• Como se organizar para emagrecer com marmitas saudáveis
20  02
2014
Decoração | Leitores | Reforma

Pergunte ao arquiteto #1 (Respostas)

cma_colaboradores_arquitetura

Imagem: Anderson Aragão

Lembram que contei a novidade de que o blog ganhou colaboradores da área da arquitetura para nos ajudar? Então hoje é o dia da grande estreia! Apresento à vocês a equipe do Estúdio Ideia que irá esclarecer toda semana dúvidas relacionadas à reforma e decoração aqui no blog! ;)

Recebemos muitas dúvidas, mais do que imaginávamos então elas serão respondidas aos poucos, ok?

Então deixarei o post nas mãos da Andressa Pazianelli, arquiteta do Estúdio Ideia!

Beijos! *_*
Bru

Priscila (Niterói, RJ)
Meu prédio foi consruído em alvenaria estrutural. Há alguma opção de mudar tomadas de lugar que não seja cortando a parede?

Maria Dantas (São Bernardo do Campo, SP)
Preciso começar a reformar e me informaram que não posso nem mexer na posição original das tomadas. Isso procede?

Tomadas e interruptores sempre são um problema, nunca estão no lugar certo para nossos equipamentos, já perceberam? Ou ficam exatamente atrás de algum móvel que a inutiliza ou estão tão longe que temos que usar as tão temidas gambiarras para chegar até elas.

A única opção que vemos para resolver isso é sair furando as paredes,  puxando conduítes para lá e para cá. Mas, e quando não é possivel furar as paredes, como no caso de prédios de alvenaria estrutural? Ou ainda, quando quero deslocar o ponto em um banheiro e isso implicaria em mecher no revestimento que já está prontinho, prontinho?

Pois bem, para resolver esse tipo de problema um administrador de empresas brasileiro, John Davis, elaborou a  Eletrofita. Não se trata de uma fita que cola fios na parede, mas sim do próprio fio isolado e adesivado.

Não precisa ficar com medo de usá-la, ela não oferece nenhum risco maior que o uso de fios e cabos comuns. Claro que ela não foi feita para substituir todos os fios de uma casa. Seu objetivo é ser um complemento para situações onde não se  possa ou queira quebrar a parede e sua indicação é para instalações elétricas internas.

E o custo disso? Apesar dos componentes para a montagem da eletrofita serem um pouco mais caros que o convencional, seu uso compensa financeiramente porque  não será neessário rasgar a  parede e depois refazer seu acabamento.

O fabricante da Eletrofita fez um vídeo bem bacana, mostrando, passo-a-passo, como é sua montagem. Vale a pena conferir!

Wesley Sá (Salvador, BA)
Hoje em dia qualquer apartamento pode se derrubar uma parede, ou realmente existe exceções? E se existem quais seriam elas?

Não. Cada caso é um caso. As edificações construidas com alvenaria estrutural não podem sofrer alterações. Isso porque, como o nome diz, além de serem a vedação do espaço, elas também fazem as vezes de estrutura. Nesse tipo de estrutura não há vigas e pilares autônomos à alvenaria, por isso, qualquer alteração não calculada, pode gerar sérias consequências para a estabilidade da edificação.

Por isso, ao fazer modificação onde haja a necessidade de demolições, é necesário a pesença de um arquiteto ou engenheiro civil. Estes profissionais são habilitados a identificar o tipo de estrutura existente, sua localização, sua resistência e , assim, avaliar se é possível ou não a alteração.

Mayana Carvalho São Luís – MA
Olá! Instalei o ar condicionado na sala do apê e como o condomínio proíbe que os condensadores fiquem na área externa, tive que mandar colocá-lo na cozinha. Gostaria de uma solução para “amenizar” o efeito visual do condenasador. Obrigada! Bjs 

Como deixar a casa com cara de “capa de revista” com essa montueira de fios que cada equipamento trás junto consigo? Não é nada agradável a visão de certas “coisas” que não podemos dispensar na nossa vida moderna, como ar condicionado, fios de televisão, internet e etc, caixa de distribuição, . O que fazer? Vou mostrar algumas ideias inspiradoras de esconder esses inconvenientes necessários.

 Ar condicionado:
Para esconder um ar condicionado tanto a parte externa como interna existe uma regra que deve ser observada: ele não pode ser confinado, então você tem que abrir mão de algum tipo de solução que o deixe vazado e olhar a especificação do aparelho para saber o espaçamento necessário.

Para condensadores, no caso de splits,  uma ideia é usar um caixote ripado para escondê-los. Nas fotos abaixo, eles acabaram virando bancadas.

cma_esconder_arcondicionado cma_esconder_arcondicionado2

Imagens: 1 | 2 | 3 | 4

Pra quem tem alguma dúvida e ainda não fez a sua pergunta, é só clicar aqui.

Acesse: estudioideia.com

23 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. Rafaella Dantas
    20.Fevereiro.2014

    Que maravilha essa Eletrofita!! Não conhecia e adoreeeei!
    Que bom saber que dá para driblar esse “probleminha” da melhor forma possível, super funcional e imperceptível! Obrigada pessoal do Estudio Idea!

  2. Renata Pereira
    20.Fevereiro.2014

    Adorei as ideias p esconder o ar.

  3. Aline Lima
    20.Fevereiro.2014

    A-D-O-R-E-I!!!!!!! Mto legal essa “coluna” do blog, até mesmo pq nós (leitoras) temos, na maioria das vezes, as dúvidas bem parecidas. Utilidade pública essa coluna!! hahahaha
    Parabéns Bru, seu blog e seu canal são show!!!
    Meu apê vai ficar pronto só no próximo ano, mas já estou aprendendo várias coisas aqui!!!!

  4. Laisis
    20.Fevereiro.2014

    Ar condicionado de parede ao ser instalado podem abalar a estrutura de um apartamento?

  5. Felipe Alves
    20.Fevereiro.2014

    Legal esse novo canal de dúvidas :)

  6. luciana
    20.Fevereiro.2014

    Adorei!!! O vídeo da eletrofita é tudooo… Vou formular minha perguntas rsrs. Arrasou!

  7. Eliane Molina
    20.Fevereiro.2014

    Amei esta coluna! Parabéns!

  8. Elica
    20.Fevereiro.2014

    Amei as dicas, meu ape tb nao pode quebrar para trocas as tomadas de lugar

  9. 20.Fevereiro.2014

    Bruna, boa noite!

    A eletrofita foi a melhor noticia de todas rs nem imaginava que existia isso, genial, vai ser muito útil para utilização no meu apê que é de alvenaria estrutural.

    Parabéns pelo blog…

    Beijos

  10. 20.Fevereiro.2014

    Uauuu! que ideia otima
    Adorei!

  11. Luciano
    21.Fevereiro.2014

    Bom dia. Estou muito preocupado. Por falta de orientação da construtora e pedreiro mandei rasgar as paredes para mudar pontos de tomada e só agora fico sabendo que alvenaria estrutural não pode rasgar parede. Não sei o que fazer. Como reparo isso? Arrancar os fios da parede (plastichumbo) e preencher com argamassa resolve? Não usei mangueiras corrugadas, apenas o plastichumbo.

  12. Lennethh
    21.Fevereiro.2014

    Nossa eu amei esse quadro!!! A Andressa tem todo um cuidado ao responder as perguntas, dando muitos detalhes e muitas dicas!!! Parabéns!!! Espero ver mais esse quadro aqui no blog!!

  13. Bruna
    21.Fevereiro.2014

    Paaaaaara tudo!!
    Gentee que que são essas Eletrofitas!! *.*

    Revolucionárias!! Não conhecia elas!

    Procurei pelo preço, e são meio carinhas, mas vale muito a pena principalmente por evitar a quebradeira! São muito práticas!
    Eu vou usar no meu apartamento com certeza :)
    Adorei a dica :)

  14. 21.Fevereiro.2014

    Muito legal essa sessão do blog… muitas vezes a dúvida de um é a dúvida do outro tb!
    Beijinhos…

  15. 21.Fevereiro.2014

    Amei o post! A eletrofita eu já tinha ouvido falar, mas não tinha entendido muito bem o conceito. Agora deu para entender bem e me interessei.
    :)

  16. 21.Fevereiro.2014

    Adorei a idéia. Infelizmente, nem sempre temos o apoio dos responsáveis pelos setores que envolvem nosso apê! Parabéns a vocês! :)

  17. […] mesa!Ah e aqui também verifique se as paredes são estruturais, se forem tem uma dica muito legal neste post aqui para driblar o […]

  18. Maria Dantas
    02.Março.2014

    Que legal! Minha pergunta já foi respondida! Muito obrigada, Bruna Dalcin e Andressa Pazianelli!!!!!

    Conversei com o eletricista e ele conheci a fita. Na opinião dele é a melhor saída mesmo. Ele disse que é carinha, mas que é muito útil no meu caso (prédio em alvenaria estrutural). Maaaas, é sempre bom ter a opinião de uma pessoa qualificada, como a arquiteta.

    Mais uma vez, muito obrigada!

  19. Adriana Dias
    26.Abril.2014

    Fantástica essa eletrofita!!! Não conhecia e com certeza vou procurar um profissional que trabalhe com ela aqui na minha cidade, já que meu apê tem paredes estruturais. Também assisti aos outros posts e ajudam demais, principalmente porque estou começando a pesquisar sobre tudo e não tenho noção nenhuma hahahaha. Obrigada pelas super dicas, Andressa Pazianelli!
    Bruna, você é uma “anja”, compartilhando tudo conosco! Amo seu blog de paixão. Beijos

  20. Bia
    23.junho.2014

    Olá,gostaria de saber se os dutos para ar condicionado de alumínio são mesmo inferiores aos de cobre e se os de alumínio podem receber ar condicionado inverter.Obrigada!

  21. Glaubert
    05.Fevereiro.2015

    Excelente ideai esconder a condensadora em armários. Minha dúvida é quanto a saída do ar quente produzido. O ar quente deve ser jogado para fora da varanda ou será puxado pela condensadora novamente prejudicando o seu funcionamento.
    Como foi solucionado o direcionamento do ar quente para fora da varanda??

  22. Iliane
    25.agosto.2015

    preciso de ideias para decorar o meu apt.

  23. manna
    24.novembro.2015

    estou com um problema no meu apartamento porque as tomadas (tv e energia) estão ao lado do pilar e não posso puxa-las.
    o que me indicaria? não vou pôr gesso vi as eletrofitas e adorei mas fiquei pensando na tomada da tv.. como seria?

    obrigada!!