12  03
2017
Reforma

#ApêTendência | Bancadas de concreto para cozinha e banheiros

Concreto: o bruto que virou acabamento!

Oi gente, hoje trago mais uma dica de reforma para vocês que estão nessa fase de escolher os materiais de acabamento da obra (ôôô fase legal e caótica ao mesmo tempo!). Dessa vez vamos falar das bancadas?

Atualmente os acabamentos rústicos e brutos ganharam espaço no mercado e são tendências a serem exploradas. Ao invés de utilizar as tradicionais bancadas de pedra, como granito, mármore ou marmoglass, um material que ganhou espaço nas bancadas da cozinha e dos banheiros é o concreto e/ou cimento queimado.

Bancadas de concreto | Veja tudo sobre!

Prós

O concreto traz uma sensação de ambiente contemporâneo, urbano e com aquele toque industrial, além de sair mais barato pois já se torna o próprio revestimento da bancada. A instalação é rápida e não corre o risco de ficar feio com arranhões e riscos, até porque já traz em si esta característica de ser belo em suas imperfeições.

Bancadas de concreto | Veja tudo sobre!

Contras

Algumas dicas na hora de escolher este tipo de bancada são consideráveis, pois apresenta algumas desvantagens. Para que o material resista a água e aos produtos de limpeza comuns, é necessário algumas camadas de base seladora ou verniz especial para concreto na finalização, porém por ser naturalmente um material poroso, pode acumular umidade com o tempo. Um outro probleminha que pode aparecer são as rachaduras, por isso é importante a contratação de um bom profissional que entenda de traço* de concreto para evitar esse tipo de problema.

Bancadas de concreto | Veja tudo sobre!

* Traço é como se fosse a massa do bolo! No concreto utilizamos areia, cimento, pedra e cal. Para cada tipo de aplicação requer uma “mistura” diferente, que seja apropriada para cada caso, como por exemplo, massa de concreto para contrapiso, para argamassa, para fundações. Por isso é tão importante a presença de um profissional experiente.

Bancadas de concreto | Veja tudo sobre! Bancadas de concreto | Veja tudo sobre!

Este tipo de bancada é uma ótima ideia não só para ser aplicada em cozinha, mas em lavabos também.

Bancadas de concreto | Veja tudo sobre!

Esta ideia (foto abaixo) de uso de concreto em bancada é semelhante à usada com cimento queimado, que nada mais é que o uso de água, areia e cimento, ao contrário do concreto que também utiliza-se pedrisco. Também tem um efeito estético rústico na decoração quando utilizado o cimento que tenha a pigmentação cinza. Caso queira um ambiente moderno opte pelo cimento branco, que reproduz um efeito mais claro em sua tonalidade.

Bancadas de concreto | Veja tudo sobre!

Imagens: Reprodução

Depois da bancada e os principais acabamentos escolhidos e aplicados, vem a parte mais divertida: a decoração!

A grande maioria das pessoas tem dificuldades na hora de decorar um imóvel. Isso  porque muitas vezes tentamos aplicar estilos que não combinam com o nosso lar, tornando o ambiente impessoal. Além disso, muitas vezes não conhecemos regras básicas de combinação, proporção e distribuição. Uma outra dificuldade que encontramos é a de conciliar a decoração que desejamos com o orçamento disponível. Uma boa decoração não precisa custar caro!

Se vocês quiserem aprender sobre proporção, distribuição, espaço, como decorar imóveis próprios e alugados, como organizar reformas, quais são as cores mais adequadas para cada cômodo, quais são os móveis ideais e muito mais, recomendo este curso de decoração que fiz há muito tempo e custa baratinho, ele me ajudou demais quando iniciei a decoração do meu apartamento sozinha e estava perdida. Você poderá identificar qual é o estilo de decoração que mais lhe agrada e como elaborar uma boa decoração sem precisar gastar muito. Ele tem vídeo-aulas dinâmicas e interativas, com exemplos e exercícios. Vale a pena dar uma olhada!

Espero que tenham gostado das dicas de hoje e até o próximo post. ;)

7 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Tatiana
    12.março.2017

    Olá, gostaria de uma dica para acabamento de quinas que não sejam de perfil de alumínio, eu tenho uma quina na cozinha, iremos colocar pisos de 1×1 e nas paredes iremos subir o mesmo piso mas em outra medida pra não ter mto recorte, porém tem quina qual o tipo de acabamento que podemos usar? Obrigada

  2. Luana Tavares
    14.março.2017

    Oi Bru, o que vc pode falar a respeito de bancadas em porcelanato? Parece um material interessante de baixa porosidade, mas estou com o pé atras sabe, poucas informações, o que me diz?

    • 15.março.2017

      Eu quase fiz a minha bancada em porcelanato mas além de ter as emendas aparentes, corre o risco de lascar, trincar com o uso de facas no dia a dia, prefiro mais as pedras industrializadas ou naturais!

  3. Leticia
    17.março.2017

    Eu gostaria de saber mais sobre a execução e instalação dessas bancadas em concreto e com cimento queimado.

  4. 10.abril.2017

    Olá Bruna, tudo bem?

    Adorei as dicas que posta no seu blog, são tão uteis para nós que já temos a vida independente!

    Adorei seu blog, espero que possa visitar o meu e, quem sabe até, também se identificar com algo como me identifiquei!

    Um grande e forte abraço!

    Laura Padilha
    http://www.laurapadilha.com.br/

  5. CRISTINA FERRAZ
    18.outubro.2019

    Olá, estou pensando em fazer bancada de concreto na cozinha, mas estou com dificuldades de encontrar um profissional capacitado. Vc. teria alguma indicação? Obrigada

  6. rita
    03.maio.2022

    Boa noite!
    Moro em São Paulo, você conhece um profissional que faça bancadas de cimento queimado?