10  05
2013
apartamento decorado | Apartamento na planta | apartamento novo | Burocracia | Decoração | dicas | financiamento

Dicas para escolher um apartamento na planta certo pra você!

Quando fui comprar o meu apartamento eu não tinha nenhuma experiência sobre plantas, distribuição de cada cômodo, tamanho etc. A cada empreendimento que eu visitava surgiam novas dúvidas de qual se encaixaria melhor em meu perfil?

Quem acompanha o blog sabe que eu vou morar lá com o meu noivo e não temos filhos. Então se pararmos pra pensar, um apartamento de 2 dormitórios já seria o ideal para um casal.

E realmente era esse o nosso foco, achar um apê exatamente assim, mas acabamos comprando o de 3 dormitórios (sendo um com suíte) pois além do preço estar muito bom em relação a outros visitados, era a última unidade disponível do empreendimento que gostamos muito, então realmente foi um achado!

Mas hoje, quase 3 anos depois da compra, posso dizer que ganhei uma boa experiência em analisar plantas então quero dividir algumas dicas aqui para vocês!

1. O que importa é a metragem e a distribuição dos cômodos e não a quantidade de quartos!
Pois é, isso mesmo! Para quem lê os posts que escrevo, viu que pedi para a construtora eliminar as paredes do quarto 3. De nada adianta ter 3 quartos se ele diminui áreas importantes do apartamento. Foi o nosso caso, ele era tão pequeno que só caberia uma cama bem estreita de solteiro e no máximo um mini-armário, e ainda por cima deixava a sala de estar sem opções de mudar sofá e tv de lugar. O jeito foi abrir mão dele e ter um living um pouco maior.

2. Saber quantas pessoas irão morar lá!
Parece óbvio, mas quando eu falo isso, não quero apenas dizer as pessoas que já fazem parte da família, mas analisar a possibilidade de ter um filho ou mais por exemplo.
Pense que um apartamento na planta demora em média 2 a 3 anos para ficar pronto, neste meio tempo muita coisa pode mudar nas nossas vidas!
No nosso caso, realmente será um problema ter um filho neste apê, pois no quarto de casal pelo que tudo indica caberá somente a cama, o quarto 2 será o local dos armários para as roupas, sapatos, roupas de cama, mesa e banho, acessórios etc e ainda será dividido com um home-office. E o quarto 3 não existe mais, ou seja, se tivermos um filho vamos ter que mudar todo o layout do apê ou então procurar um apê maior!

3. Procure plantas onde os quartos sejam virados para o lado onde bate Sol.
Isso evita alergias e umidade. O nosso não tinha jeito já que a planta é “quadrada”, então tem quartos para um lado que não pega Sol, mas pelo menos o de casal bate o Sol da tarde.

4. Verifique o tamanho de aberturas internas e quantidade de divisórias (paredes).
Isso influencia muito na disposição dos móveis, mas é uma questão de gosto, tem gente que prefere um espaço parecido com loft e tem gente que prefere tudo bem segmentado.

5. Não acredite em tudo que existe no modelo decorado!
Muita coisa parece ser o que não é. Podem ver que a maioria dos apartamentos decorados não mostram o tamanho real de tudo. No meu por exemplo, eu nem reparei no dia que fui visitar, mas como tirei fotos eu acabei percebendo que simplesmente não existia uma porta sequer de demonstração, só haviam os batentes, por isso os armários eram maiores, a bancada da pia do banheiro também, entre outras coisas!

6. Olhe os tamanhos dos cômodos através da medida da planta e não se baseando no modelo decorado.
Uma dica é levar uma trena e medir tudo, ou pelo menos fazer isso na sua casa atual para ter uma noção de como serão as medidas de cada cômodo do novo apartamento. Olhe principalmente o banheiro, pois geralmente são os locais onde eles mais economizam metragem, aí já pensou na hora de tomar seu banho você batendo o cotovelo toda hora? rs

7. Fique de olho na parte hidráulica!
Pergunte e dê uma analisada onde passarão os encanamentos do prédio. Quem já viu a minha decepção aqui no blog sabe! Eu queria fazer uma cozinha americana, mas nem reparei no dia que comprei que a pia é virada para a parede da sala de jantar, então toda a hidráulica passa ali, ou seja, não posso quebrar a parede. O máximo que a construtora ofereceu foi fazer o passa-pratos e eu aceitei. Mas quando me entregarem vou tentar ver a possibilidade de quebrar um pouquinho mais e fazer uma ilha talvez. Então olhem tudo direitinho na planta e questione tudo antes de fechar o contrato! ;)

E para ajudar ainda mais a esclarecer sobre finanças pessoaisinvestimentos e compra de imóveis, criei uma comunidade que se chama #RumoAoMeuApê. Lá eu envio conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail, totalmente focados em te ajudar na conquista dos seus maiores sonhos. Para fazer parte basta se cadastrar clicando aqui!

Espero que essas dicas e a minha experiência ajudem vocês! ;)

Beijos

18 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Quando eu comprei o meu, a primeira coisa que pensei foi na posição melhor para pegar algum horário de sol, hehehe :)
    Boas dicas, Bruna!

    Beijos

    Amanda

    http://casamentofestaeapartamento.com/

    • 10.maio.2013

      Obrigada Amanda!
      Como eu era marinheira de primeira viagem e estava ansiosa pra comprar logo, acabei nem vendo isso! Ainda bem que vc foi mais atenta do que eu! Mas é vivendo e aprendendo né rs agora eu passo minha experiência pra frente pra que ninguém cometa os mesmos erros heheheh
      Beijos

    • Anonymous
      26.julho.2013

      Bruna, boa tarde. Acabei de conhecer o seu blog e estou adorando suas dicas. O seu apartamento é de quantos m2?? Cheguei a comprar um e ia fazer exatamente o que vc fez, tirar um dos 3 quartos e ampliar a sala, mas acabei trocando. Isso que vc fez foi ótimo mesmo.
      Paula

  2. Anonymous
    10.maio.2013

    Tem razão Bruna, nem tudo que está no modelo decorado é viável.

    No meu caso, a cozinha tinha uma coifa de parede maravilhosa, mas que é impossível de ser instalada no apê real.
    Tudo por causa de uma sanca de gesso gigantesca, por onde passa todo o encanamento, que impede a passagem da tubulação da coifa :(
    E a bendita sanca ainda vai tomar espaço dos armários embutidos.

    Só deu pra perceber a “surpresa” quando fiz a vistoria.

    Espero que na sua não tenha nenhuma dessas!

    Beijos,

    Daniela
    dani_redhaired@hotmail.com

    • 10.maio.2013

      Ai Dani, as famosas sancas de gesso que não existem no decorado… ai ai ai… quero nem ver!
      Beijossss
      Obrigada!

  3. 11.maio.2013

    Amei as dicas….são super válidas….nunca tinha analisado desse jeito. Bjão
    http://www.thatimaforte.com

  4. 11.maio.2013

    Pois é esse …
    O problema é a empolgação na hora da compra, o melhor preço de BH….
    Não tivemos duvida, localização…terá shopping…2 quartos …varanda….tudo isso empolgou e depois de assinar tudo é que realmente fomos analisar o tamanho de tudo…aff =[
    E como vc disse no decorado não tinha portas…..O banheiro box em L…para começar…outra, o banheiro é no final do pequeno corredor, e se a porta estiver aberta da de cara com o vaso… e o lavatório micro num cantinho, penso em inverter a posição do vaso e o lavatório …não sei tem como …mas tentarei…

    Fazer o que né….nem tudo é a mil maravilhas ….

  5. Oi Bruna, tudo bem?
    Ai ai, ia comentar lá no outro post que eu odeio passa pratos srrsrs, mas agora entendo o seu real motivo. Mas que engenheiro/ arquitetos burros esses hein… quase todo apê agora em cozinha americana, é pequena é verdade, mas acaba dando para vc fazer uma decoração maneira com balcão de madeira, cadeiras bacanas, sei lá… agora colocar TODA a hidráulica nessa parede foi sacanagem. Mas essas construções de alvenaria estrutural acaba que nem dá para quebrar paredes, de repente vc nem ia poder quebrar para fazer a cozinha americana.
    Uma coisa que eu acho mega super importante é o horário que bate o sol. Fiz questão de ver o que bate sol apenas pela manhã. Já pensou chegar em casa do trabalho e entrar numa estufa? kkkkkk
    bjs

    • 13.maio.2013

      Então Rê, mas o meu não é tudo estrutural não!
      Tô achando que vou poder fazer a ilha pelo menos!
      Bjsss

  6. 13.maio.2013

    Essas dicas valem ouro… principalmente porque hoje em dia a maioria dos apês são feitos com alvenaria estrutural e esse tipo de construção não permite remover paredes ou fazer ajustes… é tudo muito restrito.
    Eu tb ia comprar um apê de dois dormitórios e acabei comprando um de três… rs… mas mantive o “mini-quarto” para transformá-lo num escritório…
    Beijinhos…

    • 13.maio.2013

      Obrigada Fran!
      Uma ideia legal tbm a sua de transformá-lo em escritorio, mas é que eu sou acostumada a morar em casa, então fico tentando deixar o apê mais amplo kkkkkk
      Beijo

  7. Anonymous
    13.maio.2013

    Também comprei na planta. Meu marido tava mega atento na posicao solar, conforto térmico e barulho. Eu já me preucupei mais com a localizacao, proximidade dos nossos trabalhos (meu marido vai ir trabalhar de bicicleta!), transporte público e o bairro em si. Tô tao feliz, acho que conseguimos uma apartamento que cabe certinho no nosso estilo de vida e no nosso bolso.

    Fizemos três pequenas modificacoes na planta (empurrar 2 paredes e colocar uma espera pra porta no corredor porque já pensamos em colocar um porta lá pra nos dar privacidades quando os futuros filhos estiverem mais crescidos).
    Agora a construtora já nos pediu o planejamento da cozinha pra colocar o encanamento e as tomadas nos lugares certinhos. Ainda temos que distribuir certinho as tomadas e pra isso já temos que pensar mais ou menos no que vai aonde. Meu prédio tem 33 apartamentos e pelo menos 20 plantas diferentes, entao cada apartamento é basicamente único, dá pra personalizar tudinho :)
    Bjs,
    Elisa

    • 13.maio.2013

      Nossa Elisa que demais!
      O meu nem tenho essa opção não rs nem pediram o projeto da cozinha!
      Bjs

  8. 23.setembro.2013

    Olá Bruna
    Já faz um tempinho que tenho seguido seu blog, só uma coisa, com relação as portas que não existe no decorado, tem um motivo, e acho bem justo.
    Durante a fase que o decorado fica montado inúmeras pessoas visitam, imagina você entra no banheiro minusculo e fecha a porta, uma outra pessoa vem e abre a porta com tudo em cima de vc, isso não é só no banheiro, como nos dormitórios e outros cômodos tbm. Pode acontecer um pequeno acidente, tanto com adultos como com crianças.
    Bjss
    Roberta

  9. Patrícia
    24.agosto.2016

    Bom dia, Bruna….

    Amo tudo que você publica, tudo muito lindo…
    Seu apartamento é muito lindo….

    Você está me ajudando muito com seus vídeos, pois eu e meu noivo tbm estávamos comprando um apartamento de 46,5m2, ainda está em obras mais fazer o que né, tem que esperar….

    Bjusssss

  10. Patrícia Cardoso
    25.agosto.2016

    Bom dia, Bruna.

    Tudo Bem?

    Gostei muito do seu closet, será que você pode me dizer qual foi as medidas até mesmo do seu quarto.

    Porque eu adorei e estava pensando em fazer no meu apartamento, mas acho que meu quarto vai ficar muito pequeno kkk.

    Obs: Tentei ver as medidas na planta do seu apartamento, mas as medidas não da para ver direito..

    Bjusssssssss..