Que lindo, Bruna!!
    Acabei de conhecer seu blog através do BNC e já estou AMANDO!!
    Vou casar ano que vem e estou nessa fase de moveis e decoração, e tbm organizando o casamento. Já vi que vou passar horas aqui, pois seu blog tem tudo isso que amo!!
    beijão da sua nova leitora (;

  5. 23.julho.2013

    Oi Bruna,
    O maior desafio de um arquiteto e designer de interiores é realmente isso mesmo, conhecer o cliente, só assim vai conseguir colocá-lo dentro do seu próprio ambiente. Muitas vezes isso pode não acontecer, querem dar ao projeto a ¨cara¨ da capa de revista, muitas vezes esquecem que ali, aquele ambiente, antes de tudo deve ter a ¨cara¨ e os gostos dos que ali viverão, afinal o nosso lar deve ter a nossa ¨cara¨, os nossos gostos, a nossa história. Aí sim, entra as dicas dos profisionais que tenham esse ¨sentimento¨ de adentrar e afinar tudo que o cliente deseja!
    A última imagem é o meu ¨xodó¨ fibras…rsrs, além do aconchego a beleza é indiscutível!!
    Beijos.

    • 23.julho.2013

      Verdade Ana Lígia e eu não tiro nenhum pouco os méritos dos profissionais, pelo contrário, eu adoraria ter um no meu apê para ajudar a solucionar os problemas dos espaços pequenos hehehe, mas ainda iria preferir das o meu toque pessoas em alguns itens no final!
      Essa última imagem é linda mesmo, por isso deixei para fechar o post hehehe
      Bjão!

  6. 23.julho.2013

    Boa tarde.
    Adorei as dicas!
    Onde encontro o jogo de cama barroco?
    Obrigada,
    Renata

    • 23.julho.2013

      Oi Renata, eu não pesquisei onde encontrar, mas acredito que como é uma tendência de moda agora deve ser mais fácil de encontrar em lojas de cama, mesa e banho! ;)
      Bjsss e obrigada!

  7. 24.julho.2013

    Olá Bruna, adorei as dicas. O que mais gostei foi das listas com o floral. É algo que busco fazer, mas ainda faço isso com muita timidez e cores muito próximas. Espero conseguir ousar mais daqui para frente e nada como ver ambientes inspiradores para animar a gente. Morri com aquele papel de parede florido. Um beijo, Nanda

  8. Anonymous
    27.setembro.2013

    Boa noite, adorei as idéias e gostaria de saber qual é a cor na parede da sala misturando estilos, estou procurando uma cor clara para pintar minha sala de estar conjugada com jantar.

    obrigada!
    Leandra.

  9. Claudia
    27.março.2014

    o meu sofá é de canto e vermelho e minha sala e estilo americana cozinha, balcão,e copa meus moveis são de madeira macica que decoração e qual cores combinam?