29  01
2014
Meu Apê | Reforma

Rejunte e argamassa para porcelanato: qual usar?

Luxury living room interior design

Hoje vim contar pra você os produtos (argamassa e rejunte) que comprei para que o meu pedreiro assentasse os pisos porcelanatos que comprei para a cozinha, dois banheiros e a varanda do apê. Não sou expert no assunto e nem quero ser, afinal acho essa parte da reforma bem “chatinha” por sinal, mas como foi preciso entender um pouco para seguir em frente com a obra, então vou compartilhar o que aprendi!

Normalmente o seu pedreiro mesmo irá indicar quais os materiais mais adequados para cada tipo de piso e revestimento ou então na própria loja onde você comprou irão te dizer também.

A argamassa é a parte mais simples na minha opinião, mas há de se tomar alguns cuidados como por exemplo, dar preferência para as que sejam na cor branca, apesar de algumas marcas terem a opção em cinza, sempre me disseram que a branca é a melhor, principalmente se o seu porcelanato for claro. Outra coisa é não usar argamassa comum, e sim a própria para porcelanato, pois ela tem outro tipo de aderência adequado. Além disso, existem os tipos para área externa e interna, e isso deve ser respeitado, caso contrário podemos perder até a garantia do piso se tiver sido usado uma argamassa não adequada ao local em que foi aplicado.

Ah, e o tamanho do piso também influencia na escolha, quanto maior a placa, mais “potente” precisa ser a argamassa, então nunca deixe de mencionar todos estes detalhes na loja ou para o seu pedreiro!

cma_argamassa_porcelanato_1

No meu caso acabei comprando da marca Quartzolit branca para uso interno, mas sei que existem muitas marcas boas também. Compramos cinco sacos de 20 Kg, mas não foi suficiente, então quando voltamos para comprar mais dois sacos, não encontramos do mesmo tipo, então acabamos comprando do tipo piso sobre piso, pois segundo o vendedor não teria problema já que ela é mais potente que a normal. Ficamos com receio mas o pedreiro também nos disse o mesmo, e no fim deu tudo certo. Não vejo a hora de mostrar pra vocês, mas ainda falta rejuntar, e como estava muito sujo, não ia ficar legal fotografar! rs

Bom e por falar em rejunte, essa foi a parte um pouco mais complicada de decidir. Sempre há muita dúvida de qual tipo é melhor e mais indicado para porcelanato! Sem contar quando falamos a palavra epóxi perto da maioria dos pedreiros eles querem sair correndo hahaha! E não foi diferente com o meu! :D

Por mim teria comprado o epóxi, mesmo sendo muito mais caro sei que ele não suja facilmente pois é um material flexível e impermeável, ou seja, não penetra água, resiste a manchas e a formação de bactérias e mofo. Ele pode ser usado tanto em paredes quanto pisos, em áreas internas ou externas e em porcelanatos esmaltados, polidos, naturais, pedras especiais e cerâmicas em geral.

Mas meu pedreiro ficou falando tanto que era muito difícil e trabalhoso, que ele seca tão rápido que poderia até manchar o próprio piso, então acabei comprando um outro tipo de rejunte mas que também é próprio para porcenalato da marca Quartzolit. Ah, não confundam este com o rejunte comum, este não chega a ser um epóxi mas é específico para porcelanato, entenderam?

Comprei na cor marrom café para o piso da varanda e na cor cinza platina para a cozinha e os banheiros. Mas se eu precisasse usar rejunte branco nos banheiros, com certeza eu teria optado pelo epóxi pra que ele não ficasse sujo nem mofado.

Ah, uma dica legal pra quem for optar pelo epóxi é usar um aditivo para rejuntamento na hora de preparar a massa a fim de potencializar o efeito impermeável dele!

cma_rejunte_porcelanato_1

Encontrei um site onde fala especificamente sobre cada argamassa e rejunte, então se quiserem informações mais técnicas é só clicar aqui.

Espero que eu tenha ajudado com algumas dicas que aprendi nessa fase da reforma.
E depois eu volto pra contar como será a experiência com o rejunte para porcelanato já que não optei pelo epóxi, né! ;)

Aliás quem tiver dicas legais sobre esses assuntos, compartilhe com a gente nos comentários, ok?

Acompanhe o conteúdo extra do blog nas redes sociais seguindo: Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube

42 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 29.janeiro.2014

    Oi Bruna!!
    Estou nessa mesma parte da obra, os acabamentos, para os rejuntes eu optei por epoxi somente no banheiro e na cozinha, mas a aplicação é horrível meeesmo, e também acho que perde bastante material por conta dele secar mais rápido, mas com certeza o acabamento dele é muito melhor que os comuns, depois dele seco fica brilhoso e bem lisinho parece o acabamento da cerâmica. Só tenho a dizer, vale a pena, “mas da trabalho” rsrs
    Bjokas ♥

    Meu Palácio de 64m²

  2. 29.janeiro.2014

    Super dicas, Bruna! Umas colegas minhas aqui do trabalho optaram pelo rejunte epoxi por ser menos permeável tb… considerando que elas perguntaram pro povo de vendas aqui da empresa e eles concordaram, realmente deve fazer diferença.
    Beijinhos…

  3. Raquel
    29.janeiro.2014

    Olá tudo bem?

    Eu usei dois tons do porcelanato (o da escada foi marrom café) e o dos outros ambientes foi uma cor puxada para o caramelo da quartzolit… Achei muito boa! E segundo o profissional que colocou o porcelanato fiz ótima escolha em optar pelo RETIFICADO, onde o acabamento fica mais bonito! Meu piso imita madeira mas sem aquelas ranhuras e é fosco :)

  4. Ana Nascimento
    29.janeiro.2014

    Poxa estou mega curiosa pra ver sua obra rs.
    Obrigada pelas Dicas.
    Beijos,
    Ana

  5. Diego
    29.janeiro.2014

    Muito útil. Vou imprimir seu artigo e selecionar com marca texto os detalhes mais importantes para consultar bem antes de fazer a compra do rejunte e epoxi.

    Obrigado.

  6. Rafaela
    29.janeiro.2014

    Bru, o epoxi é muito bom, mas fica de olho. Meu porcelanato branco ficou manchado de dedos do pedreiro com rejunte. Eu taquei de tudo no meu porcelanato sem dó e nada tirou a mancha :(

    • 03.fevereiro.2014

      É por isso que nem quis epóxi, ele fez com o rejunte de porcelanato e ficou perfeito! Amei!
      Vou mostrar em breve!

  7. 29.janeiro.2014

    Oba!! obrigada pelo post. Poxa veio em boa hora. Tenho q comprar mais argamassa e meu noivo so comprou da cinza. Meu porcelanato eh cinza na cozinha, ai tudo bem, mas eh crema marfil no banheiro. Vou comprar do bege.
    P q vc nao comprou o rejunte acrilico? Era caro tb? Vou comprar acrilico pra cozinha q eh mto grande e epoxi pros banheiros. O pedreiro falou q pra ele tanto faz, mas ate eu achei complicado akele troço.rs
    Bjs
    http://www.casandosemestresse.com/

    • 03.fevereiro.2014

      Oi Barbara, a cinza só serve mesmo pra piso escuro, pq no claro pode manchar com o tempo!
      Não comprei o acrílico pq segundo o pedreiro este era mais indicado e melhor pra trabalhar, aí confiei nele. O resultado ficou muito bom, terminou neste fds, eu adorei, espero que seja bom pra limpar! heheheh
      bjs

  8. Priscila
    29.janeiro.2014

    Bruna, meu apê foi entregue há uns 2 meses e estou na terrível fase de obra! Usei no banheiro o rejunte epoxi da Portokol. Ele é muito bom, acabamento perfeito e resistente. Mas aqui no RJ está um calor absurdo e ele seca em 30 minutos de manuseio e com isso tem muita perda. Fora que ele é bem mais consistente e cansativo de aplicar. Não mancha nada os porcelanatos, pois como em todo rejunte, vc tem que limpar logo após a aplicação. Eu mesma e meu marido que colocamos a mão na massa e fazemos tudo! Tá ficando um luxo!!! Bjos!

    • 03.fevereiro.2014

      Nossa ele tem muita perda mesmo, mas fica lindo Pri!
      Parabéns pelo apê!
      Bjão

  9. 30.janeiro.2014

    Eu não vou colocar porcelanato (completamente fora do meu orçamento hehe), mas gostei das dicas, estou louca para ver o seu pronto :D

    ;*

  10. Patrícia Magalhães
    30.janeiro.2014

    Amei as Dicas, Mas me apaixonei perdidamente pelo porcelanato da foto! Tem ideia de qual seja Bruna? Obrigada ;D

    • 03.fevereiro.2014

      Oi Patrícia!
      Heheheh eu tb, tanto que ele é o que comprei pra cozinha hahaha, esse aí é o Branco, mas eu comprei o Bianco, que é quase branco mas fica na cor gelo, sabe?
      Bjs

      • alba
        20.março.2016

        qual marca é esse bianco da foto?

  11. Elaine Reis
    30.janeiro.2014

    Oi Bru
    Muito interessante , mesmo que não seja agradável virar uma sub pedreira né ? Rs….
    Pode fotografar e nos mostrar mesmo a parte suja pois sabemos que não podemos fugir dela né ? E fica mais legal quando vemos o outro resultado é como se vc um antes e depois.
    Bjos

    • 30.janeiro.2014

      Verdade Elaine, se temos que passar por isso então vamos que vamos! heheheheh
      Bjs

  12. Sabrina
    31.janeiro.2014

    Nao sabia desse epoxi. Vc sempre dando dicas valiosas!!

  13. Paula Monteiro
    01.fevereiro.2014

    Adorei, também estava precisando dessas informações básicas. Queria saber uma coisa, porque da escolha das cores do rejunte? Pela cor do piso?
    Bjosss.

  14. Luciano
    01.fevereiro.2014

    Eu usei, na maior parte da minha pequena obra, a piso sobre piso quartzolit branca.

    Para porcelanato, onde revesti as paredes da varanda, coloquei quartzolit também.
    Essa branca piso sobre piso, por ser mais forte, serve pra muita coisa, inclusive as soleiras das portas, foram assentadas com ela também.

    A única quebradeira que eu precisei fazer foi dos rodapés da casa toda para instalar o laminado (depois que eu mandar pintar). E já juntou, muito, mas muito entulho. Ainda bem que não mandei quebrar os pisos da varanda, cozinha e banheiro, como pretendia inicialmente.

    • 03.fevereiro.2014

      Eu quebrei os pisos pra não ficar degrau para o piso vinílico da sala e nossa, é muito entulho que junta! rs
      Bjs e obrigado!

  15. Márcio Plens
    02.fevereiro.2014

    Boa noite! Eu li o que vc escreveu e vc fez a melhor escolha em comprar os produtos Quartzolit,pois eu trabalho em uma unidade dessa empresa aqui no Brasil,e os produtos seguem o mais alto controle de qualidade,com máquinas de última geração e com um laboratório completo pra que o produto chegue ao cliente em conforme condições de uso! abço

    • 03.fevereiro.2014

      Obrigada pela dica Márcio, ele acabou de usar e realmente adorei o resultado!
      Bjs

  16. Lennethh
    03.fevereiro.2014

    Nossa o epóxi realmente é muito chato de trabalhar! Fora que depois é um saco pra tirar… e outra pelo menos o q eu comprei mancha sim kkkkkkkkkk e eh um parto pra lavar huahuahuahuahuahuauhhua

    Estou adorando essa “nova” fase do blog: a reforma do seu apê! ^^

    bjus Bru

  17. […] sabem no meu apê optei pelo rejunte acrílico para não ter este problema (tem post sobre isso aqui), mas muita gente acaba preferindo o epóxi até mesmo porque ele suja bem menos no dia-a-dia, mas […]

  18. Kelly
    02.abril.2014

    Bruna, adoro o seu site…. tem muitas dicas e informações que são mega importantes, estou me mudando para um apartamento maior e estou na luta com a reforma, você pode me indicar o pedreiro que assentou o seu porcelanato???

    Super obrigada,

    Kelly

    • 02.abril.2014

      Oi Kelly, Pedreiro eu não estou indicando porque ele está com a agenda lotadaa bjoss

  19. Luzia
    24.abril.2014

    Adorei as dicas, vou comprar pisos, quero porcelanatos, mas estou em dúvida:acetinados,esmaltados ou polidos?

    • 21.fevereiro.2016

      Minha dica: pergunte por porcelanatos do tipo “super glossy”

  20. Amanda
    05.agosto.2014

    Oi Bruna!
    Estou muito na dúvida de qual rejunte usar, aqui onde moro não é muito comum encontrar o Epóxi. Gostaria de saber qual vc usou, resinado, acrílico, siliconado ou nenhum destes? Pois já pesquisei tanto e não sei mais o que fazer… Rsrsrs…

  21. Francieli
    04.março.2015

    Olá Bruna

    Poderia me informar qual marca ou mais detalhes do seu porcelanato ?

  22. Priscila
    08.dezembro.2015

    Adorei as dicas, vou colocar porcelanato branco, mas comprei o rejunte bege, não tenho noção dessas coisas, será que fica bom? Vai ser em toda casa.

  23. 10.dezembro.2015

    Oii Cris. Adorei seu blog.. estou construindo minha casa e suas informações sobre o rejunte foi de grande valia… nem pensar em epoxi rsrs meus porcelanatos são todos claros e ninguém merece aquele rejunte amarelo.
    Vou optar pelo acrílico e escolher as cores mais semelhantes possíveis com a cor do porcelanato.
    Obrigada pelas dicas.
    Dá umas espiadinha no meu blog: http://construindocomniaraearthur.blogspot.com.br/
    Desde já agradeço.
    Bjs
    Niara

  24. Rebata
    18.abril.2016

    Pessoal comprei um revestimento acetinado branco pro banheiro posso colocar palha de rejunte pra fugir do branco?

  25. Hilton Fernando
    04.janeiro.2017

    Como faço pra adquirir os seus produtos?

    • 05.janeiro.2017

      Oi Hilton, este é um blog de informações, não vendemos produtos de construção! ;)

  26. Vanessa
    01.agosto.2018

    Olha coloquei a -ou – 6 anos o epóxi no banheiro e realmente é muito fácil de limpar super lisinho, só me arrependi por 2 detalhes como da muito trabalho pra rejuntar com ele o meu pedreiro nem quis se arriscar,mas sou teimosa e eu mesma e meu marido colocamos pra ñ correr risco de deixar o piso manchado, deu muuuuito trabalho mesmo é a mesma coisa q vc tentar colocar durepox é muito duro trabalhar com ele e tem.q limpar rápido se esperar secar ele endurece ñ sai mais, mas ficou li do bem branquinho na hora, só que com passar dos anos ele está todo amarelado ñ fica branco nem com cândida ou cif saponáceo cremoso infelizmente piso meu é branco agora rejunte está todo amarelado, estou reformando novamente e agora pretendo usar acrílico mesmo só queria saber se ele encarde com o tempo,muito difícil escolher rejunte

  27. Gilvanete s Machado
    01.janeiro.2019

    Obrigada. Estou mudando meu piso pro porcelanato. Ascdicas foram positivas