01  04
2014
Reforma

Como remover rejunte epóxi do porcelanato?

Após a colocação dos pisos e revestimentos porcelanatos utilizando o rejunte epóxi é muito comum sobrar algumas manchas nele. Como vocês sabem no meu apê optei pelo rejunte acrílico para não ter este problema (tem post sobre isso aqui), mas muita gente acaba preferindo o epóxi até mesmo porque ele suja bem menos no dia-a-dia, mas em compensação é bem mais caro e mais trabalhoso para aplicar.

tirar-rejunte-de-porcelanato-cma

Tenho recebido muitos pedidos para falar algumas formas de como limpar essas sobras de rejunte que os pedreiros acabam deixando no nosso lindo porcelanato, e no meu caso ainda estou limpando até hoje, mas como o rejunte é acrílico então com uma espátula e um pouquinho de força vai saindo aos poucos. O local mais chato está sendo os cantinhos do banheiro, mas nada que seja tão difícil de tirar, sabe?

Agora quando o rejunte é epóxi precisamos de mais paciência, dedicação e alguns produtinhos salvadores da pátria! :D Então vamos às dicas!

1. Se você ler esse post antes do seu pedreiro assentar o piso, sorte sua, então seja aquele “cliente mala” e avise-o para ir limpando enquanto rejunta, e um dia depois, você mesmo já pode começar a limpar antes que o rejunte endureça de vez e se torne mais difícil de remover!

2. Se a primeira tentativa não funcionou, então tente remover com a aplicação de sapólio líquido com uma esponja macia. Para isso basta umedecer a esponja com água, colocar uma pequena quantidade do sapólio líquido e aplicar onde tem as manchas. Se tiver muita sobra de rejunte, deixe um pouquinho do sapólio sobre ele por uns 3 minutos, assim ele amolece um pouco e facilita na hora de passar a enponja, mas de qualquer forma tem que fazer uma forcinha pra esfregar!

3. Caso nada disso resolva, existe um produto específico no mercado chamado Removedor de Epóxi LP do fabricante Pisoclean que inclusive já ouvi relatos de pessoas que usaram e aprovaram (eu nunca testei, então não posso confirmar!).

Tem um vídeo no YouTube onde a empresa explica sobre como usá-lo. (Deixando claro que não recebi nenhum tipo de incentivo pra falar do produto!).

Em porcelanatos polidos, evite o contato direto com produtos abrasivos para não tirar o brilho dele.

Obs: sugiro que antes de tentar qualquer tipo de limpeza, faça o teste em uma peça escondida ou que tenha sobrado da reforma e que esteja suja de rejunte, assim você não corre o risco de estragar um piso já colocado e em local visível!

Se vocês quiserem mais dicas sobre como fazer a limpeza do dia-a-dia no porcelanato e como manter o rejunte sempre limpo, é só me dizer nos comentários que eu volto em breve com mais um post, ok? ;)

Espero que tenham gostado das dicas!
E contem pra gente quais técnicas vocês usaram para limpar o porcelanato após a reforma, assim vocês ajudam os demais leitores do blog com as suas dicas também! ;)
Um beijo! =*

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo: Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin

44 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Vanessa
    01.abril.2014

    oiiii, adorei as dicas, meu colocador de pisos vai começar a coloca-los em essa semana ainda :) Bruna, seu pido é polido?? qual voce infica mais, polido ou esmaltado…

    • 01.abril.2014

      Oi Vanessa, na minha cozinha é o polido e nos banheiros e na varanda eu coloquei o esmaltado/fosco porque fiquei com receio de escorregar! rs
      Vai do seu gosto mesmo e do local onde pretende colocar!
      O polido dá aquela sensação de espelho, de continuidade, mas é aquela coisa, cai um cabelinho e você já vê! rs Mas eu amooo e não trocaria por outro na cozinha não! :)
      Bjs

  2. Aurea
    01.abril.2014

    Oi, Bruna, sou nova por aqui!!
    Amo o seu blog, você dá varias ideias incríveis!!
    A maioria das cozinhas são do tipo corredor, mas a do meu ap é quadrada, com 6,53m² e a lavanderia bem ao lado e tem 3,48m². Você poderia dar ideias para cozinha desse tipo??
    Beijos

    • 01.abril.2014

      Oi Aurea, obrigada! Seja bem-vinda!
      Vou anotar a sugestão, pode deixar que em breve terá um post pra vc!
      Bjs

      • Aurea
        02.abril.2014

        Obrigada!! Beijão e parabéns pelo blog.

  3. Silvia Garcia
    01.abril.2014

    To curiosa pra saber como limpar pastilhas! Uma amiga da minha mãe que tem na cozinha disse que é bem chatinho de limpar, eu acho lindo, mas depois disso fiquei meio insegura sobre elas… Você tem alguma experiência com o assunto?

    • 01.abril.2014

      Oi Silvia, nem me faleeee nisso kkkkkk, tem que ter paciência. Mas pra minha sorte até que o pedreiro foi legal e não sujou tanto!
      Em breve eu falo mais sobre o assunto aqui no blog, mas se fosse pra fazer tudo de novo eu colocaria pastilhas novamente hehehe, valeu a pena pela estética! :)

  4. Karine Martins
    01.abril.2014

    Bruna no porcelanato da minha cozinha o pedreiro deixou ”vazar” argamassa na junta, só percebi depois que ele havia rejuntado pois nessa parte o rejunte não cobriu, ficou vários pontos escuros, isso aconteceu também nos revestimentos da parede. Tem como retirar o rejunte e colocar novamente? Desde já obrigada!

    • 01.abril.2014

      Tem sim Karine, é um procedimento até simples, seu próprio pedreiro pode fazer, fale pra ele que não gostou e que ficou cheio de falhas, pois ele terá que refazer sem custo viu! ;)
      bjs

  5. Vanessa
    01.abril.2014

    Oi bruna, voltei :) sabe, comprei o meu piso polido, com camada de gloss, essas especificacoes estoa na embalagem do piso, mas falam que o piso polido mancha facil, e arranha facil, eu liguei em varias empresas aqui de SC, Itagres, Portinari, voce credita que me enrrolaram e nao me responderam, uma delas me disse que nem sabia disso, :o ve se pode, eu prefiro perguntar pra voce, o que voce acha? sei que vc recem instalou, mas o que vc acha dele, do piso polido?

    • 02.abril.2014

      Olá Vanesa!! Até agora eu aprovei o piso, mas ainda não estou morando lá pra ter a certeza de q não mancha ou não arranha =S bjos

  6. Stella
    02.abril.2014

    Gostaria de ver um post sobre como ficou o restante do piso vinílico, a colocação e o resultado final. Abraços

  7. Andrea Lima
    02.abril.2014

    Pergunta, adoro tudo do seu blog….mas o Alvim e meu preferido , ele vai com vc para o apartamento? Ai doi meu coração tenho amigas que o cão não se adaptou ao apê ..

    • 02.abril.2014

      Oi Andrea! O Alvin vai comigo rsrs, espero que ele se adapte lá, mas eu vou trazer ele direto pra ver minha familia =) bjos

  8. Lilian Ramalho Guerreiro
    02.abril.2014

    Nossa Bruna, estava esperando por este seu post há dias…rsrs. Meu esposo e eu estamos sofrendo para retirar as manchas do rejunte deixadas pelo pedreiro. Já limpamos várias vezes e ainda ficou alguns pisos manchados. Vou tentar agora com o sapólio, obrigada pela dica!
    Queria aproveitar e te parabenizar pelo blog, estou na mesma fase que a sua das obras e desde início tenho colhido ótimas dicas com você. Beijos.

  9. Kelly
    02.abril.2014

    Oi Bruna, td. bom???

    Adoro o seu site, e tenho usado muito das suas dicas, comprei um apto um pouco maior, mas estou com dificuldades de encontrar mão de obra, você poderia indicar o pedreiro que fez o assentamento do seu porcelanato…. fico super grata por isso.

    bjs.,

    Kelly

  10. Gilane
    02.abril.2014

    Oi, Bruna! Sempre leio seu blog e acompanho pelo Facebook, mas nunca comentei. Hoje resolvi comentar.. rs. Será que poderia dar dicas de como manter o rejunte do porcelanato polido limpinho?? Lá em casa eu tenho dele em toda a casa, exceto nas áreas molhadas e com o tempo todos estão encardindo “/
    Bjs!!!!

    • 02.abril.2014

      Oii Gilane tem um post que eu fiz sobre esse tema, dá uma verificada na Busca ;) bjoss

  11. Luana Bicalho
    02.abril.2014

    oi boa noite sou nova por aqui mais te acompanho ha dias ja, fui comprar o rodape e a moça da loja me falou que era melhor eu instalar o rodape depois dos moveis montados e pra colocar papel de parede tb o que vc me indicaria ..bjos e fika com Deus

    • 02.abril.2014

      Oi Luana, com certeza, inclusive tem um post das etapas da reforma que eu fiz e lá eu falo disso. Tá em destaque na home do blog!
      Ah, e o post de hj tbm falei disso!
      bjs

  12. Andreza Ramos
    14.abril.2014

    Bruh td bem com vc?

    gostaria de saber a cor do seu porcelanato , pois achei uma cor muito legal.

  13. Gabriela leite
    21.maio.2014

    Olá Bruna Dalcin,estou desesperada meu esposo tentou passar o rejunte no porcelanato polido e manchou ,fico fosco o local manchado agora não sei o que posso usar para melhorar..Tem alguma dica?Obrigada

    • Clélia
      19.junho.2014

      Olá Gabriela. Raspe com caco de vidro as sobras de rejunte epóxi e as manchinhas use sapólio cremoso.

  14. Gabriela leite
    21.maio.2014

    ?

  15. Natália
    18.junho.2014

    Boa Noite Meninas, o meu porcelanato é polido e estava cheio de manchas de rejunte epóxi a algum tempo, vi essa matéria e usei o sapólio cremoso, deixei agir uns minutos e esfreguei com uma buchinha, saiu tudo e não riscou! Adorei! Obrigada pela dica, não sabia mais o que fazer!

  16. Elida
    28.setembro.2014

    Meu porcelanato é fosco claro e não tem jeito de sair as manchas escuras do rejunte grafite. O que eu faço?

  17. Marcia
    16.outubro.2014

    Olá! Estou com esse problema de excesso de rejunte no porcelanato, mas como saber se é epoxi ou acrílico? Já terminei a obra há 2 meses mas ainda não estou morando na casa.

  18. Carmen Piazza
    29.agosto.2015

    Tenho piso polido da Portobelo e o rejunte ficou escuro e deverá ser substituído. Como proceder neste caso?

  19. Carmen Piazza
    29.agosto.2015

    Meu rejunte é epoxi.

  20. Gabriela
    24.novembro.2015

    Um produto muito bom pra limpar as manchas de rejunte epóxi é o vinagre branco de álcool, inclusive no site da portobello tem essa dica.

  21. Daiane
    15.junho.2016

    Olá Bruna td bem?adorei o seu piso e percebi que a colocação foi feita retinha você teria algum pedreiro para indicar?Vou iniciar minha reforma e conheço alguns porém eles não trabalham direito :(

  22. Adriana Barbosa
    26.julho.2016

    Bruna amo seu Blog, amo suas dicas.
    te acho super simpática e linda tbm, rsrs
    Amei seu apê, estou em reforma e sempre assisto seus videos de comprinhas de reforma, para poder me inspirar um pouco mais rsrs, estou finalizando o meu apê e essa semana o pedreiro (meu pai rsrs) colocou os revestimentos da cozinha e os rejuntes eu e meu noivo estamos fazendo, porem uma parte do revestimento é porcelanato fosco e esta um pouquinho difícil de tirar,ahahahah vou usar essa dica para ver se consigo remover…. assim que estiver pronto meu apê te mando fotinhas… bjusss

  23. Flavio
    07.agosto.2016

    Dica realmente excelente, mas sofri um pouquinho no começo até entender a melhor maneira de fazer, por isso vai uma dica complementar para nao sofrer com o esfrega esfrega.
    Faça uma solução com um pouco de sapolio e agua num pote e va enxarcando a esponja conforme ela vai secando.
    Quanto mais sapolio e menos agua (mais grossa fica a soluçao) mais facil fica de remover o rejunte grudado no piso.

  24. Ivone Bianchessi
    01.novembro.2016

    Já tentei de tudo para remover o rejunte epoxi, sapólio até mesmo LP piso clean e não tive sucesso e essa mancha que ficou no piso me incomoda muito , porque são ambiente grande e ficou parecendo encardido . Será que não tem o produto que seja mais eficaz.

  25. Reginaldo Gomes de Souza
    15.dezembro.2016

    É muito bom,o segredo é fazer um metro quadrado e limpar, e depois ele vai afundar e depois vc vai ter quer retocar até ele ficar perfeito.

  26. Suelen Guimarães
    29.dezembro.2016

    Olá..
    Tenho porcelanato polido com rejunte na cor escura, queria muito trocar o rejunte por uma cor mais clara.. Por ser 1mm estão dizendo que não tem como trocar a cor.
    O que acha??

    Obriagada.
    Suélen

  27. Priscilla
    03.maio.2017

    Olá Boa tarde, meu piso é fosco esmaltado, meu pedreiro não soube rejuntar e deixou muitoooo sujo, como não conhecia este epoxi e a dificuldade de se limpar eu achi que com algumas lavadas e iria resolver o problema, mass isso não aconteceu, então achei um produto da empresa Duratto Limpadro pós obra, na verdade tem vário modelos, ai vc tem que ver qual a seu piso, mas ele tira o epoci pois já testei e fiquei super aliviada pq pensei que ia ter que trocar todo o piso, e acho que este é mais de usar pois ele vem em 1 litro e vc dilui a quantidade que precisa de acordo com a necessidade do seu piso, estou compartilhando com vcs, pq foi justamente um comentario que me ajudou, grata

  28. andre
    15.janeiro.2018

    ola adorei a materia com o removedor de epoxi,gostaria muito de saber onde posso encontrar esse produto,moro em florianopolis sc,pode me dar alguma dica de onde posso encontrar???

  29. joao da silva
    04.maio.2018

    Oi amiga acabei de assentar um porcelanato com rejunte epoxis qual a melhor forma para remover e deixar limpos os piso

  30. Hugo
    20.julho.2018

    Boa noite, Gostei muito das dicas porem no meu caso o rejunte é acrílico e o profissional aplicou o rejunte e não foi limpando ao mesmo tempo então o excesso de rejunte secou no revestimento. Você teria alguma dica para a limpeza desse rejunte acrílico? desde já eu agradeço.

  31. IVANILDA ALVES PARENTE
    08.novembro.2020

    obrigada pela dica do sapolio ,eu tava com um problema enorme no meu piso,e pesquisando na net achei sua dica .sua dica me salvou consegui limpar todo o meu piso com sapolio quase 200mts

  32. 01.fevereiro.2022

    Quero trocar o rejunte epoxi.. 12 anos de construção, já vieram várias empresas e nenhuma delas conseguiu deixar limpo este rejunte desde sua aplicação..
    Existe algum método para retirar totalmente o rejunte epoxi e substituir por outro?