• Como se organizar para emagrecer com marmitas saudáveis
27  02
2014
Decoração | Leitores | Reforma

Pergunte ao arquiteto #2 (Respostas)

Respondendo as dúvidas dos leitores!

Fabio  (São Paulo, SP)
Meu pé direito tem 2,47 m. Quanto posso rebaixar para poder fazer sancas?

Olá, Fábio! Vou aproveitar a sua pergunta pra falar mais sobre o pé direito.
Pé direito, em “arquitetês”, significa a altura que vai do piso de um ambiente até o teto. Existem várias explicações para a origem desse termo, mas a que eu mais gosto é a que diz que essa expressão seria um sinônimo para “altura certa” (pé = unidade de medida, direito = correto, certo).
Como para tudo existe uma norma, em 2013 foi elaborada a NBR 15575 que, dentre outras coisas bem interessantes a se conferir, define um valor mínimo para o pé direito de um imóvel seja de 2,50 m, com variações para banheiros e corredores. Essa é altura mínima para que seja possível garantir iluminação e ventilação adequadas no ambiente.
No seu caso, Fábio, seu pé direito já passou um pouquinho do que é tido como uma altura confortável. Rebaixar mais, em toda a casa, na minha opinião, não seria recomendável. Mas nem tudo está perdido, dá para dar mais charme ao teto sem rebaixálo. Confira algumas ideias:

iluminacao-comprandomeuape

Aqui foi usado uma “meia cana” para dar um acabamento no encontro da laje com a parede. Bem discreto. Atenção para iluminação usando trilhos foi possível distribuir os pontos, evitando a típica iluminação central sem gracinha.

gesso_teto_pe_direito_comprandomeuape

Rebaixando o teto apenas em uma área (como a circulação, a entrada ou o corredor), é possível dar um “movimento” no ambiente. Ao invés de dar uma sensação de que está muito baixo (sufoco!), você terá uma sensação de amplitude, porque a altura da parte não rebaixada, por causa do contraste, vai parecer maior. Ainda existem outros recursos, como cortineiros nas esquadrias, sancas abertas… com criatividade a gente consegue contornar qualquer problema.

Carolina Paz (Campo Grande, MS)
Qual a melhor pedra ou material para fazer pia da cozinha em termos de custo-beneficio?

Sabe aquela história do bom, bonito e barato?
Então, bancadas de cozinha devem ser assim. Nelas lidamos com vários tipos de substâncias e alimentos. Por isso, o material escolhido, tecnicamente, deve ser pouco poroso, ser resistente e suportar umidade. Além disso, não podemos esquecer da beleza e do nosso bolso. Como hoje existem inúmeras opções no mercado, fizemos uma tabela com as vantagens e desvantagens dos mais utilizados. Assim, cada um no seu quadrado, escolhe a que mais se encaixa na sua situação.

bancadas_comprando_meu_ape

AÇO INOX
Vantagens: super higiênico, por causa da sua porosidade nula, tanto que é o mais usado em cozinhas industriais.
Desvantagens: risca facilmente e preço alto.

GRANITO
Vantagens: preço, fácil manutenção, boa durabilidade.
Desvantagens: para alguns, a não uniformidade do material é um ponto negativo, porque dificulta a combinação com outros revestimentos usados na cozinha e gera confusão visual. Porosidade de 0,1 a 0,3%. Mesmo não sendo o menos poroso, isso não quer dizer que ele não seja uma boa opção para bancadas.

SILESTONE – mármore composto (93% são quartzo)
Vantagens: porosidade de de 0,01 a 0,02%. Aparência uniforme pode ser recomposto. Quando manchado ou riscado, ele pode ser recuperado por meio de um processo que envolve recorte da área deteriorada e substituição pelo mesmo material com acabamento de emendas invisíveis. Muitas opções de cores.
Desvantagens: resiste ao calor, sem abusos. Não é recomendável colocar recipientes muito quentes sobre ele, podendo provocar manchas.

CORIAN – polímeros plásticos
Vantagens: 
porosidade nula variedade de cores e texturas pode ser modelado. Por ser um material mais “elástico”, a cuba pode ser moldada na própia bancada. Assim, como um elemento único, ele se torna muito higiênico. é possível recortar a superfície mais deteriorada e substituí-la por outra peça de Corian.
Desvantagens: não deve ficar em contato com calor acima de 250º C porque pode manchar..

MADEIRA
Desvantagens: 
não resiste a água pode ficar com marcas devido o uso de utensílios pontiagudos, como facas.

CONCRETO
Desvantagens: alta porosidade, possibilidade de, ao longo do tempo, gerar micro fissuras.

Granito é a opção clássica e a mais viável em relação ao custo benefício. Pra não errar, sugiro que seja escolhido um granito que tenha uma uniformidade visual maior, como o preto são gabriel, o preto absoluto e o branco siena.

Maysa (Ipatinga,MG)
Olá, bom dia! Acabei de comprar minha casa e aqui na minha cidade estávamos enfrentando
tempo de chuva e percebi que na varanda da frente que não tem proteção a parede do lado de
fora está descascando e enchendo de lodo. Há alguma tipo de revestimento que posso passar
para inibir essa ação? ou seria melhor colocar um revestimento tipo uma cerâmica bonita?
Desde já agradeço. Bjo.

Larissa de Souza Correia (Embu das Artes, SP)
Revestimento de PVC é adequado para paredes com problema de umidade? Qual o preço?
como colocar? Onde achar?

Umidade, mofo e infiltrações, os maiores problemas construtivos com que nos deparamos em nossas reformas. O primeiro passo que deve ser dado é investigar a origem das infiltrações. A mais comum é a ascendente, que vem da base da parede e sobe. Normalmente a causa dessa infiltração é a falta de impermeabilização da fundação o que faz com que a umidade do solo “corra” parede acima. Para dar fim a essa umidade, têm se que promover uma barreira entre a fundação e a parede. Dá trabalho, mas é possível. Como a causa da umidade da Maysa não é essa, fica para outra oportunidade a explicação desse procedimento.

infiltração_comprandomeuapeNo caso dela, a a umidade vem pela ação da chuva sobre a parede e o seu acúmulo na base, certo? Porém, deves e verificar como a chuva age, se a parede recebe os respingos das gotas que batem no piso, ou se a chuva inside diretamente sobre a parede.

A melhor solução seria proteger essa parede, ou com um beiral maior, uma cobertura, ou outra solução. Caso não seja possível, você deve tomar os seguintes cuidados:

1) Você deverá retirar o emboço deteriorado e substituí-lo por outro com algum aditivo antiumidade.

2) O piso externo deve ter um caimento de pelo menos 1% e deve ultrapassar o emboço (conforme a figura) para criar uma barreira entre o solo e o emboço.

3) Faça um “sóculo” (pense num rodapé) de uns 10 cm de altura. O topo do sóculo deve ter uma certa inclinação para não acumular água.

inclinacao_piso

Colocar peça cerâmica ou outro tipo de revestimento na base, nesse caso, ajuda só sé, anteriormente, for seguido esse procedimento. Tome cuidado, isso só vale para essa causa de infiltração. Quando a umidade vem do solo não adianta tratar a parede, colocar revestimento e etc. porque você não vai impedir o contato da água (umidade) com a alvenaria. Larissa, revestimentos de PVC são aplicados usando um tipo de cola. Por isso eles não devem ser usados em nenhum lugar que tenha umidade.

Caroline Barboza (Macaé, RJ)
Boa noite!! Meu apê é estrutural e eu gostaria de saber se posso cortar um pedacinho da parede do box para fazer um nicho.Obrigada!

Nesse caso um pedacinho quer dizer muita coisa. Para ter uma profundidade suficiente para servir de apoio no box, seu nicho acabaria atingindo os blocos estruturais, o que não é recomendado. Vamos pensar em outra solução? Quem sabe um nicho no vidro do box, já viu isso?

nicho_comprando_meu_ape

Imagens: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 78 | 9 |10

Acesse: estudioideia.com

Pra quem tem alguma dúvida e ainda não fez a sua pergunta, é só clicar aqui.

Acompanhe o conteúdo extra do blog nas redes sociais seguindo: Twitter ❤ Instagram ❤ Youtube

14 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. Paula Monteiro
    27.Fevereiro.2014

    Adorei a solução do nicho e do gesso!

  2. Rê Moraes
    27.Fevereiro.2014

    Ameiii essa idéia de engrossar a parede pra fazer o nicho!!!!
    Vai pra pasta de idéias!

    bjs

  3. 27.Fevereiro.2014

    Ótimas dicas… ainda estou com dificuldade em imaginar como vou arrumar o teto da minha sala por causa da maldita sanca com o encanamento, mas vou descobrir o que fazer… talvez rebaixar só um pedaço como sugerido pelo arquiteto.
    Beijinhos…

    • 28.Fevereiro.2014

      Oi Fran, rebaixar uma parte só fica lindo, no meu como não tinha o encanamento então pude fazer sanca nas laterais e adorei!
      Bjs

  4. Roberta
    27.Fevereiro.2014

    Olá, adoro seu blog.
    Esse comentário é uma resposta pra moça que perguntou sobre o nicho, vi nesse blog http://meuprimeiroapartamento.blogspot.com.br/2012/11/banheiro-com-marmore-instalado.html a ideia perfeita pra quem não pode quebrar a parede como eu! rs

    Beijos

    • 28.Fevereiro.2014

      Oi Roberta, ficou bonito e é uma ideia legal, mas mesmo se eu não pudesse quebrar a parede eu não faria assim no meu não, pois a área do box é pequena demais e eu bateria o cotovelo toda hora rs, preferiria engressar a parede pra não ter as quinas do nicho e ficar “perigoso”.
      Bjs e obrigada!

  5. 28.Fevereiro.2014

    Muito boas as respostas!! A da pia da cozinha foi excelente e é exatamente o que eu estava precisando :D

    Beijos!

  6. Anastácia
    28.Fevereiro.2014

    Muito boa a ideia do box! Vai para a pasta de inspirações!

  7. Larissa
    02.Março.2014

    eba responderam minha pergunta /
    ahh uma pena que não da pra revestir com pvc paredes com problema de infiltração :(, mas d qualquer forma gostaria de ver uma matéria sobre esse tipo de revestimento, assim quem save quando eu resolver o problema da infiltração possa coloca-lo
    bjs

  8. Caroline Barboza
    09.Março.2014

    Ahhh primeiramente obrigada por responder a minha pergunta tão rápido, fiquei super feliz de vê-la respondida aqui no blog. Gostei muuuito da ideia de engrossar a parede, agora vou ter q ver as medidas pois meu box é bem pequeno.
    A dica da Roberta também é excelente, mas corre o risco de machucar alguém por causa do espaço… enfim, obrigada pelas dicas, agora é ver as medidas e mãos a obra.
    bjsss

  9. Isis
    15.Março.2014

    Oi.. Nossa que perfeito poder tirar dúvidas com os arquitetos!

    Quanto a questão das pias, acabei ficando com outra duvida, soleiras e pias de cozinha precisam ser necessariamente da mesma cor? Pois mandei fazer minhas soleiras e a pia estou aguardando os moveis, mas dai recebi alguns visitas no ape e a maioria falou isso a pia vai ser da mesma cor né?! Mas essa não era a minha intenção! Fiquei confusa!

  10. Bia
    23.Fevereiro.2015

    Nossa, muito interessante a solução do nicho do banheiro! Nunca tinha pensado nisso. Muito bom.