Quando comecei a pensar em me casar com cerimônia + festa a grande dúvida era: por onde eu começo a organizar um casamento? Preciso de quantos meses antes? Que tipo de festa ficaria mais em conta? E tantas outras dúvidas como a maioria de nós noivinhas de plantão! *_*
Como eu já passei por isso e consegui dar o start na organização do meu casamento, então resolvi ajudá-las também repassando algumas dicas. Então vamos lá!
1. Defina uma data para o casamento
Não importa se vocês querem daqui há um ano ou daqui há três meses, o importante é definir no calendário algumas opções de datas que vocês dois tem em mente pois toda a organização começará a partir disso. Se estiver muito próximo, tenha em mente que algumas etapas terão que ser deixadas de lado, mas isso não quer dizer que a cerimônia será menos emocionante! Caso não queira deixar nenhuma etapa de lado, então saiba que será necessário desembolsar uma graninha a mais, já que a maioria dos fornecedores cobram mais caro pela “taxa de urgência”! Nesta etapa é legal definir se prefere que a cerimônia seja na parte da manhã, da tarde ou da noite. Lembrando que casamentos durante o dia são geralmente mais em conta, assim como aos domingos também. Mas com as opções de datas em mãos, ficará mais fácil correr atrás do restante!
2. Definir um orçamento
Eu sei que essa tarefa é uma das mais difíceis, afinal eu acabei de passar por ela! Fica complicado saber quanto custa cada item sem nunca ter passado por essa experiência, mas a minha dica é para que o casal verifique suas contas fixas e gastos que possam ocorrer no decorrer do ano tais como IPTU, IPVA, seguros, etc. e então veja a possibilidade de ter uma quantia do orçamento do mês disponibilizada para investir no casamento. Se já tiverem uma poupança guardada, melhor ainda! Em alguns casos os pais dos noivos gostam de colaborar no orçamento, então que tal vocês comentarem com eles sobre a ideia de se casarem na data estipulada? Toda ajuda nessa hora é bem-vinda! ;)
O mais importante é ter o valor “X” definido, isso evita que no meio do caminho vocês se percam e acabem gastando mais em uma tarefa do que em outra. Além disso, com esse valor vocês saberão qual estilo de cerimônia e festa poderão pesquisar.
3. Elabore uma lista de convidados
Essa etapa está bem integrada com a tarefa 2, afinal de contas quanto mais convidados, mais cara será a festa. Se o orçamento estiver apertado mas a família é muito grande então vocês terão que deixar de lado outros itens pra poder convidar uma quantidade maior de pessoas! A primeira lista não precisa ser a definitiva, mas será o pontapé inicial para orçar todo o restante. Essa é mais uma tarefa bem difícil (eu que o diga!) mas nessa hora temos que colocar os pés no chão e para economizar a sugestão é convidar os familiares mais próximos e amigos do casal.
Nós queríamos que todos estivessem presentes, mas como isso não será possível, então fizemos uma lista maior no início mas depois fomos diminuindo seguindo o critério de familiares de primeiro grau, amigos que estão sempre ao nosso lado no dia-a-dia, ou seja, todos aqueles que provavelmente irão fazer parte das nossas vidas no futuro, que irão frequentar a nossa casa e assim por diante.
4. Reserve a data nos locais (igreja, buffet ou chácara)
Com a quantidade de convidados e o orçamento em mãos comece a busca pela igreja (caso você prefira um casamento tradicional) e também pesquise os locais da festa (se for querer fazer uma). Tanto igrejas quanto locais para festas costumam ter datas concorridas, mas mesmo que falte pouco tempo sempre há algum local legal para realizar o seu sonho. Uma dica para economizar seria fazer a cerimônia e a festa em um só lugar pois geralmente a decoração acaba saindo mais em conta já que pode ser aproveitada na hora da festa. Mas vale lembrar que há os custos com padre, pastor ou cerimonialista para se deslocar até o local, então faça a comparação antes de fechar o contrato. Há locais onde já oferecem um pacote de buffet e bebidas incluso, dj, iluminação, decoração, etc. e alguns só oferecem o salão, então analise este quesito também. Muitas vezes até compensa fechar com um pacote mais completo principalmente se o tempo pra organizar for menor! Há também opções para mini-weddings como restaurantes ou até mesmo no salão do seu prédio contratando apenas o serviço de buffet e/ou decoração.
No nosso caso estávamos no mês de maio/2014 e queríamos nos casar em novembro/2014 (insano, eu sei! rs), mas não rolou pois o local que queríamos não tinha mais data pra este ano, então marcamos para março/2015. Mas no fim das contas valeu super a pena pois eles já tinham um pacote com decoração, iluminação, dj e buffet inclusos, então não vou precisar pesquisar cada um separadamente! (ufa) Além disso me sobrou mais tempo para colocar a mão na massa e fazer lembrancinhas, convites, etc.!
5. Assessoria
Se você não tem tempo para correr atrás dos itens do casamento, com certeza uma assessora vale a pena, mesmo acrescentando um valor a mais no orçamento. Mas há outras opções pra quem não pode gastar muito, como por exemplo contratar a assessoria apenas no dia do evento para que nada saia errado. Uma pessoa coordenando tudo faz toda a diferença, assim evita que falte algo na festa como algum docinho na mesa por exemplo, ou que alguma foto esqueça de ser tirada. Ela ainda ajuda na entrada dos pais, padrinhos, pajens e daminhas. A noiva não poderá ficar com essa preocupação no seu grande dia, não é mesmo? Para as tarefas que antecedem o grande dia, tais como procurar lembrancinhas, convites, etc. você pode ver se uma amiga gostaria de te ajudar!
No meu caso resolvi não contratar uma assessoria completa pois eu gosto de colocar a mão na massa, assim como fiz com o meu apartamento hehehe, por mais que eu contratasse eu iria querer dar as minhas ideias, pesquisar muita coisa e no fim das contas não iria compensar. Mas o local que escolhi pra casar já tem uma assessora inclusa para o dia do casamento, então estou mais tranquila. Porém se não tivessem esta opção com certeza iria contratar uma somente para o dia do casamento!
Bom, essas são as tarefas primordiais para começar a organização de um casamento! Foi assim que eu fiz e tem funcionado, e de todas acima a mais difícil pra mim foi conciliar a lista de convidados com o orçamento pois dá uma dor no coração não poder levar todos que você quer para curtir este momento, mas enfim é a vida, e para realizar o meu sonho de colocar um vestido de noiva e ter uma festa ao lado do meu amor, tive que abrir mão de algumas coisas…
AH! Claro que a lista de tarefas está só começando, então estou fazendo um layout bonitinho do meu check list e em breve vou colocar aqui no blog para vocês poderem fazer download, ok? Aguardem! ;)
Se vocês tiverem alguma dúvida ou sugestão sobre essa série de posts, deixem aqui nos comentários que vou adorar ajudá-las!
Para conferir todos os posts dessa série, fiquem atentos na categoria Meu Casamento.
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Bruna, é bem trabalhoso, mas é uma tarefa maravilhosa! E no dia… ah! é tudo que a gente sempre sonhou.
Tenta relaxar no GRANDE DIA e confie plenamente nos seus fornecedores que você vai curtir mais ainda! ;)
Vale muito* a pena. Boa organização…
Beijos
Oi Bianca, espero que eu consiga relaxar no dia rs, por enquanto tá meio tenso mas muito gostoso pesquisar e fazer essas coisas! <3
Oi flor ,tudo bem ?
Eu vou me casar em 2016 e comecei a pesquisar imagens de decorações para mim ter uma noção das cores que eu quero. Mais não comecei a ver nada ainda , não vi a igreja ,nem o salão, dj ,buffet,iluminação, decoração etc .Eu comecei a fazer a lista de convidados por enquanto só foi isso que eu vi. Você pode me ajudar ?
Ah! Ter uma assessoria SÓ para o dia ajuda muito viu… Contrate! eu também fiz tudo no meu casamento, inclusive lembrancinhas. Mas no dia foi a assessora quem cuidou para que tudo estivesse no lugar que eu queria.
Vale a pena mesmo! Sem contar que eles nos mimam o tempo todo trazendo água, comida, doces e ainda fazem uma “marmitinha” (doces e bolos) pros noivos levarem ;)
Ai que maravilha, pq tem noivos que nem comem no seu próprio casamento né ehehehe
Oi, Bruna.
Por enquanto, casamento, festa, não está nos meus planos. Quero fazer uma cerimônia religiosa, pois é importante para mim, no entanto, dá uma vontade de fazer uma recepção, almoço/jantar ao ver essa lista e as coisas que você posta sobre seu casamento. Quem sabe futuramente?!
Beijos
Oi Maíra, a festa tbm não estava nos meus planos, mas de repente entrou hehehe, então não desista não pois pode acontecer sim! ;)
Assessoria é um item fundamental para o dia do casamento. Contratei um 11 meses antes e mesmo assim ele me deu suporte desde esse dia. Apesar de não ter fechado o serviço completo, toda vez que eu precisava de uma dica o consultava como indicação de fornecedores, viabilidade de idéias, etc. Por causa dele, não precisei me preocupar com nada no grande dia. Fica a dica!
Oi Debora, que maravilha… por enquanto não tive ajuda nenhuma dela, pelo jeito vai ser só no dia mesmo!
Geralmente esses assessores do salão contratado não são bons, porém, estão “embutidos” no valor do aluguel. Eles tem uma visão restrita de como funciona um casamento e ficam meio perdidos quando algo sai do planejado. Presenciei um casamento onde a mesa de bolo estava toda pelada sem quase nenhum docinho na hora do corte. Não fizeram a reposição direito e nem avisaram aos convidados para se servirem após o corte. Além disso, se o fotógrafo for ruim, captará esse descuido ao invés de valorizar os noivos nesse momento.
Também fiz várias coisas como toda parte de papelaria, embalagens das lembrancinhas, itens da decoração, etc. O problema dos DIY é o tempo gasto. Então, faça primeiro o que for mais importante e obrigatório. No convite, da ideia até a execução, gastei 8 meses. Entretanto, o resultado foi maravilhoso e único!!! Vale a pena investir nos DIY porque com certeza combina com você.
Não esqueça de uma boa equipe de foto e vídeo para ter as lembranças do dia para sempre.
E acompanhe o “Vestida de Noiva” da Fernanda Floret (http://vestidadenoiva.com/). Lá tem muitas inspirações e dicas. Até hoje acesso quando bate saudade do casamento.
Boa sorte!!
Bjo
Oi Debora, ai meu Deus fiquei com medo agora, vou averiguar melhor essa assessora! rs
Obrigada por todas as dicas, adorei!
Bjs
Oi Bru, acabei de passar por essa etapa! Fiquei 1 ano organizando meu casamento! E realmente, temos que ser muito controladas, pois nesse mundo dos casamentos as coisas são super caras e existem mil possibilidades! A melhor coisa é se organizar mesmo! E eu aconselho a todas as pessoas que estão entrando nessa fase de fazer uma pela planilha orçamentária, assim você consegue planejar todos os gastos que virão e os que vc já pagou e ver se rola uma regalia no final! Se planejar tudo certinho, com certeza ficará como você sonhou!
Outra diquinha que me ajudou horroressss foi o site http://www.casamentos.com.br . Para quem não tem tempo e nem dinheiro para fazer um site para seu casamento, criar planilhas, lista de convidados, achar fornecedores e tudo mais para organização, esse é o lugar! Eu usei e adorei, me ajudou muito! E o melhor é tudo de graça!!
Espero que essa sua etapa da vida seja muuuuito legal!! E que o casamento saia do jeitinho que vc sonhou! Beijos
Obrigada Pry, adorei!
Se não nos segurarmos realmente quando vamos ver o orçamento foi-se embora logo no início rsrs
Bruna, me desculpe a indiscrição, mas em média de quanto vai ficar o seu casamento, já que você já definiu o seu orçamento? Estou começando a organizar o meu e a maior dificuldade realmente é essa.
Oi Polyana, como isso é algo pessoal e muitos convidados do meu casamento lêem o blog, então não vou poder entrar na questão valor, mas o que fizemos foi estipular a quantidade de pessoas através de lista e ao mesmo tempo juntamos nossas economias e o que sabíamos que ia dar pra parcelar sem se apertar. Dessa forma ficou bem mais fácil pq assim já tinhamos uma média de mercado de quanto custa um buffet por pessoa (alguns variam de 70 e chegam até 200 reais por pessoa), então fomos atrás dos que estavam no nosso orçamento, e acrescentamos uma média de decoração, dj, etc.! ;)
Bruna, também moro em Diadema e queria saber se tem dica de lugar, ou se conhece lugares/buffets/salões bons e baratos nesta região. Conheço somente o trabalho do Buffet Flor da Vila que é muito bom. Já escolheu algum lugar ou buffet?
Bjs.
Oi Anne, em Diadema não conheço nenhum… na verdade nem cheguei a procurar lá, mas em SBC e Santo André tem bastante, até no Riacho dá pra achar preços ótimos em chácaras tb!
Vou acompanhar tds seus post! Tbm estou na mesma situação, resolvi o mês passado (Junho) q iria casar e queria q fosse em Setembro, mas tbm não havia data no espaço, então marcamos para Fev/15. Estou super correndo com tds os preparativos pq afinal faltam 7 meses rs
Eita então estamos no mesmo barco Ingrid! :D
Seja bem-vinda ao time heheheh
Sim, gostaria de muitas dicas sobre o assunto rs, inclusive sobre os DIY de convites de casamento!
Bruna adorei o post, já adorava o blog, mas agora com assuntos “casamenlísticos” ficou ainda melhor hehehe tbm estou nessa fase, e marcar em maio para novembro nem é tão insano, vou casar dia 01 novembro e marcamos no meio de março e não tive problema nenhum até o momento.. igreja, salão e td mais q eu queria, somente fotografo q já tinha casamento marcado para a data, mas parti p a segunda opção.
muito boa sorte nos preparativos, tenho ctz q vai curtir mt.
Bjoss
Oi Michele!
Ai que emoção, você deve estar na correria mais que eu então ein!
Boa sorte pra vc tbm… uhuuuu! o/
Ohh.. querida Bruna muitooo obrigada, dicas preciosas, na correria com seu casamento, e mesmo assim nos ajudando, era tudo o que eu precisava, Deus abençoe, e que de tudo certo, nesta nossa jornada,
Grande beijo querida, fique com Deus. :)
Ai que bom que gostou Claudia! :)
Fico feliz! Super beijooooo
Bruna, estou super empolgada com essa nova série. Gostaria muito que quando começasse a montar seus convites lembrancinhas nos desse dicas e quem sabe depois do casamento disponibilizar papelarias pra baixarmos.
Oi Jádia, pode deixar vou postar as ideias sim, mas pena que não posso mostrar antes né rsrs
o meu comecei a organizar um ano antes, antes mesmo de noivar. e deu super certo, pois de um ano para outro os preços aumentam muito, então os principais fechei antes, decoração, fotografia/filmagem/ e restaurante.
Verdade Adriele, para este ano era um valor, já no ano que vem tudo muda.. :\
querida, vai ter um leilão agora em agosto de itens de apartamento decorado em Santo André, de repente pode ser que vc aproveite algo…. veja no site do lance total . bjão
Obrigada pela dica Wanda! :)
Olá Bruna, fico feliz que esteja fazendo esse planejamento, eu sou nova aqui no blog, e tenho acompanhado diariamente, sou decoradora e arquiteta e comprei meu ape e estou prestes a pegar as chaves. Eu me casei em maio deste Ano e se quiser alguma dica pode perguntar pra mim, posso ser útil, pois a principio eu ia fazer uma coisa simples em um restaurante de São Paulo, depois percebi que não compensava então casei na Chácara Recanto Verde – Suzano-SP, fiz muitas coisas eu mesma, buque decoração, lembrancinhas e muito mais, meu tema foi rustico com Origami. Um blog que me ajudou muito foi o Casando sem Grana, vale a pena conferir.
E no final gastei mais do que eu esperava, mesmo indo na 25 de março mil vezes e fazendo muitas coisas.Mas no final valeu muito a pena e tudo deu certo. Tenho certeza que o seu casamento será lindo. Vai dar tudo certo, com muita pesquisa e esforço, tudo vai ficar maravilhoso, ainda mais você que tem muito bom gosto e é determinada.
Boa Sorte de verdade!
Oi Stefanie, claro vou adorar!
Que legal, deve ter sido uma satisfação imensa no final ein… não vejo a hora!!!
Bruna, eu trabalho com uma banda e fazemos casamento, formaturas etc.., então se você precisar de dicas sobre o assunto como estilo de entradas, estilos de bandas, djs, tudo sobre a parte musical do seu evento, é só gritar, pois tem coisas que a gente nem tem ideia e vai aprendendo com tempo, tudo pra você conseguir aproveitar todas as horas da sua comemoração e não exceder nos horários!!! Bjão boa sorte!
Oi Vanessa, obrigada, ainda não cheguei nessa fase mas qualquer coisa grito sim heheehhe
Bjãooo
De fato há males que vem para o bem… é totalmente insano um casamento com pouco tempo de antecedência… vc vai ver! A contagem de tempo é diferenciada quando o assunto é casamento… há horas que parece que o tempo não passa e que a data não chega nunca, daqui a pouco vc está super atrasado e quando vê já foi… e tomara que sua data seja tão especial e maravilhosa como a minha… e pra quem nunca casou, seu texto está perfeito! Fiz exatamente assim, separei a data com os fornecedores que fazem um único evento por dia e os demais fui fechando com mais tempo… bjs
Já tô percebendo como o tempo tá voando, pq desde que falei aqui no blog pra vcs eu ainda nem consegui fechar o fotógrafo rs tô correndo contra o tempo!
Bjãooooo e obrigada Eliane!
Eu casei em abril deste ano e fechei a data em janeiro. Isso sim eh insano! Hahahaha
Mas deu tudo certo. Graças a Deus! Acho q se eu tivesse marcado com muita antecedência ia piorar! Porque cada vez que eu pesquisava algum fornecedor que extrapolavam muito o que eu tinha definido, a frustração e a vontade de desistir aparecia. Mas no final, ultrapasse apenas 3 mil reais do orçamento inicial. Considero uma boa margem erro… Rsrs
Menina, vc fez milagres então hehehehe parabénssss!!!
Que bom que estou no caminho certo já, tenho algumas coisas definidas.
Ai menina seus posts e videos são demais, ontem vi de novo o video em que você apresenta o Alvin, coisa amada to com saudades dele kkk
bjus
Ai que bom menina, então é só tocar o barco hehehehe
Nossa Tamara ele mudou tanto desde que chegou, ainda mais com a tosa bebê que fizemos nele né, eu achei que ele ficou até mais fofo do que já era… em breve vou postar um vídeo especial dele! :)
Só tô esperando ele ficar 100% pq depois das cirurgias ele foi tosado em vários pontos e ficou bem esquisito, não vejo a hora do pêlo crescer mais e poder dar um banho e uma tosa bonitinha nele! rs
Oi Bruna, tudo bom?
Já comentei varias vezes aqui no blog neste assunto casamento, não sei se vc se lembra, fui madrinha 2 vezes no ano retrasado e uma no ano passado… uma dica seria quando a isso mesmo, madrinhas… a escolha das madrinhas são sempre pessoas q os noivos gostam muito e fazem parte diretamente na vida do casal.. conte com elas para ajudarem em varios preparativos como o cha bar, cha de langerie (se gostar de fazer, em um dos casamentos eu era madrinha e nem fui convidada para o chá de lingerie, não faça isso nunca, padrinhos não são só para dar presentes mais caros e sim para participarem de todos os preparativos e comemorações) eu ajudei muito no cha bar dos casamentos em que fui madrinha, fiz toda a decoração DIY, ficou muito legal… e após as madrinhas terem ajudado muito nestas preparaçoes , não se esqueça delas na hora do casamento e festa, tire muitas fotos, pois elas (e eles tbm) passaram horas (e$$$) se arrumando para ficarem lindas em seu altar, não se esqueça de fazer lindas fotos com estas companhias… Neste ano eu pesquisei mta coisa em blogs tbm, e um blog q sigo ate hj foi o http://www.obrigadosantoantonio.com.br tem inspiraçoes lindicimas e lindos videos postados de casamentos. Boa sorte em sua jornada e aproveite muito estes momentos ao lado de pessoas que você amo e querem te ver muito feliz.
Oi Pri, concordo em gênero e grau heheheheh
Ai eu amo esse blog! <3
Olá Bruna, tudo bem? Acompanho seu blog a vários meses e confesso que adoro pois aqui encontro um pouco de tudo que eu gosto e tenho interesse ( inclusive as músicas…rs) Gostaria de fazer eu mesma os convites do meu casamento mas não tenho uma indicação de programas para isso! Qual você me indica ( que seja fácil de se trabalhar pois não sou designer gráfica e sim química..rs)?
Oi Paula, te muita gente me pedindo isso, então até anotei aqui pra fazer um post dando dicas, ok?
Super beijooo!
Bruna, você acha que vale a pena fazer fies da faculdade e guardar o dinheiro para pagar avista o apartamento na planta?
Oi Gabriela, então eu não sei sobre as taxas de FIES, mas precisaria ver se o juros deles são mais altos ou não do que um apê na planta. Eu acredito que as taxas de um imóvel são muito mais altas, então investiria no apê a vista desde que vc confie na construtora, ou então pagaria na hora das chaves tudo a vista ou quando estivesse bem perto de entregar pra não correr risco da obra parar!
Bjsss
Olá Bruna,
Estou acompanhando seu blog há algum tempo e amando as dicas. Algumas com certeza irão ser aplicadas ao meu apê, como as pastilhas e a cama box com baú, rs!
Queria saber se você pode passar o site do local do seu casamento pois também busco um lugar com pacote fechado, como o seu. Prefiro evitar dor de cabeça com fornecedores diversos.
Parabéns pelo apê e pelo casamento. Tudo de bom!
Oi Jaque, por enquanto não posso falar pq nem os convidados sabem! :)
Mas lugares assim com pacotes completos tem muitos viu… achei vários na fase da pesquisa!
Bjs e obrigada
Tenho um site que sempre acompanho e quero compartilhar com você:
http://lapisdenoiva.com/
Sou apaixonada por casamentos (casaria todos os dias … kkkk … com o mesmo marido claro … ), adoro ler este blog … para você que vai casar tem ótimas ideias e dicas.
Obrigada Jessica, eu adoro tb! Obrigadaaaa! <3
Bruna, qual é a data do seu casamento?
Oi Ana, é em março/2015!
Bruna será que vc pode dizer qual foi o lugar que vc fechou? Procurava algo com tudo incluso também. Bjs
Ainda não posso Gabi, pq nem os convidados sabem… rs
Mas tem muiiiitos lugares assim, achei vários enquanto pesquisava!
Oie, eu tbm me caso em março/2015, e tbm sou do ABC.
Ql buffet vc vai se casar, e igreja? vc pode falar???
Acredita q minha ficha ainda não caiu? ano q vem nessa época vou estar casada e morando na MINHA casa, mto louco td isso pra mim ainda!! kkkkkkkkkkkk
Beijos e boa sorte
Oi Ana, ainda não posso falar pq nem os convidados sabem rs
Pra mim tem horas que a ficha não cai tb! hahaha
Bruna, você está usando algum aplicativo para ajudar no planejamento? Vou me casar no ano que vem também e estou em busca! :)
Beijos!
Comecei usando o Casando e o Fábrica de Casamentos, mas tem muitas opções que eu nem iria usar no meu, então fiz o meu próprio check list, comigo funciona mais no papel mesmo rs
Excelente, post!! A maior dificuldade é saber por onde e como começar :D
Beijos!
Obrigada Ju! :)
Bjs
Oi Bruna! Estou nessa fase inicial do planejamento tb, será em Agosto/2015! Só que tava meio sem ideia de como começar… tenho dificuldade de fazer o planejamento financeiro, não tenho ideia de valores… Tenho q dar uma pesquisada ainda…
Vou acompanhar de pertinho todos os posts! E boa sorte na organização!
Bjos
Oi Bruna, tudo bem?
Acompanho sue blog desde o ano passado quando ele me foi apresentado pelas minhas futuras vizinhas e assim como você, estou de casamento marcado.
Como eu decidi casar logo depois que comprei o apt e marquei o casamento pra 2 anos depois (caso em jn/2015), tive muito tempo pra planejar e procurar preços mais em conta, rodadas de desconto e tudo mais.
Para me ajudar nessa parte, eu tb contratei assessoria apenas para o dia do casamento e montei um excel com todas as informações sobre o que o meu casamento precisaria ter incluindo a parte voltada para os pagamentos, para ter um controle total do meu orçamento.
Caso você se interesse, me peça que te envio essa planilha por email que ela pode te ajudar! Ah, e busque no facebook pq tem váaarios grupos de noivas que fazem rodadas com ótimos descontos!
Beijinhos e boa sorte no seu casório =*
Bruna, parabéns pelo casamento! Me casei em julho de 2014 com apenas 6 meses de preparativos. Dá trabalho, mas dá tempo!!! Tive assessoria/cerimonialista apenas para o dia do casamento e achei muito bom! Fui resolvendo tudo com base na indicação de amigos, buscas na internet, conversas com outras noivas… Vai dar tudo certo! Beijos
[…] no blog eu já mostrei pra vocês como comecei a organizar o casamento, onde detalhei bem os cinco primeiros passos que envolvem orçamento, lista de convidados, local da […]
Ola….. moro em Santo André …porém sou de Mg. Meu ape será entregue em abril de 2015. Irei morar em Diadema. Estou perdida. … teria indicações de buffet?em dúvida de caso em sp ou mg
Bruna,
eu conheci seu blog pesquisando sobre INCC! hahaha
Não ia ter festa não, foco no apê! Mas agora cá estou eu vendo coisas de casamento no seu blog!
Você é muito organizada, como eu, com o diferencial de ser criativa. Amei as planilhas e listinhas! Boa sorte nos preparativos!
Bjs
Meu nome é Selma Dias.. sou decoradora… o que seria das noivas se não fossem as dicas… os blogs… os sites que ajudam a programar… admiro o trabalho de voces… antes dos noivos chegarem na decoração.. leram muito… maravilha… parabéns.
Olá Bruna tudo bom ?/ Espero que sim !!
então eu fui casada por 7 anos mais meu casamento não foi aquilo que eu e meu noivo queria , como engravidei antes não tive tempo de programar meu casamento e até hoje me sinto frustada por isso , e esse inicio do ano nós separamos porém depois de alguns meses longe percebemos que nos amamos de verdade e decidimos começar do começo sim do começo namorar . noivar e casar hahaha parece loucura mais decidimos que talvez seja melhor assim . E gostaria de saber quando tempo você acha necessário pra planejar um casamento .
ainda nesse tempo vamos construir nossa nova casa e tals . Pensamos 3 anos você acha um tempo bom ??
desde de já obrigado pela atenção e felicidades aos noivos .
Oi Carina, eu iria juntando o dinheiro ao invés de ir pagando fornecedores nestes 3 anos, pois muitas empresas podem fechar neste tempo e vcs perderem dinheiro, entendeu? Acho que 1 ano pagando antes tá ótimo!
Olá! Boa noite! Então, me decidi hj a fazer minha festinha heheheh só q estou mega perdida e nem sei por onde começar affffff preciso de dicas meninas me ajudem por favorrr!!! Bjinhosss
Bufê, decoração, convite, convidados, local, orçamento etc… ????
Irei casar em dezembro não sei por onde começo e muita coisa para planejar kkkkkk suas dicas foram ótimas BY:Amanda
Me sentido anciosa, e ainda faltam 13 meses. Estou na pesquisa para me organizar e é claro economizar?
Me ajudou bastante a explicação