29  09
2015
Decoração

Tipos de tecidos para sofás

Escolher um sofá já não é tarefa fácil, e quando nos deparamos com modelos de couro sintético, jacquard, suede complica mais ainda, afinal são tantas as opções de tecidos para sofás disponíveis no mercado. Porém, algumas diferenças básicas podem pesar nessa escolha.

Por isso hoje vamos conferir qual o melhor tipo de tecido para cada finalidade! ;)

(via)

(via)

Suede

O suede, por exemplo, é uma ótima pedida para quem tem pets em casa. É uma camurça sintética, que tem a trama mais fechada. Por isso, as unhas do seu gatinho, por exemplo, não entram no tecido e não puxam fios. Mas, é importante mandar impermeabilizar o sofá, já que o tecido pode absorver líquidos. Impermeabilizado ele fica bem mais fácil de limpar, mas é importante refazer este processo a cada ano.

(via)

(via)

Couro sintético

O couro sintético, também é resistente e fácil de limpar. Porém, são frios no inverno e quentes no verão, isso pode ser uma desvantagem. É preciso tomar cuidado com objetos pontiagudos ou unhas afiadas dos bichinhos de estimação.

(via)

(via)

Jacquard

O jacquard é um tecido muito usado na decoração, pois sua trama permite uma forma de estampar com o próprio tecido durante a tecelagem. Por ser uma trama mais fechada, o acúmulo de sujeira é bem menor, com isso a limpeza se torna mais fácil.

Como limpar o tecido do sofá?

Para qualquer um dos tecidos, a limpeza é basicamente a mesma: aspirador de pó e um pano úmido só com água. Usar produtos químicos, pode prejudicar o tecido.

Agora ficou mais fácil escolher o sofá novo, ein! :)

26 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 29.setembro.2015

    Bruna, parece até que você lê minha mente! ! Tô na fase de decidir se reformou ou troco meu sofá e esse post veio em muito boa hora. Bj

  2. Lilian
    29.setembro.2015

    Uau Bruna!!!! Eu venho lhe acompanhando há alguns meses onde te achei por um acaso no Google procurando por decoração de apartamentos. Comprei o meu na planta também e me identifiquei com a mesma saga na qual vc passou e ainda passa por algumas eventualidades e experiências. Já formei algumas opiniões e ideias através das suas. E vinha na minha cabeça o desejo de um sofá. Procurei, procurei e nada de achar o sofá dos meus sonhos… E hj vc conseguiu colocar a foto do sofá dos menus sonhos que é exatamente o da primeira foto o de Suede!!!!! Uhuuuu… Visitei o link da fonte de onde vc tirou mas não é de uma loja é? Que site que é esse? Vc está de parabéns pelo blog!!! M A R A V I L H O S O! Vc tem talento pois os temas são atuais e nos interessam é muito!!!! Bjuuuuuu….

    • 30.setembro.2015

      Oi Lilian, obrigada! Fiquei feliz que o post foi perfeito pra vc rs!
      Não, ele é uma inspiração de um site mesmo, mas se não estiver encontrando deste modelo, vc pode pedir em lojas especializadas (de fabrica) e eles fazem sob medida… leva a foto pra eles verem! ;)

  3. 29.setembro.2015

    Eu tive um sofa de couro sintetico pra nunca mais…. ele grudava no corpo no verão… e no inverno era muito gelado… A gente quase não usava e ele começou a rasgar…. acho que resseca ne…
    Hj tenho um de tecido.. acho que suede…. e amo… apesar de ser mais complicado de limpar… eu passo um aspirador e as vezes limpo com vanish para carpete…. fica limpinho…
    bjs
    http://detalhesminhacasa.blogspot.com.br/

    • 30.setembro.2015

      Eu tbm prefiro de tecido suede, até hj foi o que mais me adaptei Stella!

  4. Kaa
    29.setembro.2015

    Tenho dois gatos e estou na dúvida entre suede, ultra-suede e o aquablock pro meu próximo sofá pq no apartamento pq os atuais não cabem O aquablock é mais simples, mas é tão prático pra se limpar e os pelos não agarram no tecido facilitando o aspirar…

    Pra quem tem sofá de tecido, como eu e a Bruna, recomendo muito essa espuma mágica, que graças a ela meu sofá bege claro continua sem nenhuma manchinha depois de 4 anos: http://quatrorodas.abril.com.br/imagem/567_especialista_abre.jpg
    Salva até o colchão naquelas esporádicas machinhas vermelhas que podem acontecer durante algumas noites do mês, né meninas?! :///

    Bjos

    • 30.setembro.2015

      Oi Kaa adorei a dica! <3
      O aquablock nesse caso seria a melhor opção mesmo, mas de todos ele é o mais caro! rs

      • Kaa
        01.outubro.2015

        Vish… não sabia que era caro :(

    • Suelen
      30.setembro.2015

      Oii kaa, vc pode nos dizer onde a gente encontra este produto ou onde vc comprou? Parece ser otimo mesmo !!!
      Obrigada =)
      Su

      • Kaa
        01.outubro.2015

        Oi Su!
        Comprei na Mil Coisas.

        Bjos

  5. 29.setembro.2015

    Oi Bruna! Gostei das dicas de tecido de sofá, meu noivo quer muito aquele sofá retrátil, não vejo a hora de ter um. Risos…
    Beijos!!!

    • 30.setembro.2015

      Ai como eu queria um retrátil tbm, mas aqui o espaço é pequeno pra isso! :(

  6. Ana Paula Santos
    30.setembro.2015

    Adoreiii as dicas!!!

  7. Suelen
    30.setembro.2015

    Oieee!!! Nossa, como gosto dos seus posts e videos, sempre me ajudam muitooo!!! Parabéns e obrigada viu. Ano que vem mudarei para meu apê \o/, estou mobilhando o básico pra poder mudar sabe, como é difícil escolher as coisas com tantas opções por aii e com grana apertada…rsrsrs. Meu sofá é suede…não usei ainda, mas amei a escolha, depois deste post então <3 kkkk Faz uma matéria sobre tapetes para sala seria perfeito. Beijosssssss Su

    • 30.setembro.2015

      Pode deixar Su, em breve vou postar sobre tapetes! ;)
      Um beijo e obrigada!

  8. Linda
    30.setembro.2015

    Bruna, eu tenho uma cadeira na sala de jantar bege de tecido derramaram alguma coisa nela e ela ficou toda manchada como se tivesse molhada sabe? Já tentei tirar de todo jeito é não conseguir, você tem alguma dica para me dá?

    • 30.setembro.2015

      Oi Linda, a leitora Kaa deu uma dica muito legal, mas ainda não testei. Olha aqui em cima!
      Talvez usar vinagre com água te ajude a tirar a mancha tbm… Bjusss

    • Kaa
      01.outubro.2015

      Se fosse mancha recente essa espuma de limpeza resolvia Linda, porque tbm já derramei vinho tinto no sofá e nem lembro em que lugar dele foi porque não restou uma marquinha, mas mancha antiga nunca precisei remover com ela então não sei se funciona igual. Na embalagem só diz que remove mancha, mas não se fresca ou antiga, e a gente sabe que isso faz diferença, né?! Experimenta aí e depois comenta se der certo?
      Mesmo se não der acho que vale a pena ter em casa essa espuma pq ninguém está salvo de acidentes em estofados.

      Beijo gurias!!

  9. Leticia
    30.setembro.2015

    Oi Bruna, sei que tem diversos tipos de revestimentos para sofá. Senti falta no post de outros revestimentos que são comumente encontrados, tais como couro natural, linho e sarja.

    • 30.setembro.2015

      Oi Leticia, particularmente sou contra o couro natural, então não teria sentido colocar no post, ok?
      O linho e a sarja são tecidos mais simples, mas a forma de limpar é praticamente igual! ;)

  10. Bruna
    06.outubro.2015

    Oi xará rsrs
    Quanto ao tecido de linho para sofás você tem uma dica?
    Obrigada.

  11. Marilia
    05.janeiro.2016

    Olá, Bruna! Adorei suas dicas. Estou num dilema sobre o tipo de tecido q vou cobrir meu sofá. Tenho um cachorro e gostaria de usar um tecido q fosse confortável, resistente e fácil de limpar (quero nada né? Kkkkk). Vi um comentário aqui sobre o aquablock, mas nunca vi de perto o tecido. Vc sabe dizer se fica confortável? Ou é um tecido mais para ambientes externos? Obrigada!! Abraço!

  12. 28.setembro.2018

    Justo o que procurava, obrigada

  13. Janaina gaspar
    01.dezembro.2018

    Microfibra puxa fios???