27  06
2013
Decoração | gesso | iluminação | iluminação embutida | Reforma | spots | teto | trilho eletrificado

Iluminação com spots em trilho eletrificado

A iluminação no ambiente ajuda a criar cenários lindos e diferentes, valoriza objetos e os móveis.
Já falei sobre gesso e sobre embutir a iluminação nele em dois posts (aqui e aqui), mas confesso que fiquei tentada a mudar de ideia e não fazer mais gesso rebaixado depois que conheci os spots em trilho.

No dia da vistoria acabei esquecendo de medir o pé direito para saber se seria possível rebaixar o teto, mas pelo que me lembro não era muito alto não, então estou com medo de rebaixar e deixar o ambiente menor do que já é!

Uma ótima solução seria realmente o uso do trilho eletrificado, já ouviram falar?

Ele deixa com um resultado bonito e versátil, além de combinar com vários estilos diferentes de decoração. Você pode deixar o ambiente moderno e descontraído ou pode deixá-lo mais elegante com peças mais clássicas e ambos combinam com ele. O legal do trilho é que ele direciona os spots então deixa o lugar com cara de galeria de arte. :)

Olhem só que lindas essas inspirações!

O trilho é uma barra eletrificada onde plugamos spots direcionáveis que levam a luz até os pontos necessários, ou seja, o trilho não é a luminária completa pois você pode comprar o trilho de uma marca X e os spots de uma marca Y, basta que o adaptador encaixe em ambos.

Dica: Procure spots que tenham a base removível e pesquise em várias lojas, pois é bem provável que a loja onde você for comprar o trilho, queira te empurrar os spots alegando que só servem o deles.

Como vocês viram nas imagens existem N tipos de modelos e tamanhos para todos os gostos e cá entre nós, é muito mais fácil e prático de instalar e não tem toda aquela sujeira do rebaixamento de gesso!

Gostaram da dica?

Um beijo pessoal e obrigada por comentarem sempre aqui no blog. Vocês não sabem como fico feliz quando leio os comentários! ;)

Veja mais:
Planos para o apê: gesso
Ideias de decoração com gesso

❤ Quem quiser acompanhar as outras atualizações é só seguir: Facebook | Instagram | Twitter | Pinterest

44 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Anonymous
    27.junho.2013

    adorei a ideia…

  2. 27.junho.2013

    Tá ai uma coisa que eu não acho bonito.. é bem útil mas acho que fica feio e bagunçado.. é questão de gosto mesmo.
    Os patrões da minha mãe Colocaram aqui na casa em alguns pontos e nao gostei ¬¬ (A CHATA) AUshUAShUA

    • 27.junho.2013

      Sério que você não gosta Ca? rs
      Eu achei bem moderno, mas cada um tem um gosto mesmo!
      Bjão

      • mir
        02.maio.2015

        eu já acho super lindo, na real, acho super moderno dá um toque mt legal, mt melhor do que o gesso rebaixado ( acho que nao é legal p casa de jovens) rs

    • 27.junho.2013

      Também não gostei não…esse trilho preto é feio demais! Concordo com a Camila, parece que fica bagunçado..rsrsrs… já enxerguei uma teia de aranha ali…kkkk… mas tudo é questão de gosto né =P

  3. Suelen Brito
    27.junho.2013

    Adorei os spots de trilho preto!
    Ótima ideia mesmo, não conhecia ainda! Evita toda aquela baderna que o gesso faz..

  4. Anonymous
    27.junho.2013

    Olá Bruna!

    Acompanho o seu blog faz um tempinho!
    Super bom!!
    Parabéns!!!

    Achei interessante essa idéia!

    Não coloquei gesso no meu apê também!
    Mas agora estou com um problema!
    O buraco do furo da luz não é em cima de onde ficará a mesa de janta. E não gosto daqueles fios que têm um ganchinho que pendura no teto e vai até o lustre (não sei o nome disso!).
    Daí , vi em um blog que a menina disse que colocou uma placa de MDF branca grudada no teto que combinava com o teto e com os móveis para tampar o buraco e centralizar o lustre… Entendeu como é?
    Vc já viu alguém fazer isso?
    Será que fica bom?
    Obrigada!!
    Beijos!
    Marley – marleylicinio@gmail.com

  5. 27.junho.2013

    Nossa prima ontem recebi um jornal da Leroy Merlin e vi justamente isso, achei o máximo, pois meu apto tem o pé direito baixo e não compensa rebaixar o teto e como a minha sala ficou um pouco escura, porque eu coloquei um paflon, estou pesando em fazer um troca por um desses spots eletrificados. Adorei a matéria com as dicas. Bjos

    • 27.junho.2013

      Obrigada Patty!
      Eu achei o máximo, tô pensando seriamente em mudar de gesso pra ele, além de ser mais em conta fica lindo!
      Bjuss

  6. 27.junho.2013

    Eu gostei dessa ideia, deixa o ambiente bem moderno.
    Beijossss

  7. 27.junho.2013

    Gostei muito, principalmente dos que são menores e cromados. Minha casa virá inteira com o forro de PVC, então será uma ótima saída para a iluminação da sala de estar. Valeu pela dica Bruna!

  8. 27.junho.2013

    Oi Bruna, eu já desisti do gesso, o pé direito é baixo e não quero ter a impressão de estar numa casa compacta. Já venho namorando a ideia do trilho eletrificado há um tempinho, é uma solução para a minha casinha dos 7 anões.

    Beijinhos

    Amei o post

    Fran
    ninhodocavoedaflor

    • 27.junho.2013

      Com certeza é sim Fran, eu tbm estou pensando seriamente em ficar com ele!
      Bjusss e obrigada! <3

  9. 27.junho.2013

    Oi Bruna adorei a postagem, minha cozinha tem o pé direito até bem alto e fiz sanca na sala de jantar e estar, que são todos integrados. A iluminação da cozinha ficou muito fraca e até durante o dia tenho que deixar a luz acessa, pensei em fazer o rebaixamento mas fico pensando na bagunça que isso causará. Gostei da idéia do trilho.
    bjos e fique com Deus,
    Marlene

  10. 27.junho.2013

    Uma pena que só descobri os spots em trilho depois que fiz o gesso. Eles são tão mais versáteis e modernos! Fica pra minha próxima casa.

    Beijo Bru!

    Prig
    http://www.donaprig.com

  11. 27.junho.2013

    São bem legais e modernos Bru, mas eu ainda prefiro os spots embutidos !
    http://anageneroso.blogspot.com.br/

    • 02.julho.2013

      Ah eu tbm, mas quando o teto não tem altura suficiente para rebaixar e embutir spots, essa é uma ótima solução Ana!
      Bjs

  12. Anonymous
    28.junho.2013

    Aqui na Alemanha se usa bastante. Acho excelente pra ambientes compridos como cozinha e corredor. Minha sogra tem um bem divertido e delicado na cozinha dela cujos spots sao avioes estilizados.
    Nós tb temos o pé direito baixo e nosso lustre da sala é em inox e bem grande, mas fica juntinho ao teto. Sao várias lampadas de diodo que ficam presas em hastes tipo galhos.

    Bjs,

    Elisa

  13. 30.junho.2013

    Acho muito prático esse sistema de trilhos. O lustre da 5ª imagem temos aqui em casa, mas com apenas duas lâmpadas. Acho o trilho mais bacana principalmente se vc puder movimentar os spots pelo trilo valorizando ora uma coisa, ora outra!! Belíssima seleção!!

    Beijos e ótimo findi!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

  14. 01.julho.2013

    Bruna amo seu blog, as vezes perco horas vendo, aí me lembro…volte ao trabalho!!!! Amei essa ideia, já tinha visto a um tempo! Achei um luxo só!! Quando comprei minha casa coloquei na cozinha, só teve um problema a luz não é branca, esquenta muito. Resolvi problema coloquei no meu closet e compre outra luminária para cozinha, no closet é mais frio e um pouco úmido, por ficar próximo ao banheiro…hauhauha…ficou um máximo.

    • 02.julho.2013

      Hahahahah ai que bom Livy, obrigada! Fiquei feliz! rs
      Mas acho que isso é devido às luzes escolhidas e não ao trilho em si.
      Bjs e obrigada!

  15. 13.julho.2013

    Eu estava com uma ideia e como eu vi que você responde os comentários irei compartilhar com você, eu queria colocar um trilho de 2 metros no meu quarto, bem no centro, com 7 lampadas, sendo elas 4 fluorescentes de 25w e 3 escandescentes de 100w.
    Eu usaria dois interruptores 1 para cada par de fluorescente e as incandescentes serial controladas por dimmer.

    Será que tal ideia é viável?

  16. Anonymous
    28.setembro.2013

    Também fiquei encantada qdo descobri o trilho eletrificado e estou super inclinada a aderir a esta idéia pq o pé direito do meu apt eh baixo. E bem escolhido, o trilho dá um toque especial. Afinal de contas, iluminação eh tudo!! Mto boa esta matéria.
    bjs Fabiana

  17. […] que pensei também é esquecer o gesso pra lá e usar o trilho eletrificado como já mostrei neste post aqui. O que vocês […]

  18. Soraia Brandao
    13.janeiro.2014

    Olá Bruna, instalamos 2 trilhos de 2 metros cada com 3 spots para cada trilho, mas plugar os spots embora pareça trivial, não é! Estamos encontrando muitas dificuldades para fazer o contato elétrico entre o spot e o trilho. Resultado ainda não conseguímos fazer as lâmpadas acenderem!

    Como estamos fazendo sem ajuda de um profissional, estamos tendo dificuldades. Deve ter algum truque o encaixe do spot no trilho, mas não entramos nada na que mostre com é feito este encaixe.

    Alguma dica ?

    Bjs Soraia

  19. 09.julho.2014

    Eu curto muito essa ideia! Eu tive em um apartamento que morei nos EUA. Estou louco pra colocar no meu quarto aqui no Brasil, mas não acho com facilidade e quando acho custa tão caro que eu passo mal! :) E essas fotos ilustrando seu post são maravilhosas. Adorei os trabalhos feito em casa uma delas. :)

    http://www.pinterest.com/gfmotta91br/pins/ & http://designartforlife.tumblr.com

  20. Wellington
    24.outubro.2014

    Adorei a idéia, mas vc tem alguma dica de lugar para comprar. ?

  21. Edinho
    02.janeiro.2015

    Muito bacana parabéns, pode me indicar alguma loja ou site?
    Obrigado!

    • mir
      02.maio.2015

      Leroy Merlin, ou lojas especializadas em lustres, luminárias em geral !!!

  22. Djenie Sehnem
    01.dezembro.2015

    Olá! eu gosto muito desse ideia, e estou pensando em fazer no meu apartamento! Mas tenho uma duvida, quando a iluminação, so ele ilumina o suficiente?

  23. elisabeth maria polizelli
    15.agosto.2016

    Gostaria de saber aonde posso comprar estes lustres de trilho? Obrigada

  24. Marlene Campos
    26.agosto.2016

    Adorei a dica. Tenho molduras de gesso na minha sala e estava pensando seriamente em tirá-las, fazer o rebaixamento só para colocar a iluminação.
    Depois dessa dica, acho que o trilho vai dar exatamente o efeito que eu quero.

  25. Ivy
    24.novembro.2016

    Bruna, amo trilhos. Essa pegada mais industrial.. Mas estou dúvida sobre o tamanho… Tenho uma cozinha com 3,31 x 1,85. Qual o tamanho do trilho devo usar? Beijos

  26. Eduardo Alves da Silva
    14.março.2017

    Ola bom dia Bruna ,sou eletricista e gostaria de saber se tem uma medida ideal para a instalação do trilho com spots nos ambientes, tipo quarto,sala, cozinha etc…
    Grato.

    Eduardo.

  27. Beibe Ene
    30.julho.2018

    Olá, bom dia Bruna!!
    Ontem assistindo Domingo Legal, no quadro Construindo um sonho, eu vi a iluminação da cozinha toda no trilho e me interessei bastante, hoje estou pesquisando e me deparei com o seu blog. Parabéns pelo blog!!
    Bom, a minha casa é toda no forro pvc e não encontrei nada que falasse se era possível a fixação dos trilhos nesse tipo de material. Você teria essa informação?
    Desde já muito obrigada!