29  08
2014
Meu Apê | Reforma

Divisória de vidro da minha cozinha/lavanderia

Essa semana a leitora Ina Conrado perguntou sobre a divisória da cozinha e eu me toquei que tinha esquecido de fotografar e mostrar aqui no blog! Obrigada por me lembrar Ina! <3

Decidi não colocar porta de vidro de correr pra dividir a lavanderia da cozinha. Quis aproveitar o lado contrário do tanque pra colocar armários contínuos. Eu até poderia ter deixado um espacinho entre eles pra que coubesse uma porta ali no meio, mas não quis fechar os dois ambientes. Minha intenção sempre foi deixar a lavanderia integrada com a cozinha a fim de ampliar o espaço. Até mesmo por isso a minha bancada começa na cozinha e só termina lá no final da lavanderia.

Também optei por não ter varal na lavanderia justamente porque não ia ter porta pra esconder a bagunça, por isso fiz aquele mini-cabideiro escondido dentro do armário pra auxiliar na secagem e também comprei uma Lava e Seca.

Para me ajudar nos dias que acumularem mais roupas também comprei um varal de chão que será montado durante a semana na varanda ou na sala. Assim quando recebermos convidados em casa podemos guardá-lo e tudo fica bem organizadinho!

A divisória de vidro fica apenas em cima da bancada. Eu até pensei em não usar divisória mas como quis evitar que comidas e gorduras espirrassem para o outro lado nas roupas que estivessem no cabideiro, então pedi para a vidraçaria cortar o vidro seguindo o recorte do armário. O vidro tem 8 mm de espessura e é simples (transparente incolor). Não quis o modelo jateado nem quis colocar adesivo justamente pra não perder essa continuidade visual da bancada.

cma_divisoria-cozinha-1 cma_divisoria-cozinha-2 cma_divisoria-cozinha-3

A divisória tem perfil branco na parte de cima e na parte da parede, poderia ter embaixo também mas pedi pra não colocar de forma que ficasse sem um “obstáculo” na bancada. Então por isso eles fizeram a vedação com silicone mesmo.

Bom essa foi a minha escolha! Sei que muita gente vai dizer que sem a porta dividindo os dois ambientes pode deixar as roupas com cheiro de comida, mas conheço muita gente que tem porta e mesmo fechando não adianta nada, a roupa fica com cheiro. E como eu quase nem vou deixar roupa pendurada ali, então ficou mais tranquilo! Morar em apartamento pequeno é assim mesmo, temos que rebolar e encontrar alternativas hehehe!

Agora me contem como vocês estão fazendo pra dividir a cozinha e a lavanderia? As ideias podem ajudar muitos outros leitores do blog também! ;)

Mais informações na categoria Meu Apê do blog.

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo: Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin

79 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Lu
    29.agosto.2014

    Ficou ótimo! To louca pra ver TODO o ape!

  2. 29.agosto.2014

    oi Bruna, adorei sua cozinha! Estou pensando em fazer a minha amarela. Sobre varal de chão na varanda… no meu prédio é proibido. =/

    • 01.setembro.2014

      Ai que demais, tá super em alta o amarelo! :)
      No meu tbm era proibido o varal na varanda, mas teve assembleia e os moradores votaram pra poder colocar!

  3. Adriene
    29.agosto.2014

    Olá Bruna!
    Primeiro quero dizer que adoro seu blog e acompanho há uns 6 meses, mesmo não tendo comentado ainda nenhuma vez.
    Adorei a sua cozinha! Linda demais!
    Meu ap ainda não foi entregue, mas quero também integrar cozinha com lavanderia, quando colocam vidro fechando tudo até o teto eu acho que diminui muito o tamanho tanto da cozinha quanto da lavanderia, e como também quero lava e seca não vejo necessidade de dividir. (Aliás você me inspirou muito nessas decisões :D)
    Um Beijo!

    • 01.setembro.2014

      Oi Adriene, ai que legal, fiquei feliz que resolveu comentar! <3
      Obrigada pelo carinho, fico feliz em te inspirar!

  4. 29.agosto.2014

    ah eu gostei de sua oção Bruna. Achei bem interessante e é verdade quem mora em apartamento pequeno tem que aproveitar bastante os espacos! boa escolha ;) bjão

  5. Juliana Santsna
    29.agosto.2014

    Ficou muito legal !
    Um dia vou estar escolhendo as coisas pro meu apê !

  6. Brunelly Lopes
    29.agosto.2014

    Gostei muito! Bruna, qual a marca e o modelo daquela pastilha branca brilhante que você colocou apenas na parede da janela, na lavanderia? Ela é linda!

    • 01.setembro.2014

      Oi Bru, puta não tenho o nome dela, mas é bem fácil de achar, em qualquer loja grande de material de construção geralmente tem essa cerâmica!

  7. 29.agosto.2014

    Bruna, adorei a sua escolha. No meu, pretendo fazer assim.
    E quanto ao cheiro nas roupas, toda vez que minha mãe vai fazer alguma comida que tenha um cheiro forte, ela recolhe a roupa. Foi como você falou, apartamento pequeno é assim mesmo.

    http://estousaindodecasa.wordpress.com/

  8. Saymon
    29.agosto.2014

    Olá Bruna,

    Primeiramente parabéns sua cozinha ficou linda,
    mas ficou uma dúvida com a sua lava e seca a bancada não teve que ficar muito alta? Qual a altura ficou a bancada?

    Abraços e mais uma vez parabéns!

    • 01.setembro.2014

      Oi Saymon, do chão até ela começar ficou com 89 cm!
      Obrigado!

  9. Sandra Zuniga
    29.agosto.2014

    Oi Bruna tb?! Adorei tb vou tentar copiar. O meu ap tem a porta para varanda vou tirar e colocar uma porta de correr!… Vc é o máximo!!!!

    • 01.setembro.2014

      Hehehe obrigada Sandra pelo carinho! <3
      Que bom que te inspirei!

  10. 29.agosto.2014

    A minha não tem uma portinha dividindo tudo. Somente uma pedra de granito até a metade do espaço. Bichinho já é tão pequeno que acho que fica menos espaço ainda se fechar.

    Danielle
    betweenteaaandcoffee.blogspot.com

  11. Maíra
    29.agosto.2014

    Oi, Bruna.

    Ficou muito boa a divisória em vidro.
    A continuidade da bancada dá amplitude para o espaço.

    Beijos

  12. Michelle
    29.agosto.2014

    Muito legal Bru e no meu ap resolvi não colocar divisória alguma e mesmo assim as roupas secam rápidas e sem cheiro, normalmente coloco de noite e retiro na parte da manhã.

  13. 29.agosto.2014

    Ei Bru!
    Estou pensando em colocar vidro jateado!
    Mas estou na dúvida pelo transparente ou o leitoso ( branco).
    Beijos!

    http://www.amandomecasar.com.br

    • 01.setembro.2014

      Se eu fosse fechar com a porta tbm iria escolher jateado ou o leitoso, acho o leitoso branco até mais bonito sabe!
      Mas a cozinha ia ficar muito menor do que já é rs

  14. Caroline
    29.agosto.2014

    Bruna

    Minha cozinha também é integrada com a lavanderia, mas no meu caso farei em breve uma porta de vidro para dividir os dois ambientes. Comprei um varal de teto individual para conseguir colocar roupas mais compridas, como roupa de cama.
    Pesquisando sobre varais, encontrei um que me pareceu bem interessante, estou pensando em comprá-lo para me auxiliar nos dias de muita roupa acumulada. Acho que ele poderia servir na sua lavanderia também, pois fechado ele é bem discreto. Segue o link:
    http://varaisonline.com.br/produto/116/varal-magico.html

    Comprei o varal de teto dessa empresa, ainda não recebi ele, então não tenho como falar da qualidade do produto. Também não sei se esse varal “mágico” é exclusividade dessa empresa.

    • 01.setembro.2014

      Oi Caroline, que legal!
      Vou ver no dia-a-dia como será, mas acho que só o de chão já vai dar conta, mas obrigada pela dica viu! Adorei!

  15. 30.agosto.2014

    Bruna, gostei muito do vidro… as vezes quando compramos o imóvel não nos damos conta de como será no dia a dia… eu mesma, se você não tivesse citado o fato de engordurar a área, eu nem ia lembrar, e olha que já sou casada e faço comida todos os dias… rs. São pequenos detalhes que esquecemos, as vezes só lembramos quando estamos praticando.
    Adorei o post… beijoss!!!!

  16. Camila Fraga
    30.agosto.2014

    Bruna adorei essa ideia

  17. Marilia Oliveira
    30.agosto.2014

    Oi Bruna tudo bem?
    Comprei meu Ape o começo deste ano e estou prestes a receber as chaves dele, nossa não vejo a hora de começar as obras nele, conheci seu site por acaso procurando no Google dicas de como decorar um apartamento pequeno, e acabei chegando aqui, olha quero te parabenizar pois seu blog é muito legal, tem tudo que eu procuro ou tenho dúvidas, seu Ape tá ficando lindo!! Um bjo!!

    • 01.setembro.2014

      Ai que bom Marilia, seja bem-vinda então ao clube hehehehe! :)

  18. Luciano
    30.agosto.2014

    Oi Bruna, minha cozinha é do tamanho 3×2 e fiz o projeto dos planejados integrando com a lavanderia também. Quando comprei o apto vinha com uma pedra enorme de ardósia, da construtora, do chão até 1,60 de altura, o que logicamente mandei retirar. Estou pensando em colocar vidro também, para separar os ambientes. Pensei no granito, mas vai dar uma escurecida.

    Agora aproveitando, uma coisa que queria lhe perguntar. Na minha cozinha eu tirei a porta, para poder utilizar a parte detrás da porta e fazer uma bancada para refeições. Estou é com receio de quando usar a cozinha de ir gordura pra sala. No caso eu vou ter uma coifa. Você acha que mesmo com a coifa vai gordura ou ela segura?

    Pois se não segurar vou ter que mandar fazer uma porta de correr na cozinha, o que eu não queria, para não ter que furar o porcelanato no chão na instalação da porta. Você deixou sua cozinha com ou sem porta?

    • 01.setembro.2014

      Eu retirei a minha porta da cozinha e já até doei! rs
      Ela vai ficar por muito tempo sem nada, talvez um dia eu coloque uma de correr, mas nem é por conta da gordura, já que tenho o passa-pratos aberto né! :)

  19. fabi wigg
    30.agosto.2014

    ficou show com essa divisória XD

  20. 31.agosto.2014

    Que ideia ótima! Adorei!

  21. winnie
    31.agosto.2014

    Oi,Bruna, você poderia me dizer quanto de largura sobrou para circulação na sua cozinha?
    Semana passada visitei o meu pela primeira vez e quase tive um treco de ver como ela é apertada!

    • 31.agosto.2014

      Oi Winnie, ficou 70 cm de circulação! Ah, é assim mesmo apartamentos pequenos as cozinhas sempre são minúsculas rs

  22. Mara
    31.agosto.2014

    Achei bonito mas em casa não funcionaria. Minha lava/seca não seca tudo tão bem, e acabo recorrendo aos varais. Um de teto, um de chão, um de peças íntimas e um pra panos de limpeza. E olha que minha área de serviço é beeeem pequena. Fora as roupas que não podem ser secas na máquina né.

    • 01.setembro.2014

      Ai que pena Mara, eu já testei a minha lava e seca e funciona, mas demora entre 3 a 4 horas a secagem…

      • Mara
        01.setembro.2014

        Que bom! A minha demora tudo isso e ainda não sai 100%….rs….se tivesse espaço colocaria uma secadora separada, pelo que eu li são mais ‘potentes’ ;-)

        • 01.setembro.2014

          Secadora separada é o meu sonho tb hahaha mas não rolou! Quem sabe em um apê maior no futuro rs

    • Vanessa
      27.janeiro.2016

      Oi mara…qual a marca da sua lava esaca…estou pensando em comprar uma mas nao quero ter essas surpresas…mesmo pq ela eh bem carinha neh?

  23. Fernanda Francischinelli
    01.setembro.2014

    Eu também optei pela bancada continuada no projeto e não quis colocar a divisória entre a cozinha e a lavanderia, mas no meu caso eu realmente não vou colocar nada entre elas pois não tinha necessidade como no seu caso. O que não der pra secar na lava/seca, vou colocar nesses varais de chão no quarto hahahaha Beijos!

    • 01.setembro.2014

      Ai que legal Fe, eu queria sem o vidro tb, mas no fim curti o resultado com ele! :)

  24. Flavia
    01.setembro.2014

    Bruna, acho q a melhor escolha foi não colocar a porta porque iria diminuir o ambiente. E quanto ao cheiro, realmente, não tem jeito, com porta ou sem porta iria ficar cheiro, pensa bem, se tivesse que fechar a porta o cheiro iria para o resto do apartamento, então melhor recolher as roupas do que o sofá cheirando comida… kkkkkk

    Bjs!

    • 01.setembro.2014

      Verdade Flavia, apê pequeno não tem jeito kkkkk até os vizinhos sabe o que estamos cozinhando kkkkk

  25. Bruna Kramar
    01.setembro.2014

    Oii Bru!

    Te acompanho há um tempinho mais nunca consegui comentar aqui. O blog tem me ajudado nas decisões da minha casa. Estou construindo e tive muitas inspirações daqui. Por exemplo, copiei as informações do arquiteto quanto ao material da pia da cozinha e sobre essas informações optei pelo granito.
    Minha cozinha também será integrada com a lavanderia, não temos muito espeço e a ideia de como fazer peguei do seu apê! Vc me inspira muito!!!
    Vamos dividir com vidro também, a gente ia fazer uma coluna mais até esse espaço nos faria falta. Assim que fizermos eu te mando a foto!
    Beijos

    • 01.setembro.2014

      Oi Bru, ai que legal que te inspirei então, manda a foto sim, quero muito ver! :)

  26. GIZELLY
    02.setembro.2014

    Otima ideia Bru …
    No meu caso ja tem uma parede , estou pensando se coloco ou nao porta de correr so para esconder a bagunça , mais tambem comprei uma lava e seca , no lugar do varal coloquei armarios…porta de vidro seria mais por status mesmo ..rsrs talvez mais para frente !!!
    Queria te contar a saga que estou passando com o marceneriro, que até hj não entregou todos os armarios (ja mudei mesmo assim ) comecou a montar agora aos poucos porque ameaçamos , e eles já estragaram varias coisas nossa, tipo arranhou a lava e seca , estragou a pintura do purificador e tirou uma lasquinha da pedra da minha bancada , sem contas todas as quinas das paredes que eles estragaram..
    ja chorei horrores ..
    mais fazer o que ..
    bjos

    • 03.setembro.2014

      Nossa Gi, poxa vida ninguém merece, pior que eu to no dilema dos móveis tb, mas são os da sala e sala de jantar, não contratei planejado desta vez pra economizar, mas deveria ter procurado uma loja com indicação… pq agora passei raiva tb!

  27. priscila bezerra ferreira
    04.setembro.2014

    Oi Bruna…com moro em SBC no Planalto e peguei tantas dicas no seu blog…
    Usei uma porta de vidro serigrafado branco pra dividir minha cozinha da lavanderia pq minha cozinha é totalmente integrada com a sala, entao preferi esconder a lavanderia… kkkkk nao sei mandar foto por aqui mas depois se quiser mando fotos do meu ape pra vc ver os frutos das suas dicas…. bjos

  28. Ana Paula
    03.novembro.2014

    Oiii

    Na minha cozinha também fiz a pia completa e a lava e seca embaixo acho super importante colocar o vidro para dividir o ambiente porque coloquei o meu bebedor de água ao lado do cooktop perto do tanque, ai toda vez que eu vou utilizar o tanque espirra água no bebedor não vejo a hora de colocar a divisória de vidro na minha cozinha.

    Beijos…

  29. lais
    06.novembro.2014

    Oi Bruna, estou pesquisando sobre essas divisões de ambientes.. Achei muito legal a sua!!! Quanto custou o vidro e a instalação??? Como disse estou pesquisando e não tenho a menir noção de preço…. Rsrsrs gosto muito dos seus vídeos! Bjos

  30. Juliana
    23.novembro.2014

    Bruna,

    qual a profundidade da bancada da lavandeira? E quanto espaço sobrou entre a lavadora e o armário? Minha lavanderia é minúscula e estou tendo que medir cada centímetro… rs

  31. Mateus
    04.dezembro.2014

    Bruna, quanto de largura vc reservou para a Geladeira? Com quanto de comprimento ficou sua bancada? Meu AP tem 4,50 x 1,58 e queria também minha bancada até a área de serviço, mas não sei com quanto de comprimento eu tenho que pedir pra fazer. pode me ajudar? Penso também em deixar com 0,62 cm de largura a bancada, pois as máquinas lava e seca tem no mínimo 0,64 cm e não queria que ficasse a máquina passando muito da bancada. Parabéns pelo Blog de utilidade pública!

    • 04.dezembro.2014

      Oi Mateus, te aconselho a escolher o modelo da geladeira, ou pelo menos ver com quantos litros gostaria, ai dá uma olhada nas medidas das marcas e reserva o espaço pra ela. Aí é só passar essas medidas pra marmoraria que eles calculam e fazem o restante! Eu passei tudo que eu ia querer embaixo da minha bancada, medida do forno, lava e seca, etc…

      • Mateus
        21.setembro.2015

        Obrigado pelas informações Bruna! Minha dúvida agora e em relação a sala. Vou colocar porcelanato com tonalidade de madeira e aina preciso adquirir o painel para tv e rack. Se ambos formem também amadeirados, vc acha que deixa o ambiente muito “pesado”? Seria melhor colocar alguns móveis laqueados? O que você poderia me dar de sugestão?

  32. Tatiana
    05.janeiro.2015

    Ola!! Muito linda sua cozinha!! Tenho uma duvida com relação a manutenção da limpeza na divisória! Não fica difícil de limpar entre o vidro e o móvel??? Estou na dúvida se coloco ou não a divisória!!

  33. Walter
    13.março.2015

    Oi Bruna, primeiramente ficou muito linda sua cozinha!
    Trabalho na Italínea também e adoro utilizar o atacama em meus projetos.
    Mas me tire uma dúvida, qual o tamanho da sua cozinha?

    Beijão!

  34. Débora
    11.maio.2015

    Olá!
    Gostaria de saber qual o espaço da sua área de serviços, no caso a bancada do tanque, e quantos litros tem o tanque, se possível a marca e dimensões.
    Obrigada!

  35. Isabela
    25.maio.2015

    Bruna, parabéns pelo design!
    Preciso de uma ajuda urgente sua…Vi que vc colocou o vidro dividindo a lavanderia… qual a distância ideal que o vidro tem que ficar no cooktop? vc poderia me passar a distância do seu?
    Obrigada!

    • 25.maio.2015

      Tem que ver no manual do seu cooktop, cada marca recomenda um tipo diferente de distância/instalação. O meu acabai deixando bem pouco, em torno de 5 cm pois a cozinha é pequena!

  36. Kátia Faria
    13.julho.2015

    O que é aquilo em cima do tanque?

  37. 17.agosto.2015

    Olá Bruna! Eu compartilho do seu ponto de vista. A cozinha se torna tão pequena neste apartamentos atuais (de 45m2, 55m2) que criar uma grande divisão entre a cozinha e a área de serviço acaba minimizando demais os dois ambientes. Quando sugeri a minha esposa em integrá-los, achei que poderia se tornar uma má ideia. Você mostrou que fica ótimo! Pode me tirar uma dúvida? Como você colocou esta divisória de vidro? Tem esquadria em cima da pia, na parede e teto? Estou com uma dificuldade… A pia é preta, a parede tem porcelanato com tema de ladrilho hidráulico cinza e o teto é branco. Qual cor optar na esquadria para fixar o vidro!? Rs! Abraço!

  38. Janaina
    18.agosto.2015

    Oi Bruna, como é manter o vidro limpo?
    beijoo

    • 19.agosto.2015

      Uso detergente neutro ou limpa-vidros e só!
      Não costumamos fazer muita fritura então é mais tranquilo! ;)

  39. eliane
    08.abril.2016

    Bruna, o vidro é temperado? já que fica próximo do fogão.

  40. Thais
    25.maio.2016

    Bruna, a minha lavanderia é parecida com a sua. Estou com dificuldades para achar um tanque de inox pequeno. Qual o tamanho do seu tanque?

  41. Tatiane
    13.agosto.2016

    Linda sua cozinha…
    Gostaria de saber onde de comprou seu cooktop e se tem algum site que vende… Ele é lindo!

  42. 29.novembro.2016

    Bruna, também não quero colocar box dividindo os ambientes, quero fazer como você, apenas a divisoria de vidro… Gostaria de saber se você se arrependeu de fazer só a divisoria??

    Visita meu blog também: http://aesperadomeunovoape.blogspot.com.br/

  43. Edilma
    17.maio.2017

    Brunna amei sua cozinha! Qual é branco que vc usou nas portas? Pq vi qie existem varios brancos, por exemplo, comum, diamante…bjus!

  44. Ana
    07.julho.2017

    Oi Bruna,
    Me tira uma dúvida, por favor???
    Você tem alguma problema com relação à lava e seca ao lado do forno, relativo ao calor?
    Li alguns manuais e fiquei em dúvida.
    Me ajuda?
    Beijos

  45. Izabel Souza
    28.março.2019

    Olá, gostaria de saber sobre esse armário embaixo do tanque. Fico pensando que com o tempo pode estragar pela ação da água, afinal sempre precisamos usar o tanque para lavar coisas que não queremos colocar na máquina. Eu por exemplo, em hipótese alguma coloco tênis para lavar na máquina. Queria saber se depois deste tempo de uso o seu armário não estragou