24  02
2015
Vai Casar?

Tipos de papéis para convites de casamento

Escolher o convite de casamento não é tarefa simples, afinal são tantas opções que fica difícil tomar uma decisão. É através dele que o convidado tem uma primeira impressão de como será o evento, por isso é importante que o convite tenha uma identidade visual e transmita de forma clara o estilo do seu casamento.

Eu já dei dicas aqui no blog de fontes lindas e grátis para você baixar e fazer seu próprio convite, e hoje vou falar sobre tipos de papéis para convites de casamento. Aqueles papéis especiais e diferentes que dão aquela incrementada no visual. (Como designer gráfica, imagina, nem gosto de papéis, né! rs).

Antes de escolher o papel e os materiais de acabamento, é importante pensar em qual será o estilo e a cor da sua festa. Não que a cor precise ser exatamente a mesma da festa, mas se conseguir seguir uma unidade visual, melhor! Se a sua festa tem tons de azul por exemplo, o papel não precisa necessariamente ser azul, poderia ser branco mas utilizar uma fita, o texto ou algum detalhe na cor da festa.

papeis-convites-casamento-1

Lembre-se que a escolha do papel afeta diretamente no tipo de impressão também. Se optar por papéis muito escuros como preto, azul marinho e marrom por exemplo, a impressão terá que ser em gráfica profissional para utilizar tinta branca, prata, dourada etc. Se o papel tem muita textura, ficará melhor uma impressão especial com relevo, verniz etc.

Além da escolha dos papéis, não esqueça dos detalhes de acabamento, como fitas, laços, tags, pingentes, tecidos, rendas etc. Tudo isso dá um charme a mais ao seu convite e ajudam a formar a identidade visual também. Olha alguns exemplos de convites clássicos e românticos porém com um toque especial e moderno ao mesmo tempo!

papeis-convites-casamento-2

Para casamentos no estilo mais rústico em chácaras, sítios e praias, uma ótima e econômica opção é investir em papéis reciclados ou kraft. Além de serem ecologicamente corretos, os papéis reciclados são diferentes e tem essa característica “rústico-chique”. O papel kraft (esse mais escuro da primeira foto abaixo) custa menos do que papéis texturizados e importados e vai gerar uma boa economia na hora de criar os seus convites. Utilize acessórios no mesmo estilo para dar o acabamento final, assim seu convite ficará lindo e harmonioso.

papeis-convites-casamento-3

Papéis importados são mais caros que os nacionais mas possuem mais variedades. Porém, analise se é realmente necessário investir nisso, muitas vezes um bom projeto de design faz milagres com papéis simples e baratos!

Algo importante a ser levado em conta é a gramatura do papel, ela define a espessura/densidade dele. Se você gosta de convites mais encorpados, prefira os papéis com pelo menos 200 g ou mais. Recomendo que o envelope seja sempre de gramatura maior para proteger o convite interno. Mas se precisar economizar, a parte interna do convite pode ter uma gramatura menor, como 160 g, por exemplo. Só tente evitar papéis finos demais para não perder a característica e a importância que a ocasião pede, com excessão apenas dos papéis transparentes como vegetal por exemplo, estes podem ser mais finos!

Se a impressão do convite será caseira, opte por papéis mais claros e sem muita textura, e cuidado para não escolher uma gramatura muito alta, já que impressoras caseiras são mais restritas ao uso. A maioria delas aceitam até 180 g no máximo.

Espero que essas dicas de papéis para convites de casamento tenham sido valiosas de alguma forma! ;)
Boa sorte noivinhas!

Fique por dentro dos posts de casamento na categoria Vai Casar? aqui no blog!

34 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Viviane
    24.fevereiro.2015

    Oi Bruna!
    Falando em ecologicamente correto: Você ouviu falar no papel semente? Conheci uma noiva que fez seus convites com ele! Achei o máximo e vou copiar! Após o evento, o convidado literalmente “planta” o convite e ele vira uma plantinha! Não é o máximo? Adorei, pois sempre achei convites de casamento o maior desperdício, sempre acabam no lixo ou no fundo de alguma gaveta até as traças roerem rs!
    Bjos!

    • 24.fevereiro.2015

      Simmmm, conheço, esse papel é o máximo! :)

    • Dalila Lopes
      25.fevereiro.2015

      Viviane, também já ví esse papel semente e estou apaixonada. Você achou para comprar? Para mandar fazer em gráfica fica muito mais caro!
      Obrigada, bjos

  2. Sheila
    24.fevereiro.2015

    Oi Bruna! Tudo bem?

    Bem bacana o post! O meu convite eu acabei comprando pois como não entendo nada de design gráfico e mesmo que alguém fizesse a arte pra mim, achei que ficaria caro pra comprar os papéis e imprimir em casa, talvez tenha me enganado mas… quando eu comprei as amostras dos convites, o que eu achei mais bonito também me deixou encantada pelo tipo de papel dele! É o papel concetto de gramatura 240 ♥

    Beijo!

    • 24.fevereiro.2015

      Oi Sheila, eu mesma fiz os meus, mas eu sou designer então ficou fácil, e mandei imprimir numa gráfica, vou te falar que fiz uma economia boa viu… a gráfica queria me cobrar quase o dobro pelos modelos prontos e fora que nem tinham a nossa cara, sabe!

  3. Nady
    24.fevereiro.2015

    Oi Bru. Seu blog é demais eu e meu noivo amamos.. Nosso apartamento fica pronto em setembro, estamos super anciosos. Nós iremos morar juntos antes de casar, pois as condições financeiras não estão permitindo as duas coisas ao mesmo tempo rsrs, você acha legal a idéia de fazer um chá de casa nova? Bjus..

    • 24.fevereiro.2015

      Acho ótima a ideia Nady, é uma forma de celebrar com os seus amigos e sua família e eles ficarão felizes de fazer parte dessa fase de vcs!

  4. 25.fevereiro.2015

    Oi Bruna, a dica foi ótima, eu não vou casar por agora… ainda ta longe, mas eu adoro esses detalhes das festas. Adoro seu blog!
    Beijos

    http://annekatrinebr.blogspot.it/

  5. Talita Freitas
    25.fevereiro.2015

    oi Bruna, ótimo post!!! Eu e o meu noivo estamos nessa aventura agora, baixamos as fontes (ajudou muitoooo) e agora estamos buscando o melhor papel, como nosso casamento será em uma chácara optamos por um modelo rústico e a ideia do papel kraft caiu como uma luva…vou procurar na 25 de março, tem algum outro lugar que você indica a compra de papéis? Depois mostre o seu modelo pra nós, estamo muito curiosas :D
    bju
    Talita

    • 25.fevereiro.2015

      Comprei o papel interno do meu no mercado livre, mas veja a reputação do vendedor e os comentários antes de fazer a compra, ok? ;)

  6. 25.fevereiro.2015

    Estou nessa fase de escolhas de impressão e tipos de papéis e adorei as dicas, foram muito úteis!! Super beijo!

    http://www.estiloadois.com.br

  7. barbara
    02.março.2015

    Nossa bruna, so nascendo de novo pra saber fazer isso ai kkk
    Acho MTO dificil!! Vou fazer mesmo c algum fornecedor.
    O q mais gostei do seu post foram as mini dicas q vc deu, tipo se o papel for escuro a impressao eh mais complicada. Acho q isso deve refletir no preço do convite ne?
    Bjs

    • 02.março.2015

      Sim, com certeza reflete sim viu! ;)
      Tudo que for especial vai encarecendo rs

  8. Mariana
    03.março.2015

    Bruna, socorre essa noiva aqui!
    Com quem você fechou fotografia e vídeo?
    Bjs e suas dicas tão salvando, rs

  9. Marilia
    10.março.2015

    Vc usou quais papéis? Externo e interno? Vc poderia me mandar uma foto? Estou confusa. Comprei o colorido PLUS 180. Já fiz o designer,mas estou insegura qto ao envelope.

  10. Giselle
    20.março.2015

    Oi Bruna, gostei muito das dicas! Sabes onde eu posso encontrar esse papel semente? Pretendo fazer os meus convites pra economizar e tentar deixar realmente com a nossa cara, se o papel semente não for muito caro, queria tentar com ele..

    Obrigada!

  11. Eudes
    07.junho.2015

    …meu Deus fico tão maravilhado , que até fico em duvida entre tantas opções….é lindo d+

  12. Cláudia
    08.junho.2015

    Oi Bru. Tudo bom? Primeiramente parabéns pelo seu trabalho, adoro seus vídeos e dicas :D Estou com uma baita dúvida, não sei se faço meus convites em casa ou se mando fazer em uma conviteria. Tenho medo de arriscar fazer em casa e acabar gastando o mesmo valor que eu gastaria em uma gráfica ou loja de convites. Poderia me dar uma luz?

    • 08.junho.2015

      Oi Cláudia, faz um teste antes. Eu fiz uma prova na gráfica antes de fechar de fato a impressão total!

  13. Paola Branco
    22.setembro.2015

    Boa noite Bruna, tudo bem?

    Adorei as dicas, estou confeccionando meus convites e pretendo trabalhar com uma faixa de renda o envelope, tenho uma pequena dúvida. Você disse que é importante que o papel do envelope tenha gramatura maior que o do convite, escolhi o envelope tipo luva e pensei em faze-lo com papel metálico aspen 180gr e o convite interno papel metálico aspen 250 gr. Preciso de uma dica, você acha que essa combinação vai ficar boa? Devo fazer o envelope com gramatura 250 gr também? O papel metálico é adequado para convites clássicos? Estou insegura, trabalho com artesanato na silhouette mas nunca fiz convites. Obrigada pelo blog, vou começar a encarar a reforma de nosso apartamento e está sendo muito útil suas dicas. Beijos.

  14. Lygian B.
    19.outubro.2015

    Olá, Bruna!
    Gostaria de saber, qual foi o papel e qual tipo de impressão que utilizou no seu convite de casamento.
    Grata! Beeijos!

    • 19.outubro.2015

      Acho que foi o Aspen Lygian, mas eu falei no vídeo de pré-casamento e se não me engano no vídeo sobre o convite!

  15. Cristiane
    26.fevereiro.2016

    Oi Bru suas dicas são Mara… Bom eu msm vou fazer meus convites, quero saber se eu posso imprimir diretamente no papel 160 gramas a arte que eu fiz na impressora da minha casa, sem ter que fazer no papel interno, acho que assim fica mais bonito.O quite você me diz? Depois posta um passo a passo pra gente ver.

  16. Mariane
    13.maio.2016

    oiee, quero fazer o meu em papel craft, mas na hora de fazer eu deixo o fundo transparente? Lindo seu convite, obrigada

  17. Yuri
    20.junho.2016

    Bruna,

    Para convite dobrável, é indicado o uso de papel couché 250g?

    • 21.junho.2016

      Pode sim Yuri, mas lembrando que gramaturas maiores ficam melhores com dobra automática de gráficas!

  18. Jenniferdalila02
    01.fevereiro.2017

    Oiii Bruna Dalcin…
    Quero fazer um convite fechado com:
    papel mais

    brilhoso na cor.dourada
    com o vestido da noiva na cor normal branca
    e o terno do noivo preto
    Quais tipo de papel vc me.indicaria para cada um ????
    Para q saia mais em conta ..quero iniciar hj os convites

  19. Roberto
    28.fevereiro.2017

    Boa noite, gostaria de saber sobre convites com impressao dois dois lados

  20. Marta Medeiros Vieira
    28.setembro.2017

    Amei suas dicas!! Obrigada!! Vou tentar fazer convites caseiros mas com ar clássico.❤️😘😍

  21. Maryam
    03.janeiro.2020

    Oi bruna, oq vc acha do papel couchê 250g para o convite e envelope com papel vegetal fechado com lacre de cera? To insegura se esse papel couchê garante um bom convite. Obrigada!!

    • 06.janeiro.2020

      É uma boa gramatura para o couché sim, vc pode optar pelo couché fosco para ficar mais clássico!