18  10
2013
Decoração | Reforma

Pé direito baixo em apartamentos

Como disse pra vocês, tudo está se encaminhando para a entrega das chaves e já tirei as medidas dos cômodos do apê. Yay! E já que o primeiro item da lista de prioridades na reforma é o gesso no teto, tirei as medidas e me deparei com um probleminha: o pé-direito (medida do chão até o teto) tem apenas 2,53 m. Fuen :'(
Será que não vou poder rebaixar o teto pra embutir a iluminação então? :O
Voltei pra casa bem chateada e comecei a folhear umas revistas, corri pra internet procurar o que os arquitetos dizem a respeito e encontrei algumas saídas que quero compartilhar com vocês, pois este é um problema muito comum hoje em dia.
As construtoras andam economizando em material e entregando o pé direito com o limite mínimo exigido por lei que é de 2,50 m para áreas sociais ou privativas e 2,30 m para os banheiros. Só que desta maneira fica complicado rebaixar o teto já que daria um efeito “caustrofóbico” no ambiente.
O gesso facilita a passagem de encanamentos, tubulações e conduítes elétricos. E além disso permite o uso de luminárias embutidas o que deixa o ambiente mais aconchegante.
Se for usado forro de drywall (gesso acartonado) o teto diminuiria entre 12 e 15 cm. Caso seja o gesso comum essa medida ainda passaria de 15 cm com certeza. Existem alguns forros que até conseguem chegar em torno de 7 cm de altura, mas são muito mais caros e como são estreitos demais, muitas vezes nem cabem uma luminária ou os canos e conduítes, ou seja, quase não terá função!
Vamos supor que mesmo sabendo que o pé direito diminuiria de 2,53 m para 2,38 m (caso eu escolhesse o drywall de 15 cm) eu não poderia fazer isso no apartamento todo se não a sensação realmente iria ser sufocante. Concordam?
Agora estou neste dilema e preciso resolver este mais rápido do que os outros já que logo mais estarei com as chaves em mãos!
Peguei algumas dicas do arquiteto Gustavo Calazans (nada como estes profissionais pra nos guiar!) e agora já estou começando a ficar mais animada. A dica é que mesmo com o pé direito como o meu, dá para eleger sim algumas áreas, como corredores e um pedaço da sala por exemplo, para aplicar o forro e fazer uma distinção entre uma parte mais baixa e outra mais alta, sem forro. Dessa forma a parte sem forro parecerá muito mais alta que a outra. Sem contar que dá pra fazer um cortineiro que não mostra o trilho da cortina e assim parece que ela desce do céu, mais um truque para passar a sensação do ambiente ser mais alto.
Separei algumas referências que encontrei com níveis diferentes de rebaixamento de teto em um mesmo imóvel e achei bem legal mesmo. Vejam!

Imagens: reprodução
Essa imagem abaixo é da minha futura sala. Estão vendo o cômodo que tem a janela? Ali era o quarto nº 3 que pedi pra não fazer as paredes e juntei com a sala. Penso em rebaixar o teto somente ali e transformar numa sala de tv. Mas não sei se rebaixo todo o teto até a sala de jantar ou se faço só em um pedaço naquela parede maior e acima do rack. Fazendo dessa forma eu conseguiria embutir uma iluminação direcional para o rack. Conseguiram entender a minha ideia?

Outra possibilidade que pensei também é esquecer o gesso pra lá e usar o trilho eletrificado como já mostrei neste post aqui. O que vocês acham?

Ai ai… são tantas dúvidas nessa fase né!

Se vocês tiverem sugestões, deixem aqui nos comentários, ok? :)
Um beijo!

Veja mais posts sobre gesso abaixo:
Quem quiser acompanhar o blog nas redes sociais é só seguir: Twitter  Fanpage ❤ Instagram  Youtube 
69 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 18.outubro.2013

    Ah, que pena ter um pé direito tão baixo! :( No seu lugar optaria pelo trilho eletreficado, fica bem chique também.
    Decidi hoje que só farei rebaixamento na sala, cozinha e um detalhe que nao sei como no banheiro. Meu pé direito é de 3m

    • 18.outubro.2013

      Pois é Letícia, que pena né :(
      No banheiro e varanda eles já fizeram o rebaixamento e ficou muito bom, mas na sala estou realmente com medo de ficar baixo demais!
      Bjs e obrigada!

  2. 18.outubro.2013

    estou com o mesmo problema, meu pé direito tem a mesma medida 2,53, a empresa de drywall me disse que realmente ficará muito baixo se rebaixar tudo, fizeram um projeto para rebaixar na sala e quartos apenas nas laterais 13 cm de altura por 30 cm de largura e rebaixar inteiro no closet, banheiros, corredor e cozinha. não era o que eu gostaria mas já me acostumei e estou esperando eles instalarem para ver o resultado na prática.

  3. 18.outubro.2013

    Olá bruna,
    acompanho seu blog já faz um tempo, e adoro suas ideias.
    Adquiri um apartamento da Living com a mesma planta que o seu, e estou bem nessa fase de decidir sobre o gesso, gostei das suas ideias, se der certo quero rebaixar apenas os cantos das sala, pra embutir a iluminação, eu ainda não tinha visto os trilhos eletricos, estou pensando seriamente neles!

    bejoo!

    • 18.outubro.2013

      Oi Nayra!
      Obrigada linda *_*
      Fora que com os trilho a economia é maior tbm né rs… tbm esotu pensando seriamente Nayra!
      Bjs

  4. 18.outubro.2013

    Bruna! Meu problema era o mesmo que o seu! Utilizamos 2 técnicas que você colocou aqui: na sala (que é conjugada com a sala de jantar), fizemos um L no teto, só nas laterais, com gesso, onde embutimos os spots. Aí, no meio, utilizamos um trilho de 3 metros para 4 spots, que são direcionados para cantos específicos (parede com quadro, mesa de jantar, etc. Vou tentar te mandar uma foto pra vc ter uma idéia! Boa sorte!!!!

  5. Anonymous
    18.outubro.2013

    Eu tenho o mesmo problema!! E penso em fazer somente nas laterais, juro que acho até bonito!! Quero na verdade colocar somente em cima da televisão e em cima da cama, e no balcão da cozinha colocar o trilho eletrificado!! Vai ficar até mais baratinho, já que não gosto de tantas luzes como andam fazendo!

  6. 18.outubro.2013

    Oi Bruna, acho lindo e super moderno rebaixar apenas um lado. As fotos que vc postou mostram como dá para ser criativo e sair do comum desse forma. Seu ap vai ficar lindo, e é nesses empecilhos que temos a oprtunidade de inovar.Bjs.

  7. Lívia
    18.outubro.2013

    Oi, Bruna!

    São muitas dúvidas mesmo! Eu quase enlouqueci! rsrs E olha que trabalho com isso o dia todo! Projetei o gesso do apartamento da minha irmã com essa diferença de altura entre dois ambientes, ficou lindo! Também tínhamos esse problema, fizemos com gesso tradicional e rebaixamos 11 e 15cm. Deu certo, a maioria das luminárias pedia 9cm.

    Estou adorando acompanhar as novidades do seu apê! O blog é muito bom!
    beijos

  8. 18.outubro.2013

    Trilho eletrificado será a minha futura opção.

  9. Anonymous
    18.outubro.2013

    Olá Bruna
    tambem moro em apartamento e o teto já é baixo. Na sala colocamos o rebaixamento em gesso, só nas laterais da sala principal, com luminárias dicróicas embutidas, e na outra parte que foi uma antiga varandinha, colocamos só as sancas). Ficou lindo tipo da segunda foto q vc postou. Gostei de todas as idéias acima. Bjs e boa escolha.
    Cláudia Azeredo

  10. 18.outubro.2013

    Oi Bruna!

    Concordo com vc que rebaixar tudo deixaria uma sensação de aperto. E fazê-lo no canto da sala de TV, por sua vez, trará certo aconchego, não acha?

    E só uma dica: nas fotos vc colocou o termo “coluna”, mas o correto é “viga”. Coluna vai do chão ao teto, na vertical. Vigas são na horizontal, acima das colunas.

    • 18.outubro.2013

      Oi Fe, nossa é verdade, me confundi ali, obrigada! Como arquiteta sou uma boa designer gráfica kkkkkkk
      Já vou até corrigir o post. Valeu! ;)
      Um beijoooo!

  11. Anonymous
    18.outubro.2013

    Oi Bruna td joia? Conheci seu blog a pouco tempo e já me encantei, mto útil, ainda mais para mim que vou casar agora no fim do ano e que minha casinha está ficando pronta. Eu percebi que vc queria MUITO rebaixar o teto pq acha a iluminação embutida linda, eu tbm acho, mas entre ter um teto lindo com uma iluminação master e um apartamento com uma sensação de espaço maior acho que vc realmente deve optar para o segundo, sei que isso doí idealizarmos uma coisa por tanto tempo e depois ver que não dá para fazer. Isso aconteceu comigo em várias ocasiões durante a construção da minha casa, mas como vc bem colocou sempre podemos achar situações intermediárias né?? Mas vamos para a minha singela opinião que espero ajudar vc em alguma coisa rsrsrs, gosto muito dos cortineiros de gesso e para isso o teto não precisa estar rebaixado, acho que vale a pena vc investir nisso pq a cortina dentro do cortineiro fica mto mais bonita e vc não precisa se preocupar com varão e os acabamentos desse. O gesso apenas nas laterais da segunda foto é lindo, mas é um deposito de poeira Bruna, se vc for fazer não deixe esse vão, falo por experiência própria na casa da minha mãe a sala é assim!!! E se vc for fazer a marcenaria vc pode embutir a iluminação no painel do home por exemplo, fica lindo demais, dá o efeito e vc não fica sufocada. Pense bem aonde vc quer colocar a iluminação embutida, pq há outras formas de iluminar tão lindas quanto, como esses trilhos que vc colocou, arandelas, pendentes (amo muito, para cozinha americana fica lindooo), lustres e plafons. Um grande beijos pra vc, parabéns pelo blog viu!! Juliane

    • 18.outubro.2013

      Oi Juliane!
      Ah sim, com o vão tbm não quero não, entra bicho e poeira! rs
      Talvez com luminárias e outros tipos fique tão bom quanto mesmo ;)
      Obrigadaaaa!

  12. 18.outubro.2013

    Hmmmmmmmmmm adorei essa ideia de como aproveitar a viga dando uma desfarçada, deu para visualizar e ficou muito bonito, até parece que foi feita pra ficar assim, rs. Adorei.
    Tenho varias vigas no ap, vou chamar o gesseiro pra ver se tem possibilidades de fazer oq eu quero… senão, ele tera que fazer milagres la viu, kkkkkkkkkkk
    Bjs

  13. 18.outubro.2013

    Olá Bruna!
    Coisa boa que já estás praticamente com as chaves na mão!
    Então, eu tô sofrendo o mesmo problema! O meu é pior ainda. Esse limite legal deve ser legislação local. Meu apto é em Porto Alegre – RS e o pé direito é mais baixo ainda. 2,40m nas áreas sociais e 2,20m no banheiro, cozinha e área serviço. Fiquei muito desapontada quando vi que era tão baixo.
    No teu caso, acho que a dica do arquiteto vai ficar bem bacana. Aquele espaço da área de TV vai ficar lindo com iluminação embutida e fazer exatamente este jogo de dar a falsa sensação de que o resto é mais alto. A ideia de fazer só na parede maior com iluminação pro rack da TV tb é bacana. teu apto vai ficar lindo!
    Quanto ao meu caso, vou usar o trilho eletrificado mesmo. Pq nem sonhar em rebaixar nadinha. :-(
    Pensei em colocar uma moldura roda teto para dar um acabamento e pintar com um desses tons off-white. Agora fico com a seguinte dúvida: será que a moldura com uma outra cor de parede (mesmo uma off-white) não vai destacar demais o quanto o pé-direito é baixo??? As vezes penso em deixar tudo branco mesmo. Não sei

    • 18.outubro.2013

      Nossa Taci, como pode isso né? É revoltante o que essas construtoras fazem… ¬¬
      Então o indicado é tudo bem clarinho, e realmente a moldura em cima e o rodapé demarcado com uma tinta de cor diferente no meio vai deixar mais marcado, mas como a cor que vc escolheu é off-white eu não acho que fique com essa sensação não, acho que fica até mais lindinho e aconchegante sabe?
      No fim das contas temos que fazer a decoração do jeito que gostamos, mesmo que não seja o certo sabe! Afinal quem vai morar lá somos nós mesmas heheheh melhor se sentir bem!
      Bjs e boa sorte!

  14. 18.outubro.2013

    oi bruna, tb queria teto rebaixado na minha casa, mas pedi opinião de 3 arquitetos e 2 me recomendaram a não fazer isso, pq segundo eles esse rebaixamento está fora de moda e deixa a casa já com cara de velha,

    • 18.outubro.2013

      Ai sério? Eu acho tão lindo… mas já vi imóveis sem gesso que tb ficam lindos, estilo loft então fica mais lindo ainda!
      Bjs

  15. Gladys
    18.outubro.2013

    Oi Bruna, adoro seu Blog e essa foto que vc disse que será a sua futura sala, identifiquei um pouco com a foto e acho que vms ser vizinhas, rs…., mas se não for é mto parecido com o meu!! :) Parabéns pelo blog! Bjs

  16. 18.outubro.2013

    Não vejo a hora do meu apartamento ficar pronto tbm! Gosto muito dessas soluções que somente parte do teto tem o gesso rabaixo… estou pensando em fazer algo nesse sentido.

    Como sempre o conteúdo do blog está demais! Parabéns

  17. 18.outubro.2013

    Oi Bruna,
    minha singela opinião, não sou muito fã de teto rebaixado não…
    Tenho uma luminária que é quase idêntica dessa da última foto, sempre quis uma tipo pendente, mas quando vimos essa apaixonamos nela e compramos. Adoro ela! Depois tentei comprar uma que tem menorzinha e redonda para o hallzinho da porta e snif snif ainda não encontramos. Acho desse tipo de uma simplicidade única.
    Bjs

  18. 18.outubro.2013

    Bru, achei legal a ideia de colocar apenas nas laterais. Dá para colocar iluminação nele e ficaria lindo!!!!

  19. 19.outubro.2013

    Olá Bruna, estou há uma semana pesquisando soluções de iluminação além do gesso/forro rebaixado, no meu caso porque não gosto mesmo, nao sei o porquê, só não gosto. Ainda não sei qual o pé direito do meu ap (a data é abril mas já estou preparada para atrasos). Mas o que queria era te agradecer por este post, pois não tinha encontrado nada muito bacana até então e vc me faz este post de encomenda. Boa sorte no que decidir, acabei lendo alguns dos seus outros posts, e pelo seu bom gosto, estou certa do que escolher ficará bom. Boa sorte. Abs, Elca

  20. Anonymous
    19.outubro.2013

    Adorei saber que mesmo com pé direito baixo dá pra colocar e curti + o da primeira foto!
    Sobre o seu caso, posso dar minha opinião?!
    Seu namorado é alto né?!… pois é, por esse motivo eu optaria pelo trilho eletrificável pra sala de tv e talvez usasse o drywall para algum detalhe no corredor, ou contornando a sala principal para esconder os trilhos da cortina e por uns leds pra valorizar algum quadro na sala… é só uma ideia.
    Beijo!
    Kaa

  21. Anonymous
    19.outubro.2013

    Gostaria de saber se essa loja é confiavel vc ja comprou? Westwing?

    • 19.outubro.2013

      É sim, é uma das melhores que eu conheço! Sem contar que tem coisas exclusivas que não acha em lugar nenhum né!
      Bjs

  22. 19.outubro.2013

    Gente fiquem atentos a isso principalmente na cozinha. Em meu apartamento retiramos uma parede para fazer cozinha americana, sendo o cooktop em ilha. Apos tudo pronto, chamamos a tramontina para instalar a coifa de ilha que compramos , e mesmo sem termos rebaixado o teto a tramontina não autorizou a instalação pois não tinha a distância mínima de segurança até a bancada, isso porque fizemos a nossa bancada baixa pois eu sou baixinha rs.

  23. 19.outubro.2013

    Oi Bruna, tudo bem? o pé direito do apê tem 2,60 mas optamos por rebaixar tudo, e colocaremos piso de madeira vai perder uns 20cm (total) achei que ficou um pouco baixo mas ficou bem quentinho, como nosso apê é no décimo andar e o lugar é alto e frio, acho que resolvemos esse problema.

    Um bjo

    http://homesweethomegi.blogspot.com.br/

  24. 20.outubro.2013

    Oi Bru, realmente hoje em dia para morar em um apê, temos que fazer verdadeiros milagres, tudo é complicado…né!? nem o teto escapa…rs..rs… ainda bem, que sempre há uma saída… então, eu já visitei um apê decorado que era igual a segunda foto… com gesso e iluminação nas laterais, confesso que achei perfeito, lindo de mais, não dava aquela sensação de abafamento… então acho que é uma bela saída para alguns locais que precisam de uma iluminação embutida, como a sala por exemplo…acho que fica lindo… outra coisa…. eu amo esses trilhos com iluminação, sem dúvida, vou usar um desses no meu corredor, acho super moderno!!! Super Beijo

  25. 20.outubro.2013

    Oi Bru, realmente hoje em dia para morar em um apê, temos que fazer verdadeiros milagres, tudo é complicado…né!? nem o teto escapa…rs..rs… ainda bem, que sempre há uma saída… então, eu já visitei um apê decorado que era igual a segunda foto… com gesso e iluminação nas laterais, confesso que achei perfeito, lindo de mais, não dava aquela sensação de abafamento… então acho que é uma bela saída para alguns locais que precisam de uma iluminação embutida, como a sala por exemplo…acho que fica lindo… outra coisa…. eu amo esses trilhos com iluminação, sem dúvida, vou usar um desses no meu corredor, acho super moderno!!! Super Beijo

  26. 20.outubro.2013

    ou /bruna, também recebemos nosso apê com o teto super baixo, fiquei chateada tb, mas fazer o que. A nossa cozinha ficou rebaixada p disfarçar uma viga, e como o teto já era de gesso, coloquei spots com lâmpadas de led, achei a melhor escolha. bjus

  27. 20.outubro.2013

    Oi Bruna, é uma grande emoção estar com as chaves em mãos, e você está quase lá. Seu blog foi um grande achado, enorme parceiro na saga do primeiro apê. Esta é só a primeira das muitas decisões que terá que tomar. Passei pela mesma situação e por sugestão do gesseiro coloquei só nas laterais da sala e do meu quarto, e o rebaixamento foi feito no corredor para poder acompanhar. Nos demais cômodos e cozinha, área de serviço foi colocado uma moldura roda teto. No fim gostei muito da solução, e quando estiver pronto, pintadinho te mando uma foto.
    Um beijo e muito boa sorte!

  28. 20.outubro.2013

    Oi Bruna, a minha duvida sobre o gesso é se não acumula poeira nos casos da primeira e segunda foto do post, como sou alérgico tenho que me preocupar com isso também. :(

    Parabéns pelo blog!

  29. Aline
    21.outubro.2013

    Nossa, o meu é 2,78 e rebaixei 20cm, ficou 2,58 e eu ja achei baixo demais. O melhor mesmo é fazer só nas laterais e colocar um plafon de sobrepor no centro.

  30. 21.outubro.2013

    eu adoro a ideia de trilhos, e decidi com meu marido que vamos colocá-los na sala de tv e na sala de jantar colocaremos uma cúpula com pêndulo bem moderna. Acho que fica bacana. Como aqui em Curitiba temos muito problemas com aranha marrom ( que medo), descartei de primeira o forro de gesso pois é nesses lugares escondidinhos q elas se escondem :(.. Mas tá aí uma coisa q desconheço em meu apê..o pé direito, nem sei qto é :S

  31. 21.outubro.2013

    Oi Bruna! Adoro seu blog, viu?!
    Bom, minha casa tem o pé direito s[o um pouco mais alto (2,63) e eu penso que já ficaria muito claustrofóbico colocar gesso…. Andei com essa mesma duvida que vc, o que fazer então? Esquecer a tão sonhada iluminação dos sonhos, ou correr o risco.

    eu tinha eliminado a ideia do gesso na minha vida, mas seu post me deu ideias e dicas que eu não tinha antes. Obrigada por isso.
    Na sala de tv, eu pensei em colocar esses trilhos de luminárias, mas na sala de jantar (a sala na verdade é integrada, mas dividida pelos móveis) queria um luminária bem linda e pendente sobre a mesa. Nessa área tem uma viga que separa a sala do hall de entrada (minha sala é um corredor estreito 2,40m e comprido) que não sei como disfarçar. Talvez possa colocar gesso no hall e iluminação na porta de entrada e aparador….

    Nossa, falei muito, nem sei se entendeu o que eu quis dizer, mas eu adorei o post e gostei das ideias de gesso só em algumas áreas e luminárias em trilho em outras.

    Bjs

  32. 22.outubro.2013

    Oi Bruna, acompanho seu blog mas é a primeira vez que escrevo aqui! :-)
    O pé direito do meu apê tem essa altura também e definimos que não poderíamos rebaixar, pois, pra vc ter uma noção, sem o rebaixo, colocamos nosso ventilador e meu esposo, levantando os braços, consegue encostar no ventilador… foi aí que pensamos… realmente, rebaixar o teto nem pensar.
    O que fiz, foi fazer as molduras normalmente no apê todinho e na cozinha americana, fiz um moldura diferente onde coloquei 3 lâmpadas de cróica. Eu amei o resultado e deu aquele ar aconchegante que queria.
    No seu caso como não terá cozinha americana, os trilhos são muito modernos e com certeza ficará lindo! Coloquei um pequeno no meu corredor, onde nas paredes futuramente terão uns quadros com nossas principais fotos… aí usarei o trilho com cada lâmpada direcionada para os quadros.
    Beijo.

  33. Leandro
    09.março.2014

    Tenho uma apartamento de 56m2. Pé direito de 2.49m2, gostaria de rebaixar com forro de madeira ( 15cm) o que faço?
    Uma sala de 30 com sala + tv.
    Fico no aguardo.
    Tks!

  34. Joice
    28.abril.2014

    Trilho eletrificado lança uma luz na minha vida. Obrigada! :)

  35. Tamires
    04.maio.2014

    Aaaammmmeiiiii o blog!!!!Também sou do abc, tinha um apartamento e vendi para comprar uma casa…na casa derrubei as paredes e fiz a integração de sala, sala de jantar e cozinha….ai surgiram as vigas…..gostei muito das idéias do blog….você tem alguma empresa de gesso para me indicar???obrigada e mais uma vez parabéns pelo blog

    • 07.maio.2014

      Oi Tamires, tenho sim, tem vários posts aqui no blog onde eu indiquei o que fez o meu e mostrei o resultado, dá uma busca ali acima do perfil! ;)
      bjão e seja bem-vinda ao blog!

  36. murilo
    13.agosto.2014

    onde vc verificou que a altura minima do pe direito he de 2,5 m?

  37. Leonardo Koenig
    25.maio.2016

    Olá… Estou com um problema… Por um erro de execução, a parte inferior de minha casa ficou com o pé direito com altura de 2,4m… O que posso fazer para deixar o ambiente mais aconchegante?
    A parte inferior é uma área de convivência (copa, sala de tv, jantar e meu studio), peço-lhes ajuda, Pois tenho intenção de reiniciar as obras e finalizar a parte inferior. Desde já grato.

    • Leonardo Koenig
      25.maio.2016

      Na verdade o pé direito ficou com 2,18 m

  38. DANIELA
    03.janeiro.2017

    meu pé direito tem 2,42 muito baixo tbem gostaria de fotos se alguem teve alguma ideia preciso colocar luminária no centro da mesa e encima do passa prato … mandem foto

  39. Josi Fragoso
    24.janeiro.2017

    Oi Bruna.

    Meu apê tem 2,53 de pé direito e achei interessante a sugestão de gesso nas laterais e os trilhos com spots. Como ficou no seu apê?
    Tenho uma dúvida, os spots do trilho tem acendimento individuais?

  40. VALDIR FURLAN
    24.fevereiro.2017

    Excelentes observações e dicas você nos deu!!! Ajuda bastante mesmo, na solução desses probleminhas!! Obrigado mesmo!!! Um aração!!

  41. VALDIR FURLAN
    24.fevereiro.2017

    Excelentes observações e dicas você nos deu!!!
    Ajuda bastante mesmo, na solução desses probleminhas!!
    Obrigado mesmo!!! Um aração!!

  42. Juliana
    24.abril.2017

    Bom dia Bruna! o que ficou resolvido em relação ao gesso ou o trilho, o meu apto tbm tem o pé direito baixo e gostaria de ideias pra solucionar no meu. Seria interessante que você postasse fotos, não só do seu apto mas de demais leitores, preciso de um HELP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Obrigada e bjs!!

  43. 29.janeiro.2018

    Nossa amiga, estava tão desanimada com minha casa de 2,80cm de altura sem idéia nenhuma achando muito baixo o teto, vc me deu várias ideias obrigada

  44. Ilka
    01.maio.2018

    Oi Bruna ! Acontece o mesmo comigo ! Consegui uma casa de condomínio e o teto tb é baixo de 2,60 Aí tb estou com o mesmo delima q o seu teto rebaixado ou trilho? Difícil né ainda mais q essa é a primeira coisa a ser feita não dá para postergar ! E o difícil é q é tão linda iluminação embutida! Estou me conformando e indo em direção ao trilho pois vi uns no pinterest lindos tem uns q tem uma pegada mais industrial q fizeram ao invés do trilho tubulação metálica e a lâmpada presa nela ! Pena q não consigo enviar foto pra vc ! E nem ficou ” pesada ” pq era tudo fino delicado e o cano parecia aço escovado nao sei dizer mas ficou uma graça!