30  05
2014
Decoração | Leitores

Leitor ajuda leitor: sala integrada

Há tempos eu pensava em criar uma nova coluna aqui no blog para que vocês pudessem interagir mais uns com os outros. Não que isso não aconteça, pois vejo sempre nos comentários tanto aqui quanto nas redes sociais do Comprando Meu Apê vocês respondendo uns aos outros. Mas ainda acho que falta mais interação e ajuda mútua, já que a finalidade da criação deste blog lá em 2010 foi de passar meus conhecimentos pra vocês e vice-versa. A troca de informações engrandece muito a nossa vida e foi por isso que após receber diariamente via e-mail ou por mensagens inbox muitas dúvidas e pedidos de ajuda, resolvi criar a coluna “Leitor ajuda Leitor“!

Vai funcionar assim: as fotos que vocês enviam com dúvidas sobre como melhorar a decoração, como organizar melhor um espaço na casa, opiniões sobre que cor combina com tal objeto, enfim todas as dúvidas que vocês tem e que tenham fotos para mostrar, serão publicadas aqui no blog na coluna “Leitor ajuda Leitor” e nos comentários todos poderão opinar e ajudar a pessoa que enviou as fotos!

Para participar é só enviar uma foto (ou mais de uma) do ambiente da sua casa para o e-mail: leitores@comprandomeuape.com.br e descrever suas dúvidas e pedir opiniões!
Obs: dúvidas que não tenham fotos podem ser enviadas para a outra coluna do blog: Pergunte ao Arquiteto!

Então pra começar, hoje a dúvida é da leitora Dórys Marques que precisa de ajuda com a sala de tv e jantar integradas no apartamento dela!

“Gostaria de ajuda no ambiente da sala. Nela tenho móveis de sala de jantar e sala de estar que estão em um mesmo espaço. Realmente já tenho um pouco de decoração, mas não estou satisfeita e preciso de ajuda. Talvez pelo fato de estarem juntas eu esteja com dificuldades de finalizar a decoração. Integrar estes dois ambientes e em um espaço pequeno é uma tarefa difícil. Eu gostaria de comprar novo tapete, cadeiras da mesa (estas que estão são provisórias) e poltronas. Mas não sei como fazer a combinação legal para estas peças. O sofá é marrom com acabamento madeira canela, atualmente as cortinas são bege, a base da mesa madeira canela e vidro quadrado. Realmente já tenho um pouco de decoração, mas não estou satisfeita. Podem me ajudar?”

 

sala-integrada-1

sala-integrada-2 sala-integrada-3

E aí pessoal, o que vocês sugerem para a decoração da sala da Dórys?

Eu vou começar com um pequeno “pitaco”: faria um painel para a tv da sala de jantar a fim de esconder os fios!
Agora nos contem as opiniões de vocês! ;)

Participem também enviando as suas fotos e dúvidas para: leitores@comprandomeuape.com.br
Bjs

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin

26 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. Grasiela
    30.Maio.2014

    Eu se fosse ela inverteria a sala colocava a sala de janta no lugar do sofá e a o sofá no lugar da mesa….

  2. 30.Maio.2014

    Não concordo aonde foi colocado a tv… Eu mandaria fazer um rack pequeno, ou até mesmo um painel… e trocaria o sofá de lugar, com que a mesa ficasse atrás dele.

    Beijos da Nega

  3. vera
    30.Maio.2014

    eu colocaria este espelho fixado em outra parede e de preferencia na horizontal ,trocaria o jogo de mesa por um retangular uma cor mais viva, colocaria uma manta ou uma capa no sofa com almofadas bem alegres substituiria o vaso por um maior com cachepo. espero que ajude.

  4. 30.Maio.2014

    Olha, acredito que uma cadeira estofada, um vaso mais colorido, e um tapete neutro para deixar as almofadas com toque de cor e estampa, listra+ flores, amo na cor turquesa com marrom.
    Gostei da ideia do espelho encostado, mais em ambientes pequenos acho que a moldura ficou pesada..
    Se fosse na minha casa colocaria o sofá no lugar dos pufs, os pufs embaixo de um aparador/rack onde esta o sofá hj, e um espelho para compor esta parede.
    trocaria o tapete branco por algo bege com marrom, e almofadas turquesas.
    E as cadeiras poderia ser estofadas, mais neutra tb, pois é um item caro e não da para ficar trocando igual almofadas que é só trocar capa.

    visite
    drikarealizandosonho.blogspot.com.br

  5. Marina
    30.Maio.2014

    Quadro é VYDA neh gente, não precisa ser nenhuma obra de arte colorida, mas fotos mesmo da família, ampliadas em formatos diferentes já dão um upgrade na coisa… ficaria bom e daria um “colorido” sem colorir na parede do sofá. É legal também definir uma cor pra avivar o marrom e o branco que são neutros, tipo um verde mais forte, um mostarda, vinho… daí é só jogar em almofadas de texturas diferentes e vasinhos de flor coloridos.

  6. Samara
    30.Maio.2014

    Eu colocaria um espelho de fora a fora nessa parede ( onde já existe um espelho com moldura)colocaria a mesa encostada no espelho, na parede( onde fica a televisão) colocaria um puf compridinho para servir de acento, e do outro lado duas cadeiras toda forrada em tecido…talvez da mesma cor do sofá com alguma estampa de cor bege/neutra…

  7. Ivone
    30.Maio.2014

    Eu acho que um pouquinho de cor ficaria ótimo.. uma parede com uma cor mais quente (a parede da TV ou do espelho), uma poltrona patchwork ou mesmo a cortina ou tapete com cores ou estampas que goste mais..

  8. 30.Maio.2014

    Eu compraria cadeiras com o encosto estofado em tons bege ou cinza.
    Eu não consegui visualizar muito bem na imagem, mais a mesa fica na frente do sofá? É isso?
    Eu mudaria as disposições, de repente puxaria o sofá mais pra frente, e colocaria a mesa para trás e aquele espelhão ali no chão colocaria na parede que ficaria perto da mesa ( que hoje é a parede que fica o seu sofá).

    Beeijos e boa sorte!

  9. Tata
    30.Maio.2014

    Na parede onde tem o espelho hj, eu faria um painel para colocar a televisão, e tirava a mesa dali para deixar o espaço livre para visão da tv. A mesa é linda quadradinha e ficaria bom ao lado da escada onde hoje é o sofa. E no lugar dos pufs colocaria o sofa. A disposição dos moveis ficaria bom.

  10. Angela Souza
    30.Maio.2014

    Olá!
    Sua sala é linda e cheia de espaços, mas eu acho que está faltando cor. As vezes isso é muito particular, mas acredito que se você fizesse uma parece com uma cor mais forte ou apenas algo diferente de “branco” já daria uma diferença na sua sala ou quem sabe um papel de parece, onde está a mesa de jantar, vai ficar show. Parabéns, linda sua sala. Bjs

  11. Anastácia
    30.Maio.2014

    Eu inverteria: colocaria o sofá onde está a mesa e mesa onde está o sofá, um painel para colocar a TV, quadros (coloridos) acima da parede do sofá e um tapete marrom ou colorido.

  12. Daiani
    30.Maio.2014

    Eu faria da seguinte forma: Manteria a mesa de jantar no mesmo lugar, colocaria o sofá de costas para a mesa de jantar, deixando um espaço para a circulação. Atrás do sofá colocaria um aparador com porta retratos e objetos decorativos. Inverteria as posições do ornamento (árvores) e da tv, sendo que colocaria um painel em tom de madeira até o teto para esconder os fios, além de uma rack branca. Nesta rack você pode ter um espaço para os puffs. Usaria cores nos objetos decorativos, além de almofadas, e manteria o tapete que é neutro. Gostei do espelho apoiado no chão. Ahh se houver espaço, uma mesa de centro também fica legal, se for espelhada fica super moderno.

  13. Camila Laurencio
    30.Maio.2014

    Acho que a ideia de trocar a mesa com o sofá de lugar boa. Se não quiser, o jeito é colocar o espelho na parede (quando menos coisa no chão, melhor) e fazer o painel pra TV… ainda acho que onde está o espelho seria o melhor lugar para TV! Amei a mesa, o lustre e o rebaixamento!

  14. Caroline
    30.Maio.2014

    Minhas dicas:

    1) Trocar a cortina por um tecido claro mas sem transparência, pois assim esconderá a janela escura e dará uma sensação de amplitude.

    2) Tapete: trocaria por um tapete bege, sem estampa (por gosto prefiro sempre ter a base do ambiente neutra)

    3) Sofá: o sofá está lindo, mas acho que seria realçado se tivesse contraste com almofadas coloridas, de várias estampas e texturas.

    4) TV: acho que a tv não está num bom local, pois a mesa está no campo de visão de quem está sentado no sofá. Não seria possível colocar em algum lugar da sala um suporte teto/parede giratório para tv? Assim a tv poderia ser virada para a mesa ou para o sofá, conforme a necessidade.

    5) Espelho: trocaria o espelho grande por um painel com espelhos bisotados, na mesma parede. Acho que assim melhoraria a iluminação. O espelho atual poderia ser fixado em alguma outra parede (talvez em outro ambiente) na horizontal, com um aparador encostado.

    6) puffs: já que a base da sala seria neutra, colocaria uma estampa colorida neles. Não sei o que seria melhor: levá-los numa estofaria para trocar o revestimento ou comprar novos.

    7) Cadeiras: acho que o modelo de palhinha ficaria ótimo nessa mesa. Ainda na mesa, um centro de mesa bem vistoso.

    8) parede atrás do sofá: faria uma composição de quadros. Se fosse com fotos, faria preto e branco.

    9) parede onde hoje está a tv: colocaria um papel de parede neutro.

  15. Ana
    30.Maio.2014

    Adorei as cores atuais, acho muito elegante e clean mas realmente falta cor… Eu faria o seguinte:

    Colocaria a mesa de jantar do outro lado mais próximo à escada, colocaria o sofá no lugar da mesa, porém um pouco mais para trás, mais ou menos onde os pufes estão atualmente, colocaria a TV no lugar do espelho, fazendo um paine atrás ou um rack baixo e o espelho eu colocaria na horizontal na parede onde está esse adorno, porém, mais próximo à escada, ou seja, paralelo à mesa de jantar.

    Para dar mais vida, adicionaria umas almofadas, um xale, cortinas, e uns quadros, utilizando uma gama de cores não muito diversificada para não ficar pesado e investindo em itens de decoração coloridos.

    Não trocaria nenhum móvel que ela já tem, apenas as cadeiras por umas mais modernas e de preferência transarentes para deixar o espaço com a impressão de ser maior.

    Enfim, espero ter ajudado.

    Beijos!

  16. Cíntia Bastos
    30.Maio.2014

    Oi Dórys. Oi Bruna.

    O espaço que você tem Dórys, é pequeno, mas eu acho que é suficiente para você conseguir dar uma separada nos dois ambientes, apesar da integração entre salas de estar e jantar.
    Eu acho que você deveria tirar a mesa e o espelho do lugar que estão, fazer um painel para a TV e baixar mais a tv para ficar ao nível dos olhos. O sofá você puxa para a frente. Nesta parede lateral, onde estava o espelho, eu colocaria um aparador pequeno e colocaria objetos de decoração ou faria um mini-bar. Ou então poderia ficar uma planta bonita também.. ia ficar lindo.

    Aí, já que o sofá foi empurrado para a frente, sobraria o espaço por trás do sofá para vc fazer o ambiente de sala de jantar… Isto já conseguiria dar uma separada nos ambientes. Neste espaço, eu colocaria o espelho na horizontal, preso na parede, onde estava o sofá, e colocaria a mesa de jantar.

    Bom, com relação às almofadas, quadros na parede e arranjos da mesa, vai do seu gosto, mas eu investiria em alguma cor mais viva, para dar o contraste com as cores neutras dos móveis.

  17. Adriana Bonfim
    30.Maio.2014

    Bom eu tbm inverteria tuuuudo……rs
    Colocaria o sofá na parede onde está a tv, e a tv na parede onde está o sofá mesmo que não fique centralizada a tv com o sofá, por causa do fundo da escada que tem logo ali do ladinho, é melhor do que ter uma mesa entre o sofá e a tv.
    E a mesa eu colocaria do lado da tv próximo a janela, não é o melhor local, caso vc pense em colocar um lustre pendente, mas assim vc vai definir as áreas da sua sala, um lado de jantar e outro de estar.

    Para definir melhor as área além das disposições dos móveis, aí vc poderia colocar um tapete entre a tv e o sofá, pra deixar mais aconchegante, na parede que vai ficar a mesa, se não quiser colocar espelho de cima a baixo, que acho lindo e vai deixar aquele cantinho maior, poderia tbm fazer um acabamento de cima a baixo, com madeira, como se fosse ripinhas e arandela nas laterais, ia chamar atenção pra essa área e iria ficar super charmoso, poderia ser tbm, o próprio papel de parede ou um revestimento em 3D remetendo a pedra, tem até uns clarinhos que nem ia pesar o ambiente….vai depender de quanto pode gastar.

    Minha planta da sala é um pouco parecida com a sua e até hj eu pelejo, defini os móveis mas o decor tá difícil e meio a contra gosto tive que colocar a mesa próximo a janela, mas vc vai ver como vai ficar bem melhor…

    Ah tbm colocariaa um forro na cortina cortina, ela já é linda e clarinha, então só o forro no mesmo tom já seria ótimo, com um forro vai esconder a janela e vai ficar melhor se colocar a mesa ali, outra coisa que pensei seria aproveitar esse seu espelho, e ao invés de deixar ele assim em pé, será que não ficaria legal usar ele na horizontal na parede sobre o sofá, como fosse um painel?? Aí claro usaria só este espelho, sem colocar outro na parede da mesa, senão vai ficar mto espelho.

    Essa ultima dica do espelho teria que testar, porque parece que esse espelho é largo, então só vendo mesmo, mas se fosse fino, certeza eu faria isso…bjs boa sorte….

  18. Andréa
    30.Maio.2014

    Olá , bom fiquei com uma dúvida? é uma sala de casa ou apartamento ? tem porta neste ambiente? pq parece pela imagem do espelho que tem uma porta ali, aí mudar o sofá pela mesa ficaria na passagem . Mas tudo de muito bom gosto só necessita de um colorido.

  19. Michelle
    30.Maio.2014

    Gostei da ideia da Samara!!! Mas complemento a sugestão com um papel de parede neutro e com um pouco de brilho na parede da tv; tirar a mesinha do lado do sofá e colocar um abajur grande e pôr várias fotos em molduras com tamanhos diferentes na parede do sofá. E um arranjo maior e bem caprichado na mesa!

  20. Cris
    30.Maio.2014

    Olá…
    Acho que a sala de jantar poderia ficar no mesmo lugar. O sofá ficaria de costas para a sala de jantar e um painel com a tv ficaria em frente ao sofá. Fecharia aquele espaço iluminado abaixo da escada e colocaria uma cristaleira baixa naquele espaço debaixo da escada. Gosto muito de cristaleiras de uma porta só. Colocaria um tapete com desenhos geométricos e almofadas coordenando. Na parede da sala de jantar, um papel de parede nas duas paredes ficaria ótimo (onde está o espelho e onde está a tv). Eu manteria o espelho como está.
    Acho que daria um tchan na sua sala.
    Beijo.

  21. Mah
    31.Maio.2014

    Concordo com várias ideias que os leitores já deram como a do rack com lugar para acomodar os pufs que seriam retirados apenas quando fossem ser usados, assim economizaria mais espaço, almofadas coloridas e mais vida para a parede. Gostei da ideia da Ana para a redistribuição do espaço. Eu não trocaria a mesa, apenas as cadeiras, acho que cadeiras Eames seriam perfeitas, eu tenho uma, são lindas, confortáveis e muito resistentes, mas vai do gosto de cada um. Se houvesse espaço no lugar dos pufs eu colocaria pequenas poltronas ou cadeiras Eames de braço. Seu sofá é lindo, seu espaço também, com pequenas mudanças ficará maravilhoso. E esse espelho então! Eu não abriria mão dele de jeito nenhum, mesmo apoiado na parede está lindo.
    Depois mostra como ficou. Bjos.

  22. 31.Maio.2014

    Um papel de parede cairia bem no ambiente! Também seria bacana mudar a TV de lugar, se possível, ficou meio estranho em cima da mesa de jantar. Seria legal fazer um painel pra ela.

    Quadros, cortina e almofadas poderiam ajudar a dar mais cor ao ambiente.

    Concordo com o que pessoal disse ali em cima, de trocar os móveis de lugar, pode ser uma boa.

  23. Luciano
    31.Maio.2014

    Boa tarde,

    Eu colocaria a mesa onde está o sofá, pois não combinou aquela TV ali. Quando alguém estiver na mesa fazendo alguma refeição vai atrapalhar a visão de quem estiver no sofá, assistindo TV.

    Logo eu colocaria a mesa ali perto da escada, onde hoje está o sofá.
    Faria um painel de TV onde está está atualmente e colocaria o sofá mais pra frente com um tapete interligando o espaço entre o sofá e a TV.

    Mandaria fazer um espelho ocupando toda a extensão da parede onde o mesmo se encontra, mas caso queira aproveitar este espelho mande fixá-lo, pois encostado como está, não ficou bom não.

    Abs.
    Luciano

  24. 02.junho.2014

    Eu nunca tinha visto a TV nesta posição, mas gostei muito, é prático porque dá para assistir tanto da mesa de jantar quanto do sofá. Eu gostei bastante, investiria mais nos detalhes, algo mais colorido.

  25. Aline
    06.junho.2014

    Nada a ver o local da TV… nada mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • 06.junho.2014

      Aline eu acho que tem uma outra tv na parede da sala tb, mas ela não enviou a foto do outro ângulo…;)