17  06
2014
Casa | Meu Apê

Como escolher o aquecedor de água à gás?

como-escolher-aquecedor-gas-01

Quando fui comprar o meu aquecedor à gás para os chuveiros e torneiras me deparei com muitas dúvidas: qual deveria ser o modelo ideal? Qual a capacidade/dimensão? Enfim, foram tantas dúvidas e em cada loja que eu ia ou ligava me falavam uma coisa diferente.

Então vim repassar à vocês algumas dicas que aprendi nesta fase de acordo com a minha experiência pessoal de consumidora (pois realmente não entendo sobre a parte mais técnica!).

No meu caso a construtora deixou a instalação já pronta em dois banheiros (duchas e torneiras) mas a cozinha não. Quem já acompanha o blog e o meu canal no YouTube há mais tempo sabe que eu desisti de instalar o gás na torneira da cozinha e acabei comprando um aquecedor elétrico mesmo. Além disso, como por enquanto serão somente duas pessoas que vão morar lá, então não vimos necessidade em instalar ducha no banheiro social e nem torneira com misturador ou monocomando nele, isso significa que então só nos restou um chuveiro e uma torneira para o aquecedor à gás! (Mas no futuro, se precisar, iremos instalar uma ducha e uma monocomando no outro banheiro também).

Em muitas lojas que eu perguntava eles me falavam para instalar um aquecedor de 22 litros pelo menos pois são dois banheiros e que se um dia eu fosse colocar outra ducha não iria aquecer a água adequadamente. O valor do aquecedor de 22 litros é bem maior e já tinha ultrapassado o limite do que eu pretendia pagar.

Mas finalmente apareceu uma pessoa honesta que me falou a verdade: “olha moça, se você nem tem duas duchas pode ficar com um modelo de 17 litros que já está ótimo, e mesmo se instalar outra ducha futuramente, é muito simples, é só não usar as duas ao mesmo tempo!”

Não pensei duas vezes, comprei o modelo menor! Já testei, já liguei a torneira junto com a ducha e funciona super bem. Pena que eu não tenho outra ducha para testar junto, pois queria saber se a água esfriaria mesmo, mas segundo ele não pode mesmo ligar três fontes de água ao mesmo tempo, pra isso teria que partir para um aquecedor de maior capacidade mesmo. Mas enfim, já estou acostumada aqui em casa com chuveiro elétrico e nunca ligamos dois ao mesmo tempo pra não forçar a rede, então não teremos problema com isso, acredito!

Então fica como dica aí pra quem está no mesmo dilema que eu estava, pesquise bem e ouça diversas opiniões pois os vendedores sempre querem empurrar os aquecedores de maior capacidade para você não reclamar depois, porém quem tem que ver a necessidade real é você mesmo! ;)

Lembrando que a capacidade do aquecedor também está relacionada ao tipo de ducha escolhida, então verifique a vazão dela pois aquelas duchas muito potentes podem precisar de um aquecedor maior. E se você mora em andares muito altos ou não tem muita pressão de água em casa, pode ser necessário um pressurizador também. No meu caso a pressão da água é muito baixa devido a altura do meu apê, mas como instalamos uma ducha que já tem um sistema interno muito bom de pressão que injeta ar no jato (ducha maravilhosa por sinal!), então não precisamos investir nele. Já falei sobre a ducha aqui no blog (veja aqui).

Vou deixar abaixo alguns dados que podem ajudar na hora de escolher o modelo de acordo com a sua necessidade. Então primeiro pense na questão que eu mencionei acima: quantos locais simultâneos você irá utilizar água quente?

8 litros  Atende apenas 1 chuveiro.
10 a 15 litros  1 chuveiro e 1 torneira, por exemplo, simultaneamente.
22 a 26 litros  Duas duchas com no máximo 10 litros de vazão e duas torneiras.
30 a 37 litros  Três duchas e torneiras, mas as duchas devem conter no máximo 10 litros de vazão.

 

Outra dica é analisar a distância do seu aquecedor até os pontos (duchas e torneiras). Quanto maior a distância entre o aquecedor e os locais de consumo, maior será a perda de temperatura. Se a distância for muito grande, será necessário fazer a pressurização da rede hidráulica.

Lembrando que a instalação do aquecedor precisa ser feita por um técnico especializado, além disso o local precisa ter um sistema de ventilação, dutos, saída de ar, etc. Estamos falando de gás e todo cuidado é pouco, ein! ;)

como-escolher-aquecedor-gas-04 como-escolher-aquecedor-gas-02 como-escolher-aquecedor-gas-03

Quanto às marcas eu não tenho ainda como ter uma opinião formada já que comprei o meu há pouco tempo e nem estou usando tanto pois não me mudei pra lá ainda, mas comprei da marca Rinnai linha digital com exaustão forçada. Já a minha melhor amiga, que mora há mais tempo em apartamento, tem um da marca Lorenzetti e está gostando bastante mas como eu esqueci de perguntar pra ela na época, então comprei essa outra marca! Já ouvi falar bem das marcas Komeco e Bosch também, então sinceramente na hora de pesquisar marcas e preços sugiro que liguem em várias lojas, conversem com pessoas que já tem o aparelho há bastante tempo, vejam em sites como reclame aqui e fóruns, e principalmente se tem assistência técnica na sua cidade ou próximo a ela. Inclusive neste momento quero pedir à vocês leitores que tiverem experiência com aquecedores para que deixem seus relatos aqui nos comentários, ok? :)

Espero que tenham curtido as dicas e se quiserem que eu faça um post ou vídeo mais específico sobre o assunto depois, é só me pedir que faço com o maior carinho! Um beijo *_*

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin