No último post falamos como a posição da casa em relação a trajetória solar pode trazer conforto térmico em nossos casas.
Hoje traremos outro item muito importante e simples: as árvores… além de enfeitarem sua casa, darem frutas gostosas, servir de playground para seus filhos brincarem, ajudar a purificar o ar e outras coisas mais, elas dão uma boa sombra que se usadas na fachada mais ensolarada (lembre do que escrevi lá em cima) acabam sendo uma barreira para o sol… as árvores caducas, por exemplo, são super espertas. No verão, cheias de folhas, nos protegem. No inverno, suas folhas caiem e deixam passar os raios de sol para nos aquecer.
Cada dia mais estamos esquecendo dessas nossas aliadas e as trocando por pisos concretados em nossos quintais e jardins.
Se você não tem um jardim, que tal plantar na sua calçada? Prefira espécies nativas da sua região e preste atenção sobre as características da árvore e do local onde ela será plantada. Por exemplo, se ela será plantada na calçada devemos analisar o porte/altura e o tamanho da copa quando adulta para que não atrapalhe a fiação da rede elétrica e nem impeça a passagem das pessoas pela calçada; o tipo de raiz para que não invada a rede de tubulação de serviços; sua necessidade de incidência solar direta e de nutrientes e etc.
Seguem algumas sugestões que gostamos e usamos em nossos projetos:
Pintangueira:
Nativa da mata atlântica, resiste bem a podas, não tolera grandes estiagens e tem porte médio (de 2 à 4 metros).
Quaresmeira
Nativa da mata atlântica, não é muito exigente quanto ao solo, muito resistente e com copa abundante. Tem floração linda! Usar em calçadasso se forem largas e sem fiação eletrica que comprometa o desenvolvimento da árvore.
Cassia Spectabilis
De porte pequeno à medio, de origem brasileira, caduca e com floração rica.
Aproveite esse fim de semana e pense como plantar árvores em sua casa. Busque a orientaçao de um paisagista ou agrônomo e também como são os parâmetros que sua prefeitura estabelece para a arborização urbana.
Até semana que vem!
Você tem dúvidas de decoração e arquitetura?
Faça sua pergunta à equipe de arquitetos do Estúdio Ideia!
É só clicar aqui e preencher o formulário com o seu nome, e-mail, cidade, estado e escrever a sua dúvida!
Conheça a galera do Estúdio Ideia: estudioideia.com
Oi Bruna, tudo bom? Descobri seu blog apenas em dezembro, mas já li vários e vários posts. Adorei esse, pretendo plantar Ipês, mas gostei muito da Quaresmeira também. Daqui a um bom tempo, quando o terreno que eu comprei finalmente for entregue, vou plantar uma árvore e ter várias flores no meu jardim (sonho…). Por enquanto estou decorando um (pequeno) apartamento.
Gostaria de te fazer uma pergunta que não tem nada a ver com a postagem: Tava querendo comprar um depurador da Fischer, de embutir. Se você soubesse daquele duto interno, mesmo assim você teria comprado? ainda vale a pena?
É que depurador é um eletrodoméstico muito feio (na minha opinião) e este da Fischer é muito fofo. Agradeço se puder responder.
Oi Telma, ainda não instalamos, estou tentando achar uma forma de colocar o duto.. :\
Mas assim que conseguir eu conto no blog!
Oi Telma!
Me identifiquei muito co o seu dilema do depurador de ar. acho que o depurador de embutir da Fischer é o mais bonito esteticamente sim e fiquei muito tentada a comprar um mesmo tendo que utilizar o duto. Daí analisei o prós e os contras para decidir. Primeiro ponto a ser analisado é se sua cozinha é grande e se tem armários suficientes para tudo, porque o duto vai tomar um espaço valioso do seu armário. Outra questão é o quanto você pretende gastar, pois os dutos não são inclusos e você terá que desembolsar uma grana para comprá-los e se seu armário for até o teto acrescente grade de ventilação na conta para o ar ter por onde sair. Faça como eu, baixe o manual do depurador e tire suas dúvidas quanto à instalação, se achar que vale a pena compre ok? No meu caso optei por um comum mesmo…muito trabalhoso e a cozinha do apê é minúscula, apenas estou olhando um modelo que seja mais fininho, tem uma opção da própria Fischer de 8,5 cm de altura que é mais fino que os normais 13 cm, além do modelo slim da Suggar. Dê uma olhada.
Tânia, muito útil o seu comentário.
A minha cozinha também é minúscula e não vou ter muitos armários como a Bruna… Infelizmente acho que vou desistir desse da Fischer :(
Os depuradores que você indicou, Fischer e Suggar, têm um design bonito, estou propensa a optar por este último.
Obrigada.
Bru, vc lembra qtas placas de pastilhas usou na cozinha?? Bjs
Nossa não me lembro mais não Veronica, tem mais de um ano que fiz ela! rs
Mas cada cozinha usará uma quantidade diferente, depende da sua metragem…