“Na segunda-feira eu começo a academia.” Quem nunca ouviu essa frase? A atarefada rotina de trabalho e casa acaba tornando a academia uma atividade secundária.
Diante disso, montar uma estação de musculação em casa pode ser uma solução e cada vez mais pessoas aderem a essa ideia.
Assim, você economiza tempo sem precisar se deslocar até outro espaço e ainda pode deixar o ambiente como você quiser, regulando iluminação e música, por exemplo.
Quer saber mais sobre este assunto e aprender a montar a sua estação de musculação em casa? Então vamos te ajudar.
O que é uma estação de musculação e por que montá-la em casa?
A estação de musculação é um aparelho multifuncional que reúne características de vários equipamentos para trabalhar braços, pernas, ombros e outros músculos do corpo.
Ou seja, esse aparelho permite que você faça diversos tipos de exercícios, sendo bem completo e recomendado para quem quer malhar em casa otimizando o espaço.
Além disso, você tem a vantagem de fazer seu próprio horário e malhar no momento do dia em que for mais propício, como em um intervalo de trabalho ou antes de dormir, por exemplo.
A desvantagem é a montagem, que pode ser complicada devido ao grande número de peças. Mesmo assim, basta acompanhar o manual ou procurar vídeos sobre a montagem que você conseguirá concluí-la sem problemas.
Quais são os principais equipamentos de uma estação de musculação?
A estação de musculação junta vários equipamentos em um aparelho só. Ela permite “puxar peso” tanto com membros superiores quanto inferiores.
É interessante você analisar em qual parte do seu corpo quer focar antes de comprar o seu produto, porque cada estação tem funcionalidades diferentes.
Também verifique o peso das anilhas para ter a certeza de que aquele aparelho é bom para você.
De modo geral, a estação de musculação contém equipamentos que trabalham tanto a resistência quanto o ganho de massa muscular.
O custo-benefício de ter uma estação de musculação em casa vale a pena?
Primeiramente, você deve analisar se realmente fará uso deste aparelho.
Muitas pessoas gostam de ir até a academia porque se sentem motivadas malhando com outras pessoas. Se este for o seu caso, pode não ser uma boa ideia realizar um investimento que não será tão utilizado.
Porém, se você busca otimizar o seu tempo e ter a possibilidade de malhar em momentos mais oportunos para você e ainda no seu ambiente, então a estação de musculação vale a pena.
Este aparelho não é barato, mas você economizará as mensalidades da academia e terá mais conforto. Além disso, o equipamento será seu, sendo um investimento a longo prazo.
Qual estação de musculação devo comprar?
Vale a pena pesquisar a reputação das marcas para garantir que você irá adquirir um produto de qualidade.
Além disso, como existem diversos produtos no mercado, recomendamos que você compare alguns deles para verificar o mais indicado.
Para ajudar você, pode ver aqui as melhores estações de musculação e quais os benefícios e desvantagens de cada uma delas.
Conclusão
Para saber como montar uma estação de musculação em casa, você deve se atentar a algumas características deste aparelho para avaliar seu custo-benefício e definir se ele vale a pena para você.
Além disso, não deixe de analisar qual tipo de exercício quer fazer e em qual parte do corpo focar. Se você pretende trabalhar mais os músculos do braço, por exemplo, deve buscar um aparelho mais focado em membros superiores.
A estação de musculação é uma ótima solução para pessoas que buscam investir mais em seu exercício físico com conforto e otimização de tempo, sem precisar realizar deslocamentos e ainda regulando a temperatura, iluminação e música do ambiente.