22  07
2019
Enxoval | Organização

Comprar móveis planejados antes ou depois de pegar as chaves?

Comprar móveis planejados antes de pegar as chaves do apartamento na planta ou depois que ele estiver pronto? Definitivamente essa é uma das perguntas que mais recebo aqui no Comprando meu Apê e por isso resolvi escrever hoje sobre isso.

Comprar móveis planejados antes ou depois de pegar as chaves

Comprar um novo apartamento é sempre uma fase de muita ansiedade, alegria e expectativa. Sei bem como é isso tudo, se for o primeiro então multiplique esses sentimentos por 10!

Porém, é justamente nessa fase que você deve colocar os pés no chão e ter cautela antes de comprar móveis e decoração para o seu novo lar.

“Facilidades” ao comprar móveis antecipadamente, vale a pena?

Muitas lojas de móveis planejados e modulados costumam oferecer promoções para projetos antecipados, onde você vai pagando de forma parcelada e quando recebe as chaves, não precisa se preocupar com isso.

O problema é que apartamentos na planta tem prazos longos para ficarem prontos, e você já pensou o que pode acontecer neste tempo? Muita coisa, até mesmo a sua obra atrasar e até a loja simplesmente fechar as portas e decretar falência. Já pensou o transtorno e o dinheiro perdido?

Mesmo que o pior não aconteça, é sempre importante ao fazer um orçamento, que as medidas dos cômodos sejam precisas, afinal qualquer centímetro em um apartamento é valioso e por conta da falta dele o seu projeto pode ter que mudar totalmente.

Comprar móveis planejados antes ou depois de pegar as chaves - cozinha planejadaDesigned by katemangostar / Freepik

E o enxoval e itens de decoração, podem ser comprados antes da entrega das chaves?

Se comprar móveis envolve riscos maiores, com os objetos de decoração e enxoval por serem itens menores, a gente acaba caindo em tentação.

Tente controlar a ansiedade também, afinal a moda muda muito rápido e quando você pegar as chaves provavelmente terão opções muito mais legais para você comprar, novas tendências e novos materiais. Além disso, já pensou se você compra uma colcha tamanho casal, mas depois vê que caberia uma cama queen no quarto ou vice-versa?

Mas e se a ansiedade persiste, existe alguma forma de comprar móveis e decoração sem errar?

Alguns itens podem ser comprados antecipadamente, mas recomendo somente em casos onde você realmente terá uma bela economia e faça muito sentido no projeto do apartamento.

Na época em que estava comprando o meu apê, comprar móveis não era o meu objetivo principal, mas arrematei alguns itens em leilões de modelos decorados de construtoras, como as cadeiras, por exemplo. Afinal, os móveis e objetos destes leilões são novos, apenas foram usados para exposição dos apartamentos lançados.

Dica: Se atente ao fato de que na maioria das vezes eles não oferecem entrega, você fica responsável por ir buscar no local e levar os itens para a sua casa.

Se você tem um local para armazenar os itens enquanto espera pelas chaves do apartamento, vale a pena pois os preços dos itens são bem mais em conta.

O conceito de essencialismo é sempre a melhor escolha!

Antes de fechar qualquer negócio, sempre revise se o desconto está realmente compensando e se não seria melhor você guardar esse dinheiro e investí-lo para que renda mais no longo prazo. Afinal, na entrega das chaves os custos com documentações e reforma são bem grandes e nada melhor do que estar planejada e com uma boa folga financeira.

Além do mais, mesmo que a parte da decoração e enxoval sejam empolgantes, isso não é algo prioritário no momento da mudança para a casa nova. Com apenas o básico você já pode morar no seu apê e ir comprando o restante ao longo do tempo depois. Se quiser conferir quais são os itens básicos para montar um enxoval de casa nova, tem um artigo bem legal que escrevi aqui no blog.

Quando você precisa se mudar para o imóvel?

Você precisa analisar qual a real necessidade e rapidez que você tem para mudar para o apartamento novo. Se no seu caso você paga aluguel e precisa se livrar o mais rápido possível deste gasto, compre apenas o básico e se mude, depois pode ir terminando a reforma e decoração aos poucos.

Se você mora com os pais ou pode esperar, ao receber as chaves não precisa ter pressa, no meu caso preferi estender um pouco mais o tempo de mudança, dessa forma conseguimos planejar, reformar e decorar com mais calma e ainda juntar uma grana a mais para iniciar a vida de casados.

Se você precisa aprender a lidar melhor com o seu dinheiro, investir e também saber mais sobre imóveis e toda burocracia envolvida nessa fase, eu criei uma Comunidade chamada #RumoAoMeuApê onde envio por e-mail muitos conteúdos exclusivos para te ajudar. Quer fazer parte? Inscreva-se aqui de forma totalmente gratuita.

Acima de tudo, importante é o amor e as pessoas que estão a sua volta no novo lar, muito mais do que uma cozinha planejada ou um rack dos sonhos! ;)

4 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 23.julho.2019

    Acho que eu não arriscaria encomendar nada que precisasse de medidas exatas. E o medo de não “encaixar” certinho depois? O negócio é segurar a ansiedade e esperar ter as chaves na mão. :)

    • 29.julho.2019

      Exatamente Camila, mas existem lojas que oferecem a parte da medição depois da entrega das chaves, mesmo assim é complicado pois vc pode acabar pagando por medidas e módulos maiores e depois as medidas serem menores!

  2. Nina
    28.julho.2019

    Oi Bru, saudades dos seus vídeos no YouTube! Sei que vc esta se dedicando a outros projetos, podia nos contar um pouco dessa mudança? Como foi iniciar e como está sendo? Ia adorar um post ou vídeo! Sempre é bom ouvir a experiência de outras pessoas para nos incentivar! 😘

    • 29.julho.2019

      Obrigada Nina pelo carinho! <3
      Na verdade as mudanças foram poucas, continuo trabalhando home-office como antes, mas agreguei a uma nova profissão que é ser coach de finanças pessoais, como eu já falava desse assunto no canal e no blog e era o que eu mais amava, resolvi investir na minha paixão e tem me feito muito bem, mas continuo com meus negócios digitais tbm que adoro. Vou anotar aqui para falar sobre isso no blog ou lá no canal! Bjsss