12  02
2015
Casa | Decoração

Como arrumar uma cama impecável?

Não é difícil deixar a sua cama tão bonita e bem arrumada como vemos em hotéis e na televisão. Só é preciso um pouco de tempo, capricho e algumas dicas de como arrumar uma cama pra deixá-la perfeita!

Na verdade, não existem regras na hora de arrumar, se você está em uma região mais fria pode usar uma composição com cobertor ou mais camadas. Se mora em uma região mais quente, pode compor apenas com edredom e até mesmo só com lençol. Afinal, com a correria do dia a dia, um ponto que nunca podemos deixar de lado é a praticidade. Outro ponto é a economia, quem mora no nordeste do Brasil geralmente nem compra cobertor, então não é necessário comprar só para seguir as regras de etiquetas da internet, ok?!

Se a sua região permite as duas opções, na hora de escolher leve em consideração que os cobertores são feitos com uma composição de tecidos mistos, como poliéster, lã e acrílico. Por isso, fazem menos volume e são mais fáceis de lavar e guardar. Já o edredom deixa a cama mais confortável, fofinha, mas ocupa mais espaço nos armários e é difícil de lavar e secar.

cama cebola 5

Para dias bem frios podem ser usados edredom e cobertor. Mas não se esqueça de combinar a cor do cobertor com a estampa do edredom!

Ao montar seu enxoval ou comprar suas roupas de cama, edredons, cobertores, fronhas, capas para travesseiros, etc. procure sempre escolher cores que combinem entre si. Assim fica mais fácil de fazer a composição do visual da sua cama e não é preciso comprar tanta coisa para o enxoval.

cama cebola

A recomendação é ter no mínimo 3 bons jogos de lençóis. Um estaremos usando, um estaremos lavando e o outro estará guardado.

A qualidade do lençol é muito importante, dê preferência aos tecidos 100% algodão, ou que tenham predominantemente algodão, além do toque suave, ele ajuda a nossa pele a respirar. Outros tipos de materiais podem fazer com que suas roupas de cama piniquem ou provoquem suor excessivo.

O número de fios dos lençóis também é uma característica relevante, pois quanto maior a quantidade de fios, maior a maciez e a durabilidade do tecido.

cama cebola 4

A higiene é um fator muito importante, não esqueçam que trocar o lençol uma vez por semana. Já as fronhas, segundo especialistas, como ficam em contato com o rosto e o cabelo (partes oleosas do corpo) devem ser lavadas a cada três dias.

Na lavagem use amaciante no último enxague, o produto amacia e protege as fibras do tecido, além de deixar os lençóis com um perfume super agradável.

cama cebola 2

Uma coisa essencial na hora de compor a nossa roupa de cama é um protetor de colchão, ele ajuda a prolongar sua vida útil e aumenta a sensação de maciez. Em cama box também é importante usar a saia, ela ajuda na composição do visual e também protege a cama da poeira e sujeira. 

Como compor a famosa “cama-cebola”?

A cama-cebola ganhou esse nome justamente por ser montada em camadas, item a item, para garantir conforto e um ambiente bonito e aconchegante.

cama cebola 3

Passo 1

Coloque o lençol de baixo, prefira o lençol com elástico, que é mais prático e fica bem esticado na cama. Mas, se usar o modelo sem elástico, abra o lençol de modo que as quedas nas laterais, na cabeceira e nos pés da cama estejam do mesmo tamanho. Prenda as sobras do tecido embaixo do colchão e, ao mesmo tempo, passe a mão na superfície para que fique bem esticado. Depois coloque o lençol de cima, prendendo-o apenas nos pés da cama.

Passo 2

A manta (ou o cobertor) pode ser colocada por inteiro na cama ou dobrada pela metade.

Passo 3

A colcha deve ser colocada sobre o jogo de cama, virando um pouco a barra, para aparecer o verso, que deve coordenar com o jogo de cama. A manta ou o cobertor, colocado anteriormente, não precisa ficar a mostra, deixando mais espaço para expor a colcha e o edredom.

Passo 4

Em seguida, coloque o edredom, com a opção de vestir toda a cama ou a metade, dobrando-o ao meio.

Passo 5

Para finalizar, use uma manta decorativa, geralmente posicionada aos pés da cama.
E capriche nos travesseiros! Normalmente usam-se, pelo menos, 4 travesseiros para a cama-cebola: 2 com as fronhas do jogo de cama e 2 com os porta-travesseiros que são conjuntos das colchas. Se quiser usar travesseiros extras e almofadas de vários tamanhos ,com certeza, será um plus para dar aquele toque final.

cama cebola 1

Imagens: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lembrando que não há regra de como arrumar uma cama!
A cama cebola é um exemplo, mas você pode diminuir as camadas ou o número de travesseiros, o importante é que a cama fique confortável e caiba no seu bolso! ;)

Confira outras Dicas de Casa aqui no blog também.

41 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 12.fevereiro.2015

    Olá Bruna! Q delicia de camas, eu sou apaixonada por jogos de cama, almofadas,o quarto fica tão aconchegante. Sempre compro do shoptime, tem um mais lindo que o outro, e são bem em conta.Parabéns pelos post, não tem um q eu nao goste hehe,bjs

  2. Mari Couto
    12.fevereiro.2015

    Acho simplesmente lindo uma cama bem feita, mas confesso que nunca fui mt adepta rs (época da adolescência) procuro deixá-la sempre arrumadinha. E com todas as etapas da cama cebola eu me pergunto: só eu tenho preguiça só de imaginar retirando esses itens na hora de dormir? kkkkkkkk bj

    • 12.fevereiro.2015

      Dá preguicinha mesmo Mari rs, mas sabe que quando eu arrumo a cama o meu dia rende mais? Sei lá, acho que é um toc que eu tenho kkkkk

  3. 12.fevereiro.2015

    Lindas camas!!! Tenho uma ótima dica para o enxoval… Comprei um edredom de vestir… isso mesmo… ele é uma espécie de refil… enchimento… olhando parece um edredom branco, mas deve ser usado com capa… A capa escolhi separadamente, tinha várias opções e vem com uma dupla de fronhas! Além disso é super gostoso, leve e fofinho… parece de hotel. Foi uma ótima aquisição, pois posso lavar a capa na minha lava e seca, sem precisar levar para a lavanderia, e ainda posso variar o visual da cama apenas trocando a capa, sem precisar ter mais edredons que ocupam muito espaço no armário! Adorei o post! Beijoooss

    • 12.fevereiro.2015

      Ai Mi, eu já vi em fotos mas nunca achei pra comprar, preciso pesquisar pq deve ser ótimo mesmo!

      • Fernanda
        12.fevereiro.2015

        Bruna, tem na mmartan!!!!! Eu tenho e gosto muito.. Dá um trabalhinho vestir o edredon, mas é muito pratico e eu adoro!!! E quando quero dar uma renovada so compro uma capa, nao ocupa muito espaco, parece que tenho varios edredons e é muito pratico para lavar.Recomendo!

        • 12.fevereiro.2015

          Que legal, obrigada Fe! <3

        • 20.junho.2015

          com assim voce so usa a capa? pq realmente se fomos comprar todas as vezes edredon aja guarda roupa.

  4. Pri
    12.fevereiro.2015

    Ah Realmente Bruna, uma cama bem arruma seja simples ou cheia de coisas muda totalmente visual do quarto. Super gostei do post. Beijos, bom final de semana.

  5. Natália
    12.fevereiro.2015

    Bruna, amei as dicas!

    É sempre bom ter uma cama arrumadinha. Dá um toque bem delicado no quarto!

    Bjs :)

  6. Marcela Andrade
    12.fevereiro.2015

    Aqui no NE a gente a gente não usa muito lençol ou cobertores enormes e fofos na cama não (infelizmente), dá calor só de olhar!!!
    Acompanho seu blog praticamente todos os dias abro pra ver o que tem de novo, acho massa!!!

    • 12.fevereiro.2015

      Imagino o calor Marcela… nem daria mesmo pra usar tanto cobertor e edredon rs, mas o que importa é ficar bonito de acordo com o que vc gosta e como o clima aí permite! ;)
      Bjs e obrigada

  7. Joyce Castro
    12.fevereiro.2015

    Bruuuu…(Já virou minha amiga…rs)

    Minha mãe sempre me falou, arruma a cama que seu dia vai fluir que é uma beleza…Acho que não é toc não…kakakkakaka…Eu também sou assim, posso estar atrasada, mas a cama tem que estar arrumada…Bjs e parabéns por mais um post M A R A…

    • 12.fevereiro.2015

      Que bom que gostou Joyce… e eu tbm acho que é algo sério isso, pq sempre dá certo kkkkkk

  8. Maria Amélia Lemes Queiróz
    12.fevereiro.2015

    O meu pedido foi atendido. Obrigada, vc é demais!

  9. Karen Wandekochen
    12.fevereiro.2015

    Amei o post, apesar do Rio ser muuuito quente vou tentar compor a cama cebola na minha casa, só que utilizarei menos camadas!
    Simplesmente amei ultima cama do post!!!

    Bjs

  10. Elisama Lucena
    12.fevereiro.2015

    Realmente o bom é comprar lençóis com cores que “conversam”.

    Boas dicas!

  11. Taty Goes
    13.fevereiro.2015

    Bruna, que post bacana..adorei!!
    Poderia no futuro fazer um post sobre como dobrar os lençóis para guardar, principalmente aqueles com elásticos, porque olha que tarefa difícil..rsrs!
    Super beijo!

  12. Paula Luciano
    13.fevereiro.2015

    Oi Brunete!! Amo cama arrumada! E de quebra, um quarto aconchegante, com boa iluminação e perfumado! Essa energia boa volta pra gente! Simplesmente amo! Comprei para minha casa nova uma cama box queen e me controlo para comprar somente o essencial! Moro na Bahia, não gosto de edredons, mas faço questão de comprar roupas de cama de qualidade. Aqui não tenho muitas opções! Só compro na Outlet ($$) da M Martan e misturo os jogos de paletas parecidas! Mas é caro, viu?! Aff! Sugestão: falar sobre TOALHAS! Para os homens parece bobagem mas uma toalha boa dura bastante e faz toda diferença no dia-a-dia! Bjao!!

    • 13.fevereiro.2015

      Oi Paula, amei a sugestão… já anotei para uma próxima matéria! ;)

  13. 15.fevereiro.2015

    Bru, adoro seu blog, tem me ajudado muito na decoração do apê! Em breve, quem sabe, mandarei as fotos dele pra você publicar <3
    Queria tirar uma dúvida e ouvir opiniões em relação a usar poltronas na mesa de jantar. Pra onde posso escrever? Beijos!

  14. barbara
    16.fevereiro.2015

    Oi Bruna, show a postagem.
    eu nao arrumo assim a cama, pq meu marido joga tudo dps no chao. kkk
    Com esse calor ele nao gosta nem de ver o edredom na cama.
    Um prob q tive foi com o tamanho do lençol. Comprei uma cama queen,mas daquelas que sao de mola e tem uma parte em cima com espuma, sabe? Q eh um colchao enorme, c fibras de bambu etc. Acho q a sua cama eh assim tb. enfim, nenhum lencol de queen cabe nela. T.T
    Qro comprar king size pra ver se cabe…
    ps: faz um video ai falando do cha de panela. vc decidiu nao fazer ne?
    Ai to louca pra vc casar logo pra eu poder ver os videos kkk
    Dps daquele seu posts de metas, mta coisa mudou pra mim. To me dedicando as aulas de direçao (tenho carteira mas nao dirijo) e finalmente fechei meu salao de casamento pra 2016 (casei so no civil)!!! =D To sempre de olho no meu caderninho de metas. Faz mta diferença mesmo anotar e se planejar.
    Bjs

    • 16.fevereiro.2015

      Oi Ba, compra o King size então… o meu colchão não é tão alto então os lençóis queen deram certo!

    • Andreza
      19.fevereiro.2015

      Eu tive o mesmo problema com meu colchão queen (o colchão tem +-35 cm de altura) e os lençóis que eu achei que serviram bem foram os da Scavone 300 fios e Kacyumara Satinée. Agora a colcha teve de ser king, pq a queen ficou meio curta, sabe?

  15. […] Como arrumar uma cama impecável? […]

  16. Andreza
    19.fevereiro.2015

    Oi Bruna!
    Eu tenho uma dica para arrumar no dia a dia a “cama-cebola”… na hora de dormir vc enrola tudo junto o que não vai usar, faz um rocambole gigante mesmo…rsrs (tem que ser em duas pessoas) na manhã seguinte vc desenrola tudo em cima de novo e só ajusta. Comigo funciona bem, foi o único jeito de evitar a preguiça que dá de manhã. Outra dica é usar sempre protetor de colchão daqueles que prendem com elástico, além de proteger o colchão deixa a cama com aparência mais fofinha.

  17. 24.fevereiro.2015

    Ótimas dicas! Amei as fotos das camas, lindas demais! :D
    Mesmo morando no nordeste, faço questão de usar edredon por causa do conforto!

    Beijos!

  18. Babaloo
    04.fevereiro.2016

    Virou roteiro obrigatório o seu site! Tudo que quero ver para o meu apartamento, primeiro vem aqui pra aprender um pouco! Parabéns!!!!!!! Mas me perdi em como seria montar uma cama assim! Sou do Norte, aqui também é quente, mas a gente adora essas camas lindas assim!

  19. Mariana
    21.maio.2016

    Olá Bruna, tenho dificuldade com o tamanho que os jogos devem ter para ficar com esse acabamento bonito, indo quase até o chão. Minha cama box é “casal” às vezes quando compro algo do próprio tamanho dela não consigo esse efeito. Comprei uma calça “king” mas ela arrasta no chão. Alguma dica??? Obrigada

  20. Luana
    13.agosto.2016

    Muito bom o post, mas faltou as dicas de onde comprar os jogos de lençois.
    M. Martan são feios. Trussardi são bonitos, mas muito caros. E não tem uns assim jovem igual a ultima foto.
    Vida e cor ainda tem uns bonitinhos, mas falta opções.
    Enfim, cadê as dicas???

    Grata

  21. Tide Verdame
    21.junho.2018

    Gostaria de saber o preço do kit
    Que vcs chamam de
    Cama cebola

  22. Marly Gonçalves da Silva Sampaio
    01.agosto.2018

    Apaixonei por esses produtos lindos

  23. Zildete Ribeiro da Silva
    21.setembro.2018

    Gostaria que me enviasse lojas onde posso encontrar essas saias. Moro em Belo Horizonte. Já procurei em várias lojas, mas não tem essas trabalhadas, só achei comum. Muito obrigada.

  24. 01.outubro.2018

    Eu arrmo minha cama que fics uma blz