12  12
2013
Decoração | Meu Apê | Reforma

Tipos de bancadas para banheiro

Há alguns dias atrás falei dos modelos de cubas para banheiro existentes no mercado (clique aqui se você não viu). E como estou decidindo as cubas, também tenho que decidir as bancadas, claro!
Então hoje vamos conferir uma seleção que fiz dos tipos de bancadas mais comuns em banheiros.

Estou na fase dos orçamentos e quem já passou por isso sabe como estes materiais tem uma diferença enorme de preços de um fornecedor pra outro, principalmente as pedras naturais!
Nossa, estou abismada com isso e principalmente em como é caro fazer dois simples banheirinhos de apartamento hahaha.

E com isso acabo ficando mais em dúvida ainda no material que vou escolher. De início eu iria fazer as duas bancadas no mesmo material, mas depois de tantos orçamentos, já começo a pensar em procurar um material alternativo e mais econômico para fazer pelo menos o banheiro social (lavabo), mas na suíte quero algo mais resistente pois será muito mais usada e um local com mais umidade devido ao chuveiro.

Cimento Queimado
O legal deste material é que deixa um visual mais rústico e ao mesmo tempo chique!
Não é um material tão barato assim, mas também não extrapola tanto, e o legal é que não mancha facilmente e é mais resistente.

CMA_bancadas_banheiro_cimento

Granito
A pedra mais conhecida e mais usada. Tem diversas opções de texturas e cores, mas deve-se tomar cuidado com a manutenção com as pedras mais claras já que são mais suscetíveis à manchas.

CMA_bancadas_banheiro_granito

Madeira: MDF, Demolição e Fórmica
A madeira deixa qualquer banheiro lindo, e dá uma cara mais de lavabo. Mas todo cuidado é pouco já que é um local com água! Não deixe de impermeabilizar com verniz marítimo utilizado inclusive em navios, pois ele faz com que a madeira fique resistente e não deixe a água infiltrar. Recomenda-se uma nova impermeabilização a cada ano.

CMA_bancadas_banheiro_madeira

Mármore
Uma das pedras conhecidas também e que sempre deixa o visual do banheiro combinando com tudo.
Assim como o granito, ela tem variações de cores e texturas e com isso os preços também variam muito de uma cor para outra. Essa pedra por ser mais porosa, não pode ser usada em cozinha, por isso é tão usada em banheiros.

CMA_bancadas_banheiro_marmore

Nanoglass e Marmoglass
São pedras industriais muito resistentes, ou seja, não vêm da natureza como o granito e mármore por exemplo.
São as pedras mais caras atualmente pois o processo tecnológico que elas passam são muito grandes. Geralmente o nanoglass é mais branco que o marmoglass.

CMA_bancadas_banheiro_nanoglass

Pastilhas e Alvenaria
Essa é uma opção que está sendo bem usada pela classe média atualmente. É uma opção mais econômica dependendo da pastilha escolhida e não é tão difícil de ser executada.

CMA_bancadas_banheiro_pastilhas

Porcelanato
Esse material de uns anos pra cá ganhou uma força incrível na reforma das casas! E de um simples piso foi parar em bancadas também através de cortes especiais. É feita uma estrutura reforçada e o porcelanato é aplicado nela. Se a bancada for muito grande, terá algumas emendas, mas como a junta é de 1 mm, então não aparece tanto. De longe parece até um pouco com nanoglass se for feito com o porcelanato branco!

CMA_bancadas_banheiro_porcelanato

Silestone e Quartzo Stone
O Silestone é uma pedra industrializada, porém a vantagem dela é a enorme gama de cores possíveis. É uma pena que seja tão caro ainda, mas já existe a opção chinesa Quartzo Stone que é muito igual e um pouco mais em conta, porém continua o dobro do valor de um granito, por exemplo!

CMA_bancadas_banheiro_silestone

Vidro
Pra quem gosta de transparência e requinte, o vidro pode ser uma ótima opção. Além de não ter problema de cair água, é muito fácil de limpar. Mas na minha opinião fica mais legal quando a torneira fica na parede, assim a principal parte da hidráulica não fica a mostra embaixo da pia. Cuidado com a escolha do vidro, ele tem que ser firme e suportar a cuba de apoio!

CMA_bancadas_banheiro_vidro

No meu caso a hidráulica não tem como ser na parede, então já descartei a opção da bancada em vidro.

Tudo indica que por conta de orçamento, vou ficar com mármore ou porcelanato para a suíte e madeira para o lavabo, mas como experiência já adianto pra vocês que os acabamentos encarecem muito o projeto.

Se o frontão for mais alto, é um preço, se ele for cinco centímetros mais baixo o preço cai muito! O tamanho da saia que fica na frente da bancada também influencia, assim como o tipo da cuba! Se for ela for esculpida na pedra é um absurdo!
E se for de apoio, a bancada obrigatoriamente tem que ser mais baixa, porém o frontão tem que ser mais alto pra não ficar escondido atrás dela.

Olha, não é fácil escolher e decidir! Chega uma hora que a cabeça dá um nó com tantos orçamentos diferentes e fora que cada fornecedor fala uma coisa! Socorro!

Além disso, na hora que decidir o material da bancada, temos que aproveitar pra comprar a soleira ou baguete no mesmo pedido, pra não ter perigo de haver variação no tom da pedra, principalmente se for a natural.

E vocês, quais os materiais para bancada escolheriam?

Acompanhe o conteúdo extra do blog nas redes sociais seguindo: Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube

Imagens: Reprodução.

37 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. Ana
    12.dezembro.2013

    Adoro pastilha, mas na bancada acho muito feio, fica parecendo banheiro de shopping ou de estabelecimento comercial. Fora que deve sujar que é uma beleza.

    • 12.dezembro.2013

      Tbm não curto em bancadas não Ana, o rejunte deve ficar preto rsrs a não ser que fossem pastilhas escuras, mas ainda ficaria com outras opções tbm!
      Bjs

  2. 12.dezembro.2013

    Olá Bruna, amei o post!
    Eu adoro madeira, maaas tenho medo de que com tempo estrague sabe, não dure…. vou ficar com a de mármore, me apaixonei por ela.

    Beeijos e boa sorte na sua escolha!

    • 12.dezembro.2013

      Obrigada Erika!
      A de madeira só funciona se não vai usar tanto como um banheiro com chuveiro por exemplo. E tb usando o impermeabilizante que citei!
      Bjs

  3. 12.dezembro.2013

    Oi Bruna, me tire uma dúvida, please rs
    Você disse que vai pegar o de madeira, mas não corre o risco de, com o tempo, e de tanto cair água e tal, a madeira ficar feia ou manchada?

    Beijos
    http://www.dicaprahoje.blogspot.com.br

    • 12.dezembro.2013

      Se for bem impermeabilizada não tem problema. É o mesmo material que usa pra construção naval, pra barcos, etc. não deixa entrar água!
      Bjs

  4. Lud
    12.dezembro.2013

    Nossa Bruna, to no msm dilema. Como banheiro dá trabalho e custa caro!! Queria muito a cuba esculpida, mas o valor não rola. Não queria armário embaixo pq a água destrói tudo, mas onde vou guardar as coisinhas do banheiro! Tá complicado… Boa sorte pra gnt! ;) Bjoo

  5. Marley Aparecida
    12.dezembro.2013

    Super legal o post Bruna!

    Na suíte colocamos o mármore Crema Marfil e no banheiro social o Marmol Mescla (é um Marmol Stone, um mármore industrializado).

    Sei bem pelo que você está passando!
    E a cabeça dá um nó mesmo!!!
    São muitas opções de tudo! Só em relação aos banheiros, depois vocês terão que escolher as torneiras e os metais!
    Nossa, meu marido e eu fomos mil vezes nas lojas até ter tudo decido!

    Ah! que cada fornecedor fala uma coisa também concordo com você!
    Acho lindo e moderno o rebaixo italiano na cozinha com a pedra desgastada!
    Meu granito na cozinha é o São Gabriel, daí tinha lugar que dizia que a pedra desgastada perde o brilho e tinha lugar que não. Procurei na internet e não encontrei nada! E a cabeça vai ficando louca!
    Eu queria uma coisa, mas corria o risco de depois ficar feio??
    Acabei fazendo com desgaste mesmo, pois a loja garantiu que não perderia o brilho, pq eles usavam lixa com água!

    Enfim, é tanta coisa que tem que decidir!!! Mas depois compensa ver tudo do nosso jeitinho!!!

    Bjooo

    • 12.dezembro.2013

      Nossa vc me entende perfeitamente Marley!
      Obrigada por compartilhar sua experiência comigo <3
      Bjão

  6. Rê Moraes
    12.dezembro.2013

    Nossa as pedras naturais são caras msm..ainda mais com aqueles acabamentos boleados e tal..mas sério, eu acho que são as mãos bonitas, junto com as de vidro.
    Acho que o granito vale a pena..e o mármore é lindo tb, mas mancha mto fácil viu..até pasta de dente macha o travertino..
    Sorte que no meu ap já veio com granitos bem bonitos nas pias!

    bjs

    • 12.dezembro.2013

      Sério Rê?
      Vc já teve o travertino? Era esse mesmo que eu estava pensando em usar. Ele mancha tanto assim então?
      Ixi, imagino que uma cuba esculpida nele seja um problema então ein!
      Bjs

      • Rê Moraes
        13.dezembro.2013

        Ai Bruna, eu acho bem arriscado esculpida em mármore viu! Eu não tive travertino não, mas meu tio colocou e mancha! vc acredita que até acúmulo de água em cima da pia manchou?! Fica parecendo que o mármore tá molhado, mas é que a pedra tipo “chupa” a água e fica manchado (isso acontece se vc deixa a pia molhada né?). O cara da marmoraria disse que se deixar a pia seca algum tempo a mancha sai, mas que tinha que fazer tipo uma impermeabilização da pia pra não ficar mais manchado. Eu não arriscaria não..prefiro o bom e velho granito. É caro, mas dura a vida toda!

        Bjs

  7. 12.dezembro.2013

    Bru, sobre a questão do banheiro, na reforma q fiz para o social da minha casa, preferi colocar o granito e adorei, já havia tido uma experiência c mármore e não ficou legal, de fato o tempo (e não é mto tempo) desgasta muito e vai caindo um pó q chega a ser irritante. Pesquisa sobre isso, talvez seja uma boa ideia optar por granito p seu banheiro. Sobre a madeira no lavabo ñ tenho experiência, mas se vc diz q impermeabiliza navio então dv ser ótimo e lindo. No mais, acompanho sempre vc por aq…estou super orgulhosa por suas decisões e posts, são sempre bem detalhados. Boa sorte e estou ansiosa p ver o resultado geral. Xero!!!

    • 12.dezembro.2013

      Obrigada Natália! <3
      Bom é o que todos dizem, espero que funcione mesmo na madeira do meu banheiro hahahahah
      Bjão

  8. Marley Aparecida
    12.dezembro.2013

    Ah!!! Outra coisa é que uma menina comentou e você também, sobre armários nos banheiros, fiz nos dois com espelhos de correr. Daí atrás do espelho fica um armário que quando você fecha nem aparece!
    No social fiz com nicho do lado e no meu fiz uma porta de correr e a do lado de abrir com espelho na frente!
    Consegui ter espaço para todos os produtos de higiene ali!
    Para mim ficou ótimo, pois não gosto de nada na bancada e nem me abaixar para pegar as coisas!
    Foi o meu marceneiro que deu a idéia e também acabei achando na internet depois… Aqui tem um que é parecido com o meu…
    http://www.requintestore.com.br/content/banheiro-casal
    É a primeira foto da galeria.
    No social fizemos o espaço do nicho menor, com as madeiras mais largas e com espelho atrás.
    Se quiser depois mando foto para você!
    bjoo

    • 12.dezembro.2013

      Pensei em fazer assim tbm, mas tenho tanta coisa pra guardar que ainda acho que precisaria da bancada embaixo mesmo assim ahahahah, mas acho que vou mesmo fazer em cima e depois caso precise, eu faço o de rodinhas embaixo!
      Obrigada pelas dicas, foram super úteis!
      O seu deve ter ficando lindo ein!
      Aliás se quiser mostrar seu apie ou somente o banheiro no blog, me fale ok? Pode enviar no email contato@comprandomeuape.com.br
      Bjão

      • Marley Aparecida
        12.dezembro.2013

        Esqueci de dizer! Também fiz armário embaixo!!! hahahhaha
        Fiz tipo como vc fez para o closet, um check-list de tudo que precisava guardar! É a melhor coisa!
        No meu apê não faltou espaço para nada e ele tem 65 m2!
        Pois depois de tudo pronto você não ficará chorando que não lembrou que tinha que guardar tal coisa! ;)
        Assim que der te mando as fotos!
        Sou super suspeita em falar, mas para mim ficou perfeito!
        hehehhee
        Bjão!

  9. Elaine Reis
    12.dezembro.2013

    Oi Bru
    Acho lindo o dr madeira e o porcelanato ficam perfeitos, vc tem bom gosto e vai se dar bem na escolha.
    Já que estamos na parte do banheiro, faz uns posts com armários para eles, seria legal, já que temos tanta coisa pars guardar né.
    Bjos

  10. Mariana Nunes
    13.dezembro.2013

    Oi Bruna! tudo bem?
    Adorei o post sobre bancadas, gostaria se possível alguma matéria sobre portas internas, minha casa esta em fase de acabamento e estou na maior dúvida, gostaria que as portas de minha casa fossem brancas com friso, mas meu marido não quer.. vou ter que ver outras opções, estava olhando o blog e se não estou enganada só tem matéria sobre portas de entradas… beijoos.

    • 13.dezembro.2013

      Sim Mari, estou mesmo pra fazer essa matéria pois tb estou na fase da reforma e acabamento e vou precisar tbm! rs
      Em breve posto aqui!
      Bjão

  11. Laiane
    14.dezembro.2013

    Oi Bruna muito bom seu blog! Estou pensando em colocar uma bancada de porcelanato no banheiro e minha dúvida é: será que qualquer pedreiro de confiança pode fazer uma bancada dessas?? Você sabe em que base os porcelanatos são assentados?? será concreto?? bjim

  12. Jal
    15.Maio.2014

    Olá!!!
    Muito proveitosas as dicas. Senti falta de algum comentário sobre as bancadas de cimento queimado – será que ficam caras mesmo? Eu acho lindas, tanto para banheiros e cozinha. Alguém tem alguma informação mais concreta.

    Grata

  13. simone
    17.Maio.2014

    coloquei a 15 dias pia na cozinha de granito corumba e ja esta com manchas como se estivesse molhada oque faço para tirar as manchas?

    • Bruno
      22.dezembro.2014

      Senta e chora .. Pois após o granito perder o seu brilho e alterar a sua cor ja era !!!!

  14. […] granito até silestone, entre outros. Tem um post aqui no blog falando sobre todos os tipos, é só clicar aqui pra conferir! E também tem um post que é específico sobre bancadas para cozinhas (clique […]

  15. […] aqui no blog onde falei sobre cores de granitos, e todos os tipos de pedras que existem para fazer bancadas para banheiros. Mas a indecisa aqui ainda não fechou nada e continua nos orçamentos tanto dos banheiros como da […]

  16. Ana
    16.agosto.2014

    Olá Bruna!

    Gostaria de saber como é que faz para embutir a bancada de alvenaria na parede como estas que aparecem na foto de Pastilhas e Alvenaria. Tem algum site ensinando fazer?

  17. Christinne
    31.agosto.2014

    Amei seu texto, muito esclarecedor, e não sabia sobra pocelanato, depois de vê-lo fui procurar saber mais e vi um outro texto top… Vi aqui pra indicar q leia!

  18. mary
    02.setembro.2014

    vou colocar uma bancada de madeira e gostaria de fazer uma cuba de argila, o q passo para impermeabilizar?

  19. Ci
    16.outubro.2014

    Olá ! Você sabe quais empresas no abc paulista fazem lavatório e bancada em porcelanato ?

  20. simone
    29.Abril.2015

    quero meu banheiro e minha cozinha estou em duvida todos são tao bonitos

  21. Irene Ponzi
    24.setembro.2016

    Gostei muito de seu site! Estou reformando parte da minha casa, no momento o banheiro e estou em busca de uma bancada para a cozinha com pia. O acabamento de qualquer parte da casa é caro. No início pendei que você fosse Arquiteta ou Designer. Não é ? Acabei de aprender muito com você sobre as pedras, acho que vou optar pelas partilhas depois de sua dica. Muito Obrigada !!!

  22. Sara Jane de Almeida
    23.outubro.2017

    Estou fazendo reforma no meu apto, e tô ficando doida com que tipo de pedra usar pra bancada da cozinha e nas duas suítes. Pra cozinha pensei no Preto São Gabriel, e nas suítes no super Nanoglaas
    .Fui em uma marmoraria e me indicaram o branco super prime nas duas suítes ( bancada esculpida);o rapaz falou pra mim que o Nanoglaas racha muito na hora de fazer o chanfro, e branco super prime e melhor. A minha intenção era usar o Silestone mas é muito caro kkkkk. Vc poderia me ajudar com informações sobre o branco super prime? Desde já agradeço 😘