17  06
2014
Casa | Meu Apê

Como escolher o aquecedor de água à gás?

como-escolher-aquecedor-gas-01

Quando fui comprar o meu aquecedor à gás para os chuveiros e torneiras me deparei com muitas dúvidas: qual deveria ser o modelo ideal? Qual a capacidade/dimensão? Enfim, foram tantas dúvidas e em cada loja que eu ia ou ligava me falavam uma coisa diferente.

Então vim repassar à vocês algumas dicas que aprendi nesta fase de acordo com a minha experiência pessoal de consumidora (pois realmente não entendo sobre a parte mais técnica!).

No meu caso a construtora deixou a instalação já pronta em dois banheiros (duchas e torneiras) mas a cozinha não. Quem já acompanha o blog e o meu canal no YouTube há mais tempo sabe que eu desisti de instalar o gás na torneira da cozinha e acabei comprando um aquecedor elétrico mesmo. Além disso, como por enquanto serão somente duas pessoas que vão morar lá, então não vimos necessidade em instalar ducha no banheiro social e nem torneira com misturador ou monocomando nele, isso significa que então só nos restou um chuveiro e uma torneira para o aquecedor à gás! (Mas no futuro, se precisar, iremos instalar uma ducha e uma monocomando no outro banheiro também).

Em muitas lojas que eu perguntava eles me falavam para instalar um aquecedor de 22 litros pelo menos pois são dois banheiros e que se um dia eu fosse colocar outra ducha não iria aquecer a água adequadamente. O valor do aquecedor de 22 litros é bem maior e já tinha ultrapassado o limite do que eu pretendia pagar.

Mas finalmente apareceu uma pessoa honesta que me falou a verdade: “olha moça, se você nem tem duas duchas pode ficar com um modelo de 17 litros que já está ótimo, e mesmo se instalar outra ducha futuramente, é muito simples, é só não usar as duas ao mesmo tempo!”

Não pensei duas vezes, comprei o modelo menor! Já testei, já liguei a torneira junto com a ducha e funciona super bem. Pena que eu não tenho outra ducha para testar junto, pois queria saber se a água esfriaria mesmo, mas segundo ele não pode mesmo ligar três fontes de água ao mesmo tempo, pra isso teria que partir para um aquecedor de maior capacidade mesmo. Mas enfim, já estou acostumada aqui em casa com chuveiro elétrico e nunca ligamos dois ao mesmo tempo pra não forçar a rede, então não teremos problema com isso, acredito!

Então fica como dica aí pra quem está no mesmo dilema que eu estava, pesquise bem e ouça diversas opiniões pois os vendedores sempre querem empurrar os aquecedores de maior capacidade para você não reclamar depois, porém quem tem que ver a necessidade real é você mesmo! ;)

Lembrando que a capacidade do aquecedor também está relacionada ao tipo de ducha escolhida, então verifique a vazão dela pois aquelas duchas muito potentes podem precisar de um aquecedor maior. E se você mora em andares muito altos ou não tem muita pressão de água em casa, pode ser necessário um pressurizador também. No meu caso a pressão da água é muito baixa devido a altura do meu apê, mas como instalamos uma ducha que já tem um sistema interno muito bom de pressão que injeta ar no jato (ducha maravilhosa por sinal!), então não precisamos investir nele. Já falei sobre a ducha aqui no blog (veja aqui).

Vou deixar abaixo alguns dados que podem ajudar na hora de escolher o modelo de acordo com a sua necessidade. Então primeiro pense na questão que eu mencionei acima: quantos locais simultâneos você irá utilizar água quente?

8 litros  Atende apenas 1 chuveiro.
10 a 15 litros  1 chuveiro e 1 torneira, por exemplo, simultaneamente.
22 a 26 litros  Duas duchas com no máximo 10 litros de vazão e duas torneiras.
30 a 37 litros  Três duchas e torneiras, mas as duchas devem conter no máximo 10 litros de vazão.

 

Outra dica é analisar a distância do seu aquecedor até os pontos (duchas e torneiras). Quanto maior a distância entre o aquecedor e os locais de consumo, maior será a perda de temperatura. Se a distância for muito grande, será necessário fazer a pressurização da rede hidráulica.

Lembrando que a instalação do aquecedor precisa ser feita por um técnico especializado, além disso o local precisa ter um sistema de ventilação, dutos, saída de ar, etc. Estamos falando de gás e todo cuidado é pouco, ein! ;)

como-escolher-aquecedor-gas-04 como-escolher-aquecedor-gas-02 como-escolher-aquecedor-gas-03

Quanto às marcas eu não tenho ainda como ter uma opinião formada já que comprei o meu há pouco tempo e nem estou usando tanto pois não me mudei pra lá ainda, mas comprei da marca Rinnai linha digital com exaustão forçada. Já a minha melhor amiga, que mora há mais tempo em apartamento, tem um da marca Lorenzetti e está gostando bastante mas como eu esqueci de perguntar pra ela na época, então comprei essa outra marca! Já ouvi falar bem das marcas Komeco e Bosch também, então sinceramente na hora de pesquisar marcas e preços sugiro que liguem em várias lojas, conversem com pessoas que já tem o aparelho há bastante tempo, vejam em sites como reclame aqui e fóruns, e principalmente se tem assistência técnica na sua cidade ou próximo a ela. Inclusive neste momento quero pedir à vocês leitores que tiverem experiência com aquecedores para que deixem seus relatos aqui nos comentários, ok? :)

Espero que tenham curtido as dicas e se quiserem que eu faça um post ou vídeo mais específico sobre o assunto depois, é só me pedir que faço com o maior carinho! Um beijo *_*

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin

55 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Erika/SP
    17.junho.2014

    Oi Bruna! O meu aquecedor é o da Bosch GWH 300 (15,5l) digital e estou com ele há 2 anos! Aqui no apê uso igual à vc, apenas uma ducha (no lavabo não). Não tive nenhum problema, já está passou pela primeira manutenção preventiva e está td ok! Paguei na época R$ 1.100.00 já com a ducha junto (me venderam num tipo de pacote). Moro no 14 andar e a pressão da água é muito boa, o aquecedor esquenta que é uma beleza, resumindo, eu indico o da Bosch! Da Rinnai e da Lorenzetti eu tive más indicações, então fiquei com receio de comprar estas marcas. Mas acho que vai muito de sorte, às vezes o que pra uma pessoa não deu certo, pra outra vai funcionar super bem e não vai apresentar problemas. O que vc falou sobre pesquisas é super importante, não adianta comprar um que é muito barato e que vai dar só problema! Ainda mais que tem esse perigo do gás encanado! Acho que vale a pena pagar um pouco mais caro e ficar sossegado por uns bons anos! Beijos, Erika/SP

    • 17.junho.2014

      Obrigadíssima pelas dicas Erika, foram muito valiosas! <3
      Super beijo

  2. Vanessa
    17.junho.2014

    Uma outra dica… de quem já teve muitos problemas com aquecedor… no meu caso, minha região sempre tem falta de luz… o seu é elétrico, mas o modelo a pilha é super interessante para isso, acaba a luz, mas ainda tenho água quente!
    Parabéns pelo trabalho e boa sorte com o apê!

    • 17.junho.2014

      Oi Vanessa, verdade, é uma boa pra regiões que acabam a energia sempre…
      Por aqui não tenho este tipo de problema, mas quando faltar energia, vai ser triste rs
      Bjs e obrigada viu!

    • Liz
      07.janeiro.2016

      Por favor, pode me dizer quanto de pilha gasta no seu aquecedor?

      Obrigada

      • Leandro
        12.janeiro.2016

        Liz, a pilha é somente para dar a faísca. ;)

  3. Luna
    17.junho.2014

    O meu eh da bosch e acho otimo. Nao tenho do q reclamar.
    Por morar no ultimo andar tive que comprar um mais potente que o normal.
    Bjs

  4. Carol
    17.junho.2014

    Oi Bruna,
    Quando vc irá falar do seu colchão ? rs vi uma foto no instagram e queria sua resenha / opinião, preciso escolher um esta semana e gostei de alguns da simmons, mas alguns tinham preços mais acessíveis e os melhores eram muito caros que não posso arcar no momento. Faz um post pra gente ?? rs.. obrigada
    Carol

    • 17.junho.2014

      Ainda essa semana libero o vídeo, estou gravando os últimos detalhes Carol!!!
      \o/
      Bjsss

  5. Camila Laurencio
    17.junho.2014

    Vai ter post do elétrico também? Ou já teve e eu perdi? Ansiosa pelos posts de como está o apê! Beijos

    • 17.junho.2014

      O elétrico não tem muito segredo, mas tem post dele aqui no blog sim Camila, dá uma busca acima da minha foto de perfil!
      Bjusss

      • Camila Laurencio
        18.junho.2014

        Acheiii! obrigada. Fui pela TAG e logo achei!

  6. Barbara
    18.junho.2014

    Oi bruna.
    Vc vai aproveitar algum movel da sua casa para o ape? Eu to c varios moveis velhos aqui, pensando em dar uma cara nova pra eles, enquanto nao posso comprar um novo. Vc tem alguma dica pra passar pra gente?
    Obrigada. Bjs

    • 18.junho.2014

      Oi Barbara, não vou levar nenhum pq são da casa dos meus pais né rsrs, e os móveis do meu quarto nem caberiam lá…
      Tem várias dicas aqui no blog de reforma de móveis, já usei contact, laminado adesivo, tinta spray, etc. dá uma busca ali acima da minha foto de perfil por um destes nomes que citei que vc vai encontrar as dicas, ok?
      Um beijoooo e boa sorte!

  7. Ana Luiza
    18.junho.2014

    Oi Bruna! To amando os posts da reforma!!! :D:D estou na mesma fase que voce hehehe

    Entao, ainda nao comprei o meu… mas na casa dos meus pais eles compraram da Bosch e nunca decepcionou! Ele eh otimo… soh nao podemos ligar dois chuveiros ao mesmo tempo…os dois ficam quentes, porem sai pouca agua!

    Realmente sao muito caros… vou seguir de pertinho todas as suas dicas!! Beijos flor!

    • 18.junho.2014

      Caro mesmo né Ana Luiza… eu nem queria gastar com isso mas no meu caso fui obrigada, a construtora não nos deu outra opção! :\

      • Ana Luiza
        18.junho.2014

        Pois eh… tomei um susto com os valores! A maioria das construtoras nao fornecem, infelizmente :(

        Obrigada pelos posts tao instrutivos e uteis, Bruna! Eles estão me ajudando muito mesmo!

        Fique com Deus!

        • 18.junho.2014

          Ai que bom que gostou do post Ana!
          Um super beijo e boa sorte aí!

  8. Renatinha
    18.junho.2014

    Oi Bruna!
    Eu comecei acompanhar o grupo do Facebook “Comprando meu apê” logo quando eu e o meu noivo compramos nosso apê também na planta em 2012. A previsão de entrega é Junho de 2015, então só falta um aninho! (Aimmm). Como senti muita falta do grupo, acessei o seu blog à procura de mais dicas e estou amando! – Parabéns pelo ótimo trabalho! – Eu e o meu noivo decidimos não fazer reforma no apê, mesmo porque ele tem só 50m². Então decidimos fazer uma poupança até entrega das chaves para colocação do gesso, pintura, piso, spots…essas coisinhas básicas. Mas decidimos fazer a cozinha, a lavanderia e o banheiro planejados e colocar pastilhas neles.
    Eu vi o azulejo da sua lavanderia o qual imita pequenas pastilhas branquinhas. Você poderia me dizer a marca e modelo? Eu simplesmente amei.
    Mas estou precisando de uma forcinha para saber o que devo começar comprar e estocar quando falta um aninho para entrega do apê. Posso comprar jogos de panelas, jogos de jantar, mesinha de apoio, tapete, decoração, essas coisas?
    Nosso orçamento é bem curto e não vamos conseguir comprar móveis e o enxoval juntos, por isso, estamos pensando em comprar algumas coisas antes.
    O que você me sugere florzinha?
    Beijos!!!!

  9. Renatinha
    18.junho.2014

    Oi Bruna!
    Eu comecei acompanhar o grupo do Facebook “Comprando meu apê” logo quando eu e o meu noivo compramos nosso apê também na planta em 2012. A previsão de entrega é Junho de 2015, então só falta um aninho! (Aimmm). Como senti muita falta do grupo, acessei o seu blog à procura de mais dicas e estou amando! – Parabéns pelo ótimo trabalho! – Eu e o meu noivo decidimos não fazer reforma no apê, mesmo porque ele tem só 50m². Então decidimos fazer uma poupança até entrega das chaves para colocação do gesso, pintura, piso, spots…essas coisinhas básicas. Mas decidimos fazer a cozinha, a lavanderia e o banheiro planejados e colocar pastilhas neles.
    Eu vi o azulejo da sua lavanderia o qual imita pequenas pastilhas branquinhas. Você poderia me dizer a marca e modelo? Eu simplesmente amei.
    Mas estou precisando de uma forcinha para saber o que devo começar comprar e estocar quando falta um aninho para entrega do apê. Posso comprar jogos de panelas, jogos de jantar, mesinha de apoio, tapete, decoração, essas coisas?
    Nosso orçamento é bem curto e não vamos conseguir comprar móveis e o enxoval juntos, por isso, estamos pensando em comprar algumas coisas antes.
    O que você me sugere florzinha?

    • 18.junho.2014

      Olha Re, eu preferi economizar do que estocar itens, até mesmo pq sempre lançam coisas novas e o que estocamos pode sair de moda né ou enjoarmos! Mas é questão de gosto mesmo… Sobre o revestimento, a marca eu não lembro, mas é bem fácil e encontrar pois tem na maioria das grandes lojas de construção, sabe? O meu comprei na Leroy, é um revestimento em placa quadrada que imita pastilha… ;)
      Bjsss

      • Renatinha
        18.junho.2014

        Pois é Bru, mas é difícil porque tudo o que a gente vê quer comprar, não é mesmo? Teve uma vez que eu vi um jogo de talheres na Camicado e eu fiquei doente por ele, mas estava muitíssimo caro! Outra vez, eu voltei e ele estava na oferta, e eu acabei comprando =O. Mas estou apaixonada por ele, tenho certeza que vai durar muitas décadas *_*. Mas acho que vou comprar só o que for amor á primeira vista mesmo! Valeu. Beijão.

  10. Camila
    18.junho.2014

    Ola Bruna quando você vai colocar a foto do seu closet planejado?

  11. Camila
    18.junho.2014

    Ola Bruna quando você vai colocar a foto do seu closet planejado???

    • 18.junho.2014

      Oi Ca
      Acho que já na semana que vem se tudo der certo, faltou a loja entregar só uns acessórios que a fábrica ficou de enviar, então tô esperando pra mostrar ele já completinho! ;)

  12. GIZELLY
    18.junho.2014

    Isso me lembrou de qnd morava fora e tinha o luxo de ter agua quente e fria em todas as torneiras kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Estou loucaaaaa anciosa esperando para ver as fotos do seu guarda roupa/closet :)
    queria ver antes do meu ficar pronto…:(
    Ontem qnd cheguei em casa e o eletricista tinha instalado as luminarias dei pulooo de alegria …a do meu quarto ficou taooo linda :)
    so a da sala q estou com medo pq mudei a posição antes de comprar a mesa..agora eh torcer para encontrar uma mesa que esse lustre fique exatamente no meio ..ai ai ai
    Bjos !!!!!!!!!!!!

  13. GIZELLY
    18.junho.2014

    Outra coisa
    vc poderia me ajudar …conhece algum site que possa me inspirar e ajudar a escolher os puxadores dos armarios para cozinha ???

    • 18.junho.2014

      Oi Gi
      As vezes surgem puxadores lindos no Westwing, mas são meio carinhos geralmente… mas o melhor lugar pra comprar é no Ebay, Ali Express… são baratinhos mas demoram pra chegar pois são internacionais!

  14. Sabrina
    18.junho.2014

    Bru, ótimo post! Quais os valores mais ou menos dos aquecedores? Estamos na reta final pra sair o ap e estamos na economia para reforma.

    • 18.junho.2014

      O meu saiu por 1.600… mas depende do que eu citei no post, dos pontos e tal… tem pra 2 banheiros em torno de 2 a 3 mil reais… varia bastante de acordo com os modelos!
      Bjs

  15. Renata
    18.junho.2014

    Oi Bruna, adoro seu blog.
    Eu e meu namorado compramos um apê, ele ta prontinho (falta piso nos quartos), e aos poucos estamos comprando coisinhas. Sou meio ignorante nesse quesito reforma sabe, mas queria te fazer uma pergunta: caso o apê não tenha a opção de central a gás, é possível mesmo assim eu conseguir instalar um chuveiro a gás?

    • 18.junho.2014

      Oi Re, obrigada! <3
      Neste caso você teria que consultar o síndico ou engenheiro do prédio, e ainda ver se na sua rua existe gás encanado...
      Como isso nunca aconteceu comigo pois é a primeira vez que vou morar em prédio então não sei te responder a fundo, ok? ;)
      Bjs

  16. Bruna,
    Parabéns, por ser uma leiga no assunto, você explicou direitinho como funciona e como comprar um aquecedor a gás.
    Me permita dar uma dica aos seus leitores.
    Em decorrência dos inúmeros acidentes fatais ocorridos no ano passado, com o apoio da Rinnai, Bosch e Rheem, foi criado a APRA – Associação Paulista de Revendedores de Aquecedores.
    Infelizmente nosso mercado se prostituiu muito e tem muitas empresas “fantasmas”, empresa só virtual, e muita gente sem qualificação para trabalhar com aquecedores. É tanta gente que não da mais para exterminar esses profissionais.
    Então foi criada a APRA para qualificar esse mercado. Para ser sócio da APRA, tem que ser recomendado por um desses três fabricantes. Esses fabricantes irão fazer as recomendações dessas empresas para a APRA somente quando eles forem treinados na fábrica. Além disso uma comissão da APRA vai fazer uma visita ao postulante para ver se a empresa existe, qual é a estrutura que ele tem para atender o cliente, se ele fornece nota fiscal, e outros quesitos necessário.
    Após isso a empresa dele vai ser submetido a admissão em uma assembléia.
    Após aceito ele vai receber um “selo de qualidade assegurada” que será colocado em todo aquecedor que ele instalar. Caso haja algum problema de instalação que ele nao consiga resolver, um outro associado irá resolver o problema e quem nao resolveu irá pagar para quem resolveu o problema do cliente. Assim, além da garantia que você tem do fabricante, agora você passa a ter também da instalação.

    Portanto, se você quiser segurança na compra e instalação do seu aquecedor, escolha sempre um associado da APRA.

    Conheça um pouco mais acessando o site: http://www.aprasp.org.br

    Parabéns pela iniciativa

    Wanderlei

  17. […] ❤ Como escolher o aquecedor de água à gás? […]

  18. Alecsandra Ribeiro
    24.junho.2014

    Olá Bruna tudo bem? acompanho o seu blog acho super bacana , me tire uma dúvida vc teve que colocar o aquecedor por ser um item obrigatório pela construtora? não tinha a possibilidade de chuveiro elétrico ?

    • 25.junho.2014

      Oi Alecsandra… isso mesmo, não tinha outra possibilidade no meu caso!

  19. Thalita Ribeiro Feitoza
    24.junho.2014

    Boa tarde bruna,

    Primeiramente parabéns pelo seu apê esta lindo!

    Também estou reformando o meu apê, e gostaria de saber se você colocou as pastilhas da cozinha por cima do azulejo? usou pastilha adesiva ou não?
    Aguardo sua resposta.

    obrigada!

    beijinhos!!

    • 25.junho.2014

      Coloquei por cima sim Thalita, tem post aqui no blog na categoria Meu Apê!
      Não são adesivas não…
      Bjuss

  20. Natalia
    24.junho.2014

    Bruna, tudo bem?

    Amei o seu azulejo da lavanderia, ele é caro?
    Onde você achou?

    Beijos

  21. Filipe Camargo
    22.julho.2014

    Ola Bruna! Antes de mais nada, parabéns pelo blog, todos que acompanham suas experiências sabem o quanto você faz tudo isso com muito carinho, parabéns!!!!
    No meu AP acredito que não virá com a preparação, das quais você citou acima, dutos ventilação, canalização etc, tu achas que compensa colocar à gás?
    Bjo
    Filipe

  22. Valdirene
    02.março.2015

    Olá Bruna

    Achei sua página buscando por informações sobre aquecedores, e não recomendo a marca da bosch, pois quando mudei comprei uma aquecedor desta marca achando que tinha feito um bom negócio e depois de 3 anos de uso. O aparelho deu defeito e infelizmente não tem muitas autorizadas em são paulo e a empresa demora muito para fornecer as peças para manutenção quando é solicitado. Entrei em contato com uma autorizada e o técnico veio fazer uma visita e levou meu aparelho e quando me livou para informar o defeito, para o conserto teria de pagar mais de 800 reais, pois ele alega que queimou a placa. E infelizmente nesse valor acho melhor comprar outro.Agora estou precisando bem para não ter dor de cabeça novamente.

  23. Rebeca
    18.junho.2015

    Oi Bruna,

    Também sou do ABC e se nao tiver problema vc pode me informar onde comprou o seu aquecedor, pois não achei nenhum de confiança ate agora!

    Adoro seu blog!

    bjs!

  24. Rebeca
    26.outubro.2015

    Bom dia Bruna,

    Eu comprei meu apto tem um ano e começamos a reforma agora….. e sempre venho no seu blog para tirar dúvidas….. parabens, é mto completo.

    Eu tbm moro no ABC e estou sentindo muita dificuldade para comprar o Aquecedor a Gás…. fui em algumas lojas e cada um me fala uma coisa diferente, você pode me passar o contato da empresa que você comprou o seu??

    Obrigada!

    Bjs!!!

  25. Irai Giacomelli
    26.maio.2016

    Parabéns pela matéria e também pela outra sobre elétrico Vs gás. Foram bem úteis.

  26. Rafael Assunção
    13.junho.2016

    Gostaria de saber se existe algum mini aquecedor de água a gás apenas para uma torneira da cozinha sem a necessidade de substituição da tubulação hidráulica?

  27. Marco
    13.julho.2016

    Oi Bruna,
    Preciso de mais informação sobre o aquecedor. Meu apt é no 11 de um prédio com 16 andares. Acredito não haver problema em relação a altura. Meu apitem duas suites que receberão agua do aquecedor com as respectivas pias. Pode ser que sejam utilizadas ao mesmo tempo, e eu particularmente prefiro ter essa possibilidade. Aducha que vc recomendou parece boa. Como esta seu dia dia com ela? e em relação ao aquecedor qual vc me indica, tanto em marca como em capacidade.
    obrigado desde de já pela sua atenção e ajuda
    abs

  28. Renata Garcia Oliveira
    28.agosto.2016

    Oi, estou adorando seu site. Estou prestes a receber meu apto e não sei por onde começar. Estou pensando até em contratar um arquiteto para me ajudar, pois são muitos detalhes. Você tem algum post sobre a sua área de serviço? Tentei procurar e não encontrei.

  29. Marcela
    08.julho.2017

    Bru tudo bem?
    Será que posso fechar o aquecedor, e fazer uma boneca de gesso nessa tubulacao?

  30. Marcos Ferreira da Silva
    04.abril.2018

    Muito obrigado por me tirar essa dúvida cruel 😉

  31. Marcos Ferreira da Silva
    04.abril.2018

    Cara muito obrigado por tirar esta dúvida cruel rsrsrs😉

  32. Excelente artigo e de fácil compreensão!

  33. Excelente artigo e de fácil compreensão