23  08
2016
Decoração

Como escolher o papel de parede ideal

Uma casa com papel de parede jamais será esquecida!

O papel de parede é um item poderoso na hora de decorar a casa. É um dos itens que dá personalidade e será sempre lembrado por quem visitar o seu lar. Dependendo da textura ou desenho utilizado, pode-se dar a impressão de amplitude ao local ou trazer a sensação de conforto e intimidade. Além disso pode trazer a função acústica e térmica para o ambiente. Por isso algumas dicas são importantes para você escolher a melhor opção!

Como escolher papel de parede | Estilos

1 | 2 | 3 | 4

A escolha deste material depende do estilo de decoração que o morador irá querer no ambiente. É importante um planejamento antes de adquirir de fato o produto, como as estampas, que podem ser no estilo retrô, moderna, romântica, clássica, entre outros. O importante é sempre buscar equilíbrio e harmonia ao ambiente.

Claro ou escuro? Estampas grandes ou pequenas?

Para que o ambiente pareça maior, recomenda-se usar um papel de parede em tons claros e neutros. Caso queira utilizar com estampas, é importante utilizar algum com listras verticais que tendem a aumentar a altura ou horizontais que trazem a sensação da área ser mais larga.

Papeis de parede com cores quentes e desenhos pequenos dão a sensação de um ambiente intimista. Mas estampas grandes costumam causar a sensação do espaço ser menor, é importante tomar cuidado ao utilizá-los em ambientes que já são pequenos. E os mais grossos e pesados são ótimos para disfarçar imperfeições da parede antiga.

Clássico

Este estilo é ideal para cômodos como sala de estar, quartos e escritórios, onde se passa muito tempo. O aconselhável é utilizar tons neutros, elementos florais e da natureza, porém que sejam pequenos e sinuosos trazendo volume aos ambientes.

Como escolher papel de parede | Estilos

Romântico

Os papéis de parede românticos despertam a sensação de pessoalidade ao ambiente. É marcado por traços suaves, estampas florais ou com arabescos e tons pasteis e claros. Pode ser utilizado de maneira minimalista investindo em cores mais neutras como cinza, preto e marrom para ter um aspecto mais sério.

Como escolher papel de parede | Estilos

Retrô

Quando for utilizar papel de parede no estilo retrô, opte por uma decoração com móveis de madeira escura e poltronas de cores fortes. Invista em estampas com cores quentes, como vermelho, laranja e marrom.

Como escolher papel de parede | Estilos

Moderno

Os papeis de parede do estilo moderno representam as tendências contemporâneas. Podem ser de formas geométricas, listras ou até mesmo com texturas diferenciadas.

Como escolher papel de parede | Estilos

Aqui no apê fiz um mix porque amo muitos hahaha, na sala parti para o moderno com uma estampa geométrica e bem minimalista, no escritório e no quarto de casal preferi modelos mais clássicos porém bem discretos também. Pra quem quiser dar uma olhadinha, tem no post sobre como aplicar papel de parede. O legal de papéis de parede com estampas mais básicas e cores mais claras é que você não enjoa fácil e se cuidar direitinho eles duram bons anos!

Agora me contem quais estilos de papel de parede vocês preferem?

19 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 23.agosto.2016

    Adoro papel de parede. Quero colocar no meu quarto mas ainda estou em dúvida entre chevron cinza e branco e um de tijolinhos igual ao lá de cima do quarto da Mel. Adorei o post Bru. Beijos!

    • 23.agosto.2016

      Tijolinhos brancos são muito amor mesmo, mas tbm adoro chevron, tudo depende do estilo que vc quer causar na decoração!

  2. 23.agosto.2016

    Eu estava pensando em colocar papel de parede de chevron preto com dourado no meu quarto mas ele é pequeno, ler as tuas dicas evitou que eu cometesse um grande erro! Hahaha. Belas dicas, adorei.

    Passa lá no blog <3
    http://www.bit.art.br/blog

  3. Miriã Moreira de Castro
    23.agosto.2016

    Oi Bruna. Gosto muito de papel de parede, acho que além de lindo e diferente, se enjoar é só tirar. Kkkkkkk mas tenho uma dúvida, que talvez vc possa me ajudar: papel de parede é mais caro que a pintura com uma boa tinta?

    • 24.agosto.2016

      Sai um pouco mais caro sim, depende do papel escolhido (importados custam mais porém são mais resistentes). Mas acredito que papel de parede fica lindo em um ou duas paredes só, até mesmo pra não deixar muito poluído visualmente, gosto dele como destaque e neste caso não se gasta tanto não!

  4. 24.agosto.2016

    Oi, Bruna! Gosto muito do retrô, romântico e clássico. Beijos. :*

  5. 25.agosto.2016

    Coisa mais amada esses papéis ♥♥♥ Todos os dias passo aqui pra ver as novidades, hihihi.

    • 25.agosto.2016

      Oi Gislaine!
      Fico feliz que tenha gostado, são muito lindos mesmo! <3

  6. Bruno
    25.agosto.2016

    Bruna, primeiramente parabéns pelo blog. Estou quenrendo colocar papel de parede no apartamento mas ainda me resta uma dúvida: as paredes do apartamento possuem uma viga na parte superior. Minha dúvida é se devo colocar o papel na parede toda, inclusive na viga ou apenas na parede mesmo. Já ouvi dizer que volocando apenas na parte da parede, deixando a viga branca mesmo, dá a impressão de um pé direito mais alto. Desde já, muito obrigado.

    • 26.agosto.2016

      Depende do que vc pretende, se quiser esconder a viga, aplique o papel nela também, o efeito visual fará ela passar despercebido!
      Quanto ao pé direito, se não aplicar nela acredito que dará a impressão ao contrário, o pé direito parecerá mais baixo pois vc estará delimitando a altura da parede, já com o papel nela, a impressão é de continuidade! ;)

  7. Carol Ferrari
    26.agosto.2016

    Bruna, passando só para te parabenizar pelo seu blog, pelo seu trabalho.. muitas pessoas têm blog por ai e que depois de um tempo morre, nunca mais postam nada.. gosto do seu blog que esta sempre com posts fresquinhos e interessantes, gosto principalmente quando você da resenha das coisas utilizadas…. melhor blog deste seguimento que conheço…. Parabéns !!!! um super beijo Carol Ferrari

  8. Glenda
    30.agosto.2016

    Bruna

    Gostaria de saber em qual local e qual o modelo do seu papel de parede?
    O que aparece no fundo da foto do seu perfil.

    • 30.agosto.2016

      Oi Glenda o código dele tem no post sobre como colocar papel de parede que tem no blog! ;)

  9. Glenda
    30.agosto.2016

    Oi Bruna

    Aonde você comprou o papel de parede que aparece no fundo da sua foto e perfil?

  10. Livia Magnani
    03.outubro.2016

    Meu quarto tem as paredes e móveis brancos e quero colocar um pouco de cor no ambiente.
    Comprei um criado mudo na cor “acqua marine” e quero pintar a parede de outra cor… Vc tem algumas dicas de tons para eu pintar a parede e combinar com o criado mudo?

  11. Melissa Procópio
    31.julho.2017

    Boa Noite,

    Adorei o papel romântico apresentado na matéria.

    Por gentileza poderia me informar o nome e o fabricante.

    Grata,

    Melissa Procopio

  12. leticia
    02.novembro.2017

    Oi bruna sei que vc nao tem filhos mais queria saber que tipo de papel de parede vc indicaria para me colocar no quarto da minha filha de 2 anos! Vc tem algum site pra me indicar