Reforma não é uma tarefa fácil, mas ao mesmo tempo é uma fase onde podemos escolher e deixar a casa como queremos. Claro que ocorrem alguns imprevistos, alguns itens desejados que não podem ser executados, e contratempos com fornecedores. Engraçado que antes eu não via a hora de poder começar a reformar e agora não vejo a hora que acabe logo, mas ok sei que preciso passar por essa fase e não tenho como fugir! :D
Vou listar abaixo as coisas que já andam acontecendo lá no apê, coisas que estamos planejando e também algumas notícias:
1) Bancadas para pias
Iremos trocar todas as originais da construtora, tanto nos banheiros quanto na cozinha. E ainda vamos fazer uma também para a lavanderia.

2) Soleiras mais baixas
Teremos que trocar as soleiras originais da construtora de qualquer forma, pois não combinarão com as bancadas novas. Mas o fato é que a instalação do piso vinílico requer soleiras baixas com apenas 4 mm de altura. Mas estamos com um problema: o piso da cozinha e dos banheiros são mais altos que o vinílico, ou seja, não temos como baixar as soleiras tanto assim. Resultado: ficará um mini-degrau entre um ambiente e outro.

3) Contrapiso
Como vocês viram no vídeo da última vistoria, o contrapiso que a construtora entregou é péssimo. Eles até tentaram fazer este remendo que aparece na foto, mas ficou pior ainda. Eu achei que só na suíte estava ruim, mas o pedreiro indicado pela loja onde compramos o piso vinílico, nos disse que todos os ambientes estão fora da norma, inclusive tem algumas partes com 1 cm de ondulação! #inacreditável :'(
Resultado: vamos ter que refazer o contrapiso inteiro, pra que o piso vinílico possa ser colocado. Já fica a dica para quem vai colocar piso vinílico, principalmente o de click, como ele tem 4 mm então o nivelamento do contrapiso tem que estar perfeito pra que as réguas possam se encaixar.

4) Revestimentos
Já estávamos certos de que iríamos trocar os revestimentos dos dois banheiros, mas o pedreiro foi lá olhar e reparou em algo que não tínhamos parado pra pensar. Como eles já foram entregues com gesso tabicado, se quisermos trocar o revestimento, vai acabar quebrando o gesso e vamos ter que refazer o banheiro do zero. #missãoabortada :(
Bom o revestimento das paredes não é feio, tem brilho e é branco, então decidimos mantê-lo por enquanto!
Já na cozinha, entregaram apenas a parede da pia com revestimento, então como ali terão eletrodomésticos e armários, não vejo sentido em trocar. Talvez eu retire somente o que tem acima da pia e faça algum detalhe diferente.

5) Nicho no banheiro
Pelo que tudo indica mesmo não tirando os revestimentos dos banheiros, ele vai conseguir fazer um nicho na parede do box no banheiro da suíte. E caso quebre um pouquinho na hora de cortar, dá pra esconder com as quinas de alguma pedra como mármore, granito ou porcelanato mesmo. Por enquanto pensei em fazer o nicho somente na suíte, já que o outro será somente lavabo.

6) Eletrodomésticos
Para conseguir projetar os móveis da cozinha e lavanderia, estou definindo os eletrodomésticos (marcas e modelos), mesmo que eu não vá comprar todos por enquanto, pois sem isso fica impossível de calcular as medidas dos armários e bancadas.

7) Arquiteta
Um apartamento na planta recém-entregue tem muitas coisas para serem observadas e projetadas, então decidi contratar uma arquiteta (mesmo que eu não vá fazer todo o projeto dos móveis e decoração de uma vez só), mas com certeza uma profissional dessa área tem ideias que muitas vezes não pensamos, principalmente nessa fase que são milhares de detalhes e problemas pra ver ao mesmo tempo. Ela já me alertou sobre várias coisas que eu iria fazer e que na prática não iriam funcionar, como a troca das portas por exemplo. Contratar um profissional desta área não é um gasto, é um investimento que vale muito a pena!
Ela já está projetando a planta baixa de como será cada cômodo e depois fará os desenhos em 3D. Também vai me ajudar acompanhando o andamento da reforma e decoração e se eu precisar ela também indicará fornecedores. Em breve vou apresentá-la à vocês e também mostrar os projetos aqui no blog! :)

8) Condomínio
Agora é pra valer! Dia 01/12 já vence o boleto do condomínio, mas o chato é que vamos ter que pagar o enxoval das coisas que a minha torre ainda não tem (por exemplo: revestimento dos elevadores de serviço pra não danificar, etc.), assim como já estou pagando água e gás sem usar e sem morar lá. O gás nem teria como usar mesmo pois a ligação nem foi feita na minha torre ainda, mas como não é individualizado, então o condomínio recebe uma conta só e divide por todos os apartamentos.
Fora isso ainda tem a energia elétrica, que mesmo que seja pouco por não morar lá, também é um dinheirinho que vai embora! É fogo, contas e mais contas! $$$

9) Retirada dos pisos
Para economizar, resolvemos começar o quebra-quebra da retirada dos pisos. Então meu pai e meu noivo entraram na dança neste fim de semana e já tiraram todos os pisos da cozinha, banheiros e da varanda. Um gasto a menos! ;)
Agora é só decidir os pisos, comprar argamasse e o pedreiro colocar tudo!

A vontade de me mudar pra lá é grande, mas preciso ter paciência e fazer uma coisa por vez, pois assim que recebi as chaves confesso que dei uma piradinha e comecei a ver orçamento de tudo ao mesmo tempo e no final das contas não consegui decidir nem uma coisa nem outra. Aí coloquei os pés no chão e resolvi começar pelo que realmente faz mais sujeira: o gesso, que já contei aqui pra vocês (clique aqui se não viu). Aliás, fechei com aquela empresa de gesso do primeiro orçamento e no dia 02/12 a bagunça do pó branco começará de fato! o/
Em breve farei um post mostrando tudo, inclusive falando se gostei do serviço prestado por eles, pois tem muita gente me pedindo o contato, mas como vocês sabem eu só gosto de indicar quando realmente tem qualidade! (Galera do ABC, SP e região: aguardem mais um pouquinho só, ok?!)
Bom por enquanto são estas as notícias que tenho do apê, assim que tiver mais novidades venho contar aqui! :)
Aliás se quiserem ficar por dentro de tudo sobre ele, é só clicar na categoria “Meu Apê” que fica aqui na lateral esquerda do blog, ok?
Até o próximo post, pessoal! *_*
Acompanhe o conteúdo extra do blog nas redes sociais seguindo: Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube