24  07
2011
cozinha | passa-pratos

Passa-Pratos no APê ?!

Oi galera!

Obrigada pela força e pelos comentários de incentivo sobre os “probleminhas” que descobri no projeto do condomínio e do apê! Já estou mais conformada e mesmo assim ainda contente por estar conquistando meu primeiro apê aos poucos!

No meio dessa semana como se não bastassem as minhas descobertas, o engenheiro da construtora mandou um e-mail me dando uma notícia bem chata.
Lembra da minha cozinha que teria a pia e o tanque trocados de parede para que eu pudesse fazer minha tão sonhada cozinha americana? Quem não lembra, clica aqui, (mas volte aqui pra ler o post de hj!!!).

Pois é, vcs já devem ter percebido que a cozinha americana foi-se por água abaixo… :-( Ele disse que não pode atender o pedido de personalização, pois são 656 apartamentos e ele não pode fazer cada um de um jeito. Fiquei muito brava, pois eles haviam dado a entender na outra vez que iriam fazer. No mínimo perceberam que ia dar um trabalhão para desviar a hidráulica para a outra parede e acharam melhor não fazer.

Bom, respirei fundo e falei pra mim mesma, chega de se aborrecer com essas coisas, já não chega a minha ansiedade né!

O cara disse que as únicas alterações possíveis na planta se resumem a:
1 – Opção do living ampliado (ou seja, não seriam construídas as paredes que separam o quarto 3 da sala de estar/jantar)
2 – Opção de passa-prato (ou seja, um buraco com mais ou menos 0,60 x 1,20m em cima da pia da cozinha com vista para a sala de jantar)

Agora vem o meu dilema, fazer ou não fazer o passa-pratos?!

A opção do living ampliado eu já estava decidida a fazer, afinal somos só um casal, ainda não temos filho, e ainda sobram 2 quartos mesmo fazendo isso.
Mas o passa-pratos, estamos muito em dúvida, primeiro pq o engenheiro não deu certeza sobre a medida de 0,60 x 1,20, ele disse que é aproximadamente isso.

Alguns prós:
– a cozinha teria mais iluminação durante o dia, sem precisar gastar energia elétrica, pois entraria luz da varanda que está bem de frente;
– quem está cozinhando ou lavando louça consegue assistir tv na sala e conversar com as visitas;
– a correnteza de ar seria melhor para secar roupas, ao abrir a porta da varanda (já que não terei sol no apê).

Alguns contras:
– talvez não dê para colocar armários na parede acima da pia, tudo vai depender da medida da altura do passa-pratos;
– como a cozinha tem 1,62 m de largura, acho que não vai dar para colocar armários na parede de trás, ou seja, quem estiver olhando da sala para a cozinha, só vai ver os azulejos e nada de armários bonitos rs;
– se quisermos tentar colocar armários nessa parede de trás, terá de ter 30 cm de profundidade no máximo.

Ainda assim estou quase pedindo para fazer o passa-pratos. O César, meu namorado, (acho que ainda não havia mencionado o nome dele aqui!), também prefere a cozinha aberta, ele acha mais moderno e prático ter os ambientes integrados, disse que cozinha corredor vai deixar o apê com aspecto antigo e tbm não poderei conversar com ele enquanto faço o jantar hehehe

O engenheiro da construtora nos deu apenas alguns dias para decidirmos, agora estou fervendo os neurônios!!! Já medimos a pia aqui de casa e vimos que tem 60 cm de profundidade, se essa medida for padrão, daí sobraria 1m para passagem, com mais um armário na parede de trás com 30 cm, restam 70 cm para passar, vcs acham pouco? Vai dar impressão de cozinha apertada demais? Todas as pias tem 60 cm, isso é padrão?

Bom qualquer coisa tbm posso pensar em algum aparador, buffet na sala para guardar panelas ou mantimentos que não couberem na cozinha né?!

Aqui algumas fotos de ambientes com passa-pratos. (Desculpem-me, havia guardado essas imagens há um tempinho e não tenho os créditos de quem são)

Posso pensar em colocar um cortina ou algo como essa foto para quando for fritar algo!

minha mesa ficará quase como essa da foto bem na frente do pasa-pratos

posso pensar em banquinhos ou no lugar deles, o buffet!

Achei essa linda, mas o meu só terá 60 cm de altura



Vcs acham melhor ter ou não ter o passa-pratos?
HELP ME FRIENDS! Preciso decidir isso essa semana ainda!

PS: Passei o fds ajudando mamis a escolher finalmente o rack com painel para a sala, ele é lindo, daqui uns 30 dias ele chega e mostrarei pra vcs!!! Pra quem não lembra, nosso rack estava muito antiguinho para a sala que estava ficando toda moderna hehehe

Bjsssss
Bru

39 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 25.julho.2011

    Oiii já vou dar um pitaco rsrs
    Eu acho que vc deveria fazer sim, pelo pouco que li, qq integração entre comôdos já ajuda a deixar o ambiente maior.
    Depois vc da um jeitinho nos armários, faz suspenso em cima do passa pratos, ou usa um legal na sala de jantar mesmo.
    Alias nem é bom ter mto espaço pra não guardar cacarecos rsrsrs.
    Uma boa semana pra vc.
    bjossss

  2. 25.julho.2011

    Bru, eu faria o passa prato.
    Afinal foi mais ou menos isso que fizemos no apto.
    A medida da minha cozinha é igual a sua.
    Fizemos a pia(não lembro a medida, mas acho que é pradrão) e colocamos armários atrás dela.
    Ficou apertado? Ficou, mas não tem outro jeito, o apto é pequeno, e as coisas ficam justas mesmo.
    E mesmo ficando um pouco apertado, não ficou minusculo, dá pra ficar mais de duas pessoas tranquilo.
    A sua sala já vai ficar ampliada, integrando os dois espaços, vai ficar um apezão!! rsrs
    E já faz a medida certa em cima da pia, pra que caiba um armário lá tb.
    Espero ter ajudado, dá uma olhada lá no apto e ve o q vc acha.

    bjooo
    Fer

  3. 25.julho.2011

    Eu tmb sonhava com uma cozinha americana e não deu!!!

    Tinha um passa-pratos muito feio, ficava no canto da parede, e não centralizado, mas como não estava no memorial descritivo a construtora teve que fechar!!!

    Depois eu achei até bom, pq já morei numa casa com cozinha americana e é quase impossível assistir televisão enquanto se cozinha feijão…rs rs rs

    A minha cozinha tmb é bem apertadinha!!! É bom…maridinho só passa abraçadinho…rs rs rs

    Beijos

  4. 25.julho.2011

    Na minha casa eu não fiz o passa-prato e não sinto falta nenhuma. Preferi ter a parede livre para decorar.
    Por uma questão de iluminação, tavez seja uma boa idéia fazer, mas tem que ser uma passa-prato bem moderno, igual esses que voc~e postou.
    Boa sorte!
    Boa semana!
    Beijos,
    Lets

  5. 25.julho.2011

    Brum, que coisa cheta heim, mas não se abale mesmo, mesmo sem a acozinha americana vc terá um apto lindo com a carinha de vocês.
    Sobre o living ampliado acho perfeito, e se no futuro resolverem modificar podem usar dey wall.
    Sobre o passa prato eu não teria certeza se fosse comigo, as fotos que postou são lindas, mas será que no dia a dia funciona mesmo? Nesta parede eu colocaria um imenso espelho que ampliaria mais ainda o ambiente.
    Mas não esquente amiga, vai pesquisando, trocando ideia e com certeza se decidirá e ficará feliz com o ape.
    Bjs

  6. 25.julho.2011

    hum bem legal, agora sei o que é um passa prato. meu marido não gosta, ele é meio traumatizado com cozinha “integrada a sala” já que a casa dos pais é bem pequena e quando cozinha fica um fumacê e cheiro, mas por mim faria assim, preferia integrada pelos os mesmos motivos que vc alegou, mas em alguma coisa tem que ser feita a vontade dele..rsrs…

  7. 25.julho.2011

    Eu faria sim, sou louca para ter algo parecido e não pensaria duas vezes. Vai ficar moderno e vai valorizar.

    Beijinhossssssssss

  8. 25.julho.2011

    OI as imagens estão lindas. Tb pensei em passa pratos, mas na hora mesmo decidi deixar a cozinha aberta, integrar com a sala de jantar, poupar espaço! bjus

  9. 25.julho.2011

    Olá Bruna acho bem legal essa do passa pratos, é muito ruim ficar alheio às conversas que estão rolando na sala e até dar uma espiadinha na TV. Concordo com a Aline, coloque o armário acima do passa pratos. Atrás veja com um bom marcineiro um armário legal e com aparência bonita pra quem estiver na sala de jantar/TV possa ter uma vista linda para a cozinha.
    bom já dei meu pitaco. Espero que vc e seu amado façam a melhor escolha, que seja qual for ficará linda e bem a seu gosto. Mantenha todas nós bem informada tá….adoro!!!!
    bjos e fique com Deus,
    Marlene

  10. Mima
    25.julho.2011

    Eu tb faria e com fotos tão lindas q vc tem rsrs, até eu fiquei com vontade de transformar minha cozinha americana mas como não terei ventilação na cozinha rsrs, terei q ficar com a cozinha americana mesmo. rsrs

    PS. delete por favor o comentário acima, pois, coloquei o end q estava pesquisando.
    bjos,

  11. 25.julho.2011

    Oie, obrigada pelo carinho lá no blo, volte sempre viu? áh quanto ao passa pratos, essas imagens aí de cima podem servir como inspiração né? são lindas!!! vc poderia bolar uma divisória de vidro que corresse para na hora de fazer a comida, o cheiro não passar para a sala de jantar!!! bjocasss

  12. Oi Bruna, li o post anterior e esse pra manter as notícias em dia, rs… fiquei triste em saber que o apê não vai bater sol por calsa da outra torre, mas não se desespere. Por vc morar no alto, não haverá umidade, pois será bem ventilado. eu passei por isso no apto antigo, não batia sol. Quando fomos comprar o atual, a primeira exigencia foi o sol. Como minha mãe diz vivendo e aprendendo. Mas pense também pelo lado positivo, é a sua primeira conquista, e não tem nada melhor do que termos a nossa casa própria independente da situação. Agora que coisa hein, que chato que eles não vão fazer a cozinha americana. Mas eu adorei a idéia do passa pratos, a última foto é perfeita, muito moderna. Com ou sem cozinha americana seu apê vai ficar muito lindo. Acredite nisso! rs
    bjus flor, fica com Deus.

  13. 25.julho.2011

    Desde que você coloque uma coifa para não empestear a sala de cheiro, e uma alternativa para fechar o passa pratos quando preciso acho mais que útil. É bonito.

    E como sua sala será maior por fazer living ampliado, lhe sobra espaço para um bom aparador que acomode oque sobrar de utensílios da cozinha.

    Bjs

  14. 25.julho.2011

    Oi Bruna, td bem?
    Eu tb faria o passa-pratos, pela questão da iluminação, ventilação e a integração, ainda que pequena com a sala. Quantos aos armários, nada que um bom planejado não resolva.
    Bjos.

  15. 25.julho.2011

    Oi Bruna, então vou falar por experiência. Aqui em casa a cozinha é totalmente integrada a sala de jantar e living, é tudo aberto.

    EU AMO! Fica realmente bem mais espaçoso, fácil para aqueles dias cheios de visita, ninguém fica separado, é todo mundo junto e misturado.

    Escolhi fazer assim porque tenho família grande e muitos amigos. E o Vi, e eu adoramos uma reunião por aqui.

    Quanto ao cheiro. Nós NÃO comemos frituras. Mas uma boa coifa ou depurador, acho que resolve o problema.

    Espero ter ajudado…

    bjinhos, Susy.

  16. Bruna Nitri
    25.julho.2011

    Oi Bruna tudo bem?
    Navendo pela net encontrei seu blog e fiquei encantada….
    Tbm estou esperando a entrega das chaves do meu apê e não vejo a hora de começar a decorá-lo, já vi que seu blog será muito útil e sem dúvida tirarei muitas idéias para o meu…
    Parabéns pelo seu apê e obrigada por compartilhar as suas idéias, eu simplesmente AMEI….

    Bjs.

  17. 25.julho.2011

    Se vc é como nós que gosta de ambientes mais modernos, não tenha dúvdia e manda bala nesse passa prato ai. Faz mesmo que fica muito legal.
    Quanto a perder o armário em cima da pia não estou concordando não… se vc fizer um armário de tamanho normal consegue colocar em cima do passa prato. Veja nas fotos da nossa cozinha que tem uma pedra entre a pia e o armário ela tem exatamente 0.6m de altura, assim como teria seu passa prato. E acima dela tem um armário de madeira.na quarta foto do seu post tem armario em cima do passa prato e ficou show.
    PS: Quem escreve os posts sou eu, o Gogue… rsrsrs A Nina dá os toques de arquitetura e decoração no Blog. Até mais!

  18. 25.julho.2011

    Oi Bru, deixei de comprar um apê que entregava antes pq não poderia ter minha cozinha americana! Meu namorado me chamou de louca…kkk mas se eu fosse vc optaria pelo passa prato. Armários na cozinha os projetistas da loja sempre dá um jeito de colocar bastante… experiência própria! Bjos

  19. 25.julho.2011

    mesma situação do meu apto antigo…
    mas acho que o passa pratos é legal também, fica tudo aberto! gosto da ideia…

  20. 26.julho.2011

    Bru, fiz um post com a explicação da planta.
    Passa lá…

    bjoo
    Fer

  21. 26.julho.2011

    Bruna eu adoro a ideia do passa prato, acho que fica tão charmosinho.

    Beijokas e uma linda terça!

  22. 26.julho.2011

    Eu adoro a ideia… eu acho que deixa tão moderninho o ambiente, e esses exemplos que você mostrou me agradou muito!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

  23. 27.julho.2011

    Olá Bru,
    Imagino o qto vc ficou chateada com essa história, pois o problema maior foi eles terem falado que iam fazer de depois voltar atrás, devo confessar q qdo vc falou que a construtora iria alterar o projeto eu fiquei surpresa, pois isso é raríssimo. Mas se seu prédio não for estrutural vc pode alterar depois.
    Qto ao passa prato, creio q mesmo com ele vc consegue colocar armários superiores, e embora não seja o q vc queria é melhor do q uma paredona fechada deixando vc isolada na cozinha.
    bjos
    Maysa

  24. 27.julho.2011

    Oie Bru, tudo bem?
    Então metendo o nariz tbém, se eu fosse vc faria o passa-pratos.

  25. 27.julho.2011

    ola,bom com os prós que vc citou eu acho que vc deveria sim fazer o passa pratos…as fotos 2 e 3 são interessantes e bonitas. Vai com tudo, boa sorte!
    bjoss!!

  26. 27.julho.2011

    Oi, Bruna!!! Como vc tá??? Aguenta coração, hein??? rs :)

    Olha, eu acho o passa-pratos mt charmoso, mas tenha em mente que vc vai precisar de armários. Vc até pode usar alguns armários na sala, mas é preciso ter espeaço para alguns na cozinha msm, já pensou vc ter que buscar coisas básicas do dia a dia na sala tds os dias?

    Por que vc não visita o apartamento decorado e vê onde estão os armários da cozinha lá? Será que não tem o decorado com o passa-pratos???

    A minha cozinha é americada por falta de opção msm. Compramos o apt de alguém que comprou na planta, então tivemos que aceitar tudo com que o antigo proprietário já havia concordado anteriormente. Se eu pudesse escolher, acho que gostaria de ter uma cozinha normal, com a parede, sabe?

    Pense direitinho, com certeza vc vai fazer uma boa escolha.

    Beijosss :*

  27. 28.julho.2011

    Oi Bruna!
    O cara da construtora disse que eles não mudariam a pia de lugar…mas será que não dá para vocês fazerem? Tudo bem que eles não podem personalizar, mas se é um grande desejo seu faz separado da construtora, por sua conta. Será que dá? Nessa minha reforma eu mudei a pia de lugar e consequentemente o encanamento…é eu sei dá trabalho, o apê é novinho…é só uma sugestão.
    Quanto ao passa pratos…esses que você mostrou são ótimos! Eu até tinha pensado em fazer, mas preferi os armários, minha cozinha também é pequena. Esse da 3ª foto é lindo!
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

  28. 28.julho.2011

    Nossa, adorei as dicas, voce escreve super bem!!
    Seu blog e muito dinamico e inspirador!! Obrigada por escrever e continue sempre.
    Vou ler o blog todinho!!
    Beijos,
    Jane

  29. 28.julho.2011

    eu voto na cozinha americana =D mas como n~~ao vem ao caso, vc vai ter coifa ou depurador? ai não precisa ter a cortininha quando for fritar ou será que não resolve?
    http://parkjardinspaulista.blogspot.com/

  30. 29.julho.2011

    Será que você não pode mudar? A construtora não quer arcar com o custo da modificação do encanamento.
    Quanto ao passa prato, acho que depende, se você for organizada faz sim. Senão o melhor é um que você possa fechar quando a bagunça apertar, o Gogue e a Nina do blog http://nossopequenoape.blogspot.com fizeram um passa prato lindo e com fechamento.
    Bjos
    Lilian

  31. 30.julho.2011

    Bru minha fofa, eu acho que so faria o passa pratos se fosse possível que da sala se visse coisas bonitas na cozinha. Tipo armários, eletros etc. Pq o passa pratos tem esse nome, mas vc na pratica não vai ficar passando pratos por ali né? E pra ter esse vão na parede pra ver azulejo na cozinha, acho que não teria muita graça, no lugar eu colocaria um espelhão.
    Beijos!

  32. 30.julho.2011

    Oi Bruna!

    Eu tive uma ideia pra cozinha do seu apê, talvez dê pra fazer alguma coisa mesmo não invertendo os lados.

    Te mando por e-mail essa semana!

    Bjs =)

  33. 31.julho.2011

    OII Bruna, eu com certeza faria o passa pratos, fica mais moderno e realmente integra os ambientes.
    E outra se vc fosse ter a cozinha americana tbm perderia paredes para armários, eu tenho cozinha americana e quase não tenho parede, na verdade só uma em cima da pia e embaixo da pia fiz gabinete com marceneiro, achei q ia estranhar não ter lugar para as coisas, mas me adaptei e gostei do resultado.
    Já deixei minha opinião espero ter te ajudado.
    Bom fds, bjos

  34. Oie, sempre passo pra ver as novidades do seu bllog, mais acho que nunca postei…rs
    Então dando os meus pitacos, o meu ap sai até set/2011.(detalhe estava com data pra dez./2010). Quando comprei tb já tinha certeza da cozinha americana, mais o engenheiro tb disse que não poderia mexer, mais td bem, respirei e eu mesma vou fazer a modificação, depois que toda a doc. sair mãos a obra. EU acho que vc deveria ficar com a cozinha americana, acho que ela da sensação de amplitude, além do mais o seu namorado tem toda razão a cozinha fechada vc fica muito isolada.
    Só não entendi porque vc disse que não vai poder por armarios atrás? vou postar uma foto com uma ideia…pra vc o titulo vai ser cozinha da Bruna …ok ? rs
    E depois como o meu sai antes do seu, vc pode acompanhar a minha obra e ver se te inspira.
    Beijos

  35. Anonymous
    11.agosto.2011

    Oi sou Tamyres,adorei o blog,estou passando quase a mesma situação q vc,queria uma cozinha americana no meu apê mas não vai dá pra fazer,então pensei em fazer o passa pratos achei uma boa idéia e também achei bonito só estou em dúvidas em relação as medidas??? Gostei muito da idéia do passa pratos! Um grande abraço!!!

  36. 27.abril.2012

    Oi! Sou a Fernanda! Sou alucinada por imóveis….por isso, me identifiquei muito com seu blog e, mais especialmente, com este post…já que tb optei por um passa pratos no meu apê….ele não era novo, mas eu decidi modificar e modernizar um pouquinho!!! bjs
    Fê!!!
    http://www.acasadossonhos-fbk.com

  37. Lucia
    17.janeiro.2018

    Oi Bruna, vi o seu blog agora. Achei muito interessante porque também estava com o mesmo problema. Comprei um apto antigo e achei que poderia fazer uma cozinha americana. O engenheiro (meu amigo) que verificou a planta disse que não poderia devido as colunas. Enfim só poderia ser um passa prato, fiquei decepcionada e meu marido não queria fazer. Meu engenheiro amigo vendo a nossa decepção nos animou dizendo que ficaria bom um passa prato, então resolvemos fazer (medidas 0,80 x 1,20).
    Não ficou como eu queria, mas resolvi pesquisar fotos de passa prato e agora estou bem animada. As fotos que tenho visto são bem legais, então tenho certeza que vou escolher um modelo e meu passo prato ficará lindo.
    Como somente agora vi seu blog, gostaria de saber se você fez o seu passa prato e manda foto pra eu ver.

    Bjs!!!

    Lúcia

    • 18.janeiro.2018

      Oi Lucia, fiz sim… tem fotos no instagram @comprandomeuape_oficial
      bjs

  38. Stella
    18.maio.2018

    Oi. Estou com o mesmo dilema. Vc fez o passa pratos? Queria saber se mesmo pequeno vale a pena. Obrigada.