24  01
2015
Casa

Por um lar mais fresquinho | Posição dos cômodos

Esse calor extremo que temos passado nesses dias é o assunto principal em qualquer conversa. Do lado de fora de casa, em alguns lugares, a sensação térmica tem chegado à mais de 50°C. Mas dentro de casa as coisas não tem sido muito diferentes, haja ar condicionado.

Sem entrar na questão de que esse forno é consequência direta de nossos péssimos hábitos em relação ao meio ambiente, iremos falar nas próximas edições, como é possível ter uma casa que sofra menos com o poder assolador do verão.

Sim, existem algumas medidas simples que podemos tomar na hora de edificar e que colaboram para conforto térmico de um jeito que não gera tantos gastos. Vamos começar do começo!

orientacao-solar-comodos-2-cma

Imagem: Lopes

Antes de construir ou adquirir um imóvel, a primeira coisa para analisar é a sua insolação. O que é isso? Atráves do posicionamento de seu imóvel podemos saber a trajetória do sol durante o dia sobre ele. A posição dos cômodos está ligada diretamente a tudo isso!

A dica é posicionar quartos onde recebam a luz pela manhã, assim, ao anoitecer, o ambiente não estará tão quente. Cômodos úmidos são melhores onde recebam sol da tarde.

Já que o sol nasce no Leste e se põe no Oeste, a fachada mais insolarada será  a que está na direção Norte.
No desenho abaixo, segue a trajetória solar sobre uma edificação.

Na próxima semana falaremos sobre outros itens importantes para observamos nas nossas casas e viver com mais frescor.

orientacao-solar-comodos-cma

Você tem dúvidas de decoração e arquitetura?
Faça sua pergunta à equipe de arquitetos do Estúdio Ideia!

É só clicar aqui e preencher o formulário com o seu nome, e-mail, cidade, estado e escrever a sua dúvida!

Conheça a galera do Estúdio Ideia: estudioideia.com

12 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 24.janeiro.2015

    Bru, tô amando que você volto com tudo! <3
    Cara eu nunca tinha parado pra pensar sobre a posição dos móveis influenciar tanto assim no clima do ambiente! Bacana!

    Beijos!

    http://ohprettyblog.com.br/

  2. Rafaela Barbosa
    24.janeiro.2015

    Oie Bruna! Tudo bem?

    Menina, preciso te dizer que estou completamente “in love” pelo seu blog! Vc não tem noção de como ele está me ajudando… E vc é sensacional. Uma menina meiga, humilde e realista, ou seja, tudo de bom! kkkkk

    Hum… Será que vc pode me ajudar com uma dúvida?

    Eu gostaria muito de fazer um nicho no meu banheiro, igual ao que vc fez. Porém, a construtora não está permitindo, pois o meu prédio é bloco estrutural de 14cm e se eu fizer um nicho eles alegam que pode danificar a estrutura. :(
    O pedreiro já me disse que não. :)

    Vc pode me passar as medidas do seu nicho? O seu prédio tbm é bloco estrutural?
    Vc tbm fez depois que a construtora entregou né?

    Muito obrigada flor! E parabéns pelo blog e pelo seu jeito de ser! :)
    Bjos

    • 24.janeiro.2015

      Oi Rafa, obrigada, fico muito feliz que chegou ao blog. Seja bem-vinda!
      AH o meu não é estrutural, tanto que pude fazer até uma passagem pro closet no outro quarto tbm…
      A profundidade do nicho eu não lembro de cabeça mas é algo em torno de 10 a 11 cm eu acho!
      Beijosss

      • Rafaela Barbosa
        24.janeiro.2015

        Ah legal! Muito obrigada pela resposta flor! :)

        Beijos

    • Natália
      24.janeiro.2015

      Rafa,
      se for de bloco estrutural, não pode fazer o nicho, assim como se a parede for de concreto. No caso do meu banheiro não foi possível, pois a parede era de concreto.
      Nicho só é possível fazer em parede de alvenaria que NÃO é estrutural.
      Siga sempre as instruções da construtora para não comprometer a estrutura do edifício.
      Não acredite em tudo que o pedreiro diz, se deixar eles quebraram tudo.

    • 25.janeiro.2015

      Oi Rafaela.. li seu comentário, e meu marido é engenheiro civil. A especialidade dele é outra, mas algumas coisas relacionada a construção ele entende.
      Ele explicou que você colocar um nicho em um prédio que é bloco estrutural não causaria o problema, mas você pode perder a garantia da construtora. O que poderia causar problema na estrutura do prédio e talvez até um desastre é se outras pessoas também colocarem nicho, fica bem perigoso. Talvez por isso a construtora diga que não possa. Porque se abrir para um colocar abre para todos os outros apartamentos colocarem também.

      Não sei se consegui explicar bem… rs, espero que sim
      BeijOss

    • Julia
      28.janeiro.2015

      Bom eu como engenheira civil posso responder sua dúvida, não pode ser colocado o nicho em alvenaria estrutural, pois no momento da instalação do nicho você pode remover ferragens e pontos de graute, no caso da alvenaria estrutural estes elementos funcionam como pilares e vigas, portanto jamais deve-se removê-los. Além do fato de perder a garantia do imóvel. Pedreiro sempre diz que pode, mas eles não tem conhecimento suficiente em projetos e estruturas, na dúvida contrate um profissional para analisar seu caso.

  3. 25.janeiro.2015

    Minha mãe mora num apê que fica na posição poente e é muito quente! Tem dias que simplesmente não dá pra ficar lá dentro sem um pote de sorvete na mão e um ventilador na cara. Passei 4 anos morando de aluguel num apê perpendicular que tinha um monte de árvores na frente e não deixava entrar quase nada de sol ou luz natural e aquela escuridão toda me deprimia! ÀS 4 horas da tarde já parecia noite, um horror! Hoje tenho meu apê que ´perpendicular também, mas meio que voltado pro nascente e com vista bem livre. Adoro a luz natural que entra e o sol que bate é só de leve e aquele suave, da parte da manhã.

    Beijos!
    http://www.baudabijou.com.br

  4. 25.janeiro.2015

    Muito bom esse post Bruna.
    Assisto seus videos no youtube e gosto bastante, você é uma querida.
    Grande BeijO.. Deus abençoe sua vida e preparativos do casamento.

  5. 26.janeiro.2015

    Bruna, eu necessito de claridade pra viver hahahaah! A iluminação e posição do meu apê vão ter que ser muito claras, não suporto ficar em ambiente mal iluminado =) Amei as dicas e com certeza vou usar! http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  6. Julia
    28.janeiro.2015

    Infelizmente meu apê por ser pequeno não consegui pegar o sol da tarde na área úmida, mas com certeza o sol da manhã foi um critério para que eu comprasse, desisti de comprar alguns porque não tinha mais sol da manhã, e os corretores empurrando a todo custo que como eu trabalhava o dia todo o sol da tarde não faria diferença, o que não é verdade, pois conheço alguns ap que pegam sol a tarde e fica insuportável de estar dentro. Muito útil seu post!