23  07
2013
apartamento pequeno | Arquitetura e Decoração | Decoração | dicas | sala de estar | sala de tv | sala pequena | sofá

Sofás para salas pequenas

Na hora de escolher os móveis da sala, geralmente pensamos “quanto mais lugares para a família e os amigos sentarem melhor”. É nesse momento que podemos cometer um erro grave comprando um sofá de três e outro de dois lugares o que deixará a sua sala menor ainda.

No caso de uma sala pequena, vale a pena comprar apenas um sofá para colocar na parede maior e complementar com cadeiras, poltronas ou puffs.

Então antes de ir às lojas, fita métrica na mão para medir a área que o sofá ocupará, sem esquecer da circulação de pessoas pelo local.

Separei algumas dicas para ajudar na hora de escolher o modelo ideal para a sua sala!

Apesar de não serem os mais queridinhos, os sofás sem braços são ótimos para apartamentos pequenos, pois além de sobrar mais espaço para sentar, visualmente deixam a sala mais clean.

Mas para quem não gosta de sofás sem braços, vejam as próximas dicas!

Para salas de tv recomenda-se sofás com chaise por serem mais confortáveis, mas como a sala é pequena, escolha aqueles que a chaise seja removível ou retrátil. Nada melhor do que poder guardá-la para não ficar no meio do caminho enquanto não estiver em uso.

Uma outra dica é comprar um puff separado no mesmo tecido do sofá, pois enquanto ele estiver sem uso pode ser guardado abaixo de um rack por exemplo.

Evite sofás com uma profundidade muito grande como este abaixo. Aposte nos mais compactos mas que sejam confortáveis também.

Aposte em sofás com braços menores assim sobra mais espaço para sentar. Dois sofás podem ter o mesmo tamanho, mas a área útil dele é o que deve ser levado em conta!

 

Perceberam que todos os modelos que escolhi para o post tem linhas mais retas e tem tecido liso? Modelos deste tipo deixam o ambiente mais leve. Quanto mais básicos forem, dará uma impressão maior de amplitude.

Então na hora de escolher o seu sofá, leve em consideração estas dicas e também analise o objetivo dele. Se você tem crianças em casa, não esqueça de escolher tecidos resistentes e que não sujem facilmente. Se o objetivo for para uma sala de visitas, sofás confortáveis e que caibam mais lugares são essenciais. Enfim sempre analise a finalidade para depois procurar aquele sofá que se tornará o centro da convivência entre você e sua família por longos anos!

Quem quiser acompanhar o blog nas redes sociais é só seguir: Twitter ❤ Fanpage ❤ Instagram ❤ Youtube

37 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 23.julho.2013

    Amei a ideia do sofá sem braços ou com braços reduzidos. Quando eu for comprar o meu sofazinho para o apê, vou comprar em cores neutras, acho mais bonito.

    beeeijos e seu blog é muito lindo!

    • 23.julho.2013

      Obrigada Cíntia!
      Tbm gosto de cores neutras para móveis maiores… deixo as cores para os detalhes!
      Bjos

  2. 23.julho.2013

    Ola… nossa muito boa suas dicas, vou me casar ano que vem e já estou separando algumas idéias para decoração e móveis do nosso apartamento.. com certeza, você conquistou mais uma leitora assídua. Beijos

  3. 23.julho.2013

    Demorei tanto para comprar um sofá e ainda sim comprei errado o sofá é enorme para o meu apê.
    http://ofantasticomundodairis.blogspot.com.br

    • 23.julho.2013

      Poxa que pena Iris… o negócio é levar a fita métrica se for comprar em loja física, ou se for pela internet verificar as dimensões e ver se bate com as medidas do apê.
      Um beijo!

  4. Anonymous
    23.julho.2013

    Oi Bruna, que blog perfeito é esse em?rsrs
    Comprei meu apartamento e a primeira coisa que fiz foi procurar na internet as dicas, dúvidas e as ansiedade de várias pessoas que assim como eu ficam a espera do grande dia que é a entrega das chaves,rs. Foi aí que logo te encontrei e comecei a ver as primeiras postagens, e fiquei encantada com tanta coisa bacana e proveitosa que com certeza irei fazer no meu apê.
    Obrigada pelas dicas e não deixe de escrever aqui não, ta? hehee

    E você já tá com tudo esquematizado na cabeça do que vai fazer quando receber o seu?Queria que você desse umas dicas de espelhos, que tal? :))

    Beijos!!

    • 23.julho.2013

      Ai que pena que vc não deixou seu nome!
      Obrigada viu, fico feliz que tenha gostado do blog <3
      Sugestão anotada ;)
      Bjooo

  5. 23.julho.2013

    Ficou lindo demais, vou colocar em prática quando minha casa tiver pronta….amei as ideias….Faça posters tmb falando d casas, pois tenho uma casa q está em construção e adoraria ter mais ideias como está…bjus…

  6. 23.julho.2013

    Meu sofá é exatamente assim, e sem braço, para 4 pessoas. E tenho 2 pufs para mais duas pessoas. A sala é minúscula, mas assim funciona.
    Além disso, o sofá se transforma em sofá cama, pra quando vem hóspedes, pois não temos um quarto de hóspedes de casal.
    Bjos

  7. 23.julho.2013

    Ótimas dicas! :)
    E que tal falar também sobre tecidos para sofás? Estou procurando sofás, porém estou com dúvida sobre qual tecido escolher.
    Beijos!

  8. Patrícia Lima
    23.julho.2013

    Bruna quando aluguei meu apartamento fui logo na loja e comprei um sofa de dois e tres lugares depois q ele chegou foi q vi a besteira q eu tinha feito a sala ficou ainda menor do q ja era q arrependimento. OBS: Embora eu nao comente acompanho o seu blog diariamente adoro. bjs

    • 23.julho.2013

      Poxa que pena ein Patrícia, mas você ainda pode vender ou se desfazer de um deles e usar puffs ou cadeiras pra arrumar mais espaço por aí, que tal?! ;)
      Beijosss e obrigada viu!

  9. 23.julho.2013

    Nossa vc leu meus pensamentos, tem 30 minutos que entrei no site da construtora para ver as fotos atualizadas e estava me perguntando se ali caberia um sofá ou uma poltrona, de tão pequeno que é simplesmente inacreditável o espaço. Ai volta aquele post recente, no decorado parecia tão amplo ,,, complicado …

    O jeito é se apegar a tudo que for possível para tentar contornar a falta de espaço e infelizmente não vai rolar levar a família inteira de uma vez, o povo vai ter que pegar senha hahaha.

    Beijos Bruninha!!!

    • 23.julho.2013

      Temos que dar um jeitinho pra conseguir espaço em ambientes tão minúsculos né Ana rsrs
      Bjsss e obrigada!

  10. 23.julho.2013

    Amei as dicas, aliás todas do seu blog são interessantes.

    Eu já tenho pesquisado alguns sofás, talvez eu fique com os retráteis, já que lá no apê a sala é minuscula.

    Beijos!!! e seu blog é maravilhoso.

    http://comprandonossoape.blogspot.com.br/

  11. Anonymous
    10.agosto.2013

    Amei suas dicas, e adorei seu blog tb.
    Beijs!!!

  12. 16.agosto.2013

    Oi Bruna, tudo bem?
    Estou aqui lendo praticamente todos os posts e percebi que o seu ap é mais ou menos do mesmo tamanho que o meu… Que tamanho de sofá vc tem em mente para o seu ap? Eu comprei por impulso um de 2,12 de largura (ainda não chegou), mas agora estou pensando que pode ser grande… O que vc acha?
    Parabéns pelo blog! Suas dicas estão me ajudando muito…

  13. 05.setembro.2013

    Oi..adorei suas dicas,seu blog.
    Parabéns…vou seguir suas dicas.
    bj
    Aline O.Garcia
    alinemfg@gmail.com

  14. 05.setembro.2013

    Oi,adorei seu blog,achei suas dicas ótimas.
    Estou querendo mudar minha sala e estou cheia de duvidas..
    Parabéns.
    Aline Garcia(alinemfg@gmail.com)

  15. 17.setembro.2013

    Oi, saberia me dizer q sofa sao esses da primeira e segunda foto? Parabens pelo blog !

  16. 17.setembro.2013

    Oi, saberia me dizer quais sao os sofas da primeira (sem braços) e o da,segunda foto ? Parabens pelo blog !

  17. Anonymous
    22.setembro.2013

    olá,estou construindo minha casa e a sala vai ser pequena 3,20 de comprimento e 3 de largura ,vc acha q nela vai caber 2 sofás de 2 e 3 lugares e ainda o rack ,e ainda sobrar espaço pra circular na sala,se não me da uma idéia por favor bjsss sidnadija@hotmail.com

  18. zamara
    02.dezembro.2013

    Oi, adorei seu blog, achei suas dicas ótimas. nunca tinha pensado no tamanho do sofá, so pensava q teria q acomodar todo mundo rsrrs, obrigada.. Macapá.Ap

  19. Scheila
    31.março.2014

    Adorei as dicas! Estou justamente nesse dilema. Quero muito colocar uma porta de 1m na minha casa e a sala tem 3,77 de comprimento. Não quero me desfazer da porta! Então, vou colocar um sofá de 3 lugares e duas poltronas. O que você acha?

    • 31.março.2014

      Acho que poltronas trazem mais leveza ao ambiente do que dois sofás enormes!
      Principalmente se vc não tem muito espaço, nunca é bom colocar muitos móveis grandes.
      Bjos!

  20. Elizabeth
    30.junho.2014

    Olá super bacana seu blog parabéns…gostaria de pedir uma dica a vc na minha sala cabe um sofá de 3 lugares (é o q tenho no momento) e um de 2 lugares,mas minha duvida é se posso por um sofá na cor marrom escuro e outro em um tom bege claro?

  21. Rosiana
    08.julho.2014

    Ótimas dicas, pena que queria ouvir que posso ter do sofá bem largo e reclinável, o menos indicado para apartamento rsrs buá…muito obrigada.

  22. fabi wigg
    01.setembro.2014

    Vontade de ter várias salas pq eu como decoradora caseira toda hora mudo kkk, adorei tds bjinnn ;D

  23. Ana Carolina
    23.setembro.2014

    Oi boa noite super adorei seu blog e suas dicas, estou terminando a contrução da minha casa e minha cozinha é americana, com sala de jantar e tv não é muito pequena mais também não é grande apenas tem um espaço legal!!!!O que quero saber mesmo é que gosto de sofá de 2 e 3 lugares e acredito que na minha casa vai dar pra coloca o quero saber mesmo se é feio??? Meu futo sofá é retratil e muitoooo confortavel aguardo sua resposta desde já eu agradeço bjus.

  24. […] como eu já havia falado neste post, os sofás sem braço são as melhores opções para ter mais assentos e sem precisar comprar um […]

  25. Maria Rosa Silva
    17.fevereiro.2015

    Parabéns. ..muito boa ajuda…o meu problema é 3xtamente o sofá. ..esta atrasando minha mudança. ..estou indo morar na praia…tenho largura porém a profundidade está tormando tudo dificil…só tenho 85 cm dr profundidade, pelo contrario invade a passagem para a sacada; com muita paciência e forçando tenjo 90 cm…a meses procurando e nada…sempre quis conforto, pois é pra sala de televisão, arrojado, gostosão, seria o trrmo certo, sem ser muito convencional…pois como falei …sala de televisão e praia…se pufer ajudar-me ficarei grata. Obrigado. A sala é pequena. Sou de Curitiba…vou mudar-me para o litoral do Paraná. ..qualidade de vida…mas estou empacada nessa sala.

  26. 21.março.2017

    Adorei suas dicas..e minha sala é super pequena e estou decorando seguindo dicas!

    Beijinhosss ;)
    Blog Resenhas da Pâm