28  04
2014
Decoração | Leitores | Reforma

Pergunte ao arquiteto #6 (Respostas)

Respondendo as dúvidas dos leitores!

Danielle (Aracaju – Sergipe)
Boa noite, a minha dúvida é em relação a como projetar uma despensa para a cozinha? Tenho um espaço ao lado da geladeira que cabe outra geladeira, gostaria de saber como projetá-la? Se puder enriquecer com alguns projetos/modelos, obrigada!

Tenho uma ideia! Se o espaço que você tem corresponde ao de uma geladeira, ele deve ter, mais ou menos, 0,8 x 0,8 m. Para aproveitar essa profundidade e conseguirmos armanezar o maior número de coisas, proponho um armário-despensa assim:

pergunte-arquiteto1

Esse ármário funciona como se fossem gavetas em pé. Para realizar esse movimento sem problemas, na base usamos rodinhas e no topo guias fixas na caixa de madeira. Deu pra entender?

As duas “gavetas” do meio são maiores para acomodar potes de mantimentos e utensílios. As das extremidades são mais estreitas para acomodar temperos, pacotes e pequenos recipientes.

Mirian Faria (Betim – Minas Gerais)
Qual a melhor maneira de fazer um closet, tem algum problema ser conjugado ao banheiro devido a umidade?”

Cristiane (Vitoria da conquista – Bahia)
Olá estou com um problema na obra e não temos arquiteto tem como me dar uma mãozinha meu quarto tem 4.90 x 4.00 e quero fazer um closet quais as medidas ideias precisa ter ar condicionado e pode ser perto os banheiro?

A gente sempre acha que não tem roupa nenhuma quando temos que escolher um figurino para sair. Mas quando resolvemos organizar o armário descobrimos um mundo de roupas que lembrávamos que tínhamos, não é mesmo? Um closet, para cumprir sua função, tem que ser além de tudo, funcional. Isso significa que nele cada coisa tem que ter seu lugar. Pra isso dar certo, temos que levar em consideração o que temos para armazenar (quantos vestidos longos? Quantos casacos? Tenho muitos sapatos? Tenho muitas bolsas? e etc) porque cada ítem precisa de um certo espaço para ser armazenado.

A profundidade mínima para o closet deve ser de 1,20m (0,60 para a armazenagem e 0,60 para circulação).

Eu uso esse esquema* que dá uma ideia do espaço necessário para a organização interna:

pergunte-arquiteto2

pergunte-arquiteto5

Closets integrados ao banheiro – com o vapor do banho, não conseguiremos isolar nossas roupas da umidade, proporcionando um ambiente perfeito para o mofo e bolor, grandes vilões desse cômodo. Para evitar isso é necessário:

  • algum tipo de  barreira entre o banheiro e o closet para isolar a umidade;
  • boa (ótima) circulação de ar.

pergunte-arquiteto3

Imagem: (via)

Sabendo o espaço necessário para cada item é possível aproveitar todos os cantinho, assim como no closet acima. Além disso, próximo a cadeira, há uma janela ampla, que proporciona a iluminação e ventilação necessárias para o ambiente.

pergunte-arquiteto4

Imagem: (via)

*Referências: Arte de projetar em arquitetura – Neufert, Projetando espaços – Miriam Gurgel

 

Quer fazer a sua pergunta à equipe do Estúdio Ideia também?
É só clicar aqui e preencher o formulário!

Conheça a galera do Estúdio Ideia: estudioideia.com

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin

9 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. Tais
    28.Abril.2014

    Olá gostaria de uma dica de decoração, estou querendo fazer a minha sala de cinza , só que queria uma cor que destacasse no cinza poderia me ajudar?

  2. Kaa
    28.Abril.2014

    Nossa!!! Melhor post dessa sessão!
    Adorei a ideia da dispensa com rodinhas por ser diferente do usual e caber muita coisa!

    Bem completa a parte do closet com as medidas! Vou favoritar pra usar no meu! Falando nisso… o meu será na parede ao lado do box do chuveiro e já tenho medo da umidade porque aqui na casa onde moro esta parede está enchendo de bolhas.
    Gostaria de perguntar pra Miriam se posso fazer algo pra prevenir mofo no meu caso onde o closet não terá janela :/ (talvez incluir algum material isolante entre a parede e as roupas… sei lá, nem sei se isso existe)
    Obrigada!! Muito obrigada

    Bjo gurias!

  3. Juliana
    11.Maio.2014

    Olá, Bruna!!! Você e os arquitetos poderiam dar algumas dicas sobre canto alemão. Se este é mais vantajoso para aproveitar espaços nos apartamentos pequenos!!! beijos

    • Michelle
      13.Maio.2014

      Concordo com a Juliana, vcs podiam apresentar ideias de como aproveitar os bancos do canto alemão como baús, o que poderia ser armazenado neste espaço e como.
      Parabéns pelo blog!!!

  4. […] 9. Rolou um post bem bacana aqui no blog sobre closet e despensa na cozinha. (Veja aqui). […]

  5. […] muita organização, já que tudo fica às vistas. Já falamos sobre as dimensões num closet (olha aqui), por isso separei algumas referências que mostram alguns detalhes que valem a pena observar para […]

  6. Boa tarde, preciso construir um closet nas dimensões altura 2,2o largura 2,36 profundidade 1,60 para todos os tipos de roupa cama, banho, vestuarios afins e sapatos como devo fazer Agradeço desde ja sua atenção Mercia

  7. Ana Luiza Borges
    02.junho.2017

    Olá, vou usar uma luminária trilho com lampada PAR 20 na cozinha. Qual a distancia q devo usar entre as lâmpadas pra q fique bem iluminada?

  8. Ana Luiza Borges
    02.junho.2017

    Vou usar luminária trilho na cozinha com lampada PAR 20. Qual a distancia ideal entre as lampadas para uma boa iluminação? Obrigada!!!