06  08
2015
Casa

Como lavar roupas na máquina? | Dona de casa iniciante

Desde que fiz a resenha da minha lava e seca, fiquei surpresa com o tanto de donas de casa de primeira viagem que estão acompanhando o blog e o canal. Há muiiiiitos anos atrás as mulheres eram criadas para cuidar do lar mas sabemos como os tempos mudaram e hoje em dia nem tempo de ver como nossas avós e mães fazem as tarefas a gente tem. O negócio é recorrer à internet mesmo quando a dúvida aparece! #quemseidentifica?

lavanderia-lavar-roupas

Imagem: (via)

Com essa vida cada vez mais corrida, um item se tornou indispensável: a máquina de lavar roupas. Mas muita gente pensa que é a coisa mais fácil do mundo: “Ah! É só jogar tudo lá dentro, colocar o sabão e apertar o botão de ligar que sai tudo novinho em folha!”. Hummm, quem dera fosse assim. Na prática a realidade é outra, se você fizer isso suas roupas brancas podem sair cinza ou de qualquer cor que você possa imaginar, sem contar as manchas e por aí vai.

Como lavar roupas na máquina de forma eficiente, sem manchas e fazendo-as durarem por mais tempo?

O ideal é seguir ao pé da letra tudo o que vem descriminado nas etiquetas das roupas, desde a temperatura ideal da água, o tipo de sabão, o tipo de secagem, afinal cada tipo de tecido requer um cuidado especial. Se você tem mais tempo pra fazer isso, ótimo, suas roupas irão durar muito mais tempo com cara de novas, mas sabemos que a realidade da maioria das pessoas não é essa, então vamos às dicas mais práticas e universais!

1. Separação

Essa é primeira coisa a fazer, jamais pule esta etapa!
Faça três divisões pra começar, separando as roupas brancas das coloridas e pretas. Depois disso você vai subdividindo em mais categorias!

Verifique quais são roupas de tecidos mais delicados. Não misture roupas pessoais com toalhas de banho, roupas de cama, panos de prato ou toalhas de mesa. Os itens da cozinha geralmente tem resíduos de alimentos e gorduras, o que podem manchar as roupas pessoais, já as toalhas de banho podem soltar pelinhos. Panos de limpeza ou de uso de animais domésticos jamais devem ser lavados junto com roupas pessoais. E se tiverem roupas com muitas manchas de sujeira, essas devem ter um tratamento especial.

Imagem: (via)

Imagem: (via)

Na etapa da separação eu costumo ir fechando os botões e zíperes das roupas, colocando tudo do lado avesso, assim facilita na hora de colocar pra lavar e ameniza os danos às peças.

Feita a separação, é só lavar cada “montinho” de roupas que você fez, por isso o ideal é deixar acumular, assim você não desperdiça água e energia elétrica.

2. Pré-lavagem

Se você tem roupas com manchas e sujeiras persistentes, essa etapa é pra você, se não, pode pular para a etapa 3!

lavanderia-lavar-roupas-3

Imagem: (via)

Use a função pré-lavagem da sua máquina ou se preferir faça manualmente mesmo. É o famoso “deixar de molho”! Manchas exigem um pouco mais de cuidado, então olhar a instrução na etiqueta é a melhor coisa já que os produtos desta etapa acabam agredindo mais a fibra do tecido. Geralmente usamos alvejantes líquidos ou em pó, mas algumas manchas saem até mesmo com detergentes neutros ou sabão apropriado para roupas. Existem também os removedores pré-lavagem na forma de aerosol ou spray, que são ótimos especialmente em manchas de gordura em tecidos sintéticos.

E lembre-se nunca deixe as roupas de molho por muito tempo pois elas podem desbotar!

3. Hora de lavar

Cada máquina tem uma maneira de ser usada por isso é importante ler o manual de instruções nos primeiros usos pelo menos. Mas basicamente todas tem uma base a ser seguida, ciclos prontos ou que você mesmo pode ajustar.

  • Nunca sobrecarregue além da capacidade da máquina;
  • Ajuste a temperatura da água de acordo com os tecidos;
  • Se a sua máquina não tem o sistema automático de nível de água, faça a seleção de acordo com o manual;
  • Selecione o ciclo ou tempo de lavagem de acordo com o tipo de roupa e grau de sujeira. No ciclo geralmente já tem a etapa de enxague e a centrifugação inclusos.
lavanderia-lavar-roupas-4

Imagem: (via)

Quanto ao sabão, ultimamente tenho preferido o líquido por ter menos risco de manchar as roupas, já que o em pó as vezes não dilui totalmente na água.

Peças brancas ou que não desbotam: lavagem de 10 a 12 minutos.
Peças que desbotam: lavagem de 6 a 8 minutos.
Tecidos delicados ou lã: lavagem de 4 a 6 minutos.

Vai lavar peças íntimas na máquina? Proteja-as em saquinhos ou cestinhas de lavagem para roupas delicadas, principalmente os sutiãs com bojo para não deformá-los.

5. Enxague

Uma etapa que é muito simples, mas é necessário uma atenção especial. Muita gente acaba esquecendo de colocar o amaciante no compartimento da máquina e quando as roupas secam… tcharãm, eis a surpresa: roupas duras parecendo uma pano de chão! hahaha

O amaciante de roupas é indispensável para que a fibra do tecido realmente fique macia. O sabão acaba endurecendo-as e com isso a roupa fica dura e difícil de passar. Além disso, o amaciante também deixa a roupa com aquele cheirinho bom! Mas cuidado com tapetes e roupas de cama, não exagere na quantidade pois o amaciante faz a roupa demorar mais pra secar no varal e pode causar efeito contrário, o famoso “cheirinho de cachorro molhado”. #quemnunca?!

4. Hora de secar

Você tem espaço para varais em casa? Ótimo, é só pendurar nos dias ensolarados de preferência. Mas infelizmente a realidade de muita gente são os apartamentos pequenos.

Separe as roupas pelas etiquetas (deixarei abaixo o significado de cada símbolo). Muitas peças não podem ir em tambores rotativos de secagem, ou seja, as secadoras! Essas devem ir direto para os varais do seu apartamento. Uma dica é usar cabides para secar roupas como camisas e camisetas por exemplo, elas não deformam e ficam mais fáceis de passar. As demais roupas podem ir direto para a secadora, respeitando sempre o limite de capacidade da sua máquina, assim como a temperatura exigida por cada tecido.

etiquetas-roupas-tabela

Imagem: (via)

Parece difícil no início para as donas e donos de casa iniciantes, mas com o tempo a gente vai pegando o jeito e se torna uma tarefa quase que “automática” como dirigir carro, lavar louça, e tantas outras que fazemos diariamente.

Imagem: (via)

Imagem: (via)

Sei que tem muitos casais que acompanham o blog e não só a mulherada, então espero que este post possa ter ajudado tanto aos homens quanto às mulheres que estão começando a cuidar do novo lar. Aqui em casa o marido já aprendeu tudo e “dirige” a máquina muito bem! :)

E quem tiver dicas infalíveis de como lavar melhor as roupas, vem dividir com a gente aqui nos comentários. Toda ajuda é bem-vinda. :)

Para mais dicas, visite sempre a categoria Casa aqui do blog.

Resenha sobre a minha lava e seca aqui.

50 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 06.agosto.2015

    Nossa Bruna, vc é muito rápida na aprendizagem kkkkk eu levei um certo tempo pra me dar bem com a máquina. E pra ser sincera, até hoje ainda deixo passar algumas coisas hehehehhehehe

    Aprendi essa coisa de lavar a roupa do avesso, faz pouco tempo (depois que passei a ter gatinhos, porque eles deixam pelos em tudo kkkkk). Depois que descobri o sabão liquído, minha vida é outra. Direto algumas roupas pretas saíam esbranquiçadas do varal porque o sabão ñ dissolveu direito =/

    Eu tenho espaço pra varal (o que me ajuda demaaaais rs). Com isso, aprendi duas coisas:
    – Pendurar camisas sociais direto no cabide (facilita demais na hora de passar);
    – Não pendurar as calças pela barra da perna. Fica a marquinha do pregador, que é bem chatinho de tirar na hora de passar.

    Tô adorando ver as suas dicas de dona de casa ;)

    Bjinhos

    • 07.agosto.2015

      Hahhaha, algumas coisas eu ainda pergunto pra minha mãe até hj, outras fui dando um Google kkkkkk mas sempre tem coisas novas pra aprender!

  2. Mariana Krapienis
    06.agosto.2015

    Nossa bru adorei suas dicas! Não imaginava que teria tantos detalhes, com ctza irei aproveitar muito esse post! Ameei
    Beijoos

  3. Luisa
    06.agosto.2015

    Só consigo lavar sutiã a mão, pois mesmo no cestinho danifica. Sai o aro ou as tiras se enrolam… Alguma dica?
    Bjs, Bruna, adoro seu blog e sempre passo por aqui!

    • 07.agosto.2015

      Oi Luisa, a sua máquina é com abertura frontal ou superior? Pode ser que isso influencie um pouco… bom eu nunca lavo a mão, o único que danificou foi pq não vi e ficou dentro da secadora, mas os demais que só lavo e coloco pra secar no varal não danificaram… costumo usar a cestinha e tem dado certo, procure não deixar em ciclos muito longos tbm!

    • Kaa
      08.agosto.2015

      Oi meninas!

      Eu tbm não me dei bem com as bolas de lavar sutiã pq as alças escapam e enrolam a aste da máquina (modelo antigo) então acabo lavando meus sutiãs à mão mesmo. :(
      Mas no fim de semana passada encontrei um saquinho para lavar sutiã com bojo no Pão de Açucar que nunca vi nem ouvi falar! Mesmo sem saber se funcionava ou como funcionava o negócio, levei! Paguei R$17 nele e testei essa semana. Achei muito bom pq protege o tecido do sutiã também e parece bem resistente! Adorei e recomendo! Pena que só vai um sutiã por saquinho, preciso comprar mais um!

      O negócio é este aqui ó: https://www.youtube.com/watch?v=LF2xLJFBw68 Mas eu coloquei o sutiã aberto, diferente de como a apresentadora mostrou.

      Bruuuu, querida, brigadão pela sugestão do Ariel Power Pods! To xonada no perfume e maciez que aquelas bolinhas deixam na roupa!

      Bjos!

      • 10.agosto.2015

        São o máximo né Kaa! O cheirinho é muito bom mesmo e ficam macias, eu amo tb!

      • Luisa
        10.agosto.2015

        Obrigada pela dica, Kaa! Vou ver isso no Pão de Açúcar.

        Bru, o modelo da minha máquina é igual o seu, só q de 10L. Qual ciclo vc usa?

        Bjs, meninas!

        • 11.agosto.2015

          Uso vários, depende do tipo e quantidade de roupas… falei no vídeo da resenha! ;)
          Bjsss

  4. Denise Vasconcellos
    07.agosto.2015

    Nossa Bruna Amei Esse Post com certeza irá me ajudar muito
    cá entre nós eu sou péssima em questão de lavagem de roupa! =)

  5. Vanessa
    07.agosto.2015

    Só um adendo Bru: Na máquina lava e seca não é recomendado utilizar nem sabão e nem alvejante em pó… recebi essa dica diretamente da Samsung, e um técnico que veio aqui em casa me falou a mesma coisa! Pelo q me disseram, o pó solta alguns resíduos que vão se acumulando na máquina, e podem danificar seriamente a longo prazo… Aqui em casa troquei tudo por líquido depois dessa dica! Outra coisa é que não se deve deixar nunca criar muita espuma… nunca exagerar no sabão, pois as máquinas frontais tem uma ligação direta entre o tambor e a ventoinha de secagem, e se o sabão chegar até lá, vai enferrujando e na hora da secagem vai começar a fazer um barulhão!!! Descobri isso da pior forma kkk Tiveram q trocar a peça por um descuido meu… agora aprendi a lição! kkk Espero ter ajudado!! Um beijão!! ;***

    • 07.agosto.2015

      Hum, bom saber… mas estranho pq no manual fala do sabão em pó, inclusive manda tirar o reservatório azul! Eu só uso líquido mesmo, ufa!

      • Vanessa
        07.agosto.2015

        Pois é!!! Eu tinha lido isso no manual tbem. Tanto que eu só usava sabão em pó. Mas depois de ouvir 2 pessoas diretamente da Samsung falando a mesma coisa, preferi n arriscar e mudar pra tudo líquido, inclusive o alvejante sem cloro! Kkkkkkk melhor prevenir que remediar ne?! Bjuuu! ;***

    • 09.agosto.2015

      Meu Deus!!
      Eu so uso sabao em po! E ainda exagero na quantidade. O.O
      Vou mudar agora mesmo!!! nao sabia… =(
      Obrigada pela dica.

  6. Mariana
    07.agosto.2015

    Oi Bruna, meu comentário não tem nada a ver com o post.

    Te acompanho a anos, compramos um apto na planta faz um bom tempo… A espera das chaves das chaves foi longa e a reforma parecia que não ia terminar nunca!
    Mas, HOJE É DIA DE MUDANÇA!!!

    Estou tão feliz que eu precisava dividir com quem me “deu” tanta ideia boa nessa jornada!

    Beijos

    • 07.agosto.2015

      Uhuuuuuu! Que maravilhaaaa! Parabéns Mari, o dia da mudança é muito especial apesar de cansativo rs

  7. Luana Sena
    07.agosto.2015

    Nossa confesso que estava precisando dessas dicas kkkk
    Vou morar sozinha e não sei bem como lavar e separar as roupas.
    Adorei a resenha :)

    • 07.agosto.2015

      Fico feliz que gostou Lu!
      E boa sorte em morar sozinha… Um beijooo

  8. Nathália
    07.agosto.2015

    Oi Bruna, meu comentário tbm não tem ligação com o post, rs.

    Acompanho o seu blog a algum tempo… e ele me ajuda muito!!!

    Vc disponibilizou para “nossa alegria” a lista de presentes para o chá de cozinha/chá de panela, uma lista básica de enxoval e a lista de presentes para o casamento… que estão me ajudando muito nesse momento!!! :)

    Mas, vi que hoje em dia está muito em alta o “open house”… e vc pode pedir alguns itens que ficaram faltando no apê… acho que mais coisas de decoração…

    Seria legal vc fazer um post sobre isso… É só uma sugestão.

    Parabéns pelo blog e pelo apê que é lindo!!! Bjs

  9. Priscila Góes
    07.agosto.2015

    Bruna, Vou casar em dezembro deste ano, e estou acompanhando suas dicas quase que todos os dias … sempre que consigo um tempinho na correria da organização acesso o Blog!
    Adorei a resenha da máquina de lavar, me ajudou muito a decidir pela Samsung.. Nunca lavei roupa em uma Lava e Seca, e como serei Dna de Casa de Primeira Viagem adorei essa dica também!!
    Já dei Print em tudo, acho q vou fazer um pequeno manual pra deixar na lavanderia hehehe .. Bjuss Parabéns pelo Blog

    • 07.agosto.2015

      Hahahah a ideia do manual foi ótima! Amei kkkk

      • Roberta
        12.agosto.2015

        Meninas,

        Gostei da ideia do manual….rsrs tb vou fazer ! kkkkk

  10. Marcela
    07.agosto.2015

    Bruna, por causa do seu vídeo da lava e seca fui procurar no Google o que queria dizer os símbolos nas etiquetas, agora to mais expert! rsrs
    Adorei o post, agora tenho que começar a incluir o marido na função! rs

    Beijos!

  11. 07.agosto.2015

    Realmente, separar as roupas faz uma diferença e é o mais importante de todos os passos.
    Aqui em casa, tem muita roupa social do meu noivo, essas são as que eu mais cuido.

    Dizem que lavar roupa é fácil, por que é só apertar o botão… Não é nada não é mesmo. Tem que ter muito carinho e cuidado na hora de por a roupa para lavar.

    Beijos
    Carol

    http://www.carolguimaraes.com

  12. 07.agosto.2015

    Olá, Bruna,
    Adoro esse tipo de postagem, já te disse que vc faz TUDO muito bem feito, adooooro, eu tb já aprendi que o melhor sabão para lavar na máquina é o líquido e compro em pó apenas para outras situações. Tb anotei tudo e sempre que puder, traga posts legais como esse… adorei!!!!
    Bjuuu

  13. 07.agosto.2015

    Oi, Bru, esqueci de comentar uma coisa …

    tem como você colocar uma imagem de como é essa cestinha de lavar roupas delicadas????? Porque eu conheço somente aqueles saquinhos furadinhos para colocar esses tipos de peças, mas cestinhas nunca vi … obrigada, bjuuu

  14. 07.agosto.2015

    Uma coisa que sempre me dá dúvida é sobre qual função colocar a máquina HAHAHAHA! Pesado sujo, pesado médio, rápido.. e por ai vai. Ai ai viu, não é fácil HAHAHA! http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  15. Pry
    07.agosto.2015

    Bru, uma coisa que eu aprendi recentemente é que a máquina tbm precisa de uma limpeza! Eu fiz conforme a sugestão do manual e aquele monte de manchas estranhas que estavam aparecendo nas roupas escuras, pararam de aparecer!
    Isso porque na máquina ficam resíduos de sabão e amaciante e isso vai acumulando e repassando para as roupas.
    No meu caso, ele indica fazer uma lavagem, no modo roupa muito suja, com um litro de agua sanitaria e a máquina na capacidade total de água.

    Pode ser uma dica pra alguém!
    Beijos adoro seu blog!

  16. 07.agosto.2015

    Oi Bruna,

    Adorei as dicas! Vou me casar ano que vem, e não abro mão de uma lava e seca!
    Minha mãe insiste em dizer que as roupas tendem a perder a cor e envelhecer mais rápido quando são lavadas na lava roupas e eu até entendo ela.
    Mas, infelizmente, hoje em dia não temos mais tempo de lavar roupas na mão e além do mais, não queremos estragar as unhas hehe

    Beijos

  17. 09.agosto.2015

    Bruna!!! So vc salva as donas de casa “newbie”!! hahaha
    Eu saio tacando tudo na maquina, so separo roupa de cama e panos de chao (da cozinha e banheiro). Toalha eu lavava mesmo junto c a roupa… O.O
    Caraca, nao sabia desses detalhes todos nao. O.O
    Ainda preciso comprar tanta coisa pra essa parte de serviço. Um balde pra levar as roupas ate o varal e até uma tabua de passar roupa. O.O
    Olha so, vim aki te pedir um video. kkk
    Eu to querendo comprar meu primeiro carro, mas nao acho um video decente sobre isso no youtube. Ai lembrei q vc uma vez falou q era viciada em trocar de carros sempre (foi num vide de economia, ate). Por isso, pensei em pedir pra vc fazer um video desses pra gente. Talvez ate criar uma tag, tipo, meu primeiro carro?
    Minhas perguntas:
    1) qndo vc comprou seu primeiro carro?
    2) Vc começou a dirigir o carro dos seus pais, ou começou a dirigir no seu pro primeiro carro?
    3) Primeiro carro: comprar carro zero ou usado?
    4) Primeira vez q dirigiu sozinha (teve medo de dirigir sozinha?)
    5) Medo de assalto
    6) Dirigindo a noite
    Ficaria feliz se pudesse fazer um video ou post sobre esse assunto.
    Obrigada.Bjs

    • 10.agosto.2015

      Ameiiiii a sugestão!
      Faço sim, vou até anotar aqui… o problema tá sendo editar pq ainda tô com problemas no computador, mas logo mais o canal volta a ativa!

  18. 10.agosto.2015

    Nossa Bru quantas dicas super boas e suuuper úteis! Com certeza vou usar bastante todas elas!

    Beijinhos :)
    Bru Santos
    http://www.queseame.com

  19. Camila Andrade
    10.agosto.2015

    Oi Bruna!
    Encontrei seu blog esses dias e simplesmente me apaixonei rs. Estou lendo tudo.
    Ainda estou longe de me casar , mas é sempre bom aprender algumas dicas como as suas.
    Parabéns pelo Blog :)

  20. Juuh
    11.agosto.2015

    Oii Bruna!
    Te conheci primeiro pelo seu canal no YouTube, e me apaixonei pelos seus vídeos, e vim atrás de você no seu blog :D
    Amo todas suas dicas!
    Por favor, me dê umas dicas sobre Porcelanato branco, como limpar, o que usar, etc.
    Vou casar no final do ano e o piso da minha casa será de porcelanato branco.
    Beijos :*

  21. 11.agosto.2015

    Olá, Bruna,

    Gostaria de saber por quê é necessário lavar as roupas pelo lado avesso? Eu não tenho esse costume, mas antes de experimentar gostaria de saber o por quê? bjuuu e obrigada

    • 12.agosto.2015

      Oi Célia, pra não desbotar, pra conservar a fibra do tecido, pra não encher de pelinhos, etc…
      bjsss

      • 12.agosto.2015

        Obrigada pela resposta, a partir de agora só lavarei roupas pelo lado avesso kkkkkkkkkkkkkk

        • Astride Rangel
          05.março.2017

          Bruna,
          Contribuindo com mais um motivo para lavar as roupas pelo lado avesso: o lado avesso é que fica em contato com o corpo, com a pele e com isso o suor e a transpiração são absorvidos totalmente pelo lado avesso da roupa. Quando a roupa é lavada pelo lado direito, mesmo sendo muito bem lavada, depois de seca, ainda se sente o odor do suor.
          Este foi inicialmente, um dos principais motivos que me fizeram começar a lavar as roupas pelo lado avesso.
          É Bruna, hoje todos recorrem à internet quando têm alguma dúvida. Tive que aprender, por mim mesma, o que atualmente você socializa no seu blog ou no YouTube. Continue ajudando muito mais pessoas com as suas dicas, que são ótimas.
          Te desejo muita sorte.
          Abraços, Astride Rangel.

  22. Malu
    11.agosto.2015

    Bruna,
    Bom como estou na decisão de que máquina comprar, vou deixar este post guardadinho são dicas muito validas.

    Malu

  23. Karina
    03.setembro.2015

    Bruna, estou adorando a nova fase do blog! As dicas para as donas de casa iniciantes estão ajudando bastante =)

  24. Ana Paula Ponce
    29.maio.2016

    Bru amei este post, Pq infelizmente algumas peças aqui em casa acabou manchando, e acredito q seja mancha do amaciante, tem alguma dica de como tirar estas manchas?

  25. Samantha
    28.setembro.2017

    Olá Bruna!
    Você costuma separar as roupas de academia das demais, na hora da lavagem?
    ouvi dizer que não devemos usar amaciante nas roupas de academia, mas precisaria fazer outras duas lavagens separadas. como moro sozinha isso iria atrapalhar um pouco pelo baixo volume de roupas, e também não tenho o habito de lavar a mão!
    o que você recomenda?

    obrigada