21  06
2016
Casa | Organização | Organização Pessoal

Como organizar a agenda de tarefas diárias em 3 passos?

Aprenda a realizar todas as suas tarefas de forma organizada e sinta-se realizada!

“Meu dia precisa ter mais do que 24 horas para cumprir minhas tarefas”. Com certeza todos nós já usamos essa expressão alguma vez na vida.

Certas mudanças e transições que vão acontecendo em nossas vidas nos deixam perdidos, seja uma mudança de emprego, de casa, um casamento, a chegada de filhos, a criação de uma empresa e tantas outras coisas, deixando aquela sensação de que o dia está cada vez menor. Mas saiba que isso é super comum, por isso, é necessário organizar todas as tarefas minuciosamente, principalmente quando temos uma casa pra cuidar.

Como organizar a agenda de tarefas diárias em 3 passos?

Não é impossível organizar todas as tarefas e dar conta de tudo. Com algumas dicas você vai ver que sobrará tempo até para os momentos de lazer!

Organização | Agenda Tarefas Diárias

Sente o frio que está por aqui essa semana! :D

Anote tudo

Parece óbvio, mas geralmente nós confiamos só em nossa memória e não anotamos nossas tarefas. É importante anotar, até mesmo as tarefas menores. O ideal é ter uma agenda (física ou digital) para anotar todos os afazeres do dia, da semana e do mês. Anotar em post-its pode não dar muito certo, porque é bem fácil de se perder. Comece escrevendo todas as tarefas, depois priorize quais realmente precisam ser feitas naquele dia e vá encaixando o restante nos outros dias da semana.

Faça listas

Toda tarefa pode ser divida em etapas. Por exemplo, tarefa: fazer almoço. Etapas: comprar ingredientes (liste todos pra saber se será necessário sair pra comprar algo), deixar a carne descongelando e assim por diante. Assim, você pode ir ticando as etapas que já foram concluídas. Essa tática nos ajuda a ter mais controle de quantas coisas já fizemos, e evitar aquela sensação de que as horas estão passando e não demos conta de fazer quase nada.

Organização | Agenda Tarefas Diárias

(via)

Defina horários e prazos

Vamos usar como exemplo, aquela atividade que a gente sempre deixa por último: a academia (rs)! Vamos supor que o melhor horário pra você é as 7h da manhã. Então, é preciso levar em consideração, que existem outros fatores relacionados a um mesmo item. Por exemplo, você leva 15 minutos para se trocar, 15 min. para tomar um café e mais 15 para chegar até a academia. Ou seja, para começar os exercícios às 7h, você vai precisar acordar pelo menos às 6h15. Daí, o objetivo/prazo é fazer um treino de 1 hora. Usando essa lógica, é possível programar todas as outras atividades do dia.

É muito importante estipular um horário pra começar e um horário pra terminar determinadas tarefas, já que algumas delas acabam tomando mais tempo do que necessário. Por exemplo, responder e-mails: 1 hora (das 15h às 16h), almoçar: 2 horas (das 12h às 14h), redes sociais: meia hora (das 17h30 às 18h) e assim por diante.

Organização | Agenda Tarefas Diárias

(via)

No começo, pode ser que você precise anotar absolutamente tudo, até quanto tempo demora pra escovar os dentes! Mas, organização é uma coisa que se aprende com o tempo e logo tudo se torna tão natural que algumas dessas etapas se tornam desnecessárias. E o mais legal vai ser perceber como os dias tem rendido bem mais. :)

Para organizar toda a minha vida, 3 livros foram fundamentais. Se quiser saber mais sobre eles, tem um post completinho aqui no blog.

Quer receber conteúdos exclusivos totalmente focados em te ajudar na conquista dos seus maiores sonhos?
Para fazer parte da comunidade basta se cadastrar aqui! Vou enviar conteúdos gratuitos diretamente no seu e-mail sobre autoconhecimento, organização financeira,  investimentos e muito mais para que você conquiste o seu imóvel ou qualquer outro objetivo de vida. ;)

26 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Daniele
    21.junho.2016

    Bruna, tudo bem?
    Faz um vídeo com a organização das suas contas pessoais e arquivos.
    Grata.

  2. Larissa Santos
    21.junho.2016

    Muito boas suas dicas Bru ! Não sabia do evento e fiquei com vontade de comparecer, meu namorado é administrador e é um assunto que nos cerca muito, organização e etc, e como estamos na fase de ir morar juntos talvez seja um ótimo passeio á dois ! haha
    A expor center norte fica pertinho da minha casa, se der para ir irei te procurar por lá ein !
    Bjoos

    http://larissasantosinteriores.blogspot.com.br/

    • 22.junho.2016

      Oi Larissa!
      Que legal, se ele é administrador deve levar a organização como lema, né! Eu amo, acho que por ser virginiana isso é algo que nunca paro de buscar rs
      Bjsss

  3. 22.junho.2016

    Oii bruna ADOREI as dicas e pretendo segui-las, pra mim ta sendo uma baita dificuldade se organizar entre as tarefas de casa, trabalho, blog e laser… espero conseguir com essas dicas!! Adoro seu blog e comecei o meu graças a você!! Parabéns pelo excelente trabalho !!

    • 22.junho.2016

      Obrigada Daiana!
      Fico feliz de ter sido uma inspiração, é uma honra pra mim! <3
      Vc conseguirá sim, pode ter certeza, determinação e organização são as chaves!

  4. Luana Pires
    22.junho.2016

    Olá, Bruna!! Adorei o post, realmente, organização faz toda a diferença! Percebi que mudanças ajudam a desapegarmos de muitas coisas desnecessárias. Uma dica que eu passei a usar é evitar atribuir valor sentimental às coisas, algumas realmente têm: álbum de fotos da infância, do casamento. Mas a maioria é puro apego (egoísta) mesmo rs. As pessoas que amamos, os momentos guardados na memória, são os verdadeiros bens de valor que possuímos!

    • 22.junho.2016

      Falou tudooooo Luana, eu comecei a pensar assim tb. Ando me desfazendo de tanta coisa material ultimamente que nem usava, tá sendo tão bom!

  5. Gerlania Almeida Nacamori
    22.junho.2016

    Nossa, eu amo a Micaela! Só tenho tempo de assistir o Santa Ajuda sexta de manhã, acordo 5:50 só pra assistir ela (detalhe: sexta é meu dia de folga rs). Pena que sábado vou trabalhar e não dá mais tempo pedir pra trocar =(

    Beijão, Bruna! Adoro você! Muito obrigada pelas dicas, espero um dia te encontrar no seu condomínio, tenho amigos que moram aí!

  6. Mariana
    29.junho.2016

    Gostaria de saber se tem alguma previsão deste evento vir para a cidade do Rio de Janeiro. Se sim quando e onde será?

  7. Andreia Melo
    03.agosto.2016

    Bom dia!
    Gostaria se possível de receber suas dicas. Amei seu trabalho!
    Um beijo e Jesus te abençoe.

    • 03.agosto.2016

      Oi Andreia, vc pode se cadastrar com o e-mail ali no campo ao lado do blog! ;)

  8. 16.agosto.2016

    Oi Bruna, adoro seu blog. Sou consultora, palestrante e blogueira em organizaçāo pessoal, residencial e eventos e participei do evento. Muito bom você ajudar os seus leitores a entenderem a importância de se organizarem! Parabéns pelo trabalho :)

    • 17.agosto.2016

      Obrigada Kalinka!
      Eu amo organização como vc sabe rs, não poderia deixar de passar a dica pra frente! :) hehehe
      Bjs

  9. Monica
    10.setembro.2016

    Bruna, boa tarde
    Vc poderia me falar qual o programa que vc aparece organizando suas coisas na foto?
    Adoro seu blog e acompanho, continue com suas dicas são muito úteis.
    Bju

  10. 03.janeiro.2017

    Acho que a única forma de eu conseguir me organizar certinho é com um planner. Você tem Bru?

    Beijos
    Thais Nathios
    http://www.thaiinathios.com/

    • 03.janeiro.2017

      Tenho sim Thais, tem ano que vou de agenda e funciona bem tbm, esse ano estou de planner pq consegui comprar mais barato no intercâmbio que fiz! :)

  11. Jayne
    06.abril.2017

    Bruna, gosto muito do seu trabalho e a pouco tempo que te conheço já virei fã!
    Parabéns pelo talento!
    Amei o post.

  12. Eliane Souza
    14.junho.2018

    Quanto à organização eu sempre fui bem, estou em faxina e organização aqui em casa há 3 dias. Separando roupas que vou doar, papéis que irão pro lixo coisas desnecessárias como 3 cadernos antigos vou reaproveitar as capas duras para meus projetos de cartonagem. Até 4 diários da adolescência botei pro lixo, era muiiiiiiiito apegada a eles, mas muitas vezes a nostalgia me fez chorar, ficar triste, e eu mudei tanto, evoluí até na escrita e nos sentimentos que o desapego deles pra viver os sonhos que tanto escrevi neles sem mágoas foi necessário. Nem doeu,rsrs. Meu guarda-roupa tá mais limpo e meu quarto vai ficar mais normal menos poluído de coisas. Muita revista antiga também que usei pra alguma coisa até pra decorar o rack da sala mas ficavam lá sem ninguém ler além de mim. Tô me libertando de apegos pra ser mais organizada.

    • 15.junho.2018

      Que legal Eliane! Isso aí… vida simplificada é transformador!
      Bjs

  13. Joelma Gracyelli Amaral Cardoso
    10.maio.2019

    Gostaria de receber suas dicas para organização. Obrigada

  14. Margo
    21.abril.2020

    Ola, Bruna! Obrigada pelo artigo :) Eu tambem tento organizar o meu die de forma certa e melhor :) Por isso sempre começo com café com a leite ;) Isso ajuda me bastante obter energia :) Depois agrupo e arranjo todas tarefas utilizando Kanban https://kanbantool.com/pt/ ou simplesmente agenda e papel :) Isso realmente ajuda e sempre consigo fazer mais, mesmo do que queria :)

  15. Renata
    10.julho.2020

    Oiee, eu simplesmente amei as suas dicas! Sou virginiana (não que isso seja algo importante a ser dito), tenho 13 anos (rumo aos 14) e, basicamente, meus dias estão sendo muito chatos por se tratar de um período em que nem à escola posso ir e acabo ficando sem fazer nada (inclusive, comecei a plantar um monte de plantinhas pra passar o tempo, daqui a pouco nem ao mercado precisarei ir haha) mas na verdade eu que não sei fazer bom uso do meu tempo, portanto, muito obrigada por essas dicas! Agora, só me resta pôr em prática em minha agenda.

  16. Adalberto do prado rosa
    07.junho.2021

    Ótimas dicas ….preciso conferir mais viu