08  01
2014
Meu Apê | Reforma

Meu apê: impermeabilização do contrapiso

Notícias da reforma: impermeabilizante de contrapiso e colocação do piso cerâmico.

Muita gente tem me perguntado como está o andamento da reforma do meu apê e hoje vim aqui atualizar vocês. :)
O gesso e a parede de drywall do closet estão prontos desde o fim do ano passado, mas ainda falta furar onde vão os spots/luminárias e passar a fiação elétrica (por isso não fotografei). Mas como ainda não comprei pois estou pesquisando os modelos e preços dos spots, o pessoal do gesso teve que parar a obra e estão me aguardando! *_*

Enquanto isso comprei impermeabilizante e argamassa para que o meu pai mesmo pudesse aplicar nos locais onde retiramos os pisos entregues pela construtora (obrigado pai!). A cozinha já não era impermeabilizada mesmo, ou seja, nunca poderia ser lavada se não a água infiltraria no apartamento de baixo. Mas os dois banheiros e a varanda perderam a impermeabilização que a construtora entregou.

Como já sei que perdemos a garantia nesta parte, não quis correr o risco e já refiz pra não ter problemas futuros. O bom de ter resolvido trocar os pisos é que vou poder lavar a minha cozinha sem medo!

Na retirada notem como o contrapiso fica bem irregular, então antes de passar o impermeabilizante, temos que passar uma argamassa comum apenas para regularizar, ok? (esqueci de tirar foto dessa etapa, mas é o cimento comum que todo mundo já conhece!).

Após isso, passamos 4 demãos em cada ambiente, mas como ainda sobrou bastante acho que vamos passar mais uma ou duas pra garantir! #brunaneura hahaha

cma_impermeabilizante1

O impermeabilizante é um aditivo, como se fosse uma cola branca, que não deixa que os líquidos infiltrem no contrapiso (concreto ou argamassa).

É indicado para:

  • Caixa d’água, piscina e canalizações de água;
  • Argamassa de revestimento em pisos e paredes;
  • Assentamento de alvenaria nos alicerces;
  • Concreto Impermeável;
  • Baldrame.

AH! Notaram que já tiramos a soleira? Pois é, agora falta tirar todas as pias. Ainda não tiramos pois o pedreiro vai precisar usar pelo menos uma quando for colocar os pisos na semana que vem.

Compramos porcelanato para todos estes ambientes, menos pra sala e quartos pois como vocês já sabem compramos o vinílico clic desde Janeiro/2013.

Mostrarei as cores e texturas dos pisos porcelanatos muito em breve pois eles estão nas caixas ainda!

cma_impermeabilizante2

Decidimos trocar os vasos sanitários, pois achamos os atuais horrorosos (aquele detalhe lateral parece um intestino kkkkkkkkk). :D

Ah e também tiramos as soleiras e baguetes dos dois banheiros também, afinal como trocaremos as bancadas, a soleira tem que combinar.

cma_impermeabilizante3

No início não íamos trocar o piso da varanda, mas já que estamos na fase do quebra-quebra e o espaço é tão pequeno, acabou não ficando muito caro, então valeu a pena aproveitar o embalo!

cma_impermeabilizante4

Ah, a marca do impermeabilizante que usamos foi da Vedacit no modelo Vedapren Otto Baumgart Branco. Segundo o fabricante, é uma membrana líquida, de base acrílica e aplicação a frio, pronta para uso e moldada no local. Cobre a estrutura com uma proteção impermeável. Apresenta ótimas características de elasticidade, tem grande durabilidade e é altamente resistente às intempéries. Proporciona um excelente acabamento, além de refletir os raios solares, o que reduz parte do calor absorvido pela estrutura.
Resolvemos investir um pouco mais nessa pois como ela reflete os raios, consequentemente o calor também, seria mais adequado na nossa cozinha onde bate muito Sol a tarde. (Isso não é uma publicidade paga!)

Compramos o galão de 18 litros por R$ 174,89 mas se tivéssemos comprado uns 3 a 4 galões de 3,6 litros acho que seria o suficiente. Pelo que vi acredito que 3 a 4 demãos já estaria ótimo!

vedapren_branco

Existe o Vedacit comum, que acredito que tenha o mesmo papel que este e é muito mais em conta, mas ele não reflete os raios solares então para áreas externas principalmente não é muito recomendado. (Preço médio: R$ 64,90 o balde de 18 litros)

cma_impermeabilizante5

É muito importante que seja feita a impermeabilização como vocês viram, assim evitamos que no futuro surja algum problema com o vizinho de baixo. Já pensou investir no piso novo e ter que retirar pra consertar a umidade ou vazamento? Nem pensar! ;)

O próximo passo da reforma do meu apê será então a retirada das pias e a colocação dos pisos porcelanatos na semana que vem, pois o pedreiro só  estará disponível a partir do dia 18/01. :(
Enquanto isso estou na fase da pesquisa dos spots e ainda não fechei as pedras das bancadas, acredito que essa é uma das partes mais difíceis pois está difícil de comparar os orçamentos, cada empresa fala uma coisa! #tenso
Pra mim o que mais está difícil de decidir é a da cozinha, pois eu quero bancada bem clarinha e granito claro mancha, silestone, nanoglass é um absurdo de caro, porcelanato não estou sentindo muita confiança na durabilidade e por aí vai. :
Mas enfim, preciso me decidir muito urgente!

Espero que este post tenha sido útil pra quem está querendo trocar os pisos do apartamento ou até mesmo de sobrados por exemplo! Bom é isso, vou mantendo vocês sempre atualizados sobre tudo da reforma na categoria Meu Apê que fica na lateral ou no menu superior do blog. ;)

Veja tudo o que já rolou no meu apê:

Piso e rodapé comprados
Notícias: decisões, bancadas, contrapiso, nicho, arquiteta e condomínio
❤ Planejando o closet
Comprei minha lava e seca
Fiz um caderno de organização da reforma

Acompanhe o conteúdo extra do blog nas redes sociais seguindo: Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube

74 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 08.janeiro.2014

    Legal Bru! Também usamos esse tipo de impermeabilização aqui no apê. Não sei o que seria de nós, sem poder lavar e jogar água nas áreas frias né?! Economia boba da construtora. Parabéns pelo andamento da obra, esta tudo bem adiantadinho!
    Beijos

    • 08.janeiro.2014

      Oi Fabi,
      Tbm não entendo porque eles não passam logo isso de uma vez na cozinha. Muita sacanagem, mas fazer o quê né!
      Obrigada!
      Bjão

      • andressa
        16.abril.2014

        Oi bruna, me tira uma duvida, vc trocando o piso perde a garantia do ap?

        • 17.abril.2014

          Que eu saiba a garantia total do apê não, vc perde a garantia do piso e do contrapiso tbm, afinal a impermeabilização que eles fizeram vai embora na retirada. Então por isso eu refiz a minha para minha própria garantia e não dar problema com o vizinho de baixo! ;)

  2. Dayse Novais
    08.janeiro.2014

    Que ótimo que está tudo andando, Bruna!! Mto bom esse impermeabilizante (pelo menos é isso que meu pai fala haha). O meu ap está previsto pro final do ano! e já estou mega ansiosa!!
    Vc acha que já devo ir comprando coisas como vaso sanitário, pia, porcelanatos e afins? ou é melhor esperar até a vistoria, quando ele já está em fase final?

    • 08.janeiro.2014

      Oi Dayse, obrigada!
      Então, eu preferi esperar até mesmo pra ter onde estocar as coisas que for comprando, só o piso vinílico mesmo que comprei antecipado porque confiei na loja. Mas o restante estou fazendo os orçamentos aos poucos. Nem os móveis eu fechei ainda pra vc ter uma ideia! hehehe
      Temos que controlar a ansiedade! rs
      Bjs

  3. Lu
    08.janeiro.2014

    Bruna, acho seu blog muito legal, parabéns!!! Muito instrutivo :)

    Eu não entendi porque é bom que o contrapiso reflita o sol… ele não vai ficar escondido embaixo do piso? Será que esse benefício não seria útil só para quem usa o Vedacit em lajes externas? Vou começar a fazer o piso também e queria saber se preciso usar esse produto ou se pode ser o outro mais barato mesmo.

    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos com a gente, bjs

    • 08.janeiro.2014

      Sim Lu, é mais pra quem usa em lajes externas mesmo por conta da reflexão do Sol. Eu poderia ter usado o comum, mas minha cozinha e lavanderia ficam tão quentes a tarde, que já que eu ia gastar com isso preferi usar o Vedapren (foi mais uma neura mesmo, na esperança dele ajudar a dissipar o calor rsrs), mas a verdade é que o outro já serviria numa boa sim! ;)
      Bjão

  4. 08.janeiro.2014

    Uuuh! Tá ficando super legal Bruna! E sou super a favor desse negócio de já que tá quebrando, vamos quebrar tudo então… depois a gente acaba se arrependendo de não ter deixado do jeito que a gente queria!!! Continua assim!!!

    • 08.janeiro.2014

      Pois é Mari, pensei exatamente nisso, depois eu iria me arrepender! Bjãooo e obrigada!

  5. 08.janeiro.2014

    No meu apartamento impermeabilizei apenas os banheiros, a cozinha não pois coloquei piso sobre piso. Acho super válido e evita uma dor de cabeça pra você e mostra o seu cuidado para com o vizinho!!

    • 08.janeiro.2014

      Oi Juci, no meu caso não ia rolar de colocar piso sobre piso porque na sala será o piso vinílico e ele tem apenas 4 mm, ficaria um degrau, entendeu? =\

      • 08.janeiro.2014

        eu imagino…realmente ficaria muito alto. No meu caso foi possível pq já tinha um pequeno desnível q quando colocou o meu ficou retinho. Mostra mais de sua obra…estamos curiosos!!! A minha só falta o pintor agora rsrsrsr

  6. Bruna você realmente é minha inspiradora, no meu Apê, no meu Blog kkkk…. Eu não sabia que a construtora poderia não colocar impermeabilizante na cozinha por exemplo, pelo que entendi na sua foi isso né? Quer dizer que se vc não trocasse o piso… não poderia lavar a cozinha, pois não teria a impermeabilização… e vc sabia disso ou só soube quando retirou o piso da cozinha?

    • 08.janeiro.2014

      Heheheh obrigada, fico feliz em te inspirar!
      Veio no manual do proprietário que não pode lavar a cozinha pois não tem impermeabilização nela. E infelizmente é o que vem acontecendo com a maioria das cozinhas dos apartamentos novos, viu!
      Eu já tinha vontade de trocar o piso dela, mas depois disso tive certeza, assim agora eu posso lavar sem problemas!
      Bjs

      • Bom saber porque eu já queria trocar o piso da cozinha, agora então não terei dúvidas que será NECESSÁRIO A TROCA!!! Obrigada pelas dicas, seu Apê é em Diadema, o meu será.

  7. Erika
    08.janeiro.2014

    Bruna, o meu ape é térreo. Você acha que precisa impermeabilizar?
    Bj

    • 08.janeiro.2014

      Se não tem outro andar abaixo do seu, não vejo motivos pra isso não Erika! ;)
      Bjo

      • Juliana
        28.julho.2015

        Eh bom impermeabilizar o térreo também, moro em 1º andar e sobe muita umidade do solo, resultando descascamento ate das paredes.

  8. Lane
    08.janeiro.2014

    Oi Bruna, ufa tava ansiosa por noticias da sua reforma rsrs que pelo visto esta indo muito bem, fico feliz por você. Tenho fé em Deus que pego minhas chaves ainda este mês, estou super ansiosa pra começar minha reforma, também decidi trocar os pisos da cozinha e banheiro e não fazia ideia dessa questão de impermeabilização, mas graças a seu post agora vou ficar atenta rs. Boa sorte na reforma. Beijos.

    • 08.janeiro.2014

      Obrigada Lane! Que bom que te ajudei =)
      Boa sorte pra vc tbm!
      Bjão

  9. Fernanda Maglione
    08.janeiro.2014

    Bru,

    Faz o orçamento com o Sr. Ivan da IM&G Mármores e Granitos.
    Ele é super atencioso e detalhista e o preço dele foi o melhor que achei aqui em SP.
    Contato: 7007-2300 ou por email imgmarmoresegranitos@uol.com.br
    Eu passei as medidas e quais pedras queria e ele me devolveu o orçamento, depois que fechei ele foi fazer a medição no local e deu várias dicas. Super recomendo.

    Bjs e boa sorte.

    • 08.janeiro.2014

      Oi Fernanda, obrigada pelo contato viu! ;)
      Acabei de ir em mais duas e continuo perdida com as pedras heheheh
      Bjão

  10. Mirian
    08.janeiro.2014

    Oi Bruna tudo bom? Meu nome e Mirian, nossa eu nem sabia que tem que tem colocar esse impermeabilizante vou quebrar o do meu ape e nao ia passar rsrs, sou de diadema Bruna, comprei um ape na planta proximo ao zoologico de sp.
    Ainda nao começei a reforma a grana incurtou demais e meu noivo esta desempregado, buaaaaaaaaaa.
    Mais vamos falar de coisas boas, estamos fazendo uma reforma aqui na casa da minha mae e vi que vc esta procurando spot, eu comprei la santa ifigenia, como sao caros esses negocios rsrs.
    Paguei nos spot 10,00 cada eles sao abs se nao me engano, nao e plastico nem ferro e um material bom, as lampadas paguei 18,00 sao de led, vou tirar foto e colocar no grupo se quiser te passo o endereço dele, gostei tanto que ate voltei para pegar mais lampadas para o corredor.
    Vou postar tudo la grupo, depois da uma olhada la.
    Desculpa a falta de acento meu teclado esta ruim, bjs

    • 08.janeiro.2014

      Oi Mirian, ai que bom saber disso, estou nesta fase mesmo!
      Bjão e obrigada!

  11. luciana
    08.janeiro.2014

    Oi Bruno se for possível utilize o impermeabilizar te nas paredes onde irá bater sol e chuva principalmente nos quartos onde sempre mofa com a umidade. Minha amiga na primeira temporada de chuvas no seu apelido novo teve mofo. O meu que é antigo e de revestimento de pastilha todo ano mofa. Beijos. Ah você acha que da pra passar esse produto por cima da parede pintada? Tem cheiro forte? Obrigada.

    • 08.janeiro.2014

      Oi Luciana, não achei o cheiro forte não, tanto que ao secar nem se nota mais o cheiro!
      Então se a parede já está pintada, acho que seria melhor dar uma lixada antes pra segurar melhor ele e depois pintar novamente. Mas se for contratar um pintor, até ele mesmo pode fazer pra vc! ;)
      Bjs

  12. luciana
    08.janeiro.2014

    *apelido = apartamento

  13. Ana Nascimento
    08.janeiro.2014

    Bruna muito legal, já estava esquecendo desse detalhe. Como faremos a vistoria em março (assim espero), pra segurar a ansiedade estou montando um caderninho, assim como vc fez, com tudo que preciso providenciar assim que receber as chaves, vou anotar esse detalhe, você não tem ideia de como nos ajuda com suas dicas.

    Grande beijos,
    Ana

    • 08.janeiro.2014

      Nossa Ana, fiquei muito feliz em saber disso, o blog foi criado com este intuito mesmo, de poder ajudar e ser ajudada tbm por vcs, afinal eu não sei tudo, mas tento aprender diariamente!
      Um beijo

  14. Erika/SP
    08.janeiro.2014

    Oi Bruna, nossa, lendo o post fiquei na dúvida e resolvi consultar o manual do proprietário do apê. Descobri que a minha cozinha não é impermeabilizada, apenas os banheiros, varanda e lavanderia. Ufa, ainda bem que nunca lavei o piso, só passei pano com produto! Que sorte!…hehe… Sobre a pia da cozinha, eu sugeria vc cotar o valor do granito são gabriel preto, acho mto bonito, mas ainda não pude colocá-lo, quem sabe qdo for colocar os armários planejados. Por enqto minha pia é igual a sua de granito cinza. O preto deixa elegante, não tem essa paranoia de manchar e se vc não cozinha mto, acho bem viável, mas essa é a minha opinião, o branco é lindo mas tem esse lance de manchar fácil
    e se fosse eu, ia pirar sempre pq eu cozinho mto e sou meio paranóica com limpeza e tals. O legal da obra é fazer com calma igual vc está fazendo, eu me prejudiquei fazendo td em um mês pra mudar logo e hj eu vejo que poderia ter feito coisas melhores, com calma. Agora o jeito é ir mudando as coisas conforme dá….hehe…boa sorte na obra! Beijos, Erika/SP
    Ps.: comprei meus spots todos na Leroy Merlin, achei o preço bom e mtas opçōes!

    • 08.janeiro.2014

      Oi Erika, pois é a maioria não impermeabiliza mesmo a cozinha, essas construtoras espertinhas! ¬¬
      Estou indo aos poucos até mesmo por conta de orçamento hahahaha, e mesmo assim já estou pirando pois são tantas opções, tantos preços variados, não é fácil!
      Bjão e obrigada pelas dicas!

  15. Márcia Maltempi
    08.janeiro.2014

    Olá Bruna,
    Muito bacana a sua matéria, realmente impermeabilizar é fundamental, não dá pra arriscar. Em relação aos spots indico o site http://www.huntertrade.com.br, é aí de São Paulo, tanto pode comprar pelo site como ir até lá. Eu comprei em Set/12, 58 kits spot + lâmpada dicróica 20 leds bi-pino 127/230v branca, na época foi R$ 15,99 cada, ví agora no site que hoje está aproximadamente R$ 21,00 em 03 vezes, todos os orçamentos que fiz tinham ficado uma fortuna e comprei tudo por R$ 927,00 (e parcela em 03 vezes) foi um achado e são ótimas, até agora nenhum spot descascou e nem lâmpada queimou… rs No fim ainda sobrou pra comprar spots com cristal para colocar em pontos estratégicos.
    Abraços
    Márcia

    • 09.janeiro.2014

      Obrigada Márcia, vou dar uma olhada! Estou nesta fase mesmo!
      Bjãoooo

  16. Lennethh
    09.janeiro.2014

    Nossa que legal eu não sabia que precisava impermeabilizar! Essas construtoras… fala sério! Legal seu pai ter feito pra vc já te economiza dinheiro e dor de cabeça!

    Adorei o post ficou super detalhado. Bru pensa bem sobre o granito, aqui na minha kit ele é claro e eu te digo:é horrível! Mancha demais!!! Toda hora tem que limpar porque surgem umas manchas amareladas do nada! É muito chato! Uma vez eu li que você pode usar produtos para impermeabilizar e proteger o granito, assim ele mancha menos, talvez seja uma boa já que você quer usar um mais clarinho.
    Eu acho que de todas as opções o granito ainda é o melhor, pelo que eu pesquisei ele dura mais e dificilmente quebra ou sai lasquinhas como outros por ex.

    Enfim, vai contando tudo pra gente, detalhe por detalhe hahahaha bjus!

    • 09.janeiro.2014

      Meu pai tem ajudado demais mesmo, ele que tirou os pisos junto com o meu noivo e depois ele sozinho foi lá e impermeabilizou tudo! <3
      Se for granito vou optar pelo preto mesmo, mas ainda estou vendo outras opções de pedras ou porcelanato, pois meu sonho é uma bancada clara! rs
      Bjão e obrigada!

  17. Fernanda
    09.janeiro.2014

    Oi Bruna!! Li sobre sua dúvida qto a pedra da cozinha e banheiro.. se joga no porcelanato amiga, é lindo, durável, a porcelana é tão resistente quanto o aço!!! Pode confiar sem medo!! Eu não sei aí, mas aqui (Florianópolis) saiu bastante caro, paguei 600 reais 4 placas de porcelanato de 120x60cm mais 800 reais só pela mão de obra, isso numa bancada de pia de cozinha, 2.2m +-. Saiu o mesmo preço q sairia no granito. Sem contar que o porcelanato é totalmente impermeavel, não vai manchar com o tempo!! Assim que terminar a obra da minha cozinha te mando a foto! Beijao.

    • 09.janeiro.2014

      Oi Fe, penso em me jogar, aí vem fornecedores e me dizem que ele trinca e risca com o tempo… ai ai ai que dúvida! rs
      Mas obrigada pelas dicas ein!
      Bjão

  18. Elaine Reis
    09.janeiro.2014

    Oi Bru
    Tudo bem?
    Que bom que está tudo caminhando para vc no seu ape.
    A área que mais precisa a construtora não impermeabilizou ????
    Vai ficar tudo muito bom.
    O vaso sanitário parece um intestino mesmo kkkkkk
    Vc já pensou na pia de madeira teca ? Fica muito linda, mas vale a pena ? Não achei nada na Internet sobre ?????
    Ah estou mais que curiosa para ver o gesso e o closet…
    Bjos

    • 09.janeiro.2014

      Pois é Elaine… justo este área não era impermeabilizada! rs
      Fica lindo mesmo com a madeira teca, já pensei sim, mas meu medo é que madeira com o tempo perto de água não dá certo hehehe
      Bjs

  19. Fernanda Alves
    09.janeiro.2014

    Bruna,
    Dica ótima! não tinha pensado em impermeabilizar a varanda acredita!!
    Sobre a bancada, tive a mesma dúvida cruel, já que queria bancadas brancas. Optei pelo quartzo e ficou perfeita! é beeem mais barato que o Silestone, um pouco mais caro que o granito. Quase fiz de porcelanato, apesar de ótimas referências sobre resistência e porosidade, mas ficaria mais caro também.
    Boa sorte!

  20. Pri
    09.janeiro.2014

    Aqui em casa também tenho esse vaso sanitário que parece um intestino hahahaha lembro que quando vi pensei a mesma coisa! Mas eu nunca troquei e sabe que é um detalhe que aparece pouco, depois que coloquei armários no banheiro eles nem aparecem! E sobre lavar o piso da cozinha de jogar água e tal, eu nunca faço! Só esfrego a vassoura com algum produto mesmo e passo pano, fica limpinho! A minha cozinha não tem nem ralo… Mas e se o teu vizinho de cima lavar então pode infiltrar no teu ap?!?! #desespero Sobre as pedras, eu já trabalhei em marmoraria e lembro que os orçamentos variavam muito de cliente pra cliente porque tem a questão de aproveitamento da chapa. As vezes o projeto não usa a chapa toda, mas a marmoraria cobra a chapa inteira porque sabe que não vai conseguir usar em outro projeto. Tem muita variação de cor e tal, daí não conseguem misturar com outros lotes. Vale questionar como ficou o aproveitamento da chapa e fazer adaptações (altura do frontão, saia, por ex.) pra ver se consegue melhorar o orçamento. Isso sempre acontecia com pedras que não eram tão populares. Sobre silestone e nanoglass são caros mesmo, mas o nanoglass eu não recomendo porque se quebrar vc perde a peça inteira! No granito ainda é possível fazer remendos quase imperceptíveis. Além disso, trabalhar com nanoglass não é fácil e vc pode se decepcionar com o acabamento. Tem também o corian da dupont que é ainda mais caro que o silestone e muito lindo, veja: http://www2.dupont.com/Surfaces_LA/pt_BR/ Mas eu te garanto que todos têm pontos negativos e positivos. Bjs

    • 10.janeiro.2014

      O da suíte até daria pra ficar com o vaso, mas o do social é bem de frente, mesmo com armário vai dar pra ver heheheh
      Vou colocar um bem parecido simples, mas que não tem este detalhe feio apenas!
      Se o vizinho de cima fizer isso, eu tô ferrada, mas aí reclamo e o problema será dele pra arrumar o meu também, afinal tá escrito no manual do proprietário, mas se Deus quiser não há de acontecer nada! rs
      Ai a pedra Corian é o meu sonho de consumo, mas fora de cogitação já hahahah
      Estou pensando em investir um pouco mais e pegar o Quartzo Stone que é a pedra da China que é igual ao Silestone. Vc conhece? O que acha?
      Bjão e obrigada pelas dicas viu, muito úteis!

      • Pri
        10.janeiro.2014

        O silestone genérico também era muito bom, a gente trabalhava com a Caesar Stone, que era bem mais barato que o Silestone. Lembro que a principal diferença era que o branco da Silestone (zeus) era realmente branco e o do caesar stone era um pouco mais “sujinho”, mas a qualidade era muito boa! É um material excelente! bjs

  21. gabi lira
    10.janeiro.2014

    Silestone na Exporevestir tava 312 euros o m², um absurdoo!!! Pena que o bicho é lindo :(

    • 10.janeiro.2014

      Ai menina, ele é caro demais mesmo! Mas tem o quarto stone, já ouviu falar? é o mesmo, porém feito na China! =)
      Enquanto um silestone original é em torno de 1700, ele custa 1000 o m2! Tô pensando seriamente!

  22. Mario
    26.janeiro.2014

    Bruna, boa noite! Esse site é meu guia para tudo! Rs. Muito bom, bem explicado, completamente visual e extremamente cuidadoso com os detalhes, parabéns! Meu apto acabou de ser entregue e lendo os seus posts fiquei na dúvida sobre o porque você desistiu de colocar o piso vinílico em todos os ambientes. Estava justamente pensando em fazer isso…Grande abraço!

    • 27.janeiro.2014

      Oi Mario, obrigado! rs Então, acabei desistindo porque vou optar por lavar a cozinha e os banheiros mesmo, mas se minha cozinha fosse integrada (americana), aí teria mais sentido colocar o mesmo piso em tudo pra ampliar o espaço. Como não é, não vi muito sentido!
      Bjs

  23. […] 7. ImpermeabilizanteE se você resolveu tirar todos os pisos lembre-se que então acabou de perder a garantia de impermeabilização da construtora! Para não correr o risco de lavar os banheiros, cozinha e varanda e ver o vizinho de baixo reclamando de infiltração, nós mesmos impermeabilizamos tudo novamente. Aqui no blog tem um post explicando tudo (clique aqui). […]

  24. Silvia
    04.maio.2014

    Bruna, estou comprando meu primeiro ape´e seu blog é de muita ajuda. Pode me passar o nome de sua arquiteta?? Procurei e não achei!! Obrigada… :D

    • 07.maio.2014

      Oi Silvia, eu comecei com uma consultoria de uma arquiteta, mas ela abandonou o processo no meio do caminho e não me passou os 3Ds, por isso eu nem indiquei no blog, ok? Acabei fazendo tudo sozinha mesmo e estou fazendo até hoje! :)

  25. 09.agosto.2014

    Oi Bruna! Uma dúvida, você não teve problemas para trocar o piso da sacada? Até onde pesquisei, isso é parte da fachada do prédio e teria que ser aprovado pelo condomínio, não?

    Obrigado!

  26. Jucimara
    22.outubro.2014

    Bruna, primeiramente, parabéns pelo blog! Acompanho desde o início e seus posts são perfeitos!!! Uma duvida quanto à troca do piso: Você teve que fazer algum procedimento burocrático, requerer alguma autorização para esse tipo de reforma ou somente comunicou ao sindico? Recentemente saiu um norma da ABNT sobre reformas em aptos, exigindo projeto assinado por engenheiro para alguns tipos de reformas… Você sabe de algo a respeito dessas exigências?

  27. Evelyn Walchhutter Lara
    15.janeiro.2015

    Bruna, boa tarde.

    Primeiramente parabéns pelo blog….Você não tem idéia do quanto me ajudou!
    Sou do Abc e meu apartamento é em São Caetano. Irei pegar as chaves agora nos proximos dias. Conheci a empresa que fez seu gesso e acho que vou fechar com eles.
    Queria apenas saber se a reforma (pintura, piso etc) foram eles ou você teve outro prestador de serviço. Se teve poderia me passar?
    Está mega dificil achar um pedreiro bom e as empreiteiras que ví estão cobrando um absurdo.

    Beijosssss e continue com este trabalho perfeito quer você faz aqui..

    • 15.janeiro.2015

      Oi Evelyn, obrigada!
      Foi um pedreiro particular que colocou os pisos pra mim, etc… mas ele pediu pra não passar o contato aqui no blog pq ele já é lotado de trabalho o tempo inteiro e não iria dar conta já que ele é sozinho, nem ajudante tem… Bjs e boa sorte aí!

      • Evelyn Walchhutter
        15.janeiro.2015

        Oi Bruna…

        Obrigada pela resposta!

        Que peninha… está tããão dificil de achar um profissional confiável.

        Mas tudo bem!

        Obrigada mais uma vez!

        Bjuss

  28. Caroline Midori
    01.fevereiro.2015

    Oi Bruna =). Eu não vou retirar os pisos do meu apê, mas os que a construtora coloca são horríveis. Você tem alguma dica para quem não gostaria de retira-los e perder a garantia? Nos azulejos colocaremos pastilhas adesivas para amenizar, mas no chão estou perdida. Obrigada pelas dicas valiosas e parabénsss!

  29. Malena Mayer
    26.maio.2015

    Oi Bru!
    Acompanho seu blog há um tempão, mas confesso que não tinha lido este post ainda(muitas vezes a gente só procura o que nos interessa no momento. rsrs) , mas então eu fiquei com uma dúvida: na cozinha vc disse que a construtora não passou impermeabilizante por isso vc decidiu passar, mas no banheiro a construtora não ja tinha passado?
    Me corrige se estou errada mas eu achava que o impermeabilizante ficava entre o contrapiso e a argamassa do revestimento , e como quando vc retira(quebra) o revestimento vc não tira toda a argamassa achei que o impermeabilizante continuava alí.

    Pretendo trocar os revestimentos do meu banheiro e agora fiquei na dúvida se precisa de impermeabilizante novamente.

    Beijos.

  30. solange lourenço
    20.outubro.2015

    Olá , tudo bem?
    Achei muito legal vc compartilhar esse momento e ainda dá as dicas pra quem tá no mesmo barco. Queria saber quais são as medidas do seu banheiro socil.
    bjs

  31. Aline Garcia
    18.fevereiro.2016

    Bruna, voce teve problemas com a troca do piso da sacada, dizem que faz parte da fachada d predio e não pode trocar?
    queria tanto trocar o meu.

    • 19.fevereiro.2016

      Não tive não, mas isso varia de prédio pra prédio. Tem que perguntar pro seu síndico!
      Bjs

  32. silvana vilas Boas
    07.junho.2016

    Olá Bruna , eu vi que você impermeabilizol o seu apê.Queria saber se quando você for colocar o porcelanato só utilizou a argamassa para assentamento do piso? porque estou na dúvida se a argamassa vai ter aderência no vedapren. Desde já obrigada.

  33. Daniel
    10.junho.2016

    Bom dia Bruna,
    Primeiramente gostaria de agradecer seus posts, está ajudando muito eu e minha noiva,

    Além do VEDAPREN, você usou argamassa para assentar os porcelanatos, essa argamassa e os rejuntes também era impermeável? se sim, quais vocês utilizaram?

    Se foi só o VEDAPREN você não teve nenhum problema com o vizinho de baixo?
    Queria mais detalhes porque vamos remover os pisos que vem no nosso apê e a cozinha e banheiro são impermeabilizados.

    Obrigado!

  34. CARLOS WILSON ESTEVES
    14.novembro.2016

    Olá Bruna, queria saber se a argamassa de assentamento do piso aderiu bem sobre o impermeabilizante
    Obrigado

  35. Ralph
    21.dezembro.2016

    Olá Bruna, parabéns pelo seu trabalho.
    A acompanho aqui no Blog e pelo Youtube. Adoro seu trabalho e carisma.
    Sou engenheiro civil, e me coloco a disposição caso queira incrementar algo nas suas matérias.
    Beijos…

  36. aline karen de Almeida moraes
    04.fevereiro.2017

    Olá. .

    vi você falando sobre a perda da garantia … Como funciona isso ? fizemos um furo superficial sobre o chão sem colocar contrapiso o sindico viu e acionou a caixa. Estamos com medo de perder o imóvel. Mas vamos consertar antes deles verem.será que da problema ?

  37. Jessica Rocha da Silva
    21.fevereiro.2017

    Olá Bruna, entrei na mesma saga do apartamento, e assim o pessoal fica falando que impermeabilizante deve ser feito por uma empresa especializada e emissão de um documento ART, o q vc acha ?

  38. Claudia
    20.março.2017

    Oi Bruna,

    Adorei!
    Pode me dizer se o impermeabilizante serve também para umidade que vem do chão? Não tenho vizinho embaixo ,pois estou no primeiro andar, mas tem muita umidade vindo do chão. Será que resolve? Me ajuda, amiga!

  39. Andrea
    06.junho.2017

    Ola Bruna…
    Nas fotos me pareceu que vc trocou os pisos e manteve o revestimento que a construtora entregou…
    Foi isso mesmo? Isso é possível!? Pergunto pq a minha ideia é essa , trocar o piso para poder impermeabilizar , porem
    Quero manter o revestimento, pq gosto dele e pq nao qro fastar com isso :)
    Uma pessoa me disse que para tirar o piso, quebra a parte debaixo do revestimento… :s
    Muito obrigada!
    Andrea

  40. Carlos Roberto de Freitas
    06.julho.2017

    Boa tarde, Bru, gostaria de ver fotos do seu Ap finalizado tem fotos não?

    Obrigado pelas dicas!!!!

  41. mariana
    26.julho.2017

    Oi Bruna! Tudo bem?

    Passamos o Vedapren (branco em algumas áreas, preto em outras) no apartamento e quando fomos comprar o piso e a argamassa, o vendedor da argamassa nos disse que nenhuma argamassa pegaria no Vedapren, pois em mais ou menos 6 meses a 1 ano, ele soltaria os porcelanatos, tendo em vista que o material dele faz com que a argamassa não tenha a aderência suficiente, e ele dilata e retrai com a variação da temperatura.

    Queria saber se vc teve problemas com o piso, se soltou e se antes de assentá-lo vocês passaram algum aditivo para a argamassa aderir mais ao Vedapren.

    Obrigada

    • 21.setembro.2017

      Estranho Mariana, o nosso nunca soltou não, já tem mais de 3 anos e pouco!

  42. reinaldo
    11.setembro.2017

    Boa noite. Gostaria de saber se pode colocar o piso em cima do impermeabilizante, sem nenhum produto intermediário. No aguardo de sua resposta

  43. Aline
    11.outubro.2018

    Oi Bruna!
    Acho que seu ape já deve estar pronto né kkkk, enfim eu comprei meu ape e vou precisar tirar todo o piso da cozinha, gostaria de saber se esse impermeabilizante que vc usou foi bom, se depois de algum tempo deu problema com seu vizinho de baixo ? Ou até hoje vc não teve nenhum problema ?

    Muito obrigada e seu post foi MUITO ÚTIL para mim ;)