10  07
2013
apartamento decorado | Apartamento na planta | apartamento pequeno | construtora | Decoração | dicas | truques de decoração

Apartamento decorado: expectativa X realidade

Quem aí já visitou um modelo de apartamento decorado uma vez na vida pelo menos?
Então vocês irão se identificar com o post de hoje!
E quem ainda não visitou, não deixe de ler tudo para ficar atento às dicas antes de cair nas “armadilhas” do maravilhoso mundo dos decorados! :D

Infelizmente há quase 3 anos anos atrás quando comprei o meu, eu estava tão empolgada que fui uma das que caíram e só fui começar a reparar nos detalhes depois. Então quero dividir algumas opiniões que eu tenho em relação a este assunto.

É incrível mas de uns anos pra cá as construtoras conseguiram tornar os minúsculos imóveis tão atrativos que na hora que o comprador visita o modelo parece que é possível ter um apartamento de revista dentro daquele cubículo e nessa hora muitas vendas são concluídas!

Consegui ver isso nitidamente quando fui fazer a vistoria no meu. Fiquei pensando: onde eu vou conseguir colocar uma cama e transitar nesse quarto? E o guarda-roupa que tinha no decorado no quarto de casal? Nunca caberá aqui!

Então vamos aos truques de decoração que eles geralmente usam para driblar o problema da pouca metragem quadrada!

1. Reparem que a maioria dos modelos decorados pelas construtoras tem sempre aquele visual clean, sem muitas cores, sem muita informação e geralmente tem tons em bege e branco. Não que eu não goste, mas esses tons fazem o visitante não reparar muito nos detalhes, direciona o olhar para o todo, o que faz o ambiente parecer maior do que realmente é. Além disso, como são cores neutras então fica mais fácil de agradar a maioria das pessoas que passarem por lá.

2. O truque do labirinto: o maravilhoso mundo dos espelhos!
Geralmente tem espelho em tantos cômodos que na hora de visitar acabamos ficando até perdidos sem saber onde tem parede e onde não tem, não é mesmo? (Onde fica a saída mesmo?!)
Espelhos enormes ampliam mesmo o ambiente, mas na prática além de serem caros dá um trabalhão pra limpar!

Olhem só estes dois modelos abaixo com espelhos na cozinha. Fico imaginando isso no dia-a-dia, toda aquela gordura dos alimentos sujando o espelho todo!


3. Móveis que devem ter sido inspirados na história dos Sete Anões!
Pois é, eu deveria ter levado uma trena no dia que visitei o meu, pois tenho quase certeza que aquela cama de casal não tinha o tamanho padrão, assim como o sofá da sala também!
Então façam o teste e quando visitarem os apartamentos decorados, sentem nos sofás e meçam tudo que puderem!

Esse é o quarto do modelo decorado do meu apartamento!
Esse é o living do modelo decorado do meu apartamento!


4. As mesas e móveis geralmente são de vidro. Quando não são de vidro, são de madeira branca ou bem claras. E as cadeiras são geralmente de acrílico transparente para nem serem notadas na decoração!

4. Paredes pra quê? Podem reparar que a maioria dos decorados integram os ambientes e deixa quase tudo sem parede. Não que eu não goste, eu mesma optei por tirar um quarto para deixar a sala maior. Mas se você é do tipo que gosta de ambientes segmentados, esteja ciente que então não será amplo como o decorado que você viu!

Abaixo temos dois exemplos: o primeiro é um quarto integrado com a sala e o segundo é um banheiro integrado ao quarto. Fico pensando que o quarto viveria molhado ao usar esta banheira!

5. Lavanderia minúscula e linda! Cuidado: lembre-se que no modelo decorado não tem balde de roupa suja, não tem varal com roupas penduradas. Na prática é bem diferente!



6. 
Fique atento quando ver um terraço totalmente integrado com a sala, onde eles retiram aquela porta de correr que divide os dois ambientes e fecham a sacada com vidro. Fica lindo, é verdade! Mas isso não quer dizer que irão te entregar assim na hora das chaves pois quem define se pode integrar os dois ambientes é na hora da assembleia de condomínio. Então se decidirem que todos têm que ter a porta de correr, não tem jeito de alterar!

 

7. E por último um detalhe que eu só percebi muito tempo depois no modelo do meu apartamento decorado. Simplesmente não haviam portas no apartamento. É isso mesmo! A única porta que havia era a da entrada, dá pra acreditar? Os espertinhos deixaram apenas os batentes para que coubessem todos os móveis. Tá explicado porque agora eu vi que não cabe um guarda-roupa grande no quarto!

Essa foto abaixo é da entrada do apartamento. A única porta existente, mas se repararem na entrada da cozinha só haviam os batentes!

Bom estes são os truques que percebi, mas se alguém percebeu algum outro, deixe aqui nos comentários.

É sempre assim, quando assinamos o contrato temos uma expectativa, mas depois a realidade é bem diferente! #ficaadica

Um beijo!

Quem quiser acompanhar o blog nas redes sociais é só seguir: Twitter  Fanpage ❤ Instagram  Youtube

116 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 10.julho.2013

    Ai Bru, ótimo post! Realmente eles usam muitos truques para nos enganar, e os desatentos acabam caindo na deles mesmo!

    Já fui visitar um apartamento decorado que media 43 metros quadrados, super mini. E tudo cabia tão bem, era tudo tão lindo, mas fiquei pensando como seria com móveis mais acessíveis. E outra, para duas pessoas ok, mas mais que isso vivendo ali não rolava.

    Infelizmente só dá para perceber todos esses detalhes quando a pessoa entra no imóvel e começa a planejar a compra dos móveis.

    Beijoss

    • 10.julho.2013

      Obrigada Bru! :)
      Pois é, depois que começa a compra dos móveis que tudo complica mesmo! A não ser que tenha dinheiro sobrando pra mandar planejar tudo, mas se compramos um apartamento pequeno é porque já não temos como planejar tudo! :D
      Bjus

  2. 10.julho.2013

    Cara, que legal esse post. Eu realmente acho que os decorados nada tem a ver com a vida real, mas mais por conta de: Gordura de cozinha pela casa, tapete onde não pode…
    Do que essas coisas que você comentou. A solução pra esses casos acaba sendo as portas-camarão, no caso dos batentes sem porta. Já a metragem dos móveis chega a ser absurdo né? Onde você vai mandar fazer um sofá? afeee

    E quanto as banheiras não vou nem comentar, que já comentei em outro post seu. rs

    • 10.julho.2013

      Oi Pri, obrigada! Que bom que gostou!
      Então, as portas-camarão até resolvem uma parte dos problemas, mas elas não são muito funcionais, pelo menos eu não curto muito mas é o jeito!
      Haja criatividade né Pri! ;)
      Beijos

    • 12.julho.2013

      gente fiquei assustada com história das portas,que horror,imagina se a gente recebe o ap sem portas.

  3. 10.julho.2013

    A mesma coisa eu! Fui ver um apartamento, parecia lindo, um ótimo acabamento e tal, mas na hora de ver os móveis, só dava para por sob medida, e mesmo assim não cabia nada. Na cozinha vai ser super difícil de ajeitar os móveis, assim como a lavanderia!

    Olha, é complicado viu? hehehe
    Um beijo e parabéns pelo post, ameiii!

  4. 10.julho.2013

    Oi Bruna, olha adorei seu post, vc me fez sorrir sozinha aqui. Como a gente se ilude com esses modelos decorados né rs? Até lembro eu e meu noivo conversando ao sair do decorado “nossa 56m2 não é tão pequeno”, coitados, mal sabíamos rs. Eu também comecei a tomar alguns choques de realidade nos últimos tempos, 1º quando comecei a planejar meus móveis e depois em uma visita recente que fiz a obra do meu apto. Com relação a técnica de usar cores claras e espelhos, quero usar a meu favor, no meu projeto de móveis planejei vários ambientes com portas de espelhos, não sei como será a limpeza, mas como sou otimista estou esperançosa que vou encontrar um produtinho ótimo para essa limpeza, não sei se estou errada, mas acho que no final das contas espelho ainda é melhor pra manter tudo limpinho do que móveis porosos, principalmente os brancos que ficam amarelados com o tempo e paredes que inevitavelmente precisaram de manutenções periódicas, mesmo que com espaço de tempo longo. (se estiver errada me corrijam). Beijos.

    • 10.julho.2013

      Ana, colocar espelho nas portas pesa bastante o guarda-roupas. Fique atenta a isso quando mandar fazer. Sobre o produto de limpeza, se descobrir, por favor compartilhe!! ;)

    • 10.julho.2013

      Obrigada Maria, vou me informar melhor sobre isso. Quanto a limpeza, acho que sou a única pessoa do mundo que não vê crise em limpar espelhos. Lá em casa tenho dois espelhos grandes no meu quarto e limpo super tranquilamente com álcool em gel. Não vou colocar espelho na minha cozinha, mas penso que é muito mais fácil limpar um espelho engordurado com água, detergente neutro e esponja macia, do que limpar aqueles cantinhos rejuntados, que vão ficando nojentos com o tempo, mais sei lá, não estou habituada a cuidar de casa, as vezes na pratica as coisas não serão bem como imagino.

      De qualquer forma vou pesquisar melhor sobre essa questão.
      Obrigada pelas dicas.
      Beijuuuss.

      • Renata
        11.outubro.2015

        Sobre cantinhos rejuntados, o melhor em cima da pedra da pia da cozinha é fazer uma borda alta da própria pedra e como rejunte comum suja muito, vale a pena gastar mais e colocar rejunte epóxi, é ótimo, sou arquiteta, mas cuido da minha casa, tudo tem que ser funcional. Sobre espelho na cozinha também acho mais fácil de limpar, porém tem que ficar totalmente seco, do contrário as bordas descascam, mancham

    • 10.julho.2013

      O Vidrex ajuda muito na limpeza de espelhos e vidros…

      • Erica
        28.setembro.2016

        Jornal, nada melhor do que usar jornal com vidrex ou alcool para limpar vidros e espelhos, não deixa pelinhos, manchas, nada é ótimo e muito barato!!!

    • 11.julho.2013

      Tbm usarei a técnica das cores claras e espelhos. É o jeito mesmo que temos para ampliar um pouco o espaço!
      Bjus meninas!

  5. Anonymous
    10.julho.2013

    sem contar a profundidade dos armários que eles colocam, que NUNCA cabem um cabide normal, assim ocupa menos espaço no quarto.

  6. 10.julho.2013

    No stand que fui tinham várias ‘gafes’. Uma deles era o guarda roupa que não abria. Achei estranho a porta ficar travada, aí quando fui olhar com atenção, percebi que era somente a porta espelhada, pois se tivesse profundidade, o banheiro da suíte não poderia existir. então eles fizeram de um jeito que a pessoa entenderia q teria espaço para colocar mais coisa.

    Tem esse típico das portas. nada tem porta. No meu projeto a maioria das portas são de correr para economizar espaço.

    Esse espelho na cozinha… eca. mas eu já sabia que espelho eram apenas para dar a sensação de amplitude. Só faltaram colocar espelho no teto.

    Mas a minha MAIOR tristeza até hoje foi ver ar condicionado split em TODOS os decorados e saber que não poderei colocar no meu apartamento. Fiquei tão tristonha quando vi isso. Ainda bem que temos aqueles portáteis (que apesar de serem uns trambolhos de gde, pelo menos dão conta do recado).

    • Mirela
      10.julho.2013

      Helo!!!
      por que voce nao pode colocar ar condicionado??

      Bejooo, Mirela!!! :)

    • 11.julho.2013

      Ah verdade no meu também não pode colocar ar condicionado split, não deixaram as saídas… é fogo viu!
      Bjs

  7. 10.julho.2013

    É por isso que tem que ser chato mesmo… na hora de visitar o decorado, olhar tudo, medir camas, sofás e outros móveis… eles mandam fazer tudo sob medida pra caber e com certeza não economizam na hora de dar aquela enganadinha básica. Depois quando você recebe o seu apartamento quase não acredita que seja do mesmo tamanho auehuaheuahe

  8. 10.julho.2013

    ótimo post Bruna! Realmente são coisas q não nos damos conta! Muito útil!

  9. 10.julho.2013

    As construtoras tem sido muito anti éticas na manipulação das vendas para os clientes.
    Se puder, chame um arquiteto. Nosso trabalho é resolver esses problemas e te orientar para não comprar os móveis errados. Enfim, fazer tudo caber! Vale a pena!

  10. Anonymous
    10.julho.2013

    Uma vez medi os móveis daquelas plantas que entregam nas sinaleiras. Coloquei tudo em escala e a cama tinha 1,50 de comprimento! A mesa de jantar tb era menor do que deveria. Nunca entrei em decorados, estou passada, pra mim isso é má fé.

  11. Ameei as dicas, infelizmente eu já cai nessa armadilha,rs agora já era né ?? :(

  12. Raysa Soares
    10.julho.2013

    Só eu me senti uma idiota tento caído em TODAS as armadilhas do decorado? kkkkk Gente, quase chorei quando fui fazer a vistoria e a sala não era nem de longe do tamanho que eu vi no decorado. O fato de nada precisar ser ligado na tomada também conta, no decorado a TV ficou ótima em uma parede, no original não tem tomada nessa parede e a outra é muito pequena, não cabe a TV!!!!!

  13. 10.julho.2013

    Visito seu blog e nunca comento, mas, hoje, não me contive! Estou montando meu ap e enfrentando as mesmas dificuldades! Impressionante como eles nos enganam com os decorados! Volta e meia, olho as fts que fiz do decorado e entendo o porquê de não conseguirmos colocar as coisas em seu devido lugar!
    Hj, por exemplo, fui instalar o suporte de papel higiênico e descobri que ele simplesmente não cabe ao lado do vaso: ou furo meu armário ou gasto mais dinheiro comprando um modelo de chão… Isso sem falar nas heranças que ficaram mesmo após 3 vistorias! Haja paciência!!! :(

  14. Thais Dafne Rosa
    10.julho.2013

    Excelente texto Bruna! De fato os decorados são pra encher os olhos!!! Mas só os olhos :-(

  15. 10.julho.2013

    Meu decorado era uma piada em relação ao imóvel real!
    A sorte é que aquela bomba que se intitula construtora faz a chamada “Visita a Obra”. Após o financiamento foi marcado uma visita com todos os futuros moradores pra conhecerem uma casa, na forma que será entregue! Nesse momento pude ver tudo o que terei que me virar nos 30 pra modificar!
    Confesso que rolou uma decepção. Principalmente no banheiro e quartos. O que 1 casal guarda num armário de 1.50m de largura? A solução vai ser perder uma parede e por portas de correr! Cama box com baú ou qualquer cama inteira não sobe na escada e não passam a janela. Ar só nos quartos e se forem de parede, fora isso só portáteis! Meu box tem 0.84cm de largura x 0.92 de comprimento. A porta dele abre pra fora. Só tem 1 ralo no banheiro e fica no box, lavar banheiro nem pensar?! Na hora da compra nem reparamos que o banheiro não tem circulação de ar, só um buraquinho que a construtora deixa pra nós colocarmos um mini exaustor! Sem contar os “não pode”!! Agora que sei os problemas e já descobri as soluções, fico rindo. Mas na hora foi tenso! rsrsrsrs

    • 11.julho.2013

      Menina banheiro sem janela? Eu já tinha visto em alguns mas acho isso uma sacanagem! Nossa mas eles são muito pilantras viu!
      Bjus e obrigada!

    • Anonymous
      11.julho.2013

      Nossa Adrianne, essa da cama é pesada, e agora, vc vai fazer oq??
      Esse post é de utilidade pública, muito bom! O meu eu comprei usado então não tinha essas armadilhas, mas vou passar pra quem pretende comprar imóvel na planta com certeza!

    • Anonymous
      11.julho.2013

      Ah, aluguei um apartamento que tbm não tem janela no banheiro… tem um troço lá de circulação que dá pra ouvir tudo do apartamento vizinho e até sentir cheiros… hahahaha. Uó demais! Ainda bem que é alugado e já já to me mandando.

    • Camila
      11.novembro.2013

      Pois é Bru, esse é o nosso mundo..

      Estou com meu noivo desde jun/2012 e em 2010 ele comprou um Apto em SBC ( na época ele estava com a ex namorada, mas tinha intenção de poder alugar o Apto e obter renda ), e na época que ele comprou, não viu que o o banheiro também não tinha janela. Quando vi a planta ano passado, bati o olho e vi, quase me matei com a faquinha de manteiga kkkk..

      Mas vi que tem uma opção para esses banheiros, por causa do vapor, que é colocar “Tipo uma coifa rs” na parte de cima da porta..
      Ano que vem, quando entregarem, vou conversar pra ver se podemos abrir uma janelinha, se não puder, paciência rs

      Besitos*

  16. 10.julho.2013

    Muito bom o post!
    No meu caso não visitei o decorado (pois não havia um).
    Comprei na consciência que é pequeno, mas ainda não tenho noção pois está em construção.
    Tenho certeza que vou compartilhar dos problemas e frustrações listados aqui :(
    Boa sorte a todos nós!

  17. 10.julho.2013

    Olá Bruna! Adoro seu blog! Já te acompanho há um tempo, pois há 2 anos comprei meu apê e desde então acompanho blogs de pessoas que estão nessa onda de reforma de apês. Como sempre é bom saber o que dá certo e errado com os marinheiros de primeira viagem, fico antenada!

    Sobre este post, realmente é um conto de fadas os decorados! Você chega no decorado, tudo lindo, piso e paredes claras, espelho por toda parte… mas fico imaginando o dia-a-dia disso tudo! Vejo banheiros decorados com espelho na parede toda, aí penso: imagina depois do meu banho escaldante de 30 min? Imagino aquela sauna e o espelho todo escorrido e manchado… Cozinha toda branca, muito clean… imagina o pingo do molho de tomate, que por mais milimétrico, vai ser visto a 10 km!

    O que me deixa mais preocupada é a cozinha integrada a sala. O meu é assim e tenho medo do cheiro da comida ficar impregnado no sofá e no resto dos meus 49 m²! Fica legal, bonitinho, mas não sei se é prático!

    Como o apê será minha 2ª casa, eu já tenho lições aprendidas:
    -JAMAIS terei piso branco ou algo semelhante – vc acaba de limpar e está sujo!
    -Box baú é mt bom pra quem não tem espaço pra armários;
    -Para os alérgicos como eu ter cortinas que possam ser lavadas na máquina;
    -Nada de vidro preto em mesas e aparadores – a poeira tem ímã para esse vidro! rsss
    -Praticidade em 1º lugar, depois a beleza!!!

    Bjos!

    • 11.julho.2013

      Oi Pri! Obrigada por estar comigo sempre aqui no blog!
      Concordo com vc, praticidade em 1º lugar tbm!
      Bjuuus

    • Anonymous
      11.julho.2013

      Minha experiência morando sozinha sem empregada no ap alugado também me deu a sabedoria de não colocar piso branco jamais na minha casa. Acabo de varrer e a sujeira voltou em 5 minutos. Fiz questão que todos fossem claros, mas em tons de bege. Ah, e também tô repensando colocar móveis brancos, porque ô coisa que suja e fica amarela!

  18. 10.julho.2013

    Bruna, muito bom seu post de hj!

    Infelizmente não tem como se basear nos apartamentos decorados, eu tive problemas com colunas, no decorado você não vê nenhuma coluna, e quando peguei meu apê, tinha uma justo na parede que ficaria a cama, uma coluna de 15cm, solução foi colocar a cama no outro quarto, mas vou ter que fazer o guarda roupas em L, fiquei tão chateada que quase quebrei a coluna, rsrsrs

  19. 11.julho.2013

    Estou rindo (deveria estar chorando) com os comentários. As faculdades de arquitetura devem ter a disciplina “Decorando (e enganando) os decorados” rsrs!

  20. Vanessa Guimarães
    11.julho.2013

    Adorei o tema…me identifiquei muito com tudo que li pois passei por todos esses problemas de falta de espaço. Tive q planejar o móvel da tv pq a parede de 1,15cm não me permitia outra solução. Até gostei do resultado, mas a questão é a falta de opção. Qdo nos entregam o apt, eles parecem q já planejaram toda nossa decoração, pois as tomadas já te direcionam sobre onde vai ficar a Tv na sala, nos quartos, onde será a parede q vai sobrar mais espaço pro ármário, etc. Ou terá que desembolsar mais $Reais com eletricista e tal,e nem sei se será possível, pq na maioria das novas construções não pode quebrar paredes…..enfim dar solução é a saída e mesmo assim, sou muito feliz por essa minha conquista. Bjs

    • 11.julho.2013

      No fim das contas mesmo com tudo isso ainda ficamos felizes né Vanessa hehehe
      Bjs e obrigada!

  21. Anonymous
    11.julho.2013

    Oi Bruna, mais um ponto comum a todos nós e infelizmente, né?!

    Olha só meu caso: qdo. comprei meu apê não havia decorado, então analisei apenas a planta e agora eu estou tendo um trabalhão para conseguir montar minha pequena cozinha, que tem meros 2,30m e não cabe quase nada! Sabe, acho que mais difícil do que comprar um apê compacto é decorá-lo! hauauaua

    Mas tenho esperanças que é meu primeiro imóvel e no próximo (espero!!) com certeza teremos mais espaço para executar nossas idéias! Pense nisso!

    Bjo!

    Fabricio Duarte

    • 11.julho.2013

      Tb tenho essa esperança Fabricio, mas no fundo vai valer a experiencia para os demais imóveis!
      Bjs e obrigada!

  22. 11.julho.2013

    Este seu post é de utilidade pública…
    Sempre fiqeui sismada com estes apartamentos decorados, mas nunca havia prestado muita atenção nestes detalhes não, agoravou ficar esperta!!

    Parabéns!!!

    Beijos

    • 11.julho.2013

      Obrigada Lívia! :)
      É isso aí, agora qdo vc for ver algum, repare bem nos detalhes hehehe
      Bjs

    • 12.julho.2013

      sabe um dia tiveram a audácia de falar pro meu marido que quando ele fosse visitar o imovel,não levasse mulher,porque mulher bota defeito demais,não fui,mas tambem não comprei,claro que mulher vai notar as coisas,a gente costuma cuidar da casa.

  23. 11.julho.2013

    Excelente postagem, com certeza vai ajudar muitas pessoas antes de comprar o ape.

    Bjuss

    http://umlaremconstrucao.blogspot.com.br/

  24. 11.julho.2013

    Oi Bruna ! Que honra ver a minha lavanderia aqui no seu blog (a foto da direita). Essa lavanderia foi entregue “pelada” e eu desenhei como eu queria, depois o marido comprou os varais e cabide de vassouras e fez surpresa pra mim. Colocou tudo enquanto eu estava viajando. Ficou linda né?
    Bjinhos
    Daiana
    http://www.blogrealizandoumsonho.com.br

    • 11.julho.2013

      Oi Daiana, menina, sua lavanderia é enorme perto da minha! Quem dera eu conseguisse colocar tudo o que vc colocou! Mas irei me inspirar na sua! Ah e espero que não tenha problema eu ter pego a imagem para ilustrar o post rs, qualquer coisa é só me falar, ok? Um beijãoooo

    • 11.julho.2013

      Claro que não me importo, eu sou fã do seu blog! Adoro minha lavanderia, ela não é tão grande quanto parece na foto, mas tem um espaço bacana. Eu queria tanto fazer móveis planejados nela, mas o ap é alugado e eu não sei se vou conseguiu encontrar outra lavanderia assim né? rs (eu sempre falo que meu sonho é comprar esse apto que eu moro, mas aí temos que esperar o sorteio do consórcio, optamos por ser assim)
      E em breve vou mostrar todos os detalhes da lavanderia no meu blog. Na época que fiz o post dela, só coloquei essa foto, mas sei que estou devendo os detalhes.
      Bjinhos Bruna!

    • 11.julho.2013

      Há, e por coincidência, veja o post de hoje no meu blog hahaha é sobre organização de lavanderia!
      Bjocas

    • 11.julho.2013

      Obaa, vou lá olhar!
      Bjão

  25. 11.julho.2013

    Menina ta ai um coisa super verdadeira, eu comprei uma casa há uns 2 anos a traz e a que a gente vimos,(modelo) tinha de tudo um pouco e quando chegamos já com moveis novo na casa ficou tudo muito apertado, e olhe que compreias coisas parecidas com as da casa,só que em cores diferente. A

    Ameei mesmo seu poste.
    Parabéns…

  26. 11.julho.2013

    Um truque que meu marido percebeu: as paredes dos decorados são de drywall, e portanto muito mais finas que as paredes do apartamento real. Isso também faz com que eles ganhem um bocado de espaço no decorado… =/
    Vergonhoso o quanto nos enganam para venderem, não? Deveria haver algum tipo de fiscalização quanto a isso.. não é? Propaganda enganosa afinal!!!!

    Ótimo post, com certeza vou guardar isso tudo para uma próxima compra – além de repassar urgentemente estas informações ^_^

    beijos

  27. 11.julho.2013

    Meu irmão resolveu alguns problemas do “apertamento” colocando porta da correr em alguns lugares, aí nem tem problema com o abre e fecha.

    • Anonymous
      11.julho.2013

      O problema é que às vezes não tem espaço nem pra porta correr, hauhauhaa

  28. 11.julho.2013

    Oi Bruna,
    Conheci seu blog através de um “google” nos sites de decor, rs…
    Adorei o post!!
    Acabei de passar por um momento assim… comprei meu apê na planta e quando fui visitar tive a impressão de que os cômodos eram bem menores. A animação no momento da compra e o decorado impecável nos ilude muito.
    Também é necessário atentar-se ao bairro… nosso prédio ficava ao lado de uma rodovia e no decorado tinha uma acústica que parecia tudo muito tranquilo. Ao entrar no nosso apartamento parecia que os carros estavam dentro de casa… horrível!!
    Optamos por vender e felizmente conseguimos um bom negócio… e agora, a luta por outro apartamento continua, mas estaremos bem mais atentos a todos os detalhes.

    Bjs,

  29. 11.julho.2013

    ótimas dicas, bruna… decorados enganam mesmo…
    beijinhos…

  30. 11.julho.2013

    Eles irão fazer tudo para deixar mais atrativo mesmo.. faço arquitetura e sei muito bem.. como ter que planejar um apartamento.. seguindo normas.. é super complicado.. cozinha.. banheiro é minusculos porque entendemos que são areas de serviços e nao uma area de estar…
    Fora a decoração, espelhos.. labirintos… Mas é aquela coisa o seu apartamento pode ficar do jeito do decorado.. Mas prepare o bolso tbm.. realiadade $$ para decorar é outra.. sem falar que um bom decorador faz toda diferença sim..

    • Anonymous
      11.julho.2013

      Isso que eu não concordo, porque é área de serviço, e não de lazer, a pessoa tem que ficar toda espremida? Gente com box de menos de 1m² pra tomar banho, pias que mal cabe uma bancada pra colocar um copo com escova de dente? Isso sem falar nas cozinhas que precisam ter espaço pra colocar os eletrodomésticos e preparar os alimentos, além de ter um espaço pras pessoas comerem!!

    • Anonymous
      12.julho.2013

      Acho um absurdo construírem um apartamento fora da norma, sem as dimensoes mínimas. Nao devia ser proibido? Como a pessoa faz se precisar usar cadeira de rodas (ninguém está livre)? Se for temporário até dá para vive mal e completamente dependente dos outros até sarar, mas se for definitivo a mudanca é certa. Entao vende/aluga-se o apartamento, mas vai pra onde?
      Visto que praticamente todas as construcoes novas sao apertamentos, fica difícil achar pra onde ir.
      Bjs,
      Elisa

  31. 11.julho.2013

    Adorei seu blog… e o post então nem se fala, visitei um decorado de 44m² lindo de morrer, cheio de espelhos cores claras e claro eles usaram como decorado o com living ampliado para dar uma outra noção de espaço para os clientes, acabamos não comprando o apt. Na compra do meu não tive a oportunidade de ver o decorado já que eram as ultimas unidades, o corretor foi gentil e nos levou em um já construído com a mesma planta que tínhamos escolhido, eu só não sei o que é pior, ser iludida por um decorado ou já ver o seu crú sem nada…rs

    • 11.julho.2013

      Obrigada Eliana!
      Seja bem-vinda :)
      Nossa nem me fale, quando entrei no dia da vistoria fiquei só notando a diferença, é absurda!
      Bjsss

  32. Anonymous
    12.julho.2013

    Nem me fale… Comprei um apt há quase 4 anos, agora com mais de 1 ano de atraso na entrega pude visitá-lo pela primeira vez e tive a triste surpresa que em todos os cômodos têm pilares aparentes nas principais paredes do imóvel. Estou muito desanimada, pois isto vai dificultar além de inutilizar certos espaços vai dificultar e muito a decoração. Minha experiência com imóvel na planta não foi nada boa.Carol

  33. 12.julho.2013

    Já trabalhei realizando decoração de apto. decorados , e realmente o truque dos espelhos é utilizado, e as cores neutras são utilizadas para agradar a maior parte do publico. Mas as medidas dos moveis elas são fieis as encontradas no mercado, por exemplo, a cama que você mostrou em uma das fotos acima, ela é uma cama de casal padrão (1,38 x 1,88. Acho que na realidade é interessante ao comprar um apto. reservar um dinheiro para contratar um profissional na hora de realizar a decoração do mesmo.. Pois um profissional ele esta capacitado para ajudar a criar um ambienta bonito e funcional.

  34. 13.julho.2013

    Achei super legal o texto, o pior foi eu qdo fui comprar o vendedor me mostrou olha a sua visão q legal, bate sol de manha e a tarde etc e tal, eu nunca fiz a visita durante a obra alias nem sabia q podia!!! kkk a lerda né?! Fiz o financiamento tal tudo, qdo fui receber as chaves a vem a DECEPÇÃO o apto q o corretor me vendeu n foi nada do que comprei. Mas assinei e comprei por aquilo, minha palavra contra a dele me entregaram sacada de frente c outra torre( sacada c sacada) detalhe sol…. Nunca bate!!! Lesadissima
    Mas com os moveis estou me dando bem ao planejar achei uma loja ótima q chegou no q eu precisava e queria, só isto p me animar pq qdo olho na sacada e me deparo c a sacada do ap da frente… Perdi minha privacidade total de ficar c as cortinas abertas…
    Corretores e construtoras sao as vezes muita enganaçao!!!

  35. 13.julho.2013

    oi Bruna.. verdade né, na vida real é bem diferente, mas que fazem a gente sonhar com td a isso fazem heim,,, adorei a dica dos espelhos,, bom fim de semana…bjs

  36. 14.julho.2013

    Eu e meu marido estamos comprando um ape e procurando ideias de decoração achei seu blog, estou adorando as dicas!!!
    Nós tivemos sorte, o decorado deu pra ter uma boa noção de como os móveis ficam e que não é tão apertado como pensamos, já que moramos em um de 20m2 a mais. rs
    Tanto a cozinha qto a sala são escuras mas mesmo assim gostei bastante do decorado e o espelho que tem na sala eu já havia pensado em fazer parecido. Além de bonito realmente ‘aumenta’ o ambiente.

  37. Anonymous
    14.julho.2013

    Gostei mto do post, ja sabia de alguns truques e tal, mas sinceramente falando, qdo. há a necessidade de comprar e tbm qdo trata-se do primeiro imovel, ou seja, considerando a pouca verba que temos, nada disso importa, pois ou compramos ou continuamos morando de aluguel ou na casa dos pais! Entao as dicas sao para as pessoas que ja estao em outra fase neh e nao naquela ou vai ou vai, rsrsrs…

  38. 14.julho.2013

    OI Bruna tudo bem.

    Achei ótimo o seu post, e você tem da razão os designers de ambiente, utilizam muito bem o seu talento para “aumentar” o ambiente.

    MAs queria fazer algumas observações.

    Acho que quase todo mundo quando vai fazer a vistoria, pensa meu Deus não vai caber nada aqui, eu mesma quando visitei falei pro namorido, não cabe uma cama aqui não, vai caber os moveis ou agente, nossa magina, uma mesa de 6 cadeiras nunca será.

    Mas o apartamento vazia engana mais do que as artimanhas para o ambiente parecer maior do que realmente é. Conseguimos fazer exatamente como queríamos, não andamos batendo nos móveis…rs

    E quanto aos espelhos, eles também enganam quanto ao trabalho para mantê-los limpos, eu cuido da casa, tenho muito muito mesmo, espelhos, inclusive na pia (visita o blog, que vc vê), e eles são os que menos me dão trabalho, limpo no dia da faxina só os dos banheiros. e o do resto da casa uma vez a cada 15 dias.

  39. 15.julho.2013

    eu me lembro muito bem que eu teimei com o corretor que o modelo decorado não tinha a medida real do apartamento que ele estava vendendo, pois de fato o decorado parece ser muito maior. Acho que o ideal é ter um decorador profissional, ou decorar mais ou menos no mesmo estilo do decorado para termos o espaço bem aproveitado. Carol

  40. 16.julho.2013

    Estou pesquisando para comprar um apartamento, vi um decorado (lindíssimo é claro) mas uma coisa que o corretor me falou me intrigou. A decoradora responsável pelo apto. não disponibiliza seu telefone pois, segundo ela, tem tanto serviço que não pode atender mais clientes. ????? Como assim, decoradores só atendem construtoras? Tem tantos edificios em construção, mas somente atende 1 apartamento ao invés de 100 no mesmo prédio. E olha que se voce já decorou um, os outros cem é só repetir e encher os bolsos de dinheiro. É claro que se voce contratar a decoradora ela vai ter muitos problemas, pois voce não vai gostar do resultado e ai….
    Parabéns pelo Blog

  41. Anonymous
    20.julho.2013

    nossa meu, eu já fui no decorado do meu apartamento umas 4 vezes, e nem percebí se tem ou não porta nos comodos, kkkkk

  42. Flavia
    23.julho.2013

    Linda, descobri seu blog esses dias e estou adorando =] lendo esse post me fez lembrar quando eu e meu noivo estávamos procurando apartamento… ele olhou para a cama e pediu para deitar.. kkkkk.. e não é que ele não coube na cama? realmente era fora do padrão!! bjs!

  43. 30.julho.2013

    Caraca, pior que é tudo isso mesmo!
    Eu nunca tinha parado pra pensar e reparar nesses detalhes.
    Por isso acho que quando me mudei para o ap eu vivia perguntando pro marido onde que caberia uma cama naquele quarto…HUAhuHUAhuHAU
    Depois com os móveis sob medida acaba tudo dando certo né?
    Mas muito legais essas dicas ai mesmo!
    Beijão

  44. 24.agosto.2013

    Muito obrigada pelas dicas!
    Fiz uma visita ao decorado hj e prestei atenção em tudo que disseram, realmente: nada de tomadas, somente os batentes sem portas, muitos espelhos, tudo iluminado, cores claras, tons pasteis. Fuxiquei tudo graças a vcs.
    Me dei um pouco melhor pq o primeiro condominio está sendo entregue e o meu ainda está na planta, mas, (teoricamente) são do mesmo padrão, então pude visitar a obra e vi os tamanhos reais, mas, a sensação de “não cabe nada aqui” me assombrou. Sempre morei em casa, com quintal, aí já viram, né!
    Ah! Tinha outro ralo no banheiro, além do box… ufa!

  45. 13.setembro.2013

    Olá Bruna. Faça tour pelo seu apartamento em video para o youtube! Obrigada.

  46. 17.setembro.2013

    Adorei seu blog! Acabei de comprar um apartamento de 67m², com 3 quartos.
    Amtes de finalizar a compra visitei o decorado, fiquei bem empolgada.
    Acredito que na verdade esses truques não são feitos para enganar o futuro comprador, eu vejo mais como soluções para que vc possa aproveitar mais os espaços. O esquema dos espelho eu acho maravilhoso para quem mora em apartamento pequeno.
    Claro, que existem construtoras de má fé…eu pesquisei muito antes de comprar o meu, mas antes de ver os apartamentos de cara já descartei visitar apartamentos de algumas contrutoras que agem de má fé!
    beijos pra vc

  47. 15.outubro.2013

    Eu e meu marido compramos um ap e vamos mandar planejar todos os móveis. .meus móveis de hoje já mais caberão no novo, vou ter de me desfazer de muita coisa muito triste. Adorei seu blog!bjs

  48. 15.outubro.2013

    Poxa nunca pensei nisso, até porque meus móveis serão todos planejados..mas é muito interessante..agora é verdade,você vai em um decorado e achar tudo muito lindo e esquece que não tem ninguém morando ali,não tem vassoura nem baldes.

  49. 22.outubro.2013

    A Bruna entendo bem isso viu,quando eu e meu marido fomos comprar nossa casa na decorada parecia um palácio muito linda,mas quando pegamos a casa era uma coisa totalmente diferente,tudo branco e quando revolvi colocar cores mas fortes a casa simplesmente diminui,a casa é de 58m2 a sorte é que temos 30m2 para aumentar,mas como moramos em condominio tudo parece mas dificil para ser feito,mas logo,logo vou aumentar minha cozinha pq é minuscula…bjos

  50. Anonymous
    25.outubro.2013

    comprei um modelo decorado de um apartamento que já estava pronto, entramos somente com as roupas e utensílios,foi excelente adoramos ,pois estava tudo pronto ,não tive nem um problema com espaço dos moveis,ele tinha 81 metros muito bem planejado,realmente gostamos muito,é relativo isso depende da construtora

  51. […] transparente ou vidro são sempre usados em modelos de apartamentos decorados como eu já contei aqui no blog. E não é por acaso, realmente eles evitam o bloqueio visual e dão amplitude ao […]

  52. Felipe Giacomello
    13.maio.2014

    Amei o post mas fiquei chateadissimo com a história que não poderei tirar as portas da minha sacada! hahaha! nossa, se eu tivesse lido isto antes ia ajudar a reparar em todos estes detalhes no decorado! Acho que vou aproveitar que ainda está a mostra e voltar lá com outros olhos! Parabens pelo blog!

    • 13.maio.2014

      Obrigado Felipe, seja bem-vindo ao blog!
      E boa sorte no seu apê tbm!

  53. Vera Lucia
    07.agosto.2014

    Oi Bruna, adorei o post!
    realmente os truques são muitos, não sei se reparou mas os decorados geralmente vêm sem as portas do guarda roupas, as medidas dos móveis são menores também!

    • 07.agosto.2014

      Que bom que gostou! Pois é Vera, alguns vem sem mesmo, mas os que tem portas são mais estreitos geralmente rsrs

  54. 07.agosto.2014

    Oi Bru!! Esse mês comemoro 1 ano que comprei meu AP na planta !! Sigo seu blog desde então e esse post foi sensacional!
    Visitei meu decorado 3x antes de comprar e depois disso acho que vou lá todo mês só para medir e planejar.
    Tenho sorte de meu namorado estar no 4o ano de arquitetura e graças a maquete eletrônica que ele esta fazendo percebemos que a janela do banheiro fica no meio da cozinha ou a cozinha será muito menor do que estávamos planejando. Ódio!! Fora que no banheiro da suite NÃO cabe no box de jeito nenhum, já que tem 2m de altura, pq a pia e a privada formam um L impossível de ser aumentado!! (No decorado o box era semi aberto… Nem percebi o truque)
    Enfim… Qdo for fazer a vistoria vou ter um Treco! No portfólio dele tem imagem da cozinha integrada. Vejam como ficou!!! Espero que dê para fazer igual rsrsrs Sonho meu…rs
    http://felipebollella.wix.com/arquitetura

    Adoro seu blog!! Super fã!! Bjocas

    • 07.agosto.2014

      Pois é Nicole, passei muitas coisas assim tb, a janela do banheiro do meu tbm dá para a cozinha, mas a solução do cabideiro eu amei, não sei se viu, vai me ajudar demais!
      Bos sorte pra vcs aí tb!

  55. Elaine
    08.agosto.2014

    Ótimo post Bruna! Ap é complicado mesmo, moro em um e tenho que medir cada centímetro antes de comprar qualquer móvel é um saco, ainda mais que meus móveis não são planejados. Bom mesmo são aqueles de 150 mts pra cima porque metragem menores são muito difíceis de mobiliar. Em ap pequeno tem que ter em mente que só da pra ter o básico mesmo. kk
    bjs

  56. Ana Paula Ponce
    28.agosto.2014

    Olá Bruna, querida.

    Este post é muito bacana! Já comprei meu apto, e uma dica que eu recebi do meu corretor erra justamente verificar o tamanho dos moveis, pq eles colocam em tamanhos menores, apenas pra ficar aparentemente bonitos…

  57. marcia
    13.fevereiro.2015

    oi bruna,apesar de eu ser detalhista vou voutar no decorado e me atentar mais apesar de ja ter fechado negócio

  58. veronica
    11.março.2015

    Bom dia. Eu concordo com.você em partes, pois obviamente quando querem vender vao te mostrar o que é possível fazer ali que fique exuberante, mas você compra um apartamento sabendo de sua metragem e de que precisará fazer os moveis planejados p que fique lindo como aquele. Então, a minha dica é ir ver com os pés no chão e sabendo que não será igual caso nao possa pagar pra ser.

  59. 07.outubro.2015

    Oi Bru. Esse post é antiguinho, mas eu PRECISO te contar que caí no conto da varanda integrada. Ontem teve assembléia e advinha? Votaram contra!!! E eu, que comprei o apê por causa da alternativa de ampliação de sala e ontem descobri que não vai rolar.
    =(
    Bjs lindona! Amo seus posts.

  60. Juliane
    10.novembro.2015

    Oi Bruna, tudo bom!

    Mesmo com esses truques para nos confundir e dar a sensação de que o imóvel é maior do que realmente é, a metragem do decorado deve ser exatamente a do imóvel, ou eles podem colocar uma metragem maior para caber tudo sendo que na verdade não é a metragem vendida. Pelo menos a metragem tem que ser real?

  61. Bel Matos
    31.maio.2016

    Nossa….
    concordo em número gênero e grau. Tbm percebi esses truques na hora da vistoria. O sofá do meu decorado tinha somente dois lugares, e na cozinha muitos objetos decorativos e poucos armarios pra guardar mantimentos e outras coisas de cozinha, no banheiro nem lixeira tinha. Mas até hj tento entender como foi que colocaram uma mesa com quatro cadeiras na sala e ainda sobrou espaço pra passar, acho q era tipo, casinha de criança, td em tamanho reduzido…rsrs

  62. sildreane
    11.agosto.2016

    Parabéns Bru, ótimo post, você esta expert no assunto, todas as informações que tento passar para os meus clientes que vem ver meu projeto e dizem: Mas no decorado tinha, dava, dai saem um pouco frustrados.

  63. Eli Teles
    27.setembro.2016

    O post é “antigo” mas só estou vendo hoje e gostaria de deixar meu comentário.
    Realmente, esses “modelos decorados” são uma ilusão. Hoje, percebo que a prioridade são as tais “varandas gourmet”. Se tiver esse item, beleza! Não importa que o banheiro não tenha janela ou que seja necessário optar entre uma porta ou um armário… Lamentável! Sei que cozinha americana pode ser charmosa e normalmente fica linda nos decorados. Porém, no dia a dia, vamos combinar que não tem nada de interessante nisso. Morei num apartamento em que não havia porta na cozinha e já achava péssimo. Se comprasse um com cozinha americana (ótimo para as construtoras, já que é uma parede a menos), certamente mandaria fechar. A ideia daquele cheiro de fritura e gordura se espalhando pela casa me dá calafrios – comigo não rola. Hoje tenho como isolar minha cozinha quando vou preparar alguma fritura e isso me deixa muito feliz. Banheiro sem janela é outra coisa que acho terrível. Seria bom se as construtoras repensassem essas plantas.

    Gosto muito de seus vídeos e do blog.
    Beijos!
    Eli Teles

  64. marcia regina valeriano moreira
    12.outubro.2016

    Bruna interessante suas observações, ajudará muita gente que compra apartamentos, caros, minúsculos, mas que estão tão empolgadas que esquecem de detalhes importantes como acomodar móveis sem superlotar o ambiente poluindo a visão.

  65. Karen
    04.janeiro.2017

    Bru, não sei se alguém já citou, mas nos da MRV pelo menos, os armários são super estreitos. Quando você vê no decorado fala ‘nossa, mas cabe direitinho um armário aqui!’, e aí na prática, não cabe nem um cabide dentro do armário, por que é muito estreito. Fica a dica! Absurdo, né? Amei o post! Obrigada <3

  66. Evaneide Dias de Souza
    11.fevereiro.2017

    Lindos moveis

  67. Greicy M
    03.março.2018

    O que eu mais reparei foi a lavanderia ao lado da cozinha, principalmente eu q tenho criança e lavo muita roupa , imagino a favela q ficaria a cozinha , sem falar a roupa com cheiro de comida.. E as portas tbm.. Agora eu queria saber se quando compramos o Ap se ele já vem com o vaso sanitario instalado, Blindex do banheiro, e as pias ( cozinha e banheiro) Alguém pode me informar???