09  10
2015
Decoração

Como escolher tapetes da sala e como combiná-los?

Tapetes tem o poder de mudar totalmente a decoração de um cômodo da casa, não acham?

Os ambientes ficam mais alegres, mais coloridos ou até mesmo mais clássicos, tudo depende do modelo escolhido. Os tapetes ainda servem para abafar ruídos (bom para quem mora em apartamento) além de deixar o ambiente muito mais aconchegante.

Para ajudar vocês a escolher tapetes que combinem na decoração da sua sala, trouxe algumas dicas essenciais!

1 | 2

1 | 2

Como escolher tapetes?

Existem algumas dicas básicas para começar a pensar em qual tapete combina mais com a sua sala:

Tamanho: Pode ser usado para limitar o ambiente, como a sala de TV. O melhor é que o tapete fique 20 cm abaixo de cada móvel que componha o ambiente para as pontas não ficarem propícias a acidentes. Em salas de jantar o tapete deve ter um tamanho no qual as cadeiras não fiquem para fora quando as pessoas forem se sentar.

Formato: Os quadrados e retangulares são os mais comuns e os mais fáceis de combinar. Se quiser ousar, vale tapetes redondos que dão um ar ousado ou até os tapetes com formatos bem diferentes. Em apartamentos pequenos os mais válidos são os retangulares e quadrados para não deixar a sala com “informação demais”.

(via)

3 | 4

Como combinar os tapetes com outros itens de decoração?

O mais fácil é escolher o sofá primeiro! O sofá é uma peça central da sala e geralmente chama atenção, então tente combinar os outros itens de acordo com a sua escolha de sofá.

Depois escolha a cortina. Não use cortina e sofá com cores iguais pois isso irá te cansar após um tempo! Podem ser em tons parecidos, mas nunca iguais! Por exemplo, se você tiver um sofá marrom, pode usar uma cortina creme; se seu sofá for cinza escuro, pode usar uma cortina branca ou cinza bem clarinho; se o seu sofá for colorido, é mais prudente optar por uma cortina bem neutra (o branco e creme são os mais fáceis de combinar!).

O tapete deve se encaixar no ambiente igualzinho como combinamos o sapato com a roupa. As cores e estilos devem casar perfeitamente! Por isso, deixe-o por último, como a cereja do bolo! O tapete muda completamente a cara de um ambiente, por isso deve-se pensar bem!

3 | 4

3 | 4

Se você tem dúvidas ou medo de errar na escolha do tapete, escolha sempre os lisos e com cores fáceis de combinar ou combine o tapete com as almofadas! Os tapetes altos e felpudos combinam com sala de TV e com lugares com menos circulação. Para não ter erro, limite a decoração principal do seu ambiente com três cores ou use cores iguais em diferentes tons.

Você pode montar um ambiente totalmente neutro, com sofá, tapete e cortina em cores próximas e claras, e deixar as cores para almofadas, vasos ou pequenos itens de decoração. Não tem erro!

5 | 6

5 | 6

7 | 8

7 | 8

Se gosta de abusar das cores, a dica geral é utilizar tapetes coloridos com móveis neutros ou vice-e-versa. Mas logicamente isso não impede de abusar da criatividade e misturar as cores, mas sempre tendo cautela para o ambiente não se tornar cansativo visualmente!

Diferentes tapetes para diferentes estilos

Se quiser um ambiente mais moderno opte por tapetes com estampas geométricas ou coloridos para dar um toque diferente para uma decoração neutra. Se quiser ousar mais, use tapetes com estampas de animais!

9 | 10

9 | 10

11 | 12

11 | 12

Se gosta de ambientes mais clássicos, use tapetes de lã, algodão ou tecido e de preferência com cores neutras, que são mais versáteis.

Se quiser um toque moderno mas não tanto, um tapete listrado cai muito bem! É diferente mas ao mesmo tempo um clássico sempre presente nas decorações! Um listrado colorido deixará o ambiente mais jovial e alegre.

(via)

13 | 14

 Espero que tenham curtido as dicas de hoje! :)

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin ❤ Snapchat: bruna_dalcin