08  10
2013
Burocracia | Decoração

Apartamento Garden: prós e contras + decoração

Os apartamentos térreos sempre foram conhecidos por serem os mais baratos dentro de um condomínio já que o barulho e a falta de privacidade são maiores. Mas as construtoras atuais encontraram uma maneira de valorizá-los mudando o perfil, ampliando-os com jardins, quintais, piscinas e até aparelhos de lazer. Esse perfil acabou tornando os apartamentos com cara de casas e consequentemente passaram a ser mais procurados.
No meu empreendimento tem unidades assim, mas nem cheguei a ver ao vivo ainda. Na época que comprei, elas já estavam esgotadas mas imagino que vão ficar umas gracinhas! :)
 
Os apartamentos garden são isolados da área de circulação do prédio por muros, mas são desprovidos de vista como os dos andares superiores. Então tudo vai depender do seu objetivo: quintal ou vista?

 

Esse tipo de imóvel com quintal geralmente são procurados por pessoas que tem animais de estimação ou crianças pequenas pela possibilidade de ter uma área particular para o lazer. Também é um espaço a mais para ter a sua jardineira de temperos, por exemplo, ou para decorar um espaço zen para relaxar ao chegar do trabalho!

 

No meu empreendimento serão permitidos animais, e eu até conheço pessoas que vão morar lá que compraram as unidades garden por conta do cachorro! Além disso ainda terá aquela área comum de lazer onde os pets podem treinar, sabem? É tão fofo, terão túneis, argolas, cones etc. hehehe
O legal de ter um apartamento com jardim é que dependendo do tamanho dá até pra plantar árvores frutíferas, flores e plantas ou colocar mesa, poltronas e espreguiçadeiras. E também dá até pra transformar o local em uma área para receber os amigos e colocar uma churrasqueira! Tem alguns que são tão grandes que dá até pra fazer uma piscina ou um ofurô, mas este não é o caso do meu condomínio não, gente! Quem sabe um dia!

Imagens: Reprodução

 

Mas nem tudo é lindo em um apartamento térreo garden, se ele for sem “telhado”, o morador pode correr o risco de ter objetos e até bituca de cigarro jogadas em seu lindo quintal. Chega a ser um absurdo né, mas infelizmente tem muita gente sem educação por aí! Então antes de fechar o negócio, é bom questionar se o jardim poderá ser coberto, seja com telhado, vidro ou outro material.
Além disso, com a diferença na metragem e por ter uma área de aproveitamento extra, este tipo de imóvel pode valer muito mais que os superiores, mas lembrem-se que eles continuam próximos da garagem, salão de festas, falta de privacidade e perto da rua, ou seja, barulho! Então analisem bem tudo isso e coloquem na balança o que vale mais a pena. ;)
Alguém aí mora em apartamento deste tipo?
Conte pra gente a sua experiência aqui nos comentários!

Espero que eu tenha ajudado a clarear a mente de quem estava com dúvidas sobre o assunto!
Um beijo, a gente se vê no próximo post ou então nas redes sociais do blog.
 
Quem quiser acompanhar o blog nas redes sociais é só seguir: Twitter  Fanpage ❤ Instagram  Youtube
98 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Anonymous
    08.outubro.2013

    Eu não consigo nem ficar parada muito tempo embaixo de um prédio, sempre acho que vão jogar algo lá de cima na minha cabeça, imagina morar assim… sei lá, tem muita gente mal educada. Deve ter criança mal educada e sem noção tacando ovo só pra sacanear. Fora a falta de privacidade, todo mundo te bizoiando lá de cima.

    • 08.outubro.2013

      Hahahahaha eu tb fico com receio disso, mas se o prédio tem a opção de cobrir essa varanda extendida, aí sim eu acharia vantagem! ;)

  2. 08.outubro.2013

    Eu comprei um apartamento no térreo justamente por causa da área externa, adoro!

    Tenho cachorro que sempre morou em casa e com certeza esse espaço foi fundamental na adaptação dele no apartamento. Sem contar que também é uma área gostosa para curtir e receber amigos.

    Aqui tem uma foto que dá pra ver mais ou menos: http://instagram.com/p/eMyub_zJA7/

    Ah e outra coisa interessante, é que o apartamento que comprei já estava reformado e passaram a lavanderia para o lado de fora aumentando a área da cozinha, fez muita diferença e é mais um ponto positivo.

    Sobre a cobertura, meu quintal tem um toldo só em cima da porta da sala, não vem com o apartamento, mas os moradores podem fazer por conta própria desde que respeitem as cores já estabelecidas pelo condomínio.

    Na parte descoberta nunca jogaram nada no meu quintal, felizmente tenho vizinhos educados, mas se um dia acontecesse com certeza faria uma reclamação no condomínio.

    • 08.outubro.2013

      Menina, que graça de jardim Tamara! *_*
      Nossa uma paz tremenda pra sentar e ler um livro ou pensar na vida! Amei!
      Obrigada por dividir sua experiência com a gente!
      Bjão

    • karry
      16.agosto.2015

      estou em duvida qto a ventilção e a segurança… como são esses aspectos no garden?

    • Ana
      10.janeiro.2016

      Tamara, por favor me mostra uma foto da área de serviço. Tbm preciso mudar a área pra fora! Obrigada

  3. Anonymous
    08.outubro.2013

    Bruna, gosto muitooooo do seu blog, sempre com informações de muita utilidade, e de um bom gosto incrível!
    Estou construindo também, e como uma louca, estou na fase dos acabamentos..(ai ai ai)
    Gostaria de pedir pra que você fizesse um post sobre cortinas… estou muito em dúvidas do que usar, como fica melhor, se ainda se usam cortinas, enfim…

    E mais uma vez, parabéns pelo blog!

    Leidi

  4. 08.outubro.2013

    Comprei o meu na planta e a meu principal requisito era ser térreo ou com um área separada da cozinha! Já morei em apartamento e passava o maior sufoco com a falta de espaço e lugar pra lavar, secar roupa… e como tenho uma filha, um lugar pra ela brincar! Comprei o primeiro andar… consegui do jeitinho que eu queria e ainda não decide como vou decorar a área privativa. Adoro seus posts!

    • 08.outubro.2013

      Ai que demais Janaina!
      Deve ser demais ter um apê assim e do jeito que nós queremos né! Parabéns!
      Obrigada Beijos

  5. 08.outubro.2013

    Desacreditando que existem gardens tão enormes assim!!! =O ahuahauhauha
    No meu também terá, mas é pequeno o espaço e era super mais caro mesmo!

    Amei que seu condomínio vai ter lazer para os au-aus!!! ♥♥♥ Vou vender o meu e virar sua vizinha! hehehe

    bjaum!

    • 08.outubro.2013

      Pois é Dani! Tem cada um mais lindo que o outro!
      Vai ter pet place mesmo no meu, não vejo a hora de estreiar com o Alvin heehehhe
      Bjs

  6. Anonymous
    08.outubro.2013

    Estou ansiosa para ver o piso de vinilico colocado no seu ape.
    Estou construindo e estou muito interessada neste piso!

    • 09.outubro.2013

      Imagina eu então hahahah, acho que nem o dono da loja aguenta mais esperar essas chaves! OH GOD!!!!
      Bjs

  7. 08.outubro.2013

    Adoro apartamentos com área garden. Quase fechei negócio em 2008. Mas desisti porque me senti enganada pela construtora. Na hora de assinar o contrato percebi q a área garden não era necessariamente minha, pois a metragem não constava no contrato, constava apenas o apartamento e garagem. Questionei isso com o vendedor e ele me disse que na verdade a área garden faz parte do condomínio, mas para meu usufruto. Não concordei, pois o apartamento era mais caro por causa da área. Ou seja, vc paga a mais para apenas “usufruir” do espaço. Mas em vias da lei ele não é seu. Portanto antes de fechar negócio é bom ficar atento a esta questão. beijos

    • 09.outubro.2013

      Putz, assim não vale mesmo! Se a área é comum, então essas histórias dessa construtora aí vender como apartamento garden é uma mentira, pode dar até processo por propaganda enganosa!
      Bjs

  8. Anonymous
    08.outubro.2013

    Olá Bruna!
    Parabéns pelo blog!!! Ele é maravilhoso!
    Vc me ajuda e mto viu!
    Comprei meu apt na planta tbem e ele provavelmente será entregue em maio de 2014!
    O meu apt fica no 1º andar e é desse tipo garden! Só que como tem 3 andares de garagem estarei no 4º andar! =)
    Eu e meu marido conversamos com o dono da construtora e ele falou que não terá problema nenhum em fecharmos essa área…o único problema está sendo o valor dos orçamentos!!!! Como é caro!!!! É que a área é um pouco grandinha tbém… é apenas 19×3 (m) ele pela a lateral toda do apt!!!!
    Se puder dar algumas dicas em como fechar essas varandas gardens eu agradeço! Estamos pensando em fechar a parte de cima (telhado) com vidro ou policarbonato laminado!
    Obrigada pelas dicas!!!
    Bjusss
    Michele.

  9. 08.outubro.2013

    Eu me casei e fui morar em um apartamento assim…
    Só que a minha área “garden” é quase do tamanho do apartamento…rsrs
    Moro em um apartamento mais antigo, de um quarto que tem uns 60m2 e a área externa tem mais ou menos 50m2…
    Eu adoro, amooooo… ainda mais que tenho dois cachorros.
    É a melhor coisa, acordar no fim de semana e poder tomar um solzinho de manhã, quase me sinto em uma casa..
    Terminamos de reformar e mobiliar o apartamento faz pouco tempo, então o próximo passo é a área garden.
    Mas como comentaram acima, essas áreas normalmente não são do apartamento e sim do condomínio, mas só os moradores do apartamento podem usufruir, já que o único acesso para esta área é através do apartamento. Isto faz com que o valor do condomínio não seja maior que os demais (até onde eu sei), já que a metragem desta área não é contabilizada para o cálculo..
    Já é o segundo apartamento que eu moro que possui esta área… e como já falei para o meu marido, só troco se for para um apartamento de três quartos grandes.

    • 09.outubro.2013

      Grazi que maravilhaaaa! Com uma área dessas nem precisa morar em casa mesmooo!
      Obrigada por contar sua experiência aqui, suas dicas foram ótimas!
      Bjs

  10. 08.outubro.2013

    Bruna, engraçado vc falar de barulho lá no comecinho… eu nem moro no térreo, moro no sexto andar, e o barulho que vem da quadra é bem chatinho
    bjs

  11. 08.outubro.2013

    O meu é desses predinhos baixos, sem condomíio..tenho um quintalzinho q ainda não reformei e uma cobertura comchurrasqueira q usamos muito…como só tenho uma vizinha em cima…pra mim é tranquilo, as crianças brincam a vontade, nunca jogaram nada no meu quintal..acho q foi uma ótima escolha..fora q o ap é grandão tb…estamos curtindo! Bjssss

    Terraço q fica na cobertura – http://minhakasa.blogspot.com.br/search/label/Churrasqueira

    E o quintalzinho q fica aqui no ap…não fizemos nada nele ainda mas as crianças adoram!

  12. 08.outubro.2013

    Estou comprando um apartamento térreo com, o que chamamos aqui em Natal/RN de GIARDINO, que é esse garden da foto :) Meu namorado, que inclusive é engenheiro e por isso mesmo nunca gostou de térreos, se encantou com esse justamente pelo jardim. No nosso caso, são 50m² de jardim e 66m² de apartamento heheeh então é uma área bem boa. Mas confesso que a primeira coisa que eu pensei foi nas coisas que iriam jogar de cima pra lá e graças a Deus vamos poder cobrir. Pensamos em mts coisas e decidimos, até que outra ideia melhor apareça e derrube essa ideia ótima, utilizar a cobertura AEROTETO que tem a opção de deixar aberta ou fechada. Estamos mt empolgados com a possibilidade de festinhas particulares com os amigos no nosso giardino. Olha só como é o aeroteto http://www.guiadovidro.com.br/imagens/AeroTeto.jpg

    Bem, é isso… amo seu blog, estou me inspirando muito e qnd receber meu ap e tiver decorando quero enviar fotos para que vc poste aqui!

    Bjs

    • 09.outubro.2013

      Oi Talita!
      Esse aeroteto é sensacional mesmo, e tem os de policarbonato tb, não sei ainda a respeito de valores, mas com criatividade a gente deixa o cantinho lindo tanto pra dias ensolarados quanto para os de chuva e até mesmo pra ter mais privacidade!
      Quem sabe eu me animo e no próximo compre um no térreo ao invés do 25º andar kkkkk
      Bjs

    • 10.outubro.2015

      Oi Talita! Sou de Natal e também comprei uma unidade giardino que o antigo síndico havia autorizado cobrir. Mas i novo síndico faliu que pela legislação não pode. Dai talvez a solução seja colocar essa cobertura de aeroteto. Vc conseguiu colocar? Tem consultor aqui em Natal? Abs. Amanda

    • Marta
      14.março.2016

      Olá Talita, bom dia! Você não construiu nada nessa área? Você têm a informação que pode ser construído o que você desejar: Closet, aumentar um quarto, sala, etc.?E você têm conhecimento que outros clientes já realizaram essas alterações e construções nesses giardinos? Gostaria que me respondesse, pois é muito importante. Obrigada desde já pela sua atenção! Abraços.

  13. 09.outubro.2013

    Realmente são lindos, mas na hora pensei nos contras. Se eu morando atualmente no 6 andar aconteceu de um garoto mal educado jogar uma beterraba do prédio da frente que veio parar no meio da sala, imagina no térreo…

    Pra mim um desses só com telhado! bjsssssss

  14. 09.outubro.2013

    Olha Bruna eu so via contras, mas esses ai que vc me mostrou sao lindos!!!
    Tem que ver para onde fica aberta a essa parte externa do imovel. Aki no meu predio tem uma parte dessas e eh horrivel!!! Nao para um inquilino ali. Essa area fica aberta na parte de fundos, no vao entre os predios e é o nosso pesadelo. Geralmente a pessoa q mora ali, acha q mora em casa, entao coloca som nas alturas, canta, faz churrasco final de semana, fala alto a noite. Ai o povo pra se vingar, acaba jogando lixo nesse ape (sério!!!)
    Minha dica eh, se vc for comprar um ape nos primeiros andares, veja se nao tem um ape desses embaixo. E para quem quiser o terreo, tem que ver se a area externa abre para a janela dos vizinhos.
    Bjs

    • 09.outubro.2013

      A questão da vista e o lado são essenciais mesmo, tanto para o térreo e até para os andares superiores!
      Um beijooo

  15. 09.outubro.2013

    Bruna, se não me engano os Giardinos também pagam uma taxa de condomínio maior, porque ela é calculada com base na área de cada apartamento, e por eles terem o quintal, têm uma área maior.
    Beijinhos…

    • 09.outubro.2013

      Ah sim Fran! Com certeza!
      É o mesmo que acontece com apartamentos de 2 ou de 3 dormitórios e assim por diante, o que conta é a metragem pra calcular o condomínio!
      Bjs

  16. Anonymous
    09.outubro.2013

    Bruna, obrigada por falar sobre o apartamento garden!!! Algum tempo atrás t escrevi te pedindo dicas sobre esse tipo de apartamento e adorei!!! Ainda não m mudei e vai demorar (só recebo o meu em 2015), mas já acho q vai ser bom pq nunca morei em apartamento e tenho três cachorros. Na verdade, já estou de olho em outro com quintal maior! Bjs e obrigada!

  17. 10.outubro.2013

    Quando comprei meu apê térreo em 2010, me chamaram de louca, eu nunca tinha visto um apê térreo ou conhecia alguém que tinha, mas na hora que o ví, meu coração bateu forte e imaginei tudo que poderia fazer com ele e seu potencial. Pois foi assim, depois que ficou pronto e fiz a reforma do jeitinho que queria, muitas pessoas da própria família e amigos, ficaram loucos pra ter um e hj várias delas ja compraram o seu. Aqui na minha cidade agora está a maior moda, quando comprei o meu os térreos sobravam nas vendas…
    Aqui nunca tive problema nenhum, nenhum mesmo, com pessoas mal educadas, que jogam lixo ou ficam olhando.
    Amo meu apê térreo!! :)

    • 14.outubro.2013

      Ai que bom que vc não teve problema Anita!
      Que máximo!
      Bjs

    • Gustavo
      16.janeiro.2018

      Boa noite. Sobre o barulho. Vcs tem problema com barulho por causa do lazer? Salão de festas?

  18. […] Apartamento Garden: prós e contras + decoração […]

  19. Mari
    03.fevereiro.2014

    Também comprei o meu apt garden e será entregue daqui 6 meses, o quintal é bem grande sim, tem 230mt contra 130 mt do apartamento, a construtora entrega com piscina até. Mas também fico com medo de cair alguma coisa e embora a construtora diga que possa ser fechado, na verdade depende também da aprovação do condomínio pelo que estou estudando, mas pretendo colocar cobertura sobre todas as portas (o apt não tem janela comum, todos os qtos tem porta balcão que saem para o quintal, a lavanderia e a sala também) e um pergolado perto da piscina, assim acho que mesmo que caia algo, como virá de alguma janela ficará retido na cobertura. Estamos ansiosos e acho que vamos aproveitar muito essa área.

  20. Alessandra
    04.fevereiro.2014

    Pessoal, estou com muita raiva… comprei meu primeiro ap no garden em 2010 e entregaram minhas chaves agora, estou mega feliz!!! Porém, no regimento interno, consta que as fachadas só poderão ser alterm adas por anuência dos outros propietários em assembléia, inclusive estive presente na assembléia e questionei a administrador (indicada ela construtora) e o síndico junto ao demais presentes, porém, como ainda faltam entregar duas torres, disseram que teriamos que aguardar a entrega das demais unidades para se fazer qualquer reforma…. questionei-os o fato de pagar a mais a tx condominial, uma vez que fora dividida pela fração ideal (ou seja a area construida do ap é 68m2 e tenho outros 27m2 de garden… ou seja queria reformar o apartamento e incluir a area menor que fica na saída da cozinha( iria fazer como um dos posts acima… deixar a area de serviço, do lado de fora, aproveitaria o balcão e daí os móveis planejados da cz ficariam por inteiro…. o que faço, terei msmo que esperar isso, ou posso, solicitar fazer as reformas…. tenho que tomar outras medidas (judicial)…frustrada…

    • Ricardo
      28.agosto.2015

      Olá Alessandra,
      Estou passando por uma situação muito parecida com a que você relatou em 2014. Feliz por negociar um “Garden” e irritado por terem cobrado condomínio fracionado e não terem ainda definido o que pode fazer no quintal.

      1º, discordo da cobrança por fração ideal sendo que 90% do custo do condomínio seja com gastos de funcionários, que servem todos os condôminos por igual (segurança, guarita, limpeza, jardinagem, etc…) ou compra de equipamentos que servirão a todos. A diferença chega a ser de 45% a mais para quem mora no Garden…

      2º ainda não foi definido o que pode e não pode fazer na área “garden”/quintal. O que ficou definido no seu condomínio?

      Ainda não assinei contrato e estou tentando pesquisar antes de fechar tudo.

      Me escreva se puder?
      [email protected]
      Obrigado.

  21. fabiana
    24.fevereiro.2014

    Ola, Adoro as dicas do seu blog, que estão sempre me ajudando. Bom comprei na planta o meu apartamento com quintal e nossa intenção seria fazer uma cozinha gourmet e do outro lado um ofuro, me mudei a um mês e pelo visto nada sera possível, pois teve reunião e votaram que não autorizam fazer a cobertura, so compramos porquê nos foi oferecido vom esse propósito, e pra pior todo dia jogam lixo no meu quintal, bala, pão, sacola, papel, cigarro, cuspi e acreditem ja jogaram leite com sucrilhos no meu marido sentado la fora, ja ate coloquei piso que esta ficando feio devido a sujeira que jogam e as vezes não conseguimos limpar, estamos fotografando td pra termos como prova, porque o sindico aqui não resolve nada, e uma pequena porquê estava ficando lindo, se alguém tiver alguma sugestão vou acradecer…beijos FAby – Vitória/Es

    • Greyce
      03.outubro.2014

      Faby,

      Comprei um apartamento na mesma situação mas ainda não foi entregue – em Vila Velha/ES! Vi que você é de Vitória … Estou exatamente com esse receio mas por isso mesmo já estou me antecipando a todo e qualquer futuro questionamento. Se quiser conversar mais sobre o seu problema pode me mandar um e-mail que eu tenho algumas ideias … é [email protected].

  22. giardino
    28.fevereiro.2014

    Comprei um GIARDINO na planta que será entregue no meio deste ano. Ainda não sei se poderei cobrir porque trata-se de fachada e deve ser decidido em reunião de condomínio, o qual ainda não foi constituido. O quintal de 30m2 é gramado e a principio não quero cobrir tudo porque quero ter pequenas árvores, uma parede de escalada e um deck com brinquedos para meu filho. O muro de frente tem 1,40m + 0,60m de gradil (onde quero colocar plantas trepadeiras). No meu caso, a vista (parcial) será da pista de cooper, pois comprei a unidade mais longe possível da quadra poliesportiva e da churrasqueira. Depois contarei minha experiência, mas por enquanto estou muito feliz com a minha cas-apê. Bjs

  23. Luisa
    05.março.2014

    Oi! Adoro seu blog. Parabéns!!!!! Moro em um apartamento com cara de térreo. Ele fica acima da garagem e com isto ganhamos o terraço. Quando escolhemos o apartamento foi o que mais nos encantou, não temos animais ou crianças mas, a possibilidade de ter onde estender roupa…. era um sonho. Colocamos um pergolado e deque de madeira, móveis de madeira e fibra sintética, fonte e plantas (incluindo uma árvore ficus), fizemos um jardim vertical, horta de apartamento e fechamos com vidros. A idéia era trazer um pouco de verde e aconchego porque moramos nos fundos (o prédio tem dois apartamentos por andar – frente e fundos). E, compramos ainda uma lareira ecológica… ficou um charme. Sempre fico olhando decoração desses espaços. Só uma vez deixaram cair um xampú. Bjs

    • denise
      01.novembro.2014

      manda uma fotinha vai,fiquei hiper,mega curiosa,vai manda,por favor…..

  24. Andreia
    05.março.2014

    querida, que graça de post! estou desde outubro morando em um garden e desde então, decorando. o nosso garden tem 50m2, fechamos uma parte dele e fizemos uma churrasqueira com cozinha gourmet, colocamos TV, e todo o conforto… na parte de fora estou colocando plantas, espreguiçadeira e cada mês algo novo que colocamos lá. nunca, em tempo algum jogaram alguma coisa na nossa área, nem consigo imaginar isso acontecendo. tomo sol e aproveito o espaço. de verdade, nunca me senti vigiada ou perdi a privacidade. estou muito feliz, me sinto em uma casa. recomendo este tipo de apartamento. :)

  25. Amanda
    28.março.2014

    Oi…eu comprei um apartamento com Garden, adoro a ideia de ter um “quintalzinho” só pra mim. Estou procurando ideias para decorar e aproveitar melhor o espaço. Gostei das fotos do post, e se alguém quiser contribuir com mais idéias, agradeço. Abçs.

  26. Simone
    08.maio.2014

    Amei os comentários… Tenho um apto no 1° andar e ele possui uma sacada estendida de 80m²… isso mesmo…!!! 80m² rs.
    Ainda não decorei, então acabamos ficando com um grande espaço que não está utilizado… Preciso muito das idéias que foram postadas aqui… se quiserem eu mando foto…
    bjs

  27. ERICA
    01.julho.2014

    Boa noite, meu nome é Érica e também comprei um apto com garden, só que pretendo fazer algo mais para frente,porém meu vizinho que também adquiriu um fez o fazer uma suite no quarto dele mudando a estrutura do prédio com isso os moradores deram parte na prefeitura e com isso fui perguntar ao sindico o que eu poderia construir ele disse que segundo a prefeitura nada, estou completamente chateada com isso.Mas irei pessoalmente perguntar até pq no meu casa paguei mas caro para ter essa área e a construtora me disse que poderia até colocar piscina, preciso de ajuda. obrigada

  28. kelly
    23.julho.2014

    Entre em contato via email, gostaria de fechar uma parceria com você.

  29. may
    07.agosto.2014

    tbm comprei um apartamento garden e estou nesssa duvida. a construtora disse que eu poderia cobrir, porem outras pessoas falam que não pode cobrir. agora estou com medo , pois ja demos uma parte da entrada e sem cobertura na area privativa, deixa de ser privativo e eu nao quero.

    • Daniele Melo
      18.agosto.2014

      Querida May,

      Onde fica o seu apartamento?
      Estou na dúvida se compro ou não um apartamento desse estilo.
      O seu já foi entregue?

  30. Lucilene
    30.agosto.2014

    Há cerca de 1 ano compramos nosso ap que tem 90 m2 e 75 m2 de área externa em L. Foi paixão à primeira vista qdo vimos a área. Eu cobri uma pequena parte (uns 20m2) ao lado da cozinha, e transformei na minha sala de jantar. Mas só cobri, não quiz fechar pois quero ter a sensação de estar na varanda de uma casa. Tenho 2 filhos pequenos e eles se sentem num quintal. Temos 1 pula-pula, velotrol, bicicleta, patinete e skate, ou seja, uma verdadeira area de lazer para os pequenos. Eu ainda quero fazer uma hortinha e um jardim vertical, colocar umas plantas, mas por enquanto tenho só mesa, cadeira e bufê para uso pois ali é o parque de diversão dos meninos. Eu recomendo. E quanto a objetos jogados, não tive problemas, meu prédio tem 4 andares apenas. Ah, e o meu consta na escritura a área interna e externa, ou seja, é meu mesmo, até porque só tem entrada pelo meu ap, e não é terreo, é acima do pilotis. Acho q é importante vc verificar sempre se vai constar na escritura.

  31. 18.setembro.2014

    Pessoal é o seguinte, há uma diferença entre área privativa e área computável. A área privativa inclui o terraço tipo “garden” e você paga por ela na hora de efetuar a compra do imóvel. Já para a prefeitura essa área de terraço descoberta não é computável e é desta forma que está descrita na planta do projeto aprovado.

  32. Mari
    14.outubro.2014

    Já escrevi aqui neste blog muito legal antes, e como agora recebi meu garden, gostaria de compartilhar devido a preocupação de alguns, que pergolados, com cobertura de telas, palhas, etc… lonas com plantas, não são consideradas áreas cobertas e na saída das portas, coberturas até 1,5mt também pode, pois é considerado toldo, assim, se não alterar a fachada do prédio ( no meu caso não altera pois o muro do meu garden tem 2,70mts), isso pode ser construído sem precisar de assembléia, pois não altera o projeto do prédio, é isso que farei no meu garden…

  33. Ricardo
    14.junho.2015

    Oi gente. Eu comprei um apartamento tipo garden há 1 ano, ainda na planta, e acabaram de entregar. Como tenho 1 filho de 2 anos e outro para chegar em novembro, não podia ter feito melhor negócio. No meu caso, a construtora foi muito cuidadosa nos detalhes e a área descoberta de 90 m2 é dividida em metade com porcelanato e metade em grama. Até agora não vi nenhum inconveniente neste tipo de apartamento e após decorá-lo, recebi propostas do dobro do que paguei. Então, sem dúvidas, além de gostoso é um excelente investimento.

  34. Grazi
    01.julho.2015

    Olá pessoal, me senti em casa neste post. Estou comprando um garden, o ap é pequeno e o jardim tbm, bem distante das fotos postadas kk, mas será meu pequeno paraíso, se Deus quiser. Estou planejando cobrir toda a extensão do garden, tanto a parte de grama, como os fundos nos quartos, equivalente a varanda dos andares superiores com aquela tela mais grossa, como alambrados. Vou procurar a tela mais bonita e fazer um serviço bem caprichado e discreto, que não altere nada fora do meu território. Com isso, vou me sentir mair protegida, principalmente de vizinhos mal educados. E elo que entendi, cobertura com tela (mesmo sendo mais resistente) não é considerado cobertura, então vou fazer mesmo. Assim não perco meu sol <3

  35. Clei
    22.outubro.2015

    …moro em um gardem com 160m2 de area externa.. Hoje comprei meu segundo gardem, com uma area externa menor – 100m2, mas outras vantagens de um condominio club novo.. Para mim, só existem pros.. Ninguém joga sujeira ou cigarro.. E isso seria irrelevante diante dos benefícios.. Espacos de uma casa, com segurança e localização de um Condominio.. Indico!!!

  36. 22.novembro.2015

    Compramos um ape com 33m2 de garden a 1 ano…ate hj não fiz o esperado pergolado de aproximadamente 12m2 que queremos fazer…estavamos esperando uma decisão se poderia ou não fazer. …agora com os posts resolvi que vou fazer e correr o risco de ver o que vão falar e ou fazer na justiça contra nós. …
    Obrigado

  37. Aline
    31.janeiro.2016

    Gostei de ler esse post e os comentários. Estou analisando a compra de um apartamento com giardino. Mas a questão de não poder cobrir está me deixando com dúvidas. SE pudesse cobrir um pedacinho apenas, eu faria uma sala de jantar externa. Tenho 2 filhos e o apê só tem dois quartos. Imagina dois adolescentes de sexo oposto no mesmo mini quarto? kkkk Queria uma maneira de fazer mais um quarto com divisórias. Se puder mover a sala de jantar pra fora, fecho a sala de jantar e faço um quarto pequeno pra um deles. A intenção inicial era construir um quarto no giardino, mas sei que a lei não permite. Então a sala de jantar lá fora pode resolver. Obs: não tem ape de 3 quartos nesse local. E queremos morar perto da empresa do meu noivo.

    • Guilherme
      20.outubro.2016

      Era apartamento térreo.

      Virou apartamento garden (“gardem”, de acordo com os corretores analfabetos).

      Agora chamam de “giardino”!?

      Qual o próximo passo? Apartamento “palacete nobre e real arborizado ao nível mínimo da grande morada”?

  38. 12.março.2016

    O meu prolema é que moro em uma cobertura (nono andar) e , para acessar a casa de máquinas e antena coletiva, funcionários do condomínio ou de fora , sobem na laje do meu apartamento e ficam olhando a minha área de lazer. Além disso em um pulo, quem quiser, adentra referida área e o interior do imóvel. Bruna, você ou algum leitor, tem idéia de qual material posso fazer uma barreira para melhorar a privacidade e segurança? Já vi grades de aluminio, mas o custo é muito alto. Obrigada.

  39. antonio kleber
    06.junho.2016

    Bruna,
    eu contruí um APTO garden desde o inicio (reforma) num pequeno prédio de três andares em Copacabana , numa rua super silenciosa…
    .
    Cobri 50% da área externa com telhas translucidas para evitar o que, eventualmente, jogam dos andares superiores e no resto aberto fiz um jardim, chuveirão e piscina inflável..
    adoro..
    agora que vou morar fora da cidade e pretendo alugar o meu apto a alguém que curta morar num “garden”…

  40. Robson
    16.julho.2016

    Boa noite tenho um apartamento com garden passo vários apuros com vizinho de cima dificilmente faço churrasco mesmo assim afastado do prédio mesmo assim implicam jogam sujeira no quintal também,como posso preservar meus direitos posso acionar a justiça ?obrigado

  41. 20.julho.2016

    moro em um ap garden há 18 anos. comprei numa época em que era bem incomum este tipo de imóvel.
    não há nenhuma regra específica sobre coberturas no condomínio nem em convenção, nem em assembléia . tínhamos uma cobertura toldo e ninguem falava nada – agora que resolvi fazer uma cobertura metalica, tem vizinho questionando se é regular, etc. não estou alterando fachada, não estou alterando a estrutura do edificio e cada um aqui fez o que sempre decidiu no seu garden sem consultar ninguem.percebi, nesse processo, que nao existe um consenso do que pode ou nao pode ser feito em um garden como acontece com as coberturas

  42. Michele Andrade
    10.agosto.2016

    Eu moro em um “prédio” de casas geminadas com entrada coletiva (com 4 casas apenas). Como a minha é a casa do fundo, colocamos um portão para isolar das restantes e pretendemos fazer pergolato de vidro no telhado. Tô sonhando com minha casa toda arrumadinha para mostrar pra vocês.! Bjus

  43. 12.agosto.2016

    Quando eu e meu noivo estávamos escolhendo nosso apartamento, nos gostamos bastante de um neste estilo. Tanto eu quanto ele fomos criados em casa e não somos muito fã de apartamento… então ficamos bem empolgados com esta possibilidade por que preservaria o que gostamos na casa que é o quintal, o espaço reservado para receber nossos amigos e familiares (coisa que gostamos e fazemos com grande frequência).

    De fato, o valor pode mudar consideravelmente e isso deve ser levando em conta na hora de fechar o negocio. \Para quem prefere casa ao invés de apartamento, o barulho do térreo não seria um grande incomodo. Levando em consideração a rua que eu moro atualmente (em casa) é uma barulheira e os vizinhos estão sempre falando alto na rua ou nas próprias casas… e euparticularmente não ligo. Por que quando estou reunida com meus amigos acabamos por fazer igual rs.

    Mas quem faz questão do silencio deve pensar nisso.

    Acabamos não ficando com o Garden pela data de entrega e ficamos com outro e já fomos direto para as alturas!! Nono andar! kkk

  44. Cristina Salgado
    05.janeiro.2017

    Eu moro num apartamento assim. Fica num prédio antigo mas numa excelente localização em São Paulo. Reformei ele todo e na área externa, que estava horrorosa, pintei e coloquei piso, já que estava num cimentado Grosso e sujo. Ficou muitíssimo melhor! Coloquei vários vasos com plantas para ficar mais acolhedor e decorado. Meus gatos adoram! Porém, os moradores dos aptos. De cima jogam cigarros todos os dias. Já jogaram sapatos, restos de comida, algodão com esmalte, camisinhas usadas…e a cada dia uma novidade. Gostaria de fechar a área mas não tenho idéia de como fazer sem muito dispendioso. Sigo lavando o espaço diariamente.

  45. Aline
    10.janeiro.2017

    Olá,
    Comprei recentemente um apartamento com Giardino, E gostaria de tirar uma dúvida, pois em 2014 compramos um térreo pequeno porém teria esse espaço o que compensaria em espaço para minha filha . Mas no momento da vistoria realizada em 2016 descobrimos que haviam 3 caixas de gordura no Giardino. É comum que as construtoras façam isso? Porque eu considero uma área privativa, ou não é?
    Tinha muitos planos para decoração mas agora ficou limitado pois já me informaram que em cima das tais caixas não posso por grama, por exemplo.

  46. MICHELLE
    08.fevereiro.2017

    Olá, comprei um apartamento Garden, porém, tudo que os demais proprietários quer mexer não está sendo tão fácil: Por exemplo, colocar cobertura (tem que ter aprovação de assembleia?); colocar piso.. entre outras coisas.. Vocês possuem algum regulamento interno que especifica o que pode ou não fazer em nossos Gardens, para me dar um norte?

    Desde já muito obrigada,

    Michelle – e-mail: [email protected],brr

    Lindos Gardens da foto e reportagem!

  47. 08.março.2017

    Pessoal, estou pensando em comprar um apto garden ou na cobertura, mas estou na dúvida em qual compensa mais. Tenho um cachorro, então a área extra do garden ajudaria bastantes. Outro ponto, é que tenho receio na questão do barulho, então a cobertura seria uma boa opção. Estou na dúvida hehehe
    Vejam a planta do garden: http://oi67.tinypic.com/8yt4x5.jpg
    Alguém me dê uma luz :D

  48. 26.maio.2017

    Adquiri um AP garden na minha cidade, com aprox 80,0 m3 e uma area de 67,0m3, não vejo a hora de montar até pensei na saída da suite´onde me autorizaram a retirar a janela e colocar uma porta de vido/aluminio um SPA tipo L, pequeno e cobertura em acrilico escuro, aceito sugestões!!

  49. Catarina
    18.junho.2017

    Oi Bruna, estou procurando um apartamento desse tipo, sabe me orientar como procuro? Adorei seu post. Quero pq tenho pets e gostaria de plantar uma árvore e talvez algumas plantas mais e Horta. Gostaria mais para o lado dos jardins em sp. Ou até a Rebouças. Perto de metrô.

  50. Rogerio
    27.junho.2017

    Moro em um apartamento garden de 20m2 simplesmente amo, fica de frente para uma mata e longe de circulação!

  51. nezio ferreira
    08.setembro.2017

    muito lindos parabens

  52. Bruna
    11.setembro.2017

    Olá Bruna😊

    Ja conheco seu blog faz tempo..mais nunca me identifiquei tanto com ele nos ultimos tempos. Acabei de comprar o meu apê rsrs…e pra minha felicidade pois tenho crianca pequena e dog, optamos pelo garden. E estamos super felizes. So a parte externa é maior q meu apartamento 😊😊😊. Estamos com varios planos pra ele ..tao bom essa parte de brincar de casinha. Qto as contras q vc citou…no nosso caso acredito q nao teremos…pois ja estamos planejando cobri lo entao nao teremos supresas no nosso quintal, ainda mais pq as torres
    Sao compostas pelo terreo mais 3 andares( nao teremos tantos pentelhos assim) e qto ao barulho, nos optamos pelo ultimo bloco do condominio que fica nos fundos de um supermercado que é super tranquilo, nos ate conhecemos os donos do supermercado, o que tbm contou como ponto positivo. Estou muuuito contente. E suas dicas tem nos ajudado muito. Bjus e sucesso pra vc.

  53. Carolina
    08.janeiro.2018

    Matéria ótima! Me ajudou bastante, porém ainda fiquei com uma duvida, na area garden, eu posso fazer um contra piso, ou seja tirar a area verde, ou isso depende do condomínio?

  54. Vania
    19.maio.2018

    Moro num GARDEN construído pela renomada Vitacon, que além de tudo que cai de cima, a construtora esqueceu de por um dos ralos,, previsto no projeto hidráulico dela mesma, então claro, vivo com.rodo quando chove forte, pois o único ralo no terraço descoberto, é insuficiente para o escoamento, em temporais…E apesar de imóvel novo e que deveria haver garantia a sanar a questão, também foi negado e portanto, viver num GARDEN tem mais contras, ainda mais se comprarmos construtora não confiável, sem antes checar o Reclame Aqui.

    O que eu tenho a dizer…Cuidado!!!

  55. Franciele
    03.junho.2018

    No meu ap tem um garden pequeno, eu adorooo por ter dois cachorros…. tenho 2 problemas: o 1° é que não podemos concretar, apenas paver, pedras, etc… e o 2° é que eu deixo a porta sempre aberta para meus pets terem acesso ao lado de fora e SEMPRE aparece camundongos e insetos como aranhas dentro de casa…. mas eu adoro e não abriria mão

  56. Edgard
    05.agosto.2018

    Parabéns pelo apartamento, muito bonito. Também moro em um apartamento garden, muito bom ter um espaço para descansar. Se quiser eu envio algumas fotos..

  57. LUCAS SANTOS DA SILVA
    02.novembro.2018

    Oi Bruna, tenho um apartamento desses. É um pátio de 60m² com brita entregue pela construtora. Mas meu sindico está me impossibilitando instalar um gramado antes que seja aprovado em assembléia.

    Você sabe se isso está certo visto que a área é de minha propriedade?

  58. VIVIAN Maria alves sampaio
    16.janeiro.2019

    gente adquiri um apartamento garden com area ampla e a lavanderia e extendida e coloquei na linha da medida revestimento. e meu condominio lgo que ja estava aprovado esta me multando o sindico nao conhece nada sobre garden e nos trata diferente. mas todas as sacadas tem moveis e revistimentos. alguem pode nos ajudar com conhecimento?

  59. 05.abril.2019

    BOM DIA..EU COMPREI UM APE COM GARDEN,,FICA NO 1 ANDAR..E EM ASSEMBLEIA FOI LIBERADO PARA COBRIR..OK..MAS AGORA MUDOU DE SINDICO E ELE FALOU QUE ESTA IREGULAR..QUE NÃO PODE COBEIR??..EU GASTEI 20 MIL REAIS SERÁ QUE VOU PERDER???;;OU É SÓ INVEJA DOS OUTROS MORADORES,,POIS FICOU BELISSIMO…OBRIGADO..UM ABRAÇO

  60. 22.abril.2019

    Meu ap é garden, ainda não mexi nele porque investi primeiro na parte interna, a parte boa é que o tanque fica no quintal, acabei então com uma cozinha bem mais espaçosa, deixo pra fora o taquinho e a centrifuga e em breve quero dividir parte jardim (estou vendo até a possibilidade daqueles ofurô desses de caixa d’água que são pequenos) e parte lavanderia. Eu tenho vista pro condomínio, mais necessariamente pra área verde nas janelas dos quartos, a janela da sala dá pro quintal e o acesso é pela porta da cozinha; já meus vizinhos tem vista pro muro rsrs de manhã a galera passa fazendo barulho e ás vezes incomoda, mas eu adoro ver o pôr-do-sol iria detestar dar de cara pro muro sempre que abrisse a janela…

  61. Anônimo
    17.maio.2020

    Já morei em apartamento térreo com quintal. Me mudei porque os vizinhos de cima eram muito mal educados (não sabia qual apartamento de cima fazia), mas já teve camisinha usada jogada e até uma cueca cagada. Então, foi quando vendi e comprei outro com espaço interno maior.

  62. Maria carolina
    14.junho.2020

    Eu moro num lindo apartamento garden, que faz muro com a floresta do bosque do condomínio ❤️ Barulho só dos pássaros e macaquinhos e ainda vamos cobrir uma parte com um lindo pergolado de vidro, para não perder a luminosidade e o verde da floresta.
    Amo meu apêcasa

  63. Eduardo Alves
    11.julho.2020

    eu moro em um garden, tenho uma espaço de 206 mt de quintal e o condominio aprovou agora a cobertura
    Pena que vou ter q mudar de cidade :(
    Se alguem tiver interesse me avise

  64. Diana
    03.dezembro.2020

    Eu tô na luta pra comprar um que amei aqui na minha cidade, o ap em sim tem 60m e o gardem tem mais 80m… imagina só :)… já me imagino plantando árvore de jabuticaba, pé de limão…hortinha com tudo que for possível… Deus q abençoe pra que dê certo :)

  65. 30.março.2021

    Lindos

  66. Marlei lopes
    05.maio.2022

    Ola!
    Moro em um AP no 1° andar chamado de garden.
    Tenho 9m de quintal no qual não.posso cobrir e nem colocar cortina de vidro. Meu quintal está sempre molhado , pq os vizinhos lavam as janelas do banheiro e tb quanto tomam banho água do chuveiro cai no.meu quintal.
    Fora as crianças que jogam brinquedos pela janela, mulheres penteiam cabelo e jogam bolo de cabelo no meu quintal.. Até peça íntima foi parar no meu quintal.