18  06
2014
Inspiração | Organização

Como organizar suas inspirações e ideias?

Guardar inspirações e ideias é o que mais faço há anos e anos, não só sobre decoração para o meu apê, como também ideias para projetos pessoais e trabalhos na área de design (sou designer gráfica pra quem não sabia!). Mas imaginem guardar todas essas informações durante tanto tempo seja on-line ou fisicamente sem que tudo isso se transforme em uma bagunça sem fim? Difícil, né?!

Eu tenho alguns métodos e hoje vim dividir com vocês pois sei como pode ser de grande ajuda, principalmente pra quem está sempre atrás de novas inspirações diárias!

organizacao-inspiracoes-ideias

1. Revistas/ Livros + Post-its
Uma das fontes de consulta que mais gosto são as revistas e os livros. Por mais que tenhamos várias referências legais na internet, ainda existe muito conteúdo que só são encontrados nestes meios impressos. Além disso, gosto de ter sempre a mão pra eventuais consultas e então sempre que vejo algo interessante acabo marcando a página com post-it ou marcadores. Se possível escrevo um lembrete sobre o que se refere pra que eu não precise ficar abrindo revista por revista pra relembrar o que eu posso ter marcado! Uma dica legal também para as revistas, é recortar a inspiração e organizar em um fichário ou colar em um caderno reservado somente pra isso, mas confesso que ainda tenho dó de recortar as minhas revistas! *_*

organizacao-inspiracoes-ideias02

2. Pinterest
Muita gente já conhece, mas pra quem ainda não sabe, este site e aplicativo chamado Pinterest nada mais é que uma maneira de você organizar as suas inspirações de imagens em várias “pastinhas”. Com essa ferramenta você nem precisa mais salvar imagens no seu HD, o que ajuda muito pois dá pra consultar em qualquer computador que tiver internet, até mesmo do seu celular! Tudo fica organizado por tema e a sua consulta se torna bem fácil. Sempre que você está em um site e acha uma imagem inspiradora é só clicar no botão Pin que você instalou em sua barra de tarefas e pronto! A melhor parte é que a imagem fica com o link para o site fonte! Ah, pra quem quiser seguir o meu perfil lá no Pinterest é este aqui! ;)

organizacao-inspiracoes-ideias03

3. Houzz
Já fiz um post específico sobre o site Houzz aqui no blog (veja aqui). Mas basicamente é uma rede social com funções parecidas com o Pinterest, porém é voltado somente para decoração, além de ser muito mais profissional pois conta com projetos de arquitetos também. Enfim é uma ótima fonte de referência pra quem curte o assunto!
Pra quem quiser seguir o meu perfil por lá, clique aqui!

organizacao-inspiracoes-ideias04

4. Bloglovin
Os blogs que amamos acompanhar podem ser adicionados em um único lugar: o Bloglovin! Lembre-se que podem surgir várias inspirações e ideias, afinal a maioria dos blogs estão aí pra nos inspirar mesmo, não é verdade? Uma forma de guardar os posts que você mais gosta é clicando em Like (coraçãozinho), assim estes posts ficam arquivados no seu perfil e você pode consultá-los sempre que quiser! Não deixe de adicionar o CMA lá no Bloglovin, o perfil é este aqui!

organizacao-inspiracoes-ideias-05

5. Caderno de ideias + Planner
Uma das maneiras que gosto de guardar ideias que tenho ou encontro (não imagens), é usando o velho e conhecido caderno! Mas a dica que eu dou é a seguinte: tenha um caderninho pequeno que caiba em qualquer bolsa e que seja sem linhas, pois assim você pode desenhar também além de escrever. Nunca se sabe quando pode surgir algo, então mesmo quando vou dormir eu deixo ao meu lado. Vai que eu acordo no meio da noite com algum insight né! :)
E junto com o caderno eu tenho o meu planner que já até mostrei como usar aqui no blog. Minha vida mudou muito depois que adotei esse planejador fofinho, pois é nele que planejo e executo todas as ideias que foram surgindo no outro caderninho!

Espero que este post tenha sido útil de alguma forma!
Um beijo e muitas ideias e inspirações pra vocês! ;)

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin

14 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. GIZELLY
    18.junho.2014

    Sou nota 0 em relação a organização..
    Muito legal essas ideias que vc compartilhou …

    PS: Esse site q vc indicou eh simplesmente uma perdição …(Westwing)
    Agora já sei o que vou fazer o feriado todo….futricar nesse site hahahahhaa

    bjim

  2. Barbara
    18.junho.2014

    Oi Bruna.
    Gostei mto das dicas. Eu ja tentei comprar esse planner, mas achei mto caro. =/
    Eu sempre ando com um caderninho, seja pra anotar o que tenho que fazer, novas ideias para os meus projetos ou alguma outra coisa importante. Peguei essa mania, durante a reforma do ape, pq era mta coisa pra eu ver o tempo todo. Fico tontinha.
    Queria te pedir alguns posts pode ser?
    Utensílios de cozinha: o que comprar, dicas de decoração, etc (to perdida!!)
    Cortinas: qual tipo de cortina é melhor? persiana ou de pano mesmo?
    Rack: o que sai mais em conta?rack na loja ou na loja de planejados? Queria um com aquela lamina que fica na parede, mas nao acho de jeito nenhum!!!
    Obrigada. Bjs

    • 19.junho.2014

      Oi Barbara! O planner eu comprei no ebay, aí não saiu tão caro!
      Sugestões anotadas, pode deixar! ;)
      Um beijooo

  3. 18.junho.2014

    Meu! Como vc dá conta de atualizar tudo isso!!!
    Por mais que hoje o blog seja seu trabalho, você tem muita coisa ainda pra fazer com o apê, noivo, etc.
    E vc dá conta de tudo de uma forma muito excelente!!!
    Fala sério!
    Muito sucesso sempre!!
    bjs

    http://www.dicaprahoje.com

    • 19.junho.2014

      Oi Joyce hehehe, é trabalho demais… o resultado estão sendo poucas horas de sono, preciso mudar isso eu sei, mas eu sou fissurada nisso, é uma paixão, então preciso manter a ordem pra não virar bagunça, mas mesmo assim nem sempre fica tudo organizadinho como eu quero rs
      Bjs e obrigada linda!

  4. 18.junho.2014

    Adorei essas dicas Bruna…eu preciso de um caderninho pequeno porque sempre que começo a usar cadernos para anotações, invento de querer sempre o maior e nem sempre cabe nas bolsas, quando penso em alguma coisa na rua, não tenho onde anotar…uma tristeza :/
    Beijos
    http://www.casalsemfronteiras.com.br

  5. 19.junho.2014

    Eu já tentei me organizar de várias maneiras (toodledo, evernote, google agenda, iCal), mas não consigo largar o velho caderninho e um quadro de cortiça!
    O pinterest eu consigo usar legal para guardar imagens inspiradoras….
    Adorei ver como você se organiza! Beijos,

    • 19.junho.2014

      O caderninho é imbatível né Dani… não tem tecnologia que o substitua totalmente rs
      Bjsss

  6. flavia
    21.junho.2014

    Adorei as dicas! A dica das revistas eh exatamente como faço!!! E o caderninho aprendi com vc, principalmente o detalhe de caber na bolsa…kkkkk bjs!

  7. Silvia Garcia
    23.junho.2014

    Em organização eu sou ótima, sou ruim é na hora de colocar em prática as coisas que tem que fazer. Adoro a parte de organizar/planejar, mas na hora de fazer bate uma preguiçaaa…
    Adorei a dica do Houzz, é um site que eu ainda não conhecia, e aproveito também pra falar de como eu adorei a sua foto do Pinterest! <3
    :*

    • 23.junho.2014

      Heheheh obrigada Silvia!
      Ai que bom que te dei uma dica então do Houzz, é muito legal, vc vai gostar!