09  05
2014
Blog | Profissão | Vídeos

Como fazer um canal do YouTube crescer e se tornar uma profissão

Como vocês já sabem, além do blog eu tenho um canal no YouTube também (Não conhece ainda? Clique aqui e se inscreva!). E a cada dia que passa é lógico que toda pessoa que trabalha com isso e pretende levar a gravação de vídeos como uma profissão de verdade, precisa investir cada vez mais em conhecimento, cursos, equipamentos melhores como câmeras, iluminação, som e o principal: um conteúdo legal e diversificado.

Há um tempinho atrás rolaram vários workshops no YouTube Creator Camp Brasil (queria muito ter ido :\), mas mesmo quem não foi, ainda pode ter um resumo valiosíssimo de tudo que rolou por lá! São várias dicas de como melhorar o seu desempenho no canal e fazê-lo crescer sempre, tais como como melhorar sua iluminação, a programação do seu canal, a audiência, roteiro, direção, como ganhar dinheiro com os vídeos e muito mais!

youtube-canal-crescer-profissional

Na minha opinião o que faz um canal crescer é a paixão e o empenho de quem trabalha com isso diariamente. Não adianta nada começar a gravar vídeos pensando em ganhar dinheiro e sem realmente gostar do que está fazendo. Primeiro porque não é nada fácil ganhar dinheiro no YouTube para se sustentar de verdade, haja trabalho, dedicação e sorte também. Em segundo lugar porque se não tem paixão pelo que faz fica nítido para as pessoas inscritas no seu canal e além disso nem você vai conseguir ter vontade de fazer este trabalho com o passar do tempo, ainda mais depois de ver que realmente dá muito trabalho!

Separei abaixo os vídeos com as dicas e espero que vocês aproveitem muito, principalmente pra quem tem vontade de criar um canal ou pra quem já tem um! ;)

O primeiro vídeo fala sobre a programação e o conteúdo que todo canal deveria ter e ainda sobre público-alvo também!

Este já fala sobre a monetização dos canais, networkings, enfim como rola a publicidade nos vídeos e faz gerar renda para os canais:

Na aula de branding podemos ver a revolução que está acontecendo no momento, a comparação da TV com a internet e como as marcas vem mudando o foco da propaganda que antes era somente em TV e agora a internet acaba até gerando mais experiência e mais engajamento. ;)

Neste próximo e um dos mais interessantes na minha opinião, são dicas para aumentar a audiência do seu canal e seus vídeos para que haja engajamento. Não adianta ter milhões de visualizações e as pessoas não assistirem o seu vídeo até o final! ;)

Na aula de áudio além de ter dicas de como melhorar o áudio, ainda fala sobre os acessórios e microfones. Este eu já não acho tão necessário para quem está começando, até mesmo porque as câmeras hoje em dia tem bons microfones internos já, mas pra quem quer deixar um canal bem profissional mesmo é legal investir nesta parte! ;)
Porém a parte de não ter ruído de fundo é primordial, caso contrário ninguém conseguirá te ouvir no vídeo!

Uma das aulas que eu mais curti, até mesmo porque mostra como não é preciso gastar fortunas em equipamentos de iluminação para gravar os seus vídeos. Tendo a teoria na cabeça, as cores que podem ficar legais, e sabendo o básico de luz, sombra, contraste e temperatura de cor, o restante dá para improvisar! ;)

Roteiro definido é essencial, mesmo que não seja um vídeo de comédia, todo vídeo deve ter um começo, meio e fim, até mesmo pra ele ficar mais direto e você não falar muito! Essas dicas são bem legais:

Na aula de direção as principais dicas são referentes a questão do vídeo ser direto, composto do conteúdo essencial apenas e também fala sobre ângulos de filmagem, etc. Vejam abaixo:

Uma parte importantíssima para alavancar o canal: as mídias sociais! Esse vídeo é demais, merece ser assistido!

Neste vocês vão poder conferir como estruturar um canal e administrá-lo como uma empresa mesmo. Bem legal! ;)

Na aula de produção, apesar de ser algo mais profissional, é muito bom estar por dentro de como tudo isso funciona para canais maiores, pois eles vieram de baixo e chegaram lá! :)

Se vocês gostaram das aulas e querem ficar por dentro, existe um Centro de Criação do YouTube onde tem muita coisa bacana e vale a pena a visita! Se você cria conteúdo ou quer começar a criar no YouTube, é só clicar aqui pra ver as dicas que tem lá.

Ah, e se vocês tiverem curiosidade de saber como são os bastidores de gravação do meu canal, o que eu uso pra gravar, editar, iluminação, etc… é só pedir nos comentários que eu gravo pra vocês mostrando tudo, ok?

Espero que tenham gostado das dicas. São bem valiosas, não são?! ;)

Ah e não se esqueçam de se inscreverem no meu canal e divulgarem para os seus amigos. Quando vocês divulgam nas redes sociais ou até mesmo no boca a boca, o canal vai crescendo aos poucos e eu consigo continuar com o trabalho de levar um conteúdo legal pra vocês! ;)
Bjs e obrigada por tudo, pessoal!

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin

20 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. cíntia
    10.maio.2014

    Legais as dicas!!

    Bruna… tem alguma coisa errada no acesso ao blog pelo computador. Eu só consigo entrar a partir de um link de post antigo. Aí clico e home e consigo visualizar os posts recentes… entendeu?
    Então, muita gente pode não estar conseguindo acessar o site.

    Pelo celular está normal, o blog entra normalmente. O problema é só quando tento acesso pelo computador.

    Espero que se resolva.

    Um bj

    • 12.maio.2014

      Nossa Ci, eu perguntei na hospedagem e eles falaram que está normal… mas vc tentou limpar o cache do browser que vc usa? Pode ser isso, ele deve estar com cache antigo (memória de post antigo)… veja e me fale se melhorou?
      Bjus

  2. […] 18. Como fazer um canal do YouTube crescer e se tornar uma profissão? Dicas de como melhorar o seu canal! (Veja aqui). […]

  3. 12.maio.2014

    Bruna, adoro seu blog e adorei esse post (aliás, adoro todos! rsrs)
    Mas esse em especial, acredito que me ajudará bastante porque comecei um blog recentemente, ainda não tenho canal, mas devo evoluir pra isso mais pra frente ;)

    Mil beijos e parabéns pelo blog!
    É um assunto que me fascina muito, sobretudo agora que iniciei minha vida de casdada…

    • 12.maio.2014

      Que bom que gostou Kelma, fico feliz em repassar essas dicas! :)
      um beijooo

  4. 13.maio.2014

    Eu quero ver os bastidores :D
    marquei os vídeos para assistir depois com calma. Tenho um canal, mas por enquanto posto pouco e não ganho dinheiro com ele, mas quem sabe.

  5. 01.junho.2014

    Oi Bruna, cruzei com você em alguns eventos de imprensa e fiquei curiosa, hoje o blog/youtube é sua profissão e fonte de renda?

    Beijo,

    Lis

  6. 04.julho.2014

    Ai que post maravilha!! Super obrigada pelo post flor, precisava demais!!!

    Um beijo!

    Aline Laitarte – http://www.bomboneca.blogspot.com

  7. Oi muito obrigada por essas dicas pois me ajudou muito!
    Beijos.

  8. Fernanda Barros
    10.setembro.2015

    Eu queria saber sobre edição, comecei um canal agora e a parte que está sendo mais puxado pra mim e a parte da edição!
    Ótimaaas dicas, ajudou muito!!

    • 10.setembro.2015

      Oi Fernanda
      Até no próprio YT dá pra editar o vídeo depois que vc sobe ele lá no modo privado. Ou então vc pode escolher o programa que vai instalar de edição no seu computador e no youtube tem muitos vídeos de tutoriais ensinando… eu aprendi assim… fuçando e vendo vídeos no próprio YT!

  9. ana caroline
    14.janeiro.2016

    suas dicas sao maravilhos amei bjus

  10. 09.fevereiro.2016

    Oi Bruna, Adorei seu blog , é uma inspiração para quem assim como eu esta começando e olha que não é nada fácil encaixar todas essas informações e conseguir concluir de um modo correto!

    Parabééééns :)
    Adorei sz~

    • AMgameplays
      01.maio.2016

      verdade Jessica não é fácil processar todas as informações logo assim de cara e colocar em prática, mas e por ai mesmo, pesquisando e lendo essas dicas essências tem tudo pra dar cerdo.. ótimo texto.

  11. 30.novembro.2016

    Muito legal e bonito eses canas

  12. maisa silva lopes
    17.janeiro.2017

    vcs sao muitos tops

  13. 01.março.2017

    Obrigada pelo post Bruna!
    Estou começando um canal no youtube e encontro muitas dificuldades e confesso que tens dias e dias.
    Mas com conteúdo como o seu nós temos mais forças para acreditar no nosso trabalho.
    Gratidão!

  14. Kellen jhieslla
    13.março.2017

    Posso me tornar you tuber com o canal que já tenho?

  15. 26.abril.2017

    Super obrigado².