• Como se organizar para emagrecer com marmitas saudáveis
11  11
2015
Decoração

Tipos de acabamentos para móveis planejados

Agora que vocês já viram as dicas importantes para planejar os móveis da sua cozinha, vim aqui falar sobre os tipos de acabamentos para móveis planejados existentes no mercado, não só para a cozinha mas para qualquer ambiente também.

A madeira é a estrutura dos seus móveis planejados e geralmente são em MDP ou MDF, mas para dar uma aparência diferenciada é necessário escolher o acabamento certo para elas que vão desde revestimentos em pintura brilhante ou fosca, vidros, laminados imitando madeira, aço escovado, entre outros. Tudo isso definirá o estilo do ambiente planejado!

Estes são os principais tipos de acabamentos para a madeira:

FF – Finish Foil

É raro ser utilizado em móveis planejados. Geralmente é mais usado em móveis prontos e de preços mais acessíveis em lojas populares. O revestimento Finish Foil é feito com papel produzido em rotogravura ou flexogravura e o acabamento necessário. O Finish Foil é obtido após a prensagem do papel impresso sobre a chapa de madeira aglomerada ou MDF. Devido à temperatura do processo de prensagem (120 – 150 oC) e a imperfeição da superfície das chapas de madeira onde o papel é colado, os acabamentos brilhantes em FF ficam prejudicados e não alcançam um alto brilho. Onde se deseja um acabamento com alto brilho em FF é necessário aplicar um verniz de acabamento após a prensagem do papel na chapa de madeira.

(via)

(via)

Melamínico de BP (Laminado de baixa pressão)

É considerado de média resistência a abrasão, por isso, é menos utilizado em tampos de mesas e armários de cozinha, sendo mais empregado na “caixa” dos móveis destinados a estes cômodos. No laminado de Baixa Pressão, o papel decorativo impregnado com resina melamínica é levado a uma prensa plana na qual sofre os efeitos de temperatura e pressão, fundindo o papel ao painel. Não contém nenhum filme de proteção, ficando a superfície do papel decorativo protegido somente pela resina. Ainda assim é considerado melhor que o FF, já que risca e mancha menos que ele.

Melamínico de AP (Laminado de alta pressão, mais conhecido por Formica®)

Considerado muito mais resistente do que o melamínico de BP e o FF. Embora os papéis utilizados para Alta Pressão são os mesmos que para BP, o que difere é que o papel é prensado com temperatura e pressão superior, tendo entre ele e o painel várias folhas de papel Kraft com resinas que dão maior resistência à umidade. Além disso tem maior resistência à abrasão e impactos, por isso é o mais indicado para cozinhas e banheiros. Hoje em dia existem até os laminados de alta pressão já com cola adesiva para facilitar o processo de acabamento da madeira.

Vidro

O vidro tem sido muito utilizado principalmente em portas e gavetas de cozinhas por ser fácil de limpar e ter uma imensidade de opções de cores, desenhos e estampas. Dá um ar moderno a qualquer ambiente e ainda possui a opção brilho ou fosco.

Acabamentos para móveis

Laca

Os móveis laqueados possuem uma beleza única devido ao processo de pintura parecido com a automotiva, onde tem várias etapas para pintar, secar e fazer o polimento. A aparência é sempre lisa mas pode vir em versões fosca ou de alto brilho.
Porém móveis com acabamento em laca pedem um investimento e um cuidado maior. Não é recomendado móveis de laca em locais próximos à bancadas de cozinhas ou onde possam ocorrer impactos e lascados na pintura.

Acabamentos para móveis

(via)

Metacrilato

Se você quer um ambiente moderno com móveis de alto brilho, lisinhos e que durem por mais tempo, escolha o acabamento em metacrilato! Ele lembra o vidro ou móveis de laca em alto brilho mas com a diferença que é um polímero termoplástico, da família dos acrílicos e o brilho é muito maior. É fácil de limpar, pode ser polido, não mancha, nem perde sua coloração e pode ser produzido na mesma cor de outras partes do ambiente como gavetas, portas e até eletrodomésticos. Também é possível encontrar o metacrilato na forma transparente para divisórias e gavetas internas.

(via)

(via)

Tamponamento

Tamponamento nada mais é que colocar bordas extras ao móvel deixando-o mais robusto e elegante. Coloca-se uma caixa interna já com acabamento de laminado e com espessura menor para fazer o armário e por fora ele é revestido com madeira de espessura maior também com acabamento. Essa técnica também é conhecida como borda de armários. Geralmente a parte interna é escolhida em branco e a externa no tom de madeira, vidro, espelho ou em alguma cor mais forte para contrastar e evidenciar o tamponamento. Mas também é usado na mesma padronagem tanto dentro quanto fora, fica ao seu gosto mesmo. Apesar de parecer que o armário fica mais reforçado, isso não influencia nas prateleiras internas por exemplo e nem na resistência à impactos.

Cozinha Planejada (tamponamento)

1 | 2 |3

1 | 2 |3

E para encontrar os melhores acabamentos e um leque grande de opções, é preciso escolher a loja certa para os seus móveis planejados, não é mesmo?

Como nem sempre conhecemos alguém para nos indicar uma loja de confiança, tem uma dica bem útil pra te ajudar nessa tarefa!

O site ProCompra é um intermediador de serviços em móveis planejados totalmente gratuito. Ele facilita o contato entre o cliente e seus fornecedores-parceiros de móveis, ou seja, o site ProCompra coloca você em contato com até 4 lojas de confiança deles.

Como funciona?

  • Ao acessar o site, é só preencher um formulário rápido de acordo com o que você quer buscar. Por exemplo: “Quero mobiliar uma cozinha”.
  • Se tiver a imagem da planta do ambiente pode enviar também para facilitar o seu projeto.
  • Em até 24 horas, a equipe ProCompra entra em contato com você via telefone para validar as informações.
  • ProCompra encaminha a sua solicitação para até quatro fornecedores-parceiros próximos ao CEP que você cadastrou.
  • E dentro de até 72 horas os fornecedores-parceiros entram em contato com você para entender melhor o projeto e enviar seus orçamentos!

Cozinha planejada

Depois disso você poderá decidir qual deles atende melhor a sua necessidade!

Alguns dos fornecedores-parceiros do ProCompra são: Todeschini, New, Favorita, Golden Planejados, Dellano, Italínea, Closet & Cia, entre outros.

ProCompra tem uma equipe que cuida exclusivamente da qualidade do atendimento e do serviço prestados, portanto, você receberá ligações durante o andamento do seu projeto.

Não precisa mais sair de loja em loja para pesquisar pois você recebe tudo online onde estiver!

Agora me contem qual tipo de acabamento para móveis planejados vocês curtem mais?

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin ❤ Snapchat: bruna_dalcin

*Publieditorial.

18 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. Dani
    11.novembro.2015

    oi Bru! vou fazer uma cozinha planejada e já tô tão ansiosa!!! :D
    ADOREI o acabemento da sua cozinha na parte de vidro, vi o video da sua cozinha e vi vc falando que os unicos que fazem o vidro na cor ideal que vc quer é a italinea… isso é msm verdade? pq aqui na minha cidade não tem italinea :(
    so mais uma coisa: estamos pensando em colocar um purificador igual ao seu.. vc já trocou o filtro dele? onde vc encontra pra comprar o msm? um grande beijo :*

    • 11.novembro.2015

      Oi Dani, pelo que me lembro eu não falei que eles são os únicos… eu sei que eles fazem, mas acredito que outras lojas tbm façam!
      Ainda não troquei o filtro dele, mas em breve vou ter que comprar. Provavelmente deve ter nas lojas de casa e construção ou em autorizadas.
      Bjsss

  2. Tais
    11.novembro.2015

    Oi Bruna!
    Você disse sobre o acabamento mas queria saber tbm sobre a madeira.
    Sempre fico em dúvida, qual é a melhor MDF ou MDP?
    Pois o valor é bem diferente e não sei se seria tão ruim o MDP.
    Help! hehe
    Beijos adoro seu blog e canal!
    Estou até inspirada a fazer um e contar um pouco da minha experiência na compra do apê.
    :*

    • 11.novembro.2015

      Oi Tais,
      Humm isso pode ser um tema para um post. Vou anotar pra falar logo logo, ok? ;)
      Beijos

  3. Flávia Chabonas
    11.novembro.2015

    Oiii Bruna!!
    Comprei agora meu AP e descobri seu blog, já salvei várias e várias ideias para o meu novo lar <3 e também para meu casamento..
    O seu blog é o mais completo e com linguagem simples de entender..
    Estou adorando e toda hora estou aqui, visitando posts novos e antigos também!
    Sucesso pra você! Beijos..

  4. Camila Vieira
    11.novembro.2015

    Bom dia Bruuu… Ótimas dicas! Estou contando os dias para a entrega das chaves do meu apê e iniciar as reformas.
    Sou sua fã… Fico sempre ansiosa para ler seus posts e assistir seus vídeos. É como se eu já te conhecesse rsrs… bjs

    • 11.novembro.2015

      Obrigada Ca pelo carinho! <3
      Ai que delícia essa fase de entrega das chaves, melhor parte é a emoção ao entrar no apê!

  5. Kaa
    11.novembro.2015

    Como sempre dicas ótimas e importantes!

    Nos móveis aqui sob-medida aqui de casa (alugada) as portas dos móveis são de metacrilato provavelmente pq são resistentes, não encardem, fáceis de limpar e sempre lindas.

    Já os móveis que comprei prontos… hmmpf
    Parece que só de olhar lascam ¬¬
    Da próxima vez vou levar anotado o nome desses acabamentos aí e o vendedor vai ter que saber me dizer qual acabamento o móvel tem se quiser me vender! ;)
    Obrigaaaada Brunaaa! :* :* :*

    • 11.novembro.2015

      Oi Kaa!
      Fico feliz que tenha curtido as dicas! :)
      Provavelmente os que vc comprou prontos são de FF… Bjsss

  6. 11.novembro.2015

    Não lembro se vc falou no video de tour mais já q estou lembrando kkk essa parte de vidro é facil de limpar? fica com marcas de dedos?
    bjs
    http://detalhesminhacasa.blogspot.com.br/

    • 11.novembro.2015

      É fácil sim, uso desengordurante e limpa vidro tbm pra dar brilho!
      Mas minhas portas de vidro são em cima, aí não sujam muito nem com marca de dedo por conta do puxador embutido de alumínio!

  7. Jéssica
    11.novembro.2015

    Oii Bru, não conhecia todos os tipos de acabamento.
    Estou fazendo orçamentos em algumas lojas de planejados e não me atentei a esse tipo de assunto, muito bom saber e agora irei perguntar qual o acabamento que eles estão me fornecendo.
    Obrigada pelas dicas.
    Beijos!

    • 11.novembro.2015

      Oi Jé, feliz que gostou das dicas. Sim, aproveita e pergunta enquanto há tempo rsrs

  8. Isabel Fogaça
    12.novembro.2015

    Sabe aqueles momentos que parece que a pessoa adivinhou o que estávamos pensando? Esse post foi exatamente isso. Bruna querida, me salvou.
    Muito obrigada. Te acompanho pelas newsletters, mas fiz questão de vir aqui e agradecer. Beijo de Curitiba.

    • 12.novembro.2015

      Uhuuuu!
      Fiquei feliz aqui Isabel!!! <3
      Comenta mais viu, amo interagir aqui com vcs! hehehe
      Beijossss

  9. Roseania
    13.novembro.2015

    Amei as dicas. Estou pesquisando e salvando material para reforma do meu apartamento e o post foi muito esclarecedor. Mas ainda fico em dúvida qual material utilizar, MDF ou MDP; qual o melhor (ou adequado) para cada ambiente, cores e no meu caso, tamanho (altura ideal; deixar ou não algum espaço entre os armários e o teto… Bjo!

  10. José da Silva Pereira
    02.julho.2016

    Gostaria de saber quais tipos de revestimento vocês tem, para móveis planejados? Si vocês possuem loja de venda em osasco sp.