13  08
2013
Decoração

Dicas para fazer a sua cozinha planejada

Ter uma cozinha planejada é o sonho de muitas mulheres e até homens também!
Mesmo quem não gosta de cozinhar acaba se animando quando a cozinha é toda linda e com várias funções.
Não é nada barato ter a cozinha dos sonhos, mas vale a pena investir nela pois além de você ter um espaço organizado para o dia-a-dia, ainda valoriza e muito o imóvel na hora de vendê-lo. Quando o possível comprador olhar aquele ambiente todo projetado e souber que não vai precisar gastar tempo e mais dinheiro pra projetar do zero, com certeza tornará o imóvel bem mais interessante!
Então separei algumas dicas valiosas para ajudar vocês na hora de comprar uma cozinha planejada. Espero que gostem! ;)
Unir o fogão, pia, geladeira, bancada e outros eletrodomésticos não é uma tarefa fácil, então pesquise diversas posições para eles.
Antes de sair de loja em loja ou ir atrás de um marceneiro, sugiro que você separe muitas referências de revistas, catálogos ou da internet e depois rabisque várias possibilidades para a sua cozinha, mesmo que você não saiba desenhar bem! E veja o que fica melhor tanto na estética quando na funcionalidade e fluxo de pessoas. Leve todas essas referências e desenhos para quem for fazer.
Ah e não esqueça o essencial: as medidas corretas do espaço, desde o local das janelas até onde as portas abrem para que não batam nos móveis.
Uma cozinha planejada pode ser tanto feita por lojas de móveis modulados quanto por marcenarias. Tudo é questão de gosto e orçamento mesmo!
Não entrarei no assunto sobre qual tipo de material e madeira usar, pois há um bom tempo atrás eu fiz um post aqui no blog sobre a diferença entre móveis modulados e móveis planejados e lá eu explico sobre quais os melhores materiais já. Se quiserem conferir, cliquem aqui.
A sua cozinha não precisa ser grande para ficar linda. A função dos móveis planejados é justamente fazer pequenos espaços virarem verdadeiros ambientes modernos e organizados.
Então se a sua cozinha ainda está em construção esta é a hora de fazer o seu projeto para que os pontos de água e luz sejam bem distribuídos.
Mas se o seu caso é como o meu (apartamento na planta), infelizmente a construtora é quem manda, então sugiro que assim que entregarem as chaves você comece o projeto, pois a loja ou o marceneiro poderá ir até o local e dizer se você precisará fazer alguma alteração nos pontos de água e luz. Afinal seus eletrodomésticos precisarão ter tomadas nas alturas corretas!
Defina a área de apoio da bancada para poder trabalhar.
É sempre bom deixar próximo o fogão, geladeira e cuba para facilitar no preparo dos alimentos do dia!
Gavetões fundos facilitam na hora visualizar as panelas. Mas é sempre bom ter algumas partes com portas para os mantimentos, copos e pratos. Se o armário for alto, utilize portas com basculantes.
E não se esqueça de que alguns eletrodomésticos como batedeiras, liquidificadores e espremedores precisam ter os seus lugares dentro do armário para deixar a bancada mais organizada e limpa possível!
Na hora de escolher as cores, apenas tome cuidado se a cozinha for muito pequena. O mais indicado para este tipo são as cores mais claras. Porém nada impede que você misture elementos como a madeira caso goste, mas procure balancear com uma bancada mais clara por exemplo.
Espero que tenham gostado do post e das dicas! ;)
Mais matérias sobre cozinha:
 
Imagens: Reprodução
 
Quem quiser acompanhar o blog nas redes sociais é só seguir: Twitter  Fanpage ❤ Instagram  Youtube
58 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Anonymous
    13.agosto.2013

    Muito bacana

  2. 13.agosto.2013

    Valiosíssimas (:

  3. 13.agosto.2013

    A cozinha é a parte mais gostosa e mais dificil de fazer, porque nela a gente passa muito tempo, alem de ficar na entrada da casa, são muitas opções de material, cor e preço também. Assisti seu video da vistoria, lembro bem da minha, a bacia sanitária veio igual, odiei também, seu passa prato é estranho olhando assim, e o quarto parece pequeno, ainda mais pra vc que mora em uma casa mas depois vai ficar tudo lindo e maior quando tiver pintura e piso instalado. Minha janela da sala tambem deu problema e sabe o pior, levamos regua de pedreiro para medir as paredes e adivinha, várias tortas, pedi para arrumar, tem que cuidar a parte dos rodapés, tem que ser retinho, senão depois solta tudo por ser torto afffff é tanta coisa.
    Criei um blog inspirada no seu, é simples, mas como recentemente fiz reforma, achei legal mostrar, já que as dúvidas são muitas….
    http://caseiquerocasa.blogspot.com.br/search/label/antes%20e%20depois neste post mostro a reforma da cozinha que veio com uma diferença na planta, um shaft enorme, dificultando a escolha dos móveis.

    Bjs p vc e para o Alvin, tudo de bom

    • 13.agosto.2013

      O passa-pratos eu pretendo derrubar se tudo der certo, pois achei horrível Adri! rs e o vaso sanitário eu tbm detestei!
      É tanta coisa pra gente olhar né, tantos detalhes… ai ai!
      Ai que legal, fico feliz que meu blog serviu de inspiração!
      Um beijo e obrigada pelo carinho!

  4. 13.agosto.2013

    Ameeeeeeeeeeei as dicas!

    Se puder dá uma passadinha no meu e deixa um comentário?
    Meu mundo, Meu quarto

  5. 13.agosto.2013

    Em pensar que hoje estariam medindo meu ape pra mandar fazer os moveis, que ja fechei e PAGUEI a mais de um ano, e recebo a noticia que a loja fechou… Imagina o desespero em que eu me encontro.

  6. Lívia
    13.agosto.2013

    Muito boas as dicas! Aliás, todos os seus post são muitos bons! Estou adorando o blog! beijo

  7. 13.agosto.2013

    Bru, vc não sabe, seu post veio em ótima hora. Estamos querendo e precisando reformar nossa cozinha aqui em casa. Uau, adorei o post, Bru!! Obrigada!!
    Fique com Deus… Beijinhos
    Flá

    Convite especial, visite meu cantinho: http://sonheerealize.wordpress.com/

  8. Anonymous
    13.agosto.2013

    Muito bom o post Bruna, bem completo! Já tinha pensado em colocar a lixeira dentro de um armário, é muito feio ela aparecendo. Gostei que vc falou que cozinhas pequenas devem ter cores claras, nunca vou entender o amor das pessoas por cozinha preta, com granito preto, armário preto, tendo uma cozinha nanica. Fora que pesa o ambiente, não gosto de nada preto, além de pesar o ambiente, quando é móvel (tipo mesa) geralmente tem cara de barato.

    • 13.agosto.2013

      O preto fica melhor pra cozinhas bem maiores e usando material de qualidade fica um luxo! Mas pra cozinha do tipo corredor em apartamentos, realmente é complicado usar td preto!
      Bjs e obrigada viu! :)

  9. Anonymous
    13.agosto.2013

    É tanta coisa linda que fiquei cheia de duvidas….sâo lindas de mais.

  10. 13.agosto.2013

    Muito bom mesmo!Podia seer mais acessível, daí todos nós poderíamos fazer né bru? :T Aqui em casa (da minha mae) ta reformando.. fico viajando nessas decorações!

    http://chegueitemcafe.blogspot.com.br/

    • 13.agosto.2013

      Podia mesmo Thais, mas olha tem que pesquisar muito pq a variação de preços e materiais de uma loja pra outra é grande viu! Bjs

  11. 13.agosto.2013

    Que dicas maravilhosas Bruna…adorei o post :)

  12. 13.agosto.2013

    Adorei as dicas Bruna…vlws

  13. 13.agosto.2013

    Olá, ótimo o seu post, amei todas as dicas, pena que já fiz a minha cozinha, gostaria de ter cuidado mais de alguns detalhes, quem sabe na próxima! bjs
    http://desejoserperfeita.blogspot.com/

  14. Anonymous
    13.agosto.2013

    amei sua matéria estava em duvidas e olhando essas fotos foi ótimo parabens.
    Excelente matéria agora já tenho varias ideias para a reforma da minha tão sonhada cozinha bjs.

  15. 13.agosto.2013

    Sonho com a minha cozinha todos os dias, mas enquanto não chega a hora de começar a decorá-la vou colecionando inspirações. A dica da lixeira embutida foi o máximo, quero aplicá-la com certeza!

  16. 13.agosto.2013

    Oi Bru!
    Como sempre ótimas dicas!!!
    Amei o post!!
    Beijão!

    “Construindo Minha Casa Clean”

  17. 14.agosto.2013

    Ótimas dicas Bruna! Lixeirinha embutida é ótimo!
    Aqui na Alemanha dá pra comprar os eletros (vários de embutir), pia, torneira e as bancadas (pedra, madeira, etc.) tudo junto nos estúdios de cozinha.
    Outra coisa que aqui é diferente é que a construtora pede o projeto da tua cozinha e coloca os pontos de luz e água conforme o planejador da cozinha colocou (dentro de um certo limite obviamente). A cozinha aqui vem sem pia.
    Pelo menos o resto do apê vem completo e dá pra escolher materiais de piso, azulejo e coisas de banheiro (até chuveiro!), fazer modificacoes na planta e adicionar pontos extras de luz. Se escolher algo mais caro que o previsto no projeto tem custos extras, mas eles sao MUITO menores que os de uma reforma e nao há o stress e trabalheira de reformar.
    Bjs,
    Elisa

  18. Anonymous
    14.agosto.2013

    Adorei as dicas, vou usar algumas. Obrigada bjs.

  19. 14.agosto.2013

    Ameeeeei tem dicas ótimas, estou comprando meu primeiro apartamento e já estou planejando a cozinha que é um dos principais cômodos, pode ter certeza que vou tirar muitas ideias desse post! :))

  20. 15.agosto.2013

    Tem algumas empresas que fazem um plano básico baseando-se na planta para definir (mais ou menos) quanto $$$ será o custo da cozinha e/ou armários da casa. E com esse valor, vc pode ou já comprar (com desconto, claro) e ir pagando em suaves prestações, ou juntar o $$ e contratar depois.

    Fiz isso com uma empresa, e estou adorando! Minha casa vai ter seus armários e cozinha planejada e eu não senti tanto impacto no bolso!

    Vale a pena pesquisar, sempre!

    • 15.agosto.2013

      Mas neste caso tem que ser uma empresa muito confiável, pois já vi tantas histórias da loja fechar e o cliente ficar a ver navios!
      Bjs

  21. 19.agosto.2013

    Ola ..
    Conheci o site recentemente e A-ME-I *-*

    Tô com o esboço da minha cozinha planejada, mas não estou contente …
    Existe a possibilidade de eu lhe enviar o desenho para que possa opinar ?

    Obrigada !

  22. 16.setembro.2013

    Ameiiiiiiii as dicas, você me salvou rsrsrsrsrs. Blog da hora! Bjuxxxxx!!!

  23. Juliana Nogueira
    16.setembro.2013

    Bruna, adoro seu blog e adoro decoração!! Estou fazendo a segunda obra em 2 anos e tenho uma super dica para você: Aqueles que pretendem fazer cozinha planejada em apartamentos, peça para o armário não ter a parte de trás… isso mesmo, não coloque madeira no fundo do seu armário, principalmente embaixo da pia. Infelizmente é comum dar infiltração e vazamentos nos apartamentos, mesmo que sejam novos… o vizinho pode resolver fazer uma obra e isso refletir diretamente na sua cozinha. Quando isso acontece, o primeiro sinal é o escurecimento do rejunte e a parte de trás do armário impede que você veja antes de estragar todo o seu móvel!!
    Tive essa ideia depois que meu irmão teve que refazer uma parte do móvel dele (lindo por sinal) devido ao vazamento do ape de cima! Fiz isso no apê que moro hoje e já mandei fazer novamente para o meu ape novo!!
    Espero que ajude!!
    Beijos e parabéns pelo blog!!!

  24. Juliana Nogueira
    16.setembro.2013

    ah meu e-mail eh [email protected]
    bjs

  25. Anonymous
    11.outubro.2013

    Minha cozinha vai ser americana porém na sala de jantar irei colocar uma mesa de 6 cadeiras tenho medo de ficar carregado demais o que acha ?

  26. […] que fiz o post com dicas para fazer a sua cozinha planejada?Uma das dicas era para comprar ou pelo menos definir os eletrodomésticos que irão fazer parte da […]

  27. 22.setembro.2014

    Como sempre tudo ótimo! Me ajudando muito!!! Bjs xará <3

  28. Fabiana
    22.setembro.2014

    Oi Bruna acompanho você no seu blog, e nas redes sociais, muito bacana suas dicas, o blog é super legal e a atenção que você tem para os temas é Master. Parabéns…Comprei meu ap na planta também é já tenho milhares de dúvidas e vc me esclarece muito, apesar da entrega da chave está programada para janeiro de 2016 já estou mega ansiosa rsrs Bom passei só para dizer que seu ap tá cada dia mais lindo sua cozinha e seu closet me conquistaram Parabéns.
    Uma pergunta a parceria do blog com a italinea do extra ainda está de pé? Bjos e muito sucesso!!! Aaaaaahh tbm tenho que desejar muitas felicidade pelo casório…bjos

    • 22.setembro.2014

      Oi Fabi, por enquanto está sim!
      Obrigadaaaa <3
      E boa sorte na entrega das chaves!!!

  29. Roselle
    22.setembro.2014

    Estava pensando nisso hoje, Bruna. Você acerto em cheio no post!!! Uma dúvida, tem problemas o microondas ficar nesses armário logo em cima da pia??
    Beijos, adoro seu blog! Esta me ajudando bastante nessa fase de mobiliar o ap!!!

    • 22.setembro.2014

      O meu é assim Roselle, é só deixar a profundidade dos armários superiores menor do que a bancada que vc não bate a cabeça não! rs
      Bjãooo

  30. 14.janeiro.2015

    Parabéns pelas dicas, sem duvida quando for comprar minha cozinha planejada, já terei boas referências graças as suas dicas.
    Sucesso e continue compartilhando bons conteúdos.
    abraços

  31. camila
    14.fevereiro.2015

    Você poderia me informar a cor da madeira da cozinha com bancadas preta??
    Obrigada

  32. Francisco Pereira de Rezende
    01.outubro.2016

    Dicas simples porém da maior importância no projeto da cozinha, não leve isso em consideração e verá o resultado negativo de seu sonho de cozinha.

  33. ANGELA M G HERVATIN
    05.outubro.2016

    Estou reformando minha cozinha americana, hoje tenho somente um muro de alvenaria de 32 cm, com um prancha de madeira maciça em cima, quero mudar e fazer no lugar da alvenaria um armário embutido de 50 cm, com uma pedra de granito em cima. Minha dúvida, este armário poderá ser avançado da’ meia parede’ para fora da área da cozinha ou será melhor manter o armário para parte de dentro e avançar somente a pedra ? Meu pedreiro disse que não tem problema mas parece que esteticamente não vai ficar legal.
    Por favor me ajudem nesta questão.

    Obrigada.

  34. Jacqueline
    26.novembro.2016

    Olá Bruna
    Muito prazer meu nome é Jacqueline.
    Estou em reforma para conseguir casar ano que vem 🙏
    E estou acompanhando seu trabalho que está né ajudando muito.
    Eu pesquiso muito na internet pra tentar ficar por dentro das novidades…
    E estou com um problema que já pensei e repensei e não consigo pensar em outro jeito… A disposição dos eletrodomésticos na cozinha… Eu acho que a geladeira vai ter que ficar ao lado do fogão 😓 vai ficar apertadinha…
    E pensei que talvez você pudesse me dar uma luz…
    Se quiser eu te mando foto da cozinha americana.
    Eu agradeço imensamente desde já.
    Um grande beijo.

  35. 15.fevereiro.2017

    Nossa Amei essa ultima é lida demais, excelente artigo.

  36. 21.outubro.2019

    Adorei as dicas!