• Como se organizar para emagrecer com marmitas saudáveis
09  10
2015
Decoração

Como escolher tapetes da sala e como combiná-los?

Tapetes tem o poder de mudar totalmente a decoração de um cômodo da casa, não acham?

Os ambientes ficam mais alegres, mais coloridos ou até mesmo mais clássicos, tudo depende do modelo escolhido. Os tapetes ainda servem para abafar ruídos (bom para quem mora em apartamento) além de deixar o ambiente muito mais aconchegante.

Para ajudar vocês a escolher tapetes que combinem na decoração da sua sala, trouxe algumas dicas essenciais!

1 | 2

1 | 2

Como escolher tapetes?

Existem algumas dicas básicas para começar a pensar em qual tapete combina mais com a sua sala:

Tamanho: Pode ser usado para limitar o ambiente, como a sala de TV. O melhor é que o tapete fique 20 cm abaixo de cada móvel que componha o ambiente para as pontas não ficarem propícias a acidentes. Em salas de jantar o tapete deve ter um tamanho no qual as cadeiras não fiquem para fora quando as pessoas forem se sentar.

Formato: Os quadrados e retangulares são os mais comuns e os mais fáceis de combinar. Se quiser ousar, vale tapetes redondos que dão um ar ousado ou até os tapetes com formatos bem diferentes. Em apartamentos pequenos os mais válidos são os retangulares e quadrados para não deixar a sala com “informação demais”.

(via)

3 | 4

Como combinar os tapetes com outros itens de decoração?

O mais fácil é escolher o sofá primeiro! O sofá é uma peça central da sala e geralmente chama atenção, então tente combinar os outros itens de acordo com a sua escolha de sofá.

Depois escolha a cortina. Não use cortina e sofá com cores iguais pois isso irá te cansar após um tempo! Podem ser em tons parecidos, mas nunca iguais! Por exemplo, se você tiver um sofá marrom, pode usar uma cortina creme; se seu sofá for cinza escuro, pode usar uma cortina branca ou cinza bem clarinho; se o seu sofá for colorido, é mais prudente optar por uma cortina bem neutra (o branco e creme são os mais fáceis de combinar!).

O tapete deve se encaixar no ambiente igualzinho como combinamos o sapato com a roupa. As cores e estilos devem casar perfeitamente! Por isso, deixe-o por último, como a cereja do bolo! O tapete muda completamente a cara de um ambiente, por isso deve-se pensar bem!

3 | 4

3 | 4

Se você tem dúvidas ou medo de errar na escolha do tapete, escolha sempre os lisos e com cores fáceis de combinar ou combine o tapete com as almofadas! Os tapetes altos e felpudos combinam com sala de TV e com lugares com menos circulação. Para não ter erro, limite a decoração principal do seu ambiente com três cores ou use cores iguais em diferentes tons.

Você pode montar um ambiente totalmente neutro, com sofá, tapete e cortina em cores próximas e claras, e deixar as cores para almofadas, vasos ou pequenos itens de decoração. Não tem erro!

5 | 6

5 | 6

7 | 8

7 | 8

Se gosta de abusar das cores, a dica geral é utilizar tapetes coloridos com móveis neutros ou vice-e-versa. Mas logicamente isso não impede de abusar da criatividade e misturar as cores, mas sempre tendo cautela para o ambiente não se tornar cansativo visualmente!

Diferentes tapetes para diferentes estilos

Se quiser um ambiente mais moderno opte por tapetes com estampas geométricas ou coloridos para dar um toque diferente para uma decoração neutra. Se quiser ousar mais, use tapetes com estampas de animais!

9 | 10

9 | 10

11 | 12

11 | 12

Se gosta de ambientes mais clássicos, use tapetes de lã, algodão ou tecido e de preferência com cores neutras, que são mais versáteis.

Se quiser um toque moderno mas não tanto, um tapete listrado cai muito bem! É diferente mas ao mesmo tempo um clássico sempre presente nas decorações! Um listrado colorido deixará o ambiente mais jovial e alegre.

(via)

13 | 14

 Espero que tenham curtido as dicas de hoje! :)

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin ❤ Snapchat: bruna_dalcin

13 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. Suelen
    09.outubro.2015

    Oieeeee….Muitoo Obrigada, adoreiii as dicas!!!! Seguirei seu conselho então e vou deixar o tapete para o final como “a cereja do bolo” <3 <3 <3 ameiii
    Beijoooooos Su

  2. Malu
    09.outubro.2015

    O quem me diz de tapetes para sala sem sofá? Sabe aquela sala de tv com muitas almofadas? Estava pensando em um felpudo!
    Bjokas
    Malu

    • 12.outubro.2015

      Malu, esses felpudos são lindooooos pra esse tipo de sala, mas dá pra colocar algum com estampa geométrica, fica bem legal tbm! ;)

  3. Sara Bandeira
    09.outubro.2015

    Os tons neutros são os meus preferidos! ótima dica Bruna! bjus

  4. Mariana Carneiro
    09.outubro.2015

    Bruna, adoro seu blog!
    E seu post veio em boa hora para mim, acabei de comprar o sofá e estou imaginando as cores dos outros itens: rack, tapete e cortina…
    Meu sofá é cinza e por isso pude me inspirar bastante com as fotos.
    Eu quero muito ter tapete, deixa mais aconchegante, mas eu e meu noivo temos rinite… estou com receio de ficar sem tapete mesmo…
    E você? Tem tapete na sua sala?

    • 13.outubro.2015

      Oi Mari, o melhor amigo de quem tem rinite e quer ter tapetes é o aspirador de pó rsrs, ele ajuda muiiiiiito!
      Eu tenho sim, dá pra ver no vídeo do tour pelo living 2!

  5. Maria Cristina Pereira
    09.outubro.2015

    Ótima dica mesmo, deixei o tapete e a cortina por último, mas também fico com a dúvida se o tapete só 20 cm embaixo do sofá ficaria bem, ou se deixo só até a borda dele. Dúvidas, dúvidas!

  6. Jéssica
    09.outubro.2015

    Bru, adoro tapetes acho que da um toque todo aconchegante ao ambiente e logo logo será á vez de comprar o meu.
    Aqueles de pelo mais alto e macios são os meus preferidos e de cor neutra.

    Será de uma grande ajuda essas dicas.
    Obrigada!

    Beijos ^^

  7. Vanessa
    16.outubro.2015

    Nossa Bruna esse post foi na hora certa! kkkkk Tenho um sofá bege bem clarinho, quase branco, e meu tapete é preto felpudo. As paredes são na cor cinza, bem parecidas com a sua. Estou com muita dúvida em relação à cortina. Será q uma branca combinaria com o ambiente? Você tem alguma sugestão? Bjooo!

  8. Candida
    30.Março.2017

    Gostei muito do primeiro tapete com quadrados amarelo, rosa e tons de cinza onde posso encontrar ?

  9. marilene toledo
    27.junho.2017

    Minha sala tem um sofá azul tifany, meu rack laca branco extensível com madeira mel, uma parede cinza cortinas voal branca e não sei qual tapete colocar, pode me ajudar?

  10. Tatiane
    07.outubro.2017

    Gostei muito do primeiro tapete com o quadrado amarelo. Sabe onde posso comprar? Abs