11  04
2013
Apartamento na planta | apartamento pequeno | Decoração | gesso | planos para o apê | Reforma

Planos para o apê! #1 (Gesso)

Há um ano atrás eu fiz um post aqui no blog com os planos e sonhos para o apê. Mas como muitos itens da lista mudaram, acabei comprando até outro tipo de piso, então está na hora de atualizar essa lista, não acham?

Vou ter que dividir em uma série de posts pra não ficar extenso demais e assim posso me aprofundar em cada item isoladamente. Já falei aqui no blog que era para eu estar com as chaves do apê em mãos, mas a construtora atrasou e tudo indica que isso aconteça somente em setembro deste ano. Mas como sou muito ansiosa, já comprei o piso vinílico para a sala, corredor e quartos e hoje ele está guardado no estoque da loja por enquanto. Fiz dois posts sobre o piso vinílico, se você não viu, tem aqui e aqui.
Agora que o piso já está escolhido, vamos para o próximo passo?
O gesso no teto!
Sim, o gesso, pois como ele faz uma bagunça e um pó lascado, então tem que vir antes do piso ser instalado, da parede ser pintada, dos móveis serem montados e por aí vai!
Já falei dele aqui no blog também, mas foi um post geral sobre tendências, modelos de sancas e rebaixamento de gesso, se você não viu clique aqui. Mas agora estou buscando inspirações para escolher o meu!
O que tenho focado são nas linhas retas, rebaixo simples e luzes embutidas. Aquelas sancas com desenhos, curvas e tudo mais eu não curto muito, elas não são mais tão elegantes como eram há alguns anos atrás. A tendência hoje é a simplicidade, sem o exagero nos desenhos ou detalhes rebuscados,
mas se alguém tiver uma inspiração muito linda de sancas desenhadas e quiser tentar mudar a minha opinião, fique a vontade! ;)
O que eu sei é que quero usar tabica pois acho lindo e moderno! Pra quem não sabe o que é tabica, é este espaço de geralmente 2 cm entre a parede e o forro de gesso. Esse tipo de rebaixo no teto ajuda a valorizar a iluminação, seja com luzes embutidas ou luminárias suspensas. Mas depois volto aqui pra falar mais de iluminação. ;) A tabica pode ser usada em todos os ambientes: quartos, salas, banheiros, cozinhas etc.
Separei algumas inspirações que eu tinha aqui guardadas pra mostrar aqui no blog!
Queria muito a opinião de vocês pois gosto de todas que vou colocar abaixo, mas preciso tomar uma decisão final até setembro!

Há quem diga que embutir a cortina atrás do gesso já esteja fora de moda, mas eu sinceramente amo e acho lindo, e penso seriamente em fazer assim. Alguém que tem em casa pode me dizer se é prático ou se dificulta na hora de colocar e tirar a cortina?

Se for pra fazer algum tipo de sanca, então eu faria assim com linhas retas para embutir a iluminação. Mas nada de curvas cheias de rococós rs!
Por mais que eu pense em fazer só o rebaixo simples, fiquei apaixonada por essa sanca sobre a cama. Nossa que luxoooo! Essa sim eu faria! :D
Agora é escolher os modelos para cada ambiente do apê e esperar pelas chaves pra colocar as ideias em prática. Enquanto isso o negócio é economizar pra poder ter o gesso dos sonhos no apê! :D
Vocês me ajudam a escolher? E tem mais dicas sobre o assunto? :)
Bjs
70 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Uauuuuuuuuuuuuu … me encheu de idéias novas.

    • 11.abril.2013

      Oba, que bom Eryka ;)
      Bjs

    • 25.maio.2013

      Oi bruna, amei os seus comentários e dicas a respeito do gesso,estou fazendo atualmente um curso de Design e é sempre importante está por dentro das novidades e tendencias. A respeito da cortina não dá trabalho em remover na hora de trocar mesmo porque existe uma distância que dá pra colocar a mão e fazer a troca da cortina,ok? obs:Vc deveria fazer um curso de design de Interiores tenho certeza que vc vai amar é ótimo.bjus.

    • 25.maio.2013

      Oi bruna, amei os seus comentários e dicas a respeito do gesso,estou fazendo atualmente um curso de Design e é sempre importante está por dentro das novidades e tendencias. A respeito da cortina não dá trabalho em remover na hora de trocar mesmo porque existe uma distância que dá pra colocar a mão e fazer a troca da cortina,ok? obs:Vc deveria fazer um curso de design de Interiores tenho certeza que vc vai amar é ótimo.bjus.

    • 25.maio.2013

      Olá bruna,muito bom os seus comentários sobre gesso, amei e a respeito
      da cortina não tem dificuldade alguma na hora da troca, pois tem que deixar um espaçamento de mais ou menos 20 cm para a mão poder entrar e fazer a retirada da cortina,ok? estou fazendo o curso de Design de Interiores e é maravilhoso te recomendo já que vc é apaixonada por decoração, sem falar que ficamos sempre por dentro das tendências de hoje. bjus e tudo de bom.

  2. 11.abril.2013

    Bruna dependendo do tamanho do cômodo a tabica é quase que obrigatória, já que é necessária para dilatação. E como o gesso dilata, em minha casa quando a temperatura cai, é um estalo só. Minha casa tem 12 anos de construída e na época coloquei zanca no meu quarto, ficou bonito, deu uma certa profundidade ao teto, quando tirar foto mando pra vc.

    Bjos

    Gláucia
    http://www.repletodevida.blogspot.com

  3. Carla ermacora
    11.abril.2013

    bruna do céu não tinha pensado até agora nesse papo de gesso acredita? nunca nem passou pela minha cabeça que teria que fazer isso… alias nem o piso :O

  4. 11.abril.2013

    http://casadaidea.com.br/curso-de-decoracao-online/como-usar-lampadas-dicroicas/

    Acho interessante ler para não correr riscos!!!! É bem legal!

  5. 11.abril.2013

    O que é isso Bruninhaaa!?!?! Amei as idéias principalmente pq só iria rebaixar a sala, cozinha, corredor e os banheiros, mas depois disso vou incluir meu quarto no orçamento…rs
    Obrigada pelas dicas! Bjux

    • 11.abril.2013

      Eu tbm pensava assim, mas se sobrar $$$ irei fazer nos quartos também, fica um luxooo e fora que dá pra fazer um projetinho bem bacana de iluminação também né ;)
      bjuss

  6. 11.abril.2013

    Bom dia Bruna tudo bem?
    Tambem gosto de gesso reto e iluminação simples.
    No meu apto por conta de uma sanca que passa no apto todo (é o encanamento assa no meio da minha sala rsrs), tivemos que adaptar o gesso, eu não poderia quebrar essa sanca para não perder a garantia do imovel, resolvemos o problema em muitos lugares com o tabicado, não sei como faço para te mandar fotos…
    Li tambem seu post sobre o piso vinilico, muitas pessoas que conheço colocou e esta gostando muito, eu fiz um painel de parede na sala com o piso vinilico e adorei, me economizou espaço,e ficou diferente,gostei rsrs.

  7. 11.abril.2013

    Muito bom o post… Bru, tenho uma dúvida, qual a ordem que você daria para a instalação de piso, gesso e pintura do apê? Tenho muita dúvida quanto a isso… Ah, e coloca sim o cortineiro embutido no gesso, minha amiga fez o mesmo e não dá trabalho nenhum pra retirar e colocar de novo. Beijos :**

    • 11.abril.2013

      Glayce, primeiro de tudo é o gesso, pq até o pozinho dele pode grudar na pintura, fora que geralmente os “profissionais” do gesso fazem a maior bagunça, eu vi na casa dos meus pais a situação! Então faça primeiro o gesso, depois vc vai atrás dos demais! :)
      O certo seria pintar antes de colocar o piso laminado ou vinílico, mas já me alertaram que na hr deles instalarem, geralmente eles sujam a pintura, não tomam cuidado, sabe? Então prefiro depois forrar bem o local do piso e pintar por último, antes de receber os móveis!
      Bjuuss

  8. 11.abril.2013

    Oi Bruna td bem?!
    Adorei suas dicas. Eu acabei de fazer o gesso no meu ape. Fiz sanca fechada na sala sem cortineiro, pq acho que fica muito estreito pra tirar a persiana, mas acho lindo! Rebaixei o teto do corredor e do hall de entrada e fiz iluminação com spots, somente na area do sofa e do rack. No banheiro social a construtora entregou com teto de gesso, o que me facilitou na hora de colocar os spots sobre o espelho. Queria muito ter feito algo no meu quarto, mas fugia muito do orçamento então só fiz moldura. Assim que tiver fotos te mando ok?!
    Beijos e adoro seu blog.
    Andreza

  9. 11.abril.2013

    OI, sigo teu blog a pouco tempo. Te achei através do blog da Fran, do Morando Sozinha.
    Tive muito stress com gesso…. Meu Deus! na real não com o gesso em si…mas com os péssimos prestadores desse serviço.
    Por isso, antes de qualquer idéia, minha dica é, se assim me permitir, peça muitas referências da pessoa que vai trabalhar no teu apartamento.
    No meu eles fizeram a festa, pois como trabalho o dia inteiro, deixei a chave com ele. Além de sujeira, era tocos de cigarro, cheiro de cigarro, eles tomaram banho e se secaram com minha toalha de rosto, acredita?? Coloquei fora, claro e sem contar que como usaram o chuveiro entupio o ralo devido ao gesso que escorreu pela água…
    Foram dias terríveis, pois além disso, sofria pressão do gesseiro para o pagamento, mas nada dele começar a obra.
    Não quero colocar água fria nas tuas idéias, só peço cuidado na escolha pra não passar o que passei com pessoas totalmente sem caráter e sem profissionalismo.
    Abraços
    Vanessa

    • 12.abril.2013

      Oi Van, obaaa seja bem-vinda por aqui então! :)
      Putz a maior parte das pessoas que me falam de gesseiro, diz a mesma coisa! Ai que medo!
      Espero que comigo seja diferente!
      bjuss

  10. 11.abril.2013

    Adorei aquele com o cortineiro e o recorte com iluminação sobre a cama! Um luxo!

  11. Anonymous
    11.abril.2013

    Oi Bruna, o meu apê sera só em jan 2015, mas já tinha visualizado na minha cabeça como seria o gesso.E SERÁ EXATAMENTE ASSIM. Não farei sanca nem recortes, mas um teto rebaixado com os pontos de luizes.Gosto da casa simples e bonita.Eu vizito muitos sites de decoração e o que mais vejo é dessa forma atualmente!
    Bjs mari

  12. Anonymous
    11.abril.2013

    Só tenho uma duvida, o meu apê já vem todo rebaixado.Isso é mt bom! Mas será que dá para fazer tabica com esse teto?Seria só fazer o contorno no gesso? :o
    Mari

    • 11.abril.2013

      essa tabica é um suporte que afasta a placa de gesso da parede, não é simplesmente recortar, mas deve dar pra fazer sim, consulte um gesseiro…

    • 11.abril.2013

      a Bruna, outra coisa, se precisar, te indico o gesseiro que está fazendo o serviço na minha casa…. rápido, limpo, sem lenga lenga…

      o que fez no 2º apartamento, esse ano cobrou muito caro… Mas teve uma coincidência… no dia que estava fazendo o orçamento na loja deles, a atendente começou a mostrar fotos de trabalho deles, e a primeira foto, era uma que tinha visto de manhã aqui no seu blog, de um quarto que o teto tem vários “dentes” como um pente… vc deve saber qual estou falando… dai disse que tinha visto aquela foto de manhã pela internet, e ela confirmou que foram eles que fizeram pra uma cliente…

    • 12.abril.2013

      Oi Mari e Ju!
      Realmente a tabica é um suporte, então tbm não sei se daria pra recortar o gesso, mas talvez dê pra fazer sim… só que corre o risco de quebrar né, já que o gesso é mais frágil. O bom mesmo seria consultar um profissional do gesso!

      AHH Ju, eu quero simmmm, tô precisando!!!!

      bjuuuss

    • 24.abril.2013

      Bom dia Meninas,

      estou em vias de pegar a chave do meu segundo apto e to precisando de indicação de gesso. vcs podem me indicar? grata Bruna

    • 24.abril.2013

      Meninas tudo bem?

      estou em fase pré-obra, cotando e está dificil achar gesseiro, vocês podem me indicar?

      grata
      Bruna

  13. 11.abril.2013

    Bru

    te mandei um @ no contato@comprandomeuape, depois da uma olhadinha, e se quiser, posso compartilhar as fotos pra vc ter ideias… bjus Ju

    • 12.abril.2013

      Oi Ju, já te respondi ;)
      Bjus obrigada!

    • Anonymous
      13.junho.2013

      Oi Ju,
      Vc pode me indicar o seu gesseiro mágico.
      É tanto fornecedor mal intencionado no mercado que estou com medo, e quando vejo alguém falando bem de algum, logo me interesso.
      Meu e-mail é priscilabamban@ig.com.br
      Obrigada.

    • Anonymous
      23.setembro.2013

      Bruna, parabéns pelo blog! Está me ajudando muito!

      Gostaria muito de receber o contato do gesseiro! :)
      alys.cobra@gmail.com

      Muito obrigada.

  14. 11.abril.2013

    Bruna, se você dependesse da minha opinião para escolher qual colocar, confesso que ia ficar sem resposta. HAHA adorei todos, são muito lindos e realmente dá trabalho escolher 1 só. Mas boa sorte, sei que você vai fazer uma ótima escolha pois você tem um gosto e uma delicadeza com as suas coisas. Sei que seu apê vai ficar lindo e vai servir de inspiração para muitas (:

    http://bonecasdeatitude.blogspot.com.br/

  15. 11.abril.2013

    Ola Bruna!!!! Já recebeu o seu apê???? já fez a reunião de implantação de condomínio?? a minha reunião esta marcada para o dia 18, poderia fazer um post sobre isso???
    Bjos

    • 12.abril.2013

      Oi Nay, ainda não :(
      Mas já rolou a primeira reunião de implantação para a galera da torre 1 no final do ano passado, como a minha é a torre 2 e atrasou, então pelo jeito só mais para o meio do ano que vai rolar!
      Bjuus

  16. 11.abril.2013

    Bruna, tudo bem?

    Comecei acompanhar seu blog na metade do ano passado que foi quando comprei meu ap, de lá pra cá acesso todos os dias, já li posts antigos, mas não consegui ver todos ainda e essa semana aconteceu de dois casais amigos meus perceberem e reclamarem da mesma situação, eu acabei lembrando de você, pois te acho super criativa e adoro suas ideias. (Caso você já tenha falado sobre isso, por gentileza me passe o link).
    Aconteceu que esses dois casais vieram reclamar que quando foram visitar o apartamento já havia pessoas morando em alguns e foi qndo eles observaram que quando as pessoas tomam banho dá pra ver na janela do banheiro (já que o chuveiro fica bem na janela) :/ não aparece a pessoa pq o vidro é todo jateado, porém dá pra saber hora que esta ensaboando a cabeça e tal. Inclusive dependendo da disposição da janela do banheiro do apartamento dá pra ver a cena do estacionamento mesmo.
    Achei super chato e invasivo, ai queria ideias que poderiam “solucionar” esse problema.
    Pensei no insufilm, mas quando a luz estiver acessa acaba aparecendo mesmo assim, ou não?

    Obrigada.
    Beijos
    Tássia

    • 12.abril.2013

      Oi Tah, é são muitos mesmo, já vai pra 3 anos de blog este ano heheheheh então conteúdo tem de monte por aqui rsrs
      Eu tentei imaginar a cena na minha cabeça e qdo comecei a ler ia te falar sobre colocar adesivo jateado, mas vc disse que já é jateado né?
      O insulfilm pode resolver sim, tem o tipo certo pra que mesmo com luz acesa não apareça, tem um lado certo de instalar, mas já pensou em uma persiana de plástico? Talvez resolva tbm!
      Bjuss

  17. 11.abril.2013

    Oii Bruna!!!
    ótimas ideias!!
    eu também acho lindo a cortina embutida!

    Bjo Bjo

  18. 11.abril.2013

    Uma inspiração mais linda do que a outra. Não acho fora de moda a cortina ‘escondida’ atrás do gesso, acho chique HAUHAUHEAHUHEHA

  19. 11.abril.2013

    Oi Bruna!

    Essas imagens são demais! Aquela do rebaixo de teto sobre a cabeceira ficaria legal no meu quarto…e essa última…é de arrasar!

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    • 12.abril.2013

      Oi Re, que saudades de vc por aqui!
      Eu amei essa que vc falou tbm, tomara que eu consiga fazer algo assim no meu rs
      Bjus

  20. 11.abril.2013

    Fica lindo demais com a iluminação!!!
    Esses rasgos de luz são demais…
    Espero sua visitinha!!
    Beijos!

    “Construindo Minha Casa Clean”

  21. 12.abril.2013

    Nossa você sempre da ótimas ideias :D
    Não achei fora de moda a cortina escondida atras do gesso. Achei moderno e exótico :)
    queria poder fazer isso aqui na minha casa, mas como estou com planos de mudança, não vale a pena investir.
    http://coisasdazuh.blogspot.com.br

  22. 12.abril.2013

    Bruna, eu fiz tabica no apto todo e não me arrependo o efeito de sombra é lindo, amplia o ambiente e valoriza a iluminação. Nossa acho que depois do piso, foi a melhor aquisição que fiz aqui pra casa, deixa o ambiente super moderno. Agora uma dica, essas sancas abertas pegam muita poeira, se vc não for alérgica tudo bem, na casa da minha mãe tem na sala e vivo espirrando qdo vou lá, não pode ficar aspirando sempre pq gesso é muito delicado, quebra fácil.
    Beijão

    • 12.abril.2013

      Ai eu vi Flavinha, achei lindo!
      É já ouvi falar mesmo se sancas abertas em relação à poeira, tanto que na época que fizemos na minha casa atual, estava super na moda a sanca aberta, mas optamos pela fechada por conta disso!
      Bjuss

  23. 12.abril.2013

    As tabicas estao lindas, mas confesso que uma sanca somente em cima da cama realmente,fica show , Bruna me diz uma coisa estou com uma duvida,.e como vc esta bem a par dos gessos, quem sabe pode me ajudar, sou ter duas salas em casa, mas entre uma e outra vai ter um dente ainda nao postei fotos no blog ainda, mas logo faco um post sobre ela, e gostaria de fazer alguma coisa com rebaixamento de gesso, mas como vai ficar meio separado os ambientes, posso fazer doois modelos diferentes ou ficar melhor igual do mesmo tipo? Me ajude ai se puder rs,,,adoro suas dicas, o piso tb foi uma otima escolha vom certeza,,,bjs bom dia….

    realizandosonhovirtual.blogspot.com/

    • 12.abril.2013

      Eu deixaria iguais os dois ambientes, ou então melhor: deixaria um ambiente só com a tabica, e na outra sala de tv por exemplo faria o recorte que vc quer, assim vc dá um destaque à ela. Bom foi só uma opinião, eu não sou mega entendida do assunto como uma arquiteta por exemplo rs, é só um gosto pessoal mesmo viu! ;)
      bjs

    • 13.abril.2013

      um probleminha que acho, é na altura do teto da minha sala que estou hj, que vai ser sala de jantar, ela é muito baixo, tipo altura de 2,40, e a nova pedi pra fazer com 2,80 pra ficar mais arejado,ai num da pra fazer a mesma altura porque como gosto de mais alto, mais gostei da ideia da tabica vou pensar a respeito, muito obrigada,pela atençao, bom fim de semana, bjs

  24. 12.abril.2013

    Noussa… adoreiiii Ameiii…
    assim mesmo que quero, tbm pensei em fazer sanca e tal, mais me apaixonei pelo tabicado, nao ia fazer nos quartos, mais depois de ver essas fotos me decidi em fazer sim,,, hehe
    brigadao..

    BJXXX

  25. 12.abril.2013

    ai, Bruna… eu não consigo decidir como quero o gesso… geralmente sou uma pessoa que decide fácil, mas dessa vez tá muito difícil!
    beijinhos…

  26. Anonymous
    12.abril.2013

    Oi Bruna,
    Lindas as sugestões, também adoraria colocar no apê inteiro.
    Mas depois que fiz a vistoria, que decepção!
    O pé direito ficou tão baixinho que se fizer o rebaixo do teto, vai parecer que moro num porão :-(
    Dizem os arquitetos que para a sala e a varanda ficarem confortáveis, o mínimo é de 2,50m – para cômodos como banheiro e cozinha, pode até ficar menor que isso.
    Por isso, melhor saber direitinho a medida do seu apê antes de contratar o gesseiro.
    Bjs,
    Dani

  27. 13.abril.2013

    Oi Bruna! Na verdade hj a tabica é quase q uma obrigação para quem vai colocar gesso, pois foi uma medida tomada por arquitetos para solucionar o problema da dilação do gesso e da trepidação da rua e outras interferências, então não é só modinha, é necessidade mesmo! Porém, como todas a opiniões tb acho lindo, então ponto positivo, pois uniram o útil, ao super agradável aos olhos! Amei toda as fotos e voto pelo rasgo acima da cama ficou lindo! Bjsss…ah! eu tenho cortineiro na sala e é tranquilo pra por e tirar a cortina! Pelo menos aqui..bjs

  28. Anonymous
    13.junho.2013

    Oi Bruna! nao li os comentarios anteriores e nao sei se alguem ja te disse mas a tabica nos banheiros, fica uma area bem umida e facil de criar mofo, e quase que impossivel de limpar, pois banheiro eh uma coisa bem facil de criar mofo, no apto que comprei vi que estava todo mofado e pedi para refazer o forro e nada de tabica. Fica a dica. Bjos

  29. 24.julho.2013

    Oi Bruna! Estou pesquisando tanto a respeito de decoração, que nem sei como cheguei ao seu blog… o fato é que eu amei! Meu ap ficará pronto em dezembro de 2013, e aúnica certeza que tenho é que quero tabica. Vc ja fez akgum orçamento? Sabe se fica mto caro? Obrigada. bjos

    Fabiana
    fabianabonna@hotmail.com

  30. Alys
    09.outubro.2013

    Oi, Bruna!

    Te enviei um email, mas não sei se recebeu. Por favor, me passe o tel do gesseiro que a Ju indicou.

    Obrigada.

    alys.cobra@gmail.com

  31. […] e ideias de modelos de gesso para teto?Tem dois posts bem legais que fiz aqui no blog já!• Planos do gesso para o meu apê• Ideias de decoração com […]

  32. Cleo
    25.fevereiro.2016

    Bru, não consigo achar no Blog a indicação do seu Gesseiro e o local onde comprou suas bancadas. Pode me ajudar?

  33. Elisania
    31.agosto.2017

    Ola!
    Meu apto está todo mobiliado, mas somente agora consegui tempo e $ para colocar o gesso. Mas estou com muito medo, pois todos falam que dá muitaaaa sujeira.
    Meu medo é estragar o papel de parede, móveis, etc ja que algumas coisas terei que tirar do lugar, mas como os móveis são sob medida, ficou complicado. Acho a zanca (emborrachada) sem graça, queria rebaixar o teto na sala, mas estou sem coragem apesar de querer muito, porque sei que irá valorizar o ambiente.