09  07
2013
Casamento | Decoração | dicas | economizar | mini-wedding | Vai Casar?

Mini-wedding: um casamento mais íntimo e que pode ser bem econômico

Para quem tem o sonho de se casar vestida de noiva, mas infelizmente quando se depara com os preços cobrados para fazer uma festa de casamento já pensa em desistir, saiba que felizmente uma tendência muito utilizada na Europa está ganhando força aqui no Brasil: os mini-weddings, que são cerimônias mais intimistas somente com a presença de pessoas muito próximas.

Este tipo de comemoração foi criado para atender a um número pequeno de convidados que pode variar entre 20 a 80 pessoas. Geralmente neste caso a cerimônia e a recepção são realizadas no mesmo espaço e o clima da festa é muito agradável, pois possibilita que o casal dê atenção à todos os convidados e ainda consiga aproveitar a festa ao mesmo tempo.

Mas engana-se quem pensa que um mini-wedding é somente para quem precisa economizar na verba, hoje os mini-weddings também viraram sinônimo de festa chique para pessoas “vips” e em alguns casos o que é gasto em uma festa intimista é até mais alto do que se fosse um casamento maior.

Porém hoje eu quero dar dicas para quem pretende fazer um casamento econômico pois sei que a grande maioria das leitoras e leitores aqui do blog estão vivendo a saga de comprar seu primeiro apartamento e sabemos como os gastos com financiamento, documentação e reforma deixam distante o sonho de uma festa de casamento.

Por onde começar?

Como em todo casamento, comece fazendo uma lista com os nomes dos convidados, mas na versão mini-wedding a diferença é que a lista deverá conter apenas as pessoas muito próximas do casal. Família da noiva e do noivo, amigos muito próximos que tem convívio constante na vida do casal devem ser incluídos no começo, ou seja, nada de incluir aquela prima de segundo grau do seu pai ou parente que você não vê há tempos. É só fazer a seguinte pergunta a si mesmo: essa pessoa continuará indo em nossa casa depois que nos casarmos? Ela continuará fazendo parte da nossa vida? Seguindo este critério, acho que ficará bem mais fácil de fazer a lista.

A escolha do local

Como a cerimônia é menor, o local pode ser até mesmo na casa dos pais ou na residência de campo ou praia da família. Mas se este for o caso, não esqueça de criar uma estrutura como cobertura, piso, conforto, gerador entre outros itens que são obrigatórios em qualquer festa. Uma festa na própria casa passa a ter ainda mais a cara dos noivos e deixa o clima mais intimista.
Mas também é possível realizar a cerimônia em restaurantes, salão de festa do prédio ou um café, bistrô, livraria ou algum espaço com um jardim arborizado.
Tanto o local quanto o horário dependerá da personalidade dos noivos, pode ser um brunch, um almoço, um jantar entre outros.

O convite

Convites virtuais são bem-vindos, mas faça uma arte bonita e envie por e-mail. Caso prefira convites impressos, incremente com detalhes delicados e de baixo-custo.

O que servir?

Mesmo que a ordem seja economizar, um mini-wedding pede detalhes caprichados e isso nada tem a ver com aumento de gastos no orçamento. O bolo, docinhos e o bem-casado devem estar de acordo com as cores da decoração da festa e como são poucas pessoas, procure servir bebidas de qualidade.

Uma ótima opção para um mini-wedding é o brunch – uma mistura de café da manhã e almoço. Para o cardápio: mini sanduíches, pães variados, queijos, mini saladinhas, frutas, quiches e salmão defumado são alguns dos itens para ser servidos.

Outra ideia que está super na moda são comidinhas e quitutes que lembram a infância. Mini-hamburguers, baby shakes e até algodão doce podem entrar no cardápio.

Existem buffets especializados em mini-porções para casamentos pequenos, então vale a pena dar uma pesquisada. Mas se a ordem for economizar ao máximo, você pode com a ajuda da mãe, sogra, tias próximas e amigas fazer alguns itens em casa mesmo. E já que se trata de uma comemoração íntima, o casal pode abrir mão de muitos garçons e deixar uma mesa com os comes e bebes para que os convidados se sirvam a vontade.

A decoração

Lembre que o objetivo é um casamento econômico e intimista, então escolha um ponto principal para decorar e invista neste espaço que pode ser a mesa do bolo e doces por exemplo. Não esqueça de decorar a área próxima da entrada dos convidados para que as fotos do casamento fiquem lindas.
Aproveite coisas fofas e lindas que você tem em casa mesmo como livros, fotos de família ou objetos como vasos de flores, quadros e molduras por exemplo. Essa também é uma boa oportunidade para colocar as mãos na massa e criar seus próprios enfeites dando o seu toque pessoal à festa.
Que tal um cantinho de recados e lembrancinhas decorado com elementos vintage tais como máquina de escrever, gaiolas e malas antigas? Imagina que fofura!


As lembrancinhas

Uma ocasião tão especial merece uma lembrancinha cheia de significado, mas como os demais itens da festa, ela não precisa ser extravagante, mas sim cheia de significado. Uma dica legal é usar a famosa técnica “faça você mesma”! Pode ser algo que tenha a ver com a história do casal ou qualquer outro mimo com um estilo mais artesanal. Neste post aqui, eu já dei várias dicas de lembrancinhas fofas.

O vestido da noiva

Para mini-weddings é ideal que os vestidos sejam mais delicados, com saias de corte mais reto, tecido leve e pouco brilho. Modelos curtos ou de renda também se adaptam a pequenas cerimônias. Esqueça os vestidos com armação enorme na saia e aquelas caldas gigantes, afinal o espaço do casamento é pequeno, lembre-se disso!

Imagens do post: Reprodução.

A música
Se o orçamento permitir, contrate um DJ, nada melhor para animar a festa, não é? Mas caso prefiram economizar, os noivos podem optar por música ambiente.

Foto e Filmagem
Este é o item que eu aconselho a não fazer muita economia pois o barato demais pode sair caro! Aquele momento é único e não terá outra oportunidade de fazer uma foto ou uma gravação melhor, então nada como contratar um ótimo serviço. A economia ficará em contratar um número reduzido de profissionais já que o evento será menor.

Enfim, o mini-casamento deve ser algo único com a cara dos noivos e que demonstre que aqueles poucos convidados foram escolhidos a dedo por serem especiais na vida deles!

Espero que tenham gostado das dicas e que quem estava desiludido achando que não ia ter uma festa de casamento possa se animar e ir em busca de realizar seu sonho! ;)

E aí alguém pretende fazer um mini-wedding?
Não deixe de conferir todos os demais posts sobre casamento aqui no blog.

Quem quiser acompanhar o blog nas redes sociais é só seguir: Twitter  Fanpage ❤ Instagram  Youtube

33 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 09.julho.2013

    Boa tarde, Bruna!
    Adorei o post! Me casei recentemente (out/12) e meu casamento foi nesse formato de mini-wedding. Organizado em apenas 10 meses, para 60 convidados-presentes, a cerimônia e recepção foram no mesmo local: o salão de festa do nosso condomínio! Foi tudo muito lindo e bem intimista!
    Quem quiser trocar ideias sobre o assunto pode ficar a vontade para entrar em contato comigo! pacelli54@hotmail.com
    Adorarei compartilhar as fotos e emoções desse momento!
    Beijos!

    • 09.julho.2013

      Oi Nay!
      Nossa se quiser enviar as fotos para eu publicar aqui no blog e contar como foi por email iremos amar! <3
      Bjão

    • 09.julho.2013

      =D já me interessei em ver essas fotos! será muito inspirador! É exatamente como eu estava pensando secretamente. Desde já agradeço às duas, Nay e Bruna! Beijos.

    • 05.outubro.2013

      Olá.. adorei as ideias!! pretendo me casar ano que vem e gostaria de um casamento nesse estilo mini wedding para 80 pessoas aproximadamente.. como iremos morar em apartamento mas sem salão de festas pensei em salão de festas mesmo.. seria a cerimônia e a recepção no mesmo local.. só que não gostaria que perdesse esse clima mais intimista.. gostaria de obter sugestões e ver fotos!! Obrigada, abraços

  2. 09.julho.2013

    Eu curto bastante. O meu casamento foi tradicional, a família é grande e ficou complicado fazer uma festa pequena, mas hoje faria algo mais simples, só para os muito muito íntimos, teria sido mais barato e lindo tb. bjus

    • 09.julho.2013

      Oi Waneska! =)
      Eu acho até mais fofo quando é mais íntimo, depois que fiquei sabendo e comecei a pesquisar comecei a ver com outros olhos!
      Bjãooo!

  3. 09.julho.2013

    Olá Bruna, acho mini-wedding um evento de extremamente bom gosto, caprichoso e totalmente a “cara” do casal. Percebo que para os convidados torna-se algo ainda mais “respeitado”, pois eles se sentem realmente especiais para o casal, devido ao número de convidados. Sentem-se completamente VIP. Estamos finalizando nosso apartamento, e logo após o término vamos discutir os detalhes do casamento. Não tenho nenhuma dúvida que faremos um mini-wedding, primeiro pelo custo e depois pq eu quero somente pessoas especiais nos prestigiando. Eu adoro o seu blog e desejo que a cada dia, vc tenha mais e mais sucesso, pois o ato de compartilhar idéias é enriquecedor para quem recebe e para quem oferece.Um beijo grande

    • 10.julho.2013

      Concordo em número e grau com vc!
      Obrigada pelas lindas palavras Rosana! Obrigada mesmo!
      Beijosss

  4. 09.julho.2013

    Concordo com vocês… além de ser um momento íntimo apenas com pessoas que gostamos realmente, é muito charmoso qdo feito por nós mesmas, cada detalhe, decoração….. eu não levo muito jeito pra essas coisas, mas estou planejando fazer ano que vem eu mesma decoração da mesa do bolo, da minha casa… e terá no maximo 40 convidados…. bjocas

  5. 09.julho.2013

    Não estou de casório marcado, mas eu amo as sua dicas Bru !!! Parabéns *.*

    http://anageneroso.blogspot.com.br/

  6. Anonymous
    10.julho.2013

    Nosso casamento em novembro foi para 65 convidados. Conseguimos aproveitar a festa e os convidados, adoramos! A única coisa desagradável foi o stress com a minha mae durante por causa da lista (mini-wedding requer persistência!).
    Nao tinhammos um orcamento tao limitado, mas com certeza foi ter poucos convidados que possibilitou a festa do jeito que a gente queria (lugar lindo e jantar sentado). Abri mao de coisas “indispensáveis” (filmagem, dia da noiva, prévia disso e daquilo, mil flores, etc.), para possibilitar luxinhos (van para os convidados de fora, maquiadora top, cadeiras alugadas, bar de caipirinhas, etc.).
    Quanto ao fotógrafo realmente nao dá pra economizar muito. No meu caso dispensei a filmagem (amigos filmaram a cerimônia) e o 2. fotógrafo. Preferi menos material, mas fotos de qualidade. Dispensamos o album (recebemos ca. de 500 fotos com tratamento em alta resolucao). Meu fotógrafo era na época um novo-talento (hoje está bem consagrado) e com essas modificacoes o orcamento fechou. Um fotógrafo dos sonhos, mas caro demais pra mim, foi super generoso e me indicou o colega.
    Quanto a lembrancinha, eu acho que bem-casado é mais que suficiente! Demos chinelos, mas o pessoal agradeceu mesmo foi a van (que saiu bem mais barata e eram 25 pessoas!).
    Os blogs casando sem grana é ótimo e o vestida de noiva é lindo e inspirador (a blogueira é daquelas pessoas chiques, mas sem afetacao). Ah, o vou casar e panz tb é ótimo.
    Bjs,
    Elisa

    • 10.julho.2013

      Oi Elisa, amei o seu comentário! Tudo indica que terei que fazer quase como vc fez tbm!
      Obrigada pelas dicas!
      Bjus

  7. 10.julho.2013

    Eu queria muito fazer um casamento assim, mas a minha família é gigante e do meu namorado também. To meio perdida no que fazer para conseguir economizar…
    Ameeeeei as dicas! ♥

    • 10.julho.2013

      A minha tbm Pri, mas mesmo assim tentarei fazer, ou é isso ou nada! rs Minha prioridade é o apartamento!
      Bjuuuss e obrigada

  8. 10.julho.2013

    Optar por um mini-wedding foi ótimo para mim. Muito mais fácil de planejar, controlar os gastos e, por com isto, ter certos luxos que fizeram a diferença e que geraram muitos elogios. Vejo como a minha parceira de blog está pirando com a organização do casamento dela que será para 300 convidados…
    bjos!

    http://www.thebluepost.com.br

  9. 12.julho.2013

    Gente, eu não sabia disso, mas dia desses eu estava pensando, quando eu me casar quero um coisa mais íntima desse jeitinho, coisa simples e de muito bom gosto! Adorei o post :)

  10. 13.julho.2013

    oi Bruna, qdo casamos tinhamos 21 aninhos e não havia muito o que escolher além do tradicional e coo quem pagou form os pais entramos nas regras deles, rs.
    Acho muito mais bacna algo mais íntimo e simples, mais íntimo e aconchegante também.
    Adorei tuas dicas, bjus

  11. Ana Paula
    06.setembro.2013

    Bruna, estou procurando algumas dicas de mini weddings e achei seu post um dos mais completos. Aliás seu blog é muito bacana. Dicas muito úteis e preciosas. Vi que você mora em São Paulo. Sou de Vitória e estou indo morar ai mês que vem. Você me indicaria algum local que seja legal para realizar uma cerimônia deste tipo? Obrigada! Grande beijo

  12. 17.setembro.2013

    Ola Bruna, boa tarde!
    Eu e minha noiva estamos querendo fazer uma cerimônia nesse modelo, apenas para as pessoas mais íntimas(familiares).
    Vc saberia informar quanto mais ou menos gastaríamos, tendo em vista que teremos uns 60 convidados no máximo?
    No aguardo!
    Desde já obrigado.
    diogomm@msn.com

  13. 09.outubro.2013

    Parabéns pelo post! Adorei as dicas…

  14. Stefanie
    03.agosto.2014

    Boa Noite Bruna,

    Nossa seu Blog é fantástico. Me tornei assídua. O conheci ontem e desde então não saio da frente do computador, só lendo suas dicas. A primeira coisa que me identifiquei é que seu apartamento é mais ou menos do tamanho do meu, pois quando pesquisava coisas para apartamento pequeno na internet, só apareciam apartamentos fora da minha realidade.
    Agora, esse post do casamento era tudo que eu precisava, nossa é o meu sonho realizado nos seus comentários. Meu noivo só quer ir pro APÊ casado, e estávamos achando difícil conciliar o orçamento (do casório e do APÊ). Já imaginávamos algo assim, pois nossa Religião não possui Cerimônia de Casamento, então algo do tipo cerimônia civil e festa no mesmo lugar nos parece lindo! Entretanto nunca fui e não sabia muito bem como planejar. Meu casamento será para somente 20 pessoas e agora já tenho uma ideia. Uma dica que eu daria de lembrança pra quem está pensando em casar assim é a Cabine Retrô (aqui na minha cidade a empresa que presta este serviço tem esse nome), que são cabines de fotografias onde as pessoas tiram fotos engraçadas e levam cópias pra casa. Não sei o custo disso mas fui em um casamento que tinha e achei a ideia ótima, primeiro porque já é uma lembrança para os convidados e segundo porque o casal não gasta tanto com fotos do fotógrafo, visto que, não será necessário tirar foto com todos os convidados ou muitas fotos com cada, faria no meu. Mas o meu APÊ só fica pronto setembro do ano que vem e tenho medo de atrasar, por isso ainda não decidimos data, mas já comecei a sonhar! Obrigado pelas dicas e pelo carinho que você transmite em seus posts. :)

    Segue abaixo link do Facebook da empresa Cabine Retrô aqui da minha cidade (Blumenau/SC).

    Ain Prosit!!
    Stefanie Cidral

  15. Gabriela
    23.fevereiro.2016

    Faremos 5 anos de casados este ano e faremos uma cerimonia intima para renovação dos votos para 20 convidados. Estou animadissima e adorei as dicas, meu casamento foi para 150 convidados então vai ser bem diferente todo o preparo, colocando mais a mão na massa rsrs

    Bjs

  16. Gabriela
    30.dezembro.2016

    Amei o post !!
    Mas tenho uma dúvida…irei me casar em Março d 2018 será pra 100 convidados e gostaria d saber se casamentos para poucas pessoas é mais indicado decoração minialista ou se posso abusar um pouco !! Desde já obg :)

  17. Joice
    26.janeiro.2017

    Amei este post! Estamos no início dos planos e gostaríamos de algo pequeno só para os mais chegados, mesmo assim estamos com dificuldade quando a lista de convidados. Mesmo escolhendo os mais chegados, está complicado reduzir rsrsrs…. Bom, pelo menos ainda temos tempo para resolver isso, já que nossos planos são para 2019.

    Obrigada pela ajuda!

  18. JANE
    29.janeiro.2017

    Ameiii suas dicas! Muito obrigada!!!😊

  19. Prarabéns pelas dicas ,muito legal preciso me preparar para o casamento de meu filho

  20. Erika
    16.julho.2017

    Olá, estava pesquisando á respeito de festas de casamento e encontrei o seu blog e simplesmente amei tudo porém eu gostaria muito de me casar na Igreja, agora estou perdida!! Uma festa nesse formato mini-wedding a cerimônia pode ser feita na igreja e a festa em outro local?

    Desde já agradeço!!
    Bjos

  21. Erika
    16.julho.2017

    Olá, estava procurando algumas idéias de festas de casamento e encontrei o seu blog e simplesmente amei tudo porém eu gostaria muito de me casar na igreja, agora estou perdida!! Uma festa nesse formato mini-wedding a cerimônia pode ser realizada na igreja e a festa em outro local?

    Obrigada!
    Bjos

  22. 10.janeiro.2018

    ola muito boa noite,bruna as suas ideias sao optimas,pretendo me casar em Dezembro do corrente ano,mas tambem estou na ideia de um casamento pequeno k seja n maximo p 60 a 70 convidados,mas nao gostaria de abrir mao de um vestido de noiva deslumbrante e um bolo lindo.desde ja agradeço pelas dicas

  23. 12.maio.2018

    Um casamento para 40 pessoas . Sabe de algum lugar econômico ?

  24. Maiara
    14.junho.2018

    Mas enquanto ao padre ou quem ministrou a cerimonia?
    Fiquei confusa rsrs