07  02
2015
Casa

Como deixar minha casa mais fresca? | Parte 2

No último post falamos como  a posição da casa em relação a trajetória solar pode trazer conforto térmico em nossos casas.

Hoje traremos outro item muito importante e simples: as árvores… além de enfeitarem sua casa, darem frutas gostosas, servir de playground para seus filhos brincarem, ajudar a purificar o ar e outras coisas mais, elas dão uma boa sombra que se usadas na fachada mais ensolarada (lembre do que escrevi lá em cima) acabam sendo uma barreira para o sol… as árvores caducas, por exemplo, são super espertas. No verão, cheias de folhas, nos protegem. No inverno, suas folhas caiem e deixam passar os raios de sol para nos aquecer.

Cada dia mais estamos esquecendo dessas nossas aliadas e as trocando por pisos concretados em nossos quintais e jardins.

Se você não tem um jardim, que tal plantar na sua calçada? Prefira espécies nativas da sua região e preste atenção sobre as características da árvore e do local onde ela será plantada. Por exemplo, se ela será plantada na calçada devemos analisar o porte/altura e o tamanho da copa quando adulta para que não atrapalhe a fiação da rede elétrica e nem impeça a passagem das pessoas pela calçada; o tipo de raiz para que não invada a rede de tubulação de serviços; sua necessidade de incidência solar direta e de  nutrientes e etc.

Seguem algumas sugestões que gostamos e usamos em nossos projetos:

Pintangueira:

Nativa da mata atlântica, resiste bem a podas, não tolera grandes estiagens e tem porte médio (de 2 à 4 metros).

arvore-pitangueira

Quaresmeira

Nativa da mata atlântica,   não é muito exigente quanto ao solo, muito resistente e com copa abundante. Tem floração linda!  Usar em calçadasso se forem largas e sem fiação eletrica que comprometa o desenvolvimento da árvore.

arvore-quaresmeiras

Cassia Spectabilis

De porte pequeno  à medio, de origem brasileira, caduca e com floração rica.

arvore-Cassia-Spectabilis

Aproveite esse fim de semana e pense como plantar árvores em sua casa. Busque a orientaçao de um paisagista ou agrônomo e também como são os parâmetros que sua prefeitura estabelece para a arborização urbana.

Até semana que vem!

Você tem dúvidas de decoração e arquitetura?
Faça sua pergunta à equipe de arquitetos do Estúdio Ideia!

É só clicar aqui e preencher o formulário com o seu nome, e-mail, cidade, estado e escrever a sua dúvida!

Conheça a galera do Estúdio Ideia: estudioideia.com

6 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Telma
    07.fevereiro.2015

    Oi Bruna, tudo bom? Descobri seu blog apenas em dezembro, mas já li vários e vários posts. Adorei esse, pretendo plantar Ipês, mas gostei muito da Quaresmeira também. Daqui a um bom tempo, quando o terreno que eu comprei finalmente for entregue, vou plantar uma árvore e ter várias flores no meu jardim (sonho…). Por enquanto estou decorando um (pequeno) apartamento.

    Gostaria de te fazer uma pergunta que não tem nada a ver com a postagem: Tava querendo comprar um depurador da Fischer, de embutir. Se você soubesse daquele duto interno, mesmo assim você teria comprado? ainda vale a pena?

    É que depurador é um eletrodoméstico muito feio (na minha opinião) e este da Fischer é muito fofo. Agradeço se puder responder.

    • 08.fevereiro.2015

      Oi Telma, ainda não instalamos, estou tentando achar uma forma de colocar o duto.. :\
      Mas assim que conseguir eu conto no blog!

    • Tânia Zanetti
      09.fevereiro.2015

      Oi Telma!
      Me identifiquei muito co o seu dilema do depurador de ar. acho que o depurador de embutir da Fischer é o mais bonito esteticamente sim e fiquei muito tentada a comprar um mesmo tendo que utilizar o duto. Daí analisei o prós e os contras para decidir. Primeiro ponto a ser analisado é se sua cozinha é grande e se tem armários suficientes para tudo, porque o duto vai tomar um espaço valioso do seu armário. Outra questão é o quanto você pretende gastar, pois os dutos não são inclusos e você terá que desembolsar uma grana para comprá-los e se seu armário for até o teto acrescente grade de ventilação na conta para o ar ter por onde sair. Faça como eu, baixe o manual do depurador e tire suas dúvidas quanto à instalação, se achar que vale a pena compre ok? No meu caso optei por um comum mesmo…muito trabalhoso e a cozinha do apê é minúscula, apenas estou olhando um modelo que seja mais fininho, tem uma opção da própria Fischer de 8,5 cm de altura que é mais fino que os normais 13 cm, além do modelo slim da Suggar. Dê uma olhada.

      • Telma
        09.fevereiro.2015

        Tânia, muito útil o seu comentário.

        A minha cozinha também é minúscula e não vou ter muitos armários como a Bruna… Infelizmente acho que vou desistir desse da Fischer :(

        Os depuradores que você indicou, Fischer e Suggar, têm um design bonito, estou propensa a optar por este último.

        Obrigada.

  2. veronica
    08.fevereiro.2015

    Bru, vc lembra qtas placas de pastilhas usou na cozinha?? Bjs

    • 08.fevereiro.2015

      Nossa não me lembro mais não Veronica, tem mais de um ano que fiz ela! rs
      Mas cada cozinha usará uma quantidade diferente, depende da sua metragem…