17  05
2013
Apartamento na planta | apartamento pequeno | Decoração | quitinete | Reforma

Boas ideias para apartamento pequeno ou quitinete!

Eu adoro olhar boas ideias e soluções que as pessoas dão aos apartamentos pequenos e muitas vezes minúsculos como é o caso dessa quitinete, pois assim eu penso o seguinte: ele conseguiu fazer isso em um apê de 26 m2 então o meu vai ser um pouco mais fácil! :) hahahaha

Este apartamento fica no Leblon e é do Pedro Lisboa, administrador. Na verdade é uma quitinete, cuja principal característica é não ter divisões internas.
A reforma ficou nas mãos da irmã dele que é a arquiteta Renata Lemos junto com a sua sócia Marcella Barcellar.

Elas remodelaram completamente o imóvel, trocaram banheiro e cozinha de lugar para que esta se integrasse à sala. Substituíram a alvenaria entre o estar e o quarto por um conjunto de portas de correr, que oferece a possibilidade de unir ou não os ambientes.

Com a decisão de inverter a cozinha e o banheiro, foi possível criar uma bancada um U, que além da pia, acomoda o cooktop e uma estação para refeições no lado maior.

Reparem que a máquina lava e seca com abertura frontal fica sob a bancada ao lado da geladeira. Quem disse que cozinha pequena não cabe nada?!

O teto foi rebaixado com gesso e embute toda a iluminação e a coifa. Em apartamentos pequenos é essencial uma coifa para não ter cheiro de frituras.

No banheiro foram escolhidas tonalidades clarinhas e pastilhas de vidro e cerâmica. Ainda foi instalado um assento de mármore dentro do box para um momento de relaxamento no banho!

Foi feito um painel divisório onde as folhas deslizam por um trilho. O legal é que do lado da sala essa divisória é branca e do lado do quarto duas delas comportam espelho. Amei essa ideia!

A tv é fixa no painel e tem os mesmos tons dos móveis do quarto para criar uma unidade quando a divisória estiver aberta. O piso teve o mesmo revestimento no apartamento inteiro, esse recurso faz o conjunto parecer maior.

Ao invés de um guarda-roupa, eles optaram por uma estante suspensa e um balcão, que também organizam roupas, sapatos e roupas de cama e banho. Dessa forma o ambiente não ficou claustrofóbico e deu uma continuidade com a sala.

A cama-box tem baú para ajudar a guardar o que não coubesse no rack. E foi colocado apenas um criado-mudo para não ocupar muito espaço.

Abaixo tem a planta para quem quiser ver claramente como foram as mudanças!

Encontrei essas imagens no site Casa.com.br. Quem quiser conferir é só clicar aqui.

Nada como um arquiteto para ter essas ideias legais e fazer de um espaço minúsculo, algo habitável e lindo. Parabéns às duas arquitetas que realizaram esta reforma!
Agora fiquei até um pouco mais tranquila para decorar o meu de 62 m2! :)

O que vocês acharam deste apê?
Beijos

39 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 17.maio.2013

    legal foi ver o preço que ele gastou com uma marcenaria mínima desse apê… 55k…

  2. 17.maio.2013

    Lindoooo!! eu adoreiii!1 Adoro seu blog!!!

    http://www.ideiasdeartista.com

  3. Anonymous
    17.maio.2013

    Perfeito Bruna, realmente as arquitetas foram show de bola, Bruna querida será que consigo encontrar modelos de decorações de salas pequenas, mas para casas, como te falei vou me mudar em breve, vai ser casa e pequena e as casas que tem visto as salas são pequenas e algumas desproporcionais, será que encontro alguma coisa, pra ter uma ideia de como planejar a minha sala.
    Sem querer abusar, sera que pode me pode me ajudar serei eternamente grata, fique com Deus…Bjos!!!

    Claudia Santiago

    • 17.maio.2013

      Oi Clau!
      Vou anotar aqui e fazer um post especial pra vc, ok? ;)
      Beijãoooo

    • Anonymous
      20.maio.2013

      Você não existe Bruna…rsrs….obrigada querida…não tenha pressa, sei que tem milhões de coisas pra resolver..mas esperarei ansiosa…rsrsrs…e desde já muito obrigadaaaa…fique com Deus…Bjos!

      Claudia Santiago

  4. NOOOOSSA!
    FICOU REALMENTE MARA!
    :D

  5. FICOU SHOWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW
    UM ARRASO!!

  6. 17.maio.2013

    Adorei! Nossa ficou perfeito.
    Seu blog é ótimo. Tem me ajudado muito.
    bjus *__*

  7. 17.maio.2013

    Oi Bruna, seu post veio a calhar, recentemente eu e meu noivo antecipamos a compra de nossos planejados, optamos por ir pagando até a entrega do apê. Fizemos um projeto provisório, que será refeito quando recebermos as chaves e pudermos tirar a medição correta, porém fiquei assustada como é pequeno, não tinha ideia rs, serei estreante, pois sempre morrei em casa e confesso que já estou pensando onde vou guardar minhas coisas. No caso da minha planta o quarto até não será tão pequeno, consegui colocar um armário com 3 metros de largura, o que não é comum em aptos com 56m2 como o meu, por outro lado, não sei onde guardar as coisas de cozinha, talvez no guarda roupa hahaha (brincadeira). Parabéns Bruna, seu blog está cada dia nos surpreendendo com temas pertinentes e você é uma simpatia, continue assim, que fará cada vez mais sucesso. Torço por vc. Beijos Ana.

    • 22.maio.2013

      Oba que bom Ana!
      Eu tbm sempre morei em casa e vai ser bem diferente pra mim!
      Obrigada <3 Um beijo

  8. 17.maio.2013

    Para local pequeno tem que ser planejado mesmo cada local dos móveis para se conseguir utilizar todo espaço. Amei o quarto, tudo no devido lugar. Fofo!

    Beijos,
    Josy Santos
    http://muraldajosy.blogspot.com.br

  9. 18.maio.2013

    Super showw, saber aproveitar o espaço e a decoração certa faz diferença….http://aesperadoprimeiroape.blogspot.com.br/
    =*

  10. 18.maio.2013

    Sabendo decorar, fica tudo uma graça né? Sou doida por um cantinho assim, pequeno, só pra mim, com a minha cara (: suas dicas são valiosas, vou guardá-las pois sei que um dia vou usar e muuuuito. Beijos Bruna

    http://bonecasdeatitude.blogspot.com.br/

  11. 18.maio.2013

    Super legal esse post Bruna! Cada ideia ótima! Aqui no Japão as cozinhas são integradas com a sala com uma porta de correr de Madeira na maioria, tambem ficaria legal fazer essas portas no Brasil!
    Gostaria de fazer uma sugestão de post: dicas para decorar e organizar apartamentos alugados. Nao podemos furar as paredes nem pintar por aqui, acho super legal essas idéias!
    Beijos!

  12. 19.maio.2013

    onde poem a roupa para secar? o.õ

    • 22.maio.2013

      A lava e seca ajuda na maior parte pelo jeito Rafael, e com certeza ele deve ter um varal daqueles com suporte de chão, sabe? A gente sempre dá um jeitinho pra tudo! ;)

  13. Anonymous
    16.agosto.2013

    oi,eu gostaria de saber onde encontrar a divisoria,achei linda vou precisar dela pra esconder a cama na kitinete.

    • Anonymous
      05.outubro.2013

      Oi, essas divisórias são feitas sob medida em marcenarias, uma outra opção é seria estantes (as vazadas são bem interessantes), ou até biombos.

      Espero ter ajudado.

      Mayara Lopes.

  14. Anonymous
    05.outubro.2013

    Amei! Meu namorado e eu queremos construir uma casinha pequena para nós dois. E estamos pesquisando muito. Eu me encantei com seu trabalho. Parabéns! Você mostra que não é porque a casa é pequena que ela não pode ser chique, confortável e organizada!!

    Steffany

  15. 10.outubro.2013

    Perfeito!!!Adorei! Adoro seu blog!

  16. 11.outubro.2013

    Bruuuu .. Responde uma coisa para uma pessoa superrr leiga, coifa e suggar são a mesma coisa??? Pq meu cooktop ficara em um espaço com parede, ai queria aproveitar a parte de cima para colocar uma parte do armario … O ideal seria um suggar daqueles fininhos, pq coifa ocupa muito espaço … Oq vc acha?? Amo suas postagens, leio todasss!!

  17. Pierre
    25.janeiro.2014

    Fantástico. Maravilhoso. Vendo o projeto faz dele simples e magnifico. Parabéns. Me inspirou demais. Era o que estava a procurando um bom tempo. PArabéns e obrigado.

  18. soraia helena de lima
    02.maio.2014

    gostaria de saber qual o valor mais ou menos da porta divisório, entre a sala e o quarto, a que é de vidro de um lado e espelho do outro, desde já agradeço, Soraia.

  19. Simone de Sousa
    28.março.2015

    Gostaria de saber qual valor do metro do quarto e da sala e cozinha, por que quero fazer a minha quitinete igualzinha, achei lindo, se poder me responder, preciso saber só da metragem certa de cada cômodo, há sim essa quitinete e de 2 cômodos?

  20. SILVA
    25.maio.2016

    muito lindas as decoracoes

  21. geni nunes martins
    12.outubro.2016

    Adorei a ideia mas gostaria de saber como era antes da reforma e se tem duas portas de sala e de cozinha?Onde é a entrada principal?Pois tenho um espaço de 10.50×2.85 m e gostaria de seguir esse modelo,porém posso ter só uma porta entrada e saída,por isso gostaria de obter resposta de vocês.Desde já agradeço.

  22. Estou construindo umas quintinet. Você pode me enviar umas plantas OK.

  23. Nazaré Carvalho
    02.maio.2017

    TENHO UMA LOJA VAZIA E NAO CONSIGO ALUGAR,GOSTARIA DE TRANSFORMAR EM UMA QUITINETE QUE É MAIS FACIL DE ALUGAR. PRECISO DE UMA IDEIA LEGAL, TENHO POUCO DINHEIRO, MAS QUERIA FAZER BEM MODERNO.

  24. Luiz Loyo Silva
    31.julho.2017

    Grato.
    Fantástico o apartamento.

  25. 18.dezembro.2017

    Perfeito Bruna,tenho um terreno 4×20 tem um projeto bonito e moderno