17  12
2013
Decoração | Leitores

Cantinho da leitora: Bárbara Dedavid

Cantinho_leitora_Barbara Dedavid

Hoje na seção “Cantinho da Leitora” vamos conferir a cozinha e a lavanderia da Bárbara Dedavid!
A cozinha dela é no famoso formato corredor como a maioria hoje em dia (a minha também!). O tamanho total dela é de 4,26 x 1,48 m.

A Bárbara optou por fazer uma torre de fornos (microondas e forno à gás) e nela aproveitou para embutir a lava-louças 6 serviços também. A cor predominante na cozinha é o branco, mas há duas exceções: as prateleiras em azul e os nichos perto do teto que são amadeirados.

O nicho azul da lavanderia, esconde a fiação e a tubulação do aquecedor. O fundo dele é falso e pode ser removido caso precise de alguma manutenção. Amei essa ideia, pois o meu também tem o aquecedor e convenhamos que aquela fiação e tubos deixa a lavanderia o ó!

CMA_cozinha_leitora4 CMA_cozinha_leitora5

CMA_cozinha_leitora8

Para as bancadas foi escolhido o quartzstone branco, um “genérico” do Silestone fabricado na China que tem o preço um pouco mais em conta que o original!

Ela aproveitou a lateral da torre de fornos para pendurar uma barra com os utensílios domésticos deixando a cozinha muito prática. O escorredor de louças também fica em uma barra, já que não tem espaço na bancada.

CMA_cozinha_leitora6

CMA_cozinha_leitora7 CMA_cozinha_leitora9

A única reclamação que ela tem é a falta de espaço na bancada para trabalhar, já que no tampo ficou basicamente só a cuba de inox e o cooktop. Este problema é exatamente o que estou enfrentando no projeto da minha cozinha, pois se quiser a bancada para trabalhar, não posso ter a torre de fornos e lava-louça! #dilema

Mas cozinha pequena é assim mesmo, temos que abrir mão de algumas coisas para termos outras. O jeito é colocar na balança o que será mais útil!

Model

Acima é a planta que a Bárbara fez, mas algumas coisas acabaram sendo executadas diferentes do projeto, como o nicho da lavanderia azul, e também uma bancada dobrável que havia previsto embaixo das prateleiras da cozinha, mas como achou que ia acabar atravancando muito, tirou do projeto final.

Espero que as ideias da Bárbara tenham ajudado vocês também!

E aí o que vocês acharam ? =)

Obrigada Bárbara por ter compartilhado suas ideias e sua linda cozinha/lavanderia e por todo o carinho e atenção! <3

Envie o seu apê, casa ou algum cantinho legal do seu lar para dividir as ideias com a gente também! É só enviar para o e-mail contato@comprandomeuape.com.br com um breve resumo! ;)

Acompanhe o conteúdo extra do blog nas redes sociais seguindo: Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube

60 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 17.dezembro.2013

    Gostei da idéia da lavanderia, vou levar a foto para ver se o meu projetista consegue fazer assim na minha lavanderia! Acho muito feio mesmo aquele trambolhão do aquecedor e suas ligações aparentes.. rs

    Beeijos

  2. Rose
    17.dezembro.2013

    Achei muito funcional esse projeto, no meu também optei em fixar prateleiras na parede oposta a pia para ter mais facilidade no dia a dia. Agora uma coisa me chamou a atenção, a ausência de coifa ou exaustor, meu projeto teve um erro e estou provisoriamente sem instalar o meu, queria saber qual é a dinâmica dela para driblar o dano da gordura neste armário tão branquinho!!!

    • 18.dezembro.2013

      Oi Rose, o depurador e coifa consomem um espaço terrivel na cozinha, mas é algo necessário eu concordo tbm.
      Na minha estou quase abrindo mão do microondas, mas do depurador não, e talvez compre o forno 2 em 1 pra driblar isso!
      Bjs

      • Bárbara Dedavid
        20.dezembro.2013

        Pois é, pessoal, eu fiz sem depurador mesmo, só subi um pouco o móvel superior para não ficar tão perto do cooktop. Não vejo grandes problemas com gordura na minha cozinha, até porque não tenho o costume de fritar coisas, é bem raro.
        Acredito que o depurador é bom, mas não indispensável. Só abrir bem as janelas pro ar circular.

  3. 17.dezembro.2013

    Bruna,

    a cozinha está linda e tal….mas não funcional! Eu cozinho e nem me passa pela cabeça não ter um espaço pra cozinhar e mesmo se outra pessoa cozinhasse pra mim, o problema persistiria.

    A beleza precisa ser alinhada a praticidade e funcionalidade. Eu não

    Amei a cor da bancada, achei linda, vou até correr atrás pra ver se acho uma opção barata tb.

    bom…se fosse minha essa cozinha faria: forno abaixo do cooktop e daria adeus a torre pra ganhar área na bancada e usaria mais armários na parte superior com o microondas. Manteria as lindas prateleiras azuis.

    • 18.dezembro.2013

      Oi Juci,
      Verdade está lindaaa né!
      Mas tbm concordo com a questão da praticidade aliada ao gosto de cada um! =)
      Bjs

    • Bárbara Dedavid
      20.dezembro.2013

      Olá Juci,

      Nós também adoramos cozinhar e aprendemos a usar de outras maneiras a cozinha: colocamos sempre uma tábua rígida em cima da pia, para cortar as coisas. E também usamos a mesa da sala, que fiz em pedra, para abrir massas, ligar uma batedeira ou liquidificador.
      Mas valeu a crítica positiva!

  4. Bruna Macário
    17.dezembro.2013

    Oi Xará! Eu achei muito bonita.
    Mas, pra ser sincera, achei que os utensílios pendurados com ganchos nas paredes deu a impressão da cozinha ser menor que já é… Enfim, só questão de gosto, eu prefiro um visual mais limpo, com um pouco menos de detalhes.
    Enfim, mesmo assim ficou ótima!
    Bjs

    • 18.dezembro.2013

      Oi Bru,
      É questão de gosto mesmo e de espaço pra quando não sobra lugar pra colocar em gavetas de utensílios tbm!
      Eu acho bonito, mas teria apenas alguns como enfeites, pq um fato é que vive empoeirando e tem que lavar toda hora pra usar!
      Bjs

      • Bárbara Dedavid
        20.dezembro.2013

        É, realmente deixamos ali coisas que usamos sempre, até já mudei os utensilios ali na barra depois da foto.

  5. Jéssica Fernanda Silva
    17.dezembro.2013

    Olha, na minha humilde opinião de alguém que mora com os pais ainda hahaha.
    La em casa nunca tivemos lava-louça, e sempre deu mtu certo meus pais sempre revezam na hora de lavar a louça.Como existem um problema de espaço, EU q adoro cozinhar, iria preferir nao ter uma lava-louça. Mas eu tenho um pouco de preconceito com lava-louça q na minha opinião estraga as louças hahaha Mas isso deve ser diferente com as mais modernas.

    Beijos flor <3

    • 18.dezembro.2013

      Oi Jé,
      As mais modernas lavam superbem e não estragam as louças não como antigamente!
      Eu não vou abrir mão da minha (espero que encaixe em algum lugar rs), preciso de praticidade pois trabalho muito e mal tenho tempo de cozinhar, etc.
      Beijosss

    • Bruna Macário
      18.dezembro.2013

      Jéssica, eu tbm sou da sua opinião!
      Eu casei mas moro com meus sogros, pois meu apê só vai ficar pronto em 2016. Tanto na casa dos meus pais quanto na casa deles a gente sempre se reveza na hora de lavar os pratos, e olhe que são 4 pessoas morando juntas, e sempre deu certo. Nunca senti essa necessidade de lava louças e tbm não pretendo ter uma, pois minha cozinha será pequena tbm.
      Enfim, na minha opinião, tbm não é um item q faz falta quando moram poucas pessoas numa casa/apto.
      :)

    • Barbara
      26.dezembro.2013

      Olá! Sabe, necessidade total não tem, mas eu adoro usar! A minha está ligada agora mesmo, enquanto eu fico na internet. E como ganha,os de casamento, nao tive coragem de deixar de fora!

  6. Laine
    17.dezembro.2013

    Olá Bruna!
    Olha sinceramente, não curti muito esta cozinha. Os móveis são bonitos mas passou a impressão de sufocada. A pia ficou sem bancada para trabalho e pra mim particularmente, não funciona bem na hora de preparar alimentos tem que ter algum espaço. Valeu!

    • 18.dezembro.2013

      Oi Laine
      Eu tbm preciso de espaço na bancada, mas que ficou linda a torre ficou rs

  7. Ju
    17.dezembro.2013

    Nossa, Bru, Sei muito bem o que é a falta de espaço… no antigo apê, guardava caixas de leite, de suco e lanche da escola da minha filha no guarda roupa dela, e eletrodomésticos no bau da cama box (rs), para ficar só o essencial nos armários da cozinha… a despesa de mercado tinha que ser semanal, pq não cabia tudo no gavetão destinado para guardar os mantimentos, temos que driblar a falta de espaço, e ter consciência do que pode ou não ter em casa… bjs

    • 18.dezembro.2013

      Oi Ju,
      Nossa vou ter que me adaptar a isso pois nunca morei em apartamento rs mas aos poucos tudo se ajeita né!
      Bjs

    • Laine
      18.dezembro.2013

      KKKKk. Nossa ju também moro em sp e me vi no seu comentário. Realmente a gente tem que se adaptar. Quando me mudei para o ap tive que doar muitas coisas por não caber. Vida de apertamento mas tem suas vantagens!

  8. Ana Nascimento
    17.dezembro.2013

    Bruna,

    Adorei ver esse projeto, até pq nele encontrei vários itens que já compramos pro nosso apê e é sempre bom ver assim na pratica.

    Outra coisa que gostei muuuuuuito, foi aquele armário em frente ao tanque, na lavanderia, já estava pensando em fazer algo assim, mas como não tinha visto nada parecido, fiquei na dúvida se daria certo, mas agora fiquei super feliz.

    Ah e com relação a torre, também acho lindo, mas talvez na pratica seja melhor deixar do modo convencional por conta do espaço, que já é tão escaço.

    Ansiosa por novidades do seu apê.

    Beijoos.
    Ana

    • 18.dezembro.2013

      Oi Ana!
      É legal ver na prática né, tbm adorei!
      A bancada faz falta mesmo, mas o projeto em si tá lindo!
      Bjs

  9. 17.dezembro.2013

    Cozinha bem valorizada.
    Apesar de pequena os espaços foram bem aproveitados. Amei!

    http://bruh-correa.blogspot.com.br

  10. Vanessa
    17.dezembro.2013

    Bruna, a cozinha de Bárbara é realmente MUITO linda! A sensação que tenho é de que saiu de alguma capa de revista! Os móveis são de muito bom gosto e as prateleiras turquesa um charme! O que me preocupa é a funcionalidade: mesmo que vc não seja uma amante da cozinha, em algum momento irá cozinhar e é imprescindível ter onde trabalhar, isso sem contar o espaço que louças e panelas tomam… os utensílios pendurados ficaram visualmente lindos, mas na prática acumularão muita gordura e poeira… minha pia tem 1,40 e ainda assim é pequena quando resolvo me aventurar.

    • 18.dezembro.2013

      Ficou linda demais né, mas realmente uma bancada faz falta!
      Uma opção pra quem tem pouco espaço assim, é mandar fazer ou comprar uma tábua de madeira mesmo ou outro material pra encaixar na cuba enquanto usa a bancada pra trabalhar, mas aí a torneira não dá pra usar enquanto isso! =\
      Bjs

    • Barbara
      26.dezembro.2013

      Vanessa, para driblar o problema da bamcada temos na sala uma mesa com tampo de pedra, que usamos bastante na hora de cozinhar. Já ns acoatumamos e até gostamos porque fazemos tudo juntos e podemos ver tv enquanto preparamos a comida. A dica da tabua da Bruna tb usamos, mesmo com uma tabua de plastico funciona bem.

  11. Glicia
    17.dezembro.2013

    Oi Bruna, uma graça a cozinha, tbm gostaria mt d fazer uma uma torre p/ o forno, até p/ ficar numa altura boa, mas qd vi a pia s/ espaço algum, não achei legal. Se a minha cozinha ficar s/ bancada como esta, acho q vou preferir abrir mão da torre e colocar o forno abaixo do cooktop. Fale c/ a arquiteta q vc contratou, veja se na sua cozinha dá p/ fazer a torre, mas acho q ficar s/ bancada é mt ruim, c/ certeza vai fazer falta. Bjs.

    • 18.dezembro.2013

      Oi Glicia, a minha cozinha é menor ainda que esta do post (3,99 x 1,62).
      Então a torre de eletros já está fora de cogitação mesmo, pq sem bancada eu não consigo ficar assim como vc!
      Mas cada um tem uma preferência e prioridades, a dela ficou uma fofura só! Porém eu não conseguiria ficar sem uma bancadinha, iria acabar fazendo do outro lado da parede mesmo que ficasse apertado pra poder cortar carne, legumes, fazer uma massa, etc!
      Bjs

  12. Elaine Reis
    17.dezembro.2013

    Olá
    Achei bem legal o nicho ds lavanderia, idéia anotada rs.
    Para mim vou preferir a prioridade de espaço na bancada, então adeus torre que acho linda, e tão prático ter um fogão a altura.
    Mas ficou muito bom, nichos bonitos em colorido.
    Parabéns
    Bjos

    • 18.dezembro.2013

      Oi Elaine
      Eu tbm pelo jeito vou acabar optando pelo espaço na bancada, faz muita falta né! =)
      Bjs

  13. Elaine Reis
    17.dezembro.2013

    Ah por favor nos passe s loja do escorredor de louças
    Bjos
    E obrigada

    • Barbara
      26.dezembro.2013

      Comprei o escorredor e as barras na Casa do Marceneiro, aqui em Curitiba.

  14. 18.dezembro.2013

    Oi, Bru!

    Adoro os posts de inspiração, da casa das leitoras e das suas escolhas para o ap! Você faz um trabalho incrível!

    Desculpa se vc já fez um post, assim, mas queria sugerir um sobre a torre de fornos! Não é perigoso deixar microondas e forno “fechados” dentro de um lugar como esse? Sempre me dá medo qd vejo essas torres de que tudo vai explodir! hahahaha #trágica

    Um super beijo!

    • 18.dezembro.2013

      Obrigada Dani
      Hahahaha eu tbm fico com receio, mas é tão comum as marcenarias optarem por este projeto, que imagino que tenha ventilação apropriada atrás. Mas vou questionar isso na loja que eu fechar!
      Bjão

      • Ju
        19.dezembro.2013

        Sim, tem que fazer abertura na frente, o forno vem até com aquela gradinha para tampar, e por dentro do armário também pra escapar o calor… minha torre tem uma abertura por dentro feita com serra copo

        • Barbara
          26.dezembro.2013

          Nos fizemos a instalacao dos fornos seguindo o manual de cada um, até porque temos que fazer corretamente para nao perder a garantia. O meu forno a gás tem ventilacao atras ( uma abertura no alto da torre comunica), na frente pelas grades e tambem embaixo, tendo um rasgo quadrado bem no meio da prateleira que separa da lava- loucas. Ja testei colocando a mao nas laterais e nos outros equamentos e realmente nao passa tanto calor do forno para os outros.

  15. Lennethh
    18.dezembro.2013

    Uaaauu amei!!! Adorei as idéias que ela teve pra cozinha ficou tão lindo!!! Achei muito legal a luz na bancada do cooktop! Bru acho que vc devia fazer isso também! Na verdade vc devia fazer um control c/control v da cozinha dela hahahahaha brincadeira!

    Mal posso esperar pra ver a sua!!!!! *-*

    • 18.dezembro.2013

      Hahahahah só não faço porque as medidas são diferentes rsrs
      Em breve vou postar aqui no blog!
      Bjão

      • Lennethh
        19.dezembro.2013

        Ebaaaaaaaa \o

  16. Raquel
    18.dezembro.2013

    Olá! Eu fico muito irritada com estas construtoras que somente querem ganhar dinheiro e constroem apartamentos cada vez mais pequenos! No entanto, é maravilhoso ver a criatividade e jogo de cintura de pessoas como desta leitora. Ficou linda, funcional e aconchegante.

    Uma inspiração mesmo!
    bjs

    • 18.dezembro.2013

      Oi Raquel!
      Eu tbm fico, estou pastando com a minha tbm pra encaixar tudo!
      Sem dúvidas ela foi bem criativa mesmo pra driblar a falta de espaço né =)
      Bjs

    • Barbara
      26.dezembro.2013

      Obrigada pelo carinho!

  17. 18.dezembro.2013

    Ficou linda mesmo a cozinha dela, várias ideias legais!

    Bruna, só precisa arrumar o texto em alguns trechos, pois você usa “ela” para se referir à Bárbara, mas esquece de concordar o verbo com a pessoa:

    “O escorredor de louças também fica em uma barra, já que não tenho espaço na bancada.”

    “já que no meu tampo ficou basicamente só a cuba de inox e o cooktop.”

    Amo seu blog! Bjo.

    • 18.dezembro.2013

      Oi Gabelita
      Ops, verdade, esse texto foi enviado por ela e na hora de alterar para a terceira pessoa isso passou batido!
      Thank you! *_*

  18. 18.dezembro.2013

    Oi Bruninha!
    Gostei da cozinha, mas não ter bancada é complicado, com certeza colocaria o forno em baixo do cooktop e faria armários em cima e deixaria um espacinho pra colocar o microondas, também reservaria um espaço com pelo menos duas gavetas para os talheres, deve ser complicado eles ali pendurados, pegam muita poeira e ainda deixa o ambiente cheio já que a cozinha é pequena!
    Mas essa prateleira azul, que charme, minha cozinha tem detalhes em bordô, mas meu próximo projeto será nesse azul lindo! Amei!
    Falando nisso no outro post sobre o passa pratos, cada um mais belo que o outro, de fato se projetar de uma forma que caiba todos os seus eletros usar como inspiração algumas daquelas ideias a sua cozinha ficaria linda! ^^

    Bejks

    • Barbara
      26.dezembro.2013

      Eu tenho quatro gavetas embaixo do cooktop, uso 3 delas para colocar talheres e utensilios. Deixo jas barras ali o que realmente uso mais, sempre estou mudando.

  19. Tamy
    18.dezembro.2013

    Entendo que hoje em dia as casas/apartamentos estão ficando cada vez menores, mas acho inadmissível ter uma cozinha desse tamanho. Não é prática, não é funcional e o pior, não cabem nela todos os móveis, eletrodomésticos e objetos utilizados atualmente (geladeira, fogão, forno, microondas, pia, balcão de corte, armários para comida e utensílios em geral).

    • 18.dezembro.2013

      Pois é Tamy, tbm acho isso, mas infelizmente é a realidade nas grandes cidades!
      E olha que um apartamento minúsculo custa muito mais que uma casa no interior… é fogo né! =\

  20. Bruna
    18.dezembro.2013

    Olá Bruna, tudo bem?

    Nunca comentei aqui antes, mas gosto muito do seu site! Adoro suas dicas e a sessão “cantinho da leitora”.

    Se puder, gostaria só de dar uma opinião. Seu blog está com muita propaganda!! Sei que isso faz parte e não sou contra, mas acho que elas devem ficar em um cantinho em que não atrapalhem; Algumas vezes entro no site e deixo de ler alguns post porque tenho que ficar fechando propagandas : /

    Me desculpe se você achar que minha critica não tem fundamento, estou dando uma opinião para tentar ajudar porque gosto muito dos teus posts!

    Beijos

    • 18.dezembro.2013

      Oi Bru, recebi o seu comentário e mais um sobre isso.
      Dizendo sobre uma propaganda que está ficando por cima do blog, mas eu não vejo ela aqui, no meu computador não aparece =(
      Poderia me dizer que propaganda é essa?
      Vou entrar em contato com a empresa que coloca os códigos no blog e reclamar!
      Obrigada viu! =)
      Bjssss

  21. 18.dezembro.2013

    Ficou perfeito!!!

    Visitem meu Blog e fique por dentro de tudo o que rola no mundo Fashion!
    http://www.dropsdasdez.com.br

  22. 18.dezembro.2013

    Oi Bruna
    Acho que uma cozinha assim tem uma vantagem. nao tem q se pensar mto, eh so colocar uma coisa ao lado da outra. rs
    Eu to sofrendo c a minha que eh um quadradao, mas nao sei onde colocar as coisas.
    Dificil.
    Bjs
    http://www.casandosemestresse.com

    • 18.dezembro.2013

      Putz eu pensava que era assim Barbara, mas estou vendo na prática que não é! Tudo depende dos itens que vc quer que a cozinha tenha, aí que mora o problema rs
      Bjsss e boa sorte na sua cozinha tb!

  23. Rafaela
    18.dezembro.2013

    Muito bacana a ideia! O cantinho da leitora é a melhor parte do seu blog.
    Acho interessante porque acaba servindo de inspiração para todo mundo que está comprando o apê. Você deveria postar um por semana, fica a dica! #

    • 18.dezembro.2013

      Eu tbm amo essa parte do blog rs, mas nem sempre tem cantinhos pra mostrar, se não com certeza eu mostrava toda semana hehehe
      Bjão e obrigada Rafa!

  24. 19.dezembro.2013

    Meu Deus, e eu estava reclamando do espaço da minha cozinha,mas quando vi as cozinha de hoje em dia, lindas muitos lindas, mas tão pequenina.

    • Barbara
      26.dezembro.2013

      Pro meu proximo apartamento a meta é: cozinha maior! Hehe, mas estou feliz com o meu no momento, é pequeno mas é bem localizado, bate sol o dia todo. Adoro morar aqui!

  25. Lilian Andrioli
    01.dezembro.2015

    Boa noite! Gostaria de tirar algumas dívidas com relação a gaveta que fica de baixo do cooktop, os projetistas q cotei nao querem fazer, mas ja vi varios no google. Segue:
    *a gaveta fica quente?
    *ela tem a mesma profundidade das outras?
    * o registro do gas atrapalha em alguma coisa?